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3.9.10

Mercedes-Benz SSKL - Type 720 (W 06 RS Series)

Mercedes-Benz SSKL
Vitória Histórica
na

Mille Miglia - 1931

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O período entre as duas Guerras Mundiais na Europa, era de esperança, mas a depressão atingia de modo forte os países como a Inglaterra, Alemanha, Itália, dentre outros. A quebra da Bolsa de Valores de NY, foi um dos piores efeitos cascata, atingindo a Europa no ano de 1930. Como a Mercedes-Benz estava com o caixa baixo devido a recessão européia, ainda mais, sendo ela uma produtora de carros de luxo (mais de 60% de sua produção, e mais a utilização de produtos de qualidade em toda a sua linha), cortou o financiamento para o Departamento de Competições a partir do final do ano de 1930 - O Alfret Neubauer, propôs a criação de um pequeno time para a season de 1931, composta por 6 pessoas, para participar da Mille Miglia. O Neubauer ficou mais gordo ainda, pela ansiedade, pois, tinha que manter o Rudolf Caracciola pilotando pela Mercedes-Benz e arranjar uma grana para colocar um carro na altura de um grande piloto, numa competição de destaque. Teve muita conversa com o Dr. Willian Kissel, que era o Diretor da Daimler-Benz e por ai, ele sentiu que era o caminho. Consegui, mas o Time era reduzido - além do chefão que inventou a bandeira negra, tinha o Caracciola, sua mulher Charley, o mecânico Willy Zimmer e o co-piloto Wilhelm Sebastian.
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Havia na época uma grande rivalidade entre os italianos (Alfa-Romeo) e os alemães - e os italianos haviam na época se comprometido com o Caracciola (ele não estava, ainda, sob contrato com a Mercedes-Brenz), mas este negava tal compromisso - a briga incluiu depois os pilotos Nuvolari e Arcangeli. Por sorte, a Alfa-Romeo teve inúmeros problemas e acidentes sérios com seus carros, dai liberou o Caracciola para a Mercedes-Benz (ficando, "apenas", com dois works pilotados pelo Nuvolari e o Arcangeli).
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A imagem “http://www.ddavid.com/formula1/images/mercssk1.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
O carro a ser entregue ao Caracciola era o Mercedes-Benz SSK (já conhecido do Caracciola), que fora motorizado pelo Ferdinand Porsche (esse era um carro que dominava inúmeras corridas, desde 1927). Como o Neubauer não tinha grana, ele pensou: Esse carro tem um enorme e potente motor, então vamos melhorá-lo diminuindo o seu peso onde der (por isso a designação de SSK "L" - o "L" é de leve - Super Sport Kurz Leicht ou em inglês, Super Sport Short Light). Aliviou a suspensão, a carroceria e o chassis, sem comprometer a rigidez do carro. Resultado: tirou cerca de 125kg!!! Vamos simplificar - o SSK era pintado de branco, pois, as cores da Alemanha na corrida era essa - o apelido do SSK na época era "Elefante Branco", pois, era grande e muito, mas muito pesado. Tirar 125kg era algo fantástico (apesar que o Caracciola era um pouco gordinho...).
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A largada da Mille Miglia foi emocionante (99 inscritos - terminaram 59 carros) - 33 carros estavam na linha de largada, com as Alfas na frente, sendo o debut do Tipo 8C 2.300 (com Alfas estava a Scuderia Ferrari - ou seja - essa Mille Miglia marcou época) - tinha o Varzi pilotando a nova Bugatti T50, desenvolvida pela Miller (montadora norte-americana famosa pelos desenhos nos carros da Indy). Charles Goodacre pilotava o pequeno Austin 7, construído para Brooklands. A largada foi exatamente as 3:20hs do dia 11 de abril - o time alemão sabia que tinha chances de ganhar com um grande piloto e uma combinação de força no motor, uma suspensão bem firme e rodas/pneus resistentes (no caso do SSKL o co-piloto era um ótimo mecânico além de ser engenheiro, e a Mercedes levava a mais completa caixa de ferramentas do times participantes).
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Na corrida, a SSKL voava como um pássaro, mas era resistente como um "elefante". A Bulgatti do Varzi soltou todo o cano de escape. A Alfa do Nuvolari teve problemas comMille Miglia 1931 o pneu. Quando a SSKL cruzou a linha de chegada em P1, Caricciola não só ganhou a Mille Miglia como uma prova internacional, mas foi o primeiro não italiano a ganhar a prova, assim como a Mercedes-Benz foi a primeira não italiana a ganhar o evento - durante 24 anos esse recorde não foi batido, somente o sendo com a vitória do Stirling Moss com outra Mercedes-Benz fantástica (300SLR). Para essa prova, o gordo inscreveu o Karlo Kimpf e o Fritz Kuhnle como um outro time (reserva). O winning speed foi de 63.21mph (média de 101.1kph) e a SSKL fez a prova em 16h 10m 10s (1.635kms). Os 300hp da SSKL faziam ela chegar a 235kph!!!
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O Rudolf Caracciola nasceu em Remagen, em 30 de janeiro de 1901. Aos 15 anos ele já era ligado ao motorsport. Começou com motocicletas e terminou em carros, mas passou, também, por aventuras com barcos de competição. Em 1922 com 21 anos ele ganha a Volta de Colônia (Alemanha) - foi contratado da Fafnir-Automobilwerke para a corrida de AVUS em Berlin (foi funcionário da Mercedes-Benz e em 1923 pilota o seu primeiro Mercedes 6/25/40hp touring sport car, em Baden-Baden, ganhando a prova). Era conhecido omo o "mestre da chuva", pois, pilotava como ninguém nas corridas sob chuva. Foi vitorioso com carros super-charged antes da Guerra e com carros sem esse "aditivo" no pós-guerra. Caracciola ganha o TT de 1929 com um SS, em 1930 o Irish Grand Prix e o Grande Prêmio da Alemanha, com um SSK, e a Mille Miglia de 1931 com um SSKL. No Grand Prix de Berna em 1952, uma roda traseira de sua Mercedes 300SL se soltou e o carro foi arremessado contra uma árvore. Ficou confinado numa cadeira de rodas. Caracciola morre e Kassel, Alemanha em 28 de setembro de 1959 aos 58 anos.

