Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

1.11.13

Exotic Cars(?) - Monte Carlo Rallye

If the rules say you can enter it, why not?
O rallye mais charmoso e famoso do mundo é o Rallye de Monte Carlo - sem dúvida alguma - todos nós concordamos. E para lá antes das grandes equipes e antes do regulamento do WCR, iam alguns carros - diria assim... meio estranhos para uma prova de rallye. Já falei aqui e vou republicar em seguida, de times de competidores em Monte, compostos por policiais ingleses, com carros ingleses de polícia. Este caso foi emblemático - em 1956, foi inscrito no Rallye de Monte Carlo um Humber Super Snipe (fabricado em 1954), da MET (Metropolitan Police inglesa), que levou o número de inscrição 67 - aliás, este ano foi o último em participação da equipe de fábrica do Grupo Rootes (Peter Harper correu com um Sunbeam Rapier MKIII, que ficou em quarto na classificação geral e juntamente com Ray e a van Damm, obtiveram o Team Prize). Falo isso, porque, extra-oficialmente, tal fábrica (que também produzia o Humber), deu apoio ao carro da polícia, agora travestido de carro de rallye. O team era formado por oficiais da Hendon Driving Scholl: H.J. Shillabeer, G. Carrutthers e E. Taylor (deram a largada em Glasgow - official rally starting point). Esse carro hoje, faz parte do Metropolitan Police Museum!
E ai você pensa: Só foi uma participação? Bom, uma só participação num rallye competitivo como o de Monte Carlo, com um carro de polícia, com toda a instrumentação (da polícia e de rallye), já pode ser considerado um fato fantástico. But... o oficial Shillabeer não se contentou e 4 anos depois, ele volta a Monte Carlo, agora com um Wolseley 6-99 da MET da cidade de Hendon, tendo como companheiro de time E.C. Gahan (o carro correu com o número 224). Dizem, que a sirene era por vezes ligada, antes das curvas fechadas... coisa de inglês - humor britânico (referências no Metropolitan Police Museum). Em nenhuma das participações, os policiais conseguiram êxito algum, mas ganharam a simpatia dos participantes e o ineditismo, até hoje não superado - para carro de polícia, fique bem entendido.
Ai abaixo os poloneses, que quiseram também participar e... inscreveram o Syrena... prepararam o bichinho que atingia uns 170kph... não passaram da primeira fase.
Mas vocês pensam: é só esse o fato bisonho? Não - ocorreram fatos inusitados bem antes desta época, mais precisamente nas provas antes da Segunda Grande Guerra - Claro que nos anos 50 havia carros com pás do lado de fora, para dissipar a neve, ou com um tipo de banheiro dentro do carro, para fazer um xixi básico, but nos anos 30...
Ou seja, a partir de 1932 as esquisitices eram mais gritantes. Neste ano um time participa com um Hillman Wizard 75 (só mesmo com esse nome: Wizard), mas se inscreve puxando um trailer - o time chamava-se "Caravan Rallying" - era um trailer de 14 pés da marca Eccles - Claro que o time era do Reino Unido - da Escócia precisamente (aliás formado por empregados do Roots Group - montadora da Hillman), esse time saiu de Glasgow (eles terminaram em 35 lugar com média de 40kph ou 24.9mph). O time era formado por 4 indivíduos e o trailer tinha 4 camas, onde duas delas viravam mesa para estratégia e refeições, além de uma cozinha (a empresa Eccles patrocinava todas as despesas, com o apoio técnico do Roots Group - aquele dos carros de polícia). O carro levava a inscrição 51 na prova.
Aqui (acima) não se trata de Monte, mas sim um time no Florence International Caravan Rally, de 1951.
Um lembrete: rallye com trailer não era novidade, pois, em 1931 um Bentley 8 litros, participou da Mille Miglia com um Eccles-Camper de 1928. Em 1933 participou no Rallye de Monte Carlo, o menor carro da competição até então - era um Austin Seven, mas o que chamou mesmo a atenção era um carro a diesel - tratava-se de um Bentley-Gardner Diesel, pilotado pelo Lord de Clifford (não havia na época exigências homologatórias - foi instalado um motor Gardner 4LW Diesel, num Bentley Saloon de 1925 - que alcançava os 128kph). Esse Bentley a diesel, chega em quinto lugar e faz bonito no step de Mont des Mules Hill-Climb. Mas carro nenhum era movido a diesel... carro não but.... ônibus era!
Austin Seven preparado para Monte
Bentley a diesel
Em 1934 a coisa piorou - a Citröen participa, com um time tendo como piloto o citroeniste Francois Lecot (lugar comum), but... dentro de um ônibus! Isso mesmo - um ônibus Citröen que media 9.25m de comprimento, por 2.35m de largura, encerrando 8 toneladas. Chegaram em 98 lugar (na verdade iam 10 alegres franceses dentro do ônibus - diz a história que foram consumidos mais de 5 dúzias de vinho). Eu imagino nos Alpes, com aquelas curvas fechadas e neve... esse ônibus subindo e o povo cantando! Sim diz a história, que havia sanfona e tudo mais...
Em 1936 há a participação de dois carros bem estranhos: um Delahaye 135, com uma carroceria bem especial (completamente diversa da tradicional 135), formado por um time feminino (Senhoritas Siko e Des Forest - terminaram em 44 lugar). Mas o bizarro ficou para um carro da Ford, que na neve era adaptado mais um eixo, ficando com 6 rodas (quatro atrás que moviam uma esteira) e sob, repito, sob as rodas dianteiras, havia dois esquis - era um Ford V8 da fábrica norte-americana da Hungria, adaptado para essa prova - a parte da frente até o radiador tinha uma forma horrorosa (quem olhava de traseira parecia a frente, e quem olhava a frente parecia a traseira). Chegou em 19 lugar!
Gostaram do ônibus da Citröen. Legal - but... em 1937 loucos por coletivos se inscreveram e participaram com ônibus da Mercedes-Benz (com apoio de fábrica - era um Mercedes O-2600 Allwetter-Reiseomnibus - pura propaganda alemã) - o time neste "veículo", era formado por 17 integrantes!!! E você pensa que acabou? Foram inscritos DOIS, repito, DOIS ônibus nesta prova (o mais antigo era de 1935 e o outro, era um modelo novo de 1937). O mais novo tinha 26 integrantes!!! Diz a lenda, que dos 17 integrantes, 15 ficaram bêbados (tinham 