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A Mercedes-Benz vinha trabalhando com veículos supercharged desenhados e produzidos pela Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG), desde o início do anos 20. O desenvolvimento era dirigido pelo filho do Gottlieb Daimler, o Paul - substituto do Mersedes SSKWilhelm Maybach, que havia se aposentado da DMG (era agora Membro do Board). Em 1924 chega o novo Mercedes de corrida, com motor de 2 litros e 8 cilindros supercharged, desenvolvido pelo Ferdinand Porsche, que era diretor técnico da DMG. Aos 25 anos o Caracciola ganha, com seu co-driver Eugen Salzer, o AVUS com uma média de 135kph! A próxima geração de carros esporte e de corridas, era a chamada K, S, SS, SSK e SSKL. O que quer dizer essas letras: o K era Kurz, ou curto; o S era de Sport, o SS era de Super Sport, o SSK de Super Sport Kurz e o SSKL era de Super Sport Kurz Leicht. Apenas a título de informação, o SSK ganhou inúmeras provas, inclusive o European Championship em 1930 e 1931 (o SS e o SSK foram produzidos até 1934, com pouquíssimas unidades a partir de 1932) - Foram fabricados 174 S, 151 SS, 42 SSK e de 5 a 7 SSKL (neste último modelo não se tem muita certeza - inclusive se foram produzidos 5 abertos e 2 fechados).

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1931 Mercedes-Benz 720 SSKL
Entre 1926 e 1933 eles carros, chamados de "Elefantes Brancos", montados sob um motor supercharged 6 cilindros, ganharam muitas provas em pista e em rotas. O SSKL tinha ao todo, com os líquidos, 1.350kg, com um motor de 7.065cc, atingindo os 300hp (240hp sem o uso do compressor). A distância entre eixos era de 2.950mm, com um comprimento total de 4.250mm (a altura de 1.470mm na frente e 1.460mm na traseira). As rodas eram 700x20. O tanque suportava 120 litros, com um abastecimento de 8 litros de óleo. O consumo era de 26 litros a cada 100km. O último SSKL preparado pela fábrica, foi pilotado por Manfred von Brauchitsch, que ganhou a prova de 1932 AVUS em Berlin, com uma média de 194.2kph!!! Foram produzidos 5 works (dizem que foram produzidos mais 2 sedans - mas até hoje a MB afirma que estes não eram SSKL mas sim SSK - but... na verdade eram SSKL, mas essa "mentira" se sustentou por anos, devido a uma inscrição na prova do Rallye de Monte Carlo, com essa característica de SSK - apesar que não fizeram essa prova). Hoje, se faz réplicas da SSK e não da SSKL.

Fotos Contemporâneas

1931 Mercedes-Benz 720 SSKL
Image:Mercedes-Benz SSKL, Bj. 1931, Heck (2008-06-28) bearb.jpg




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Arte

Mercedes SSKL
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Modelo em escala
(Só vou apresentar um modelo, dentre inúmeros que existem - é o da CMC - não preciso me justificar - é perfeito - é o modelo SSKL Mille Miglia 1931)



CMC 1931 Mercedes-Benz SSKL Mille Miglia diecast car

CMC 1931 Mercedes-Benz SSKL Mille Miglia diecast car

CMC 1931 Mercedes-Benz SSKL Mille Miglia diecast car

CMC 1931 Mercedes-Benz SSKL Mille Miglia diecast car


CMC 1931 Mercedes-Benz SSKL Mille Miglia diecast car


CMC 1931 Mercedes-Benz SSKL Mille Miglia diecast car

CMC 1931 Mercedes-Benz SSKL Mille Miglia diecast car

CMC 1931 Mercedes-Benz SSKL Mille Miglia diecast car

CMC 1931 Mercedes-Benz SSKL Mille Miglia diecast car

Filminho

Mercedes-Benz SSK Rally Histórico
(SSKL só em foto...)

XX


Luis Cesar

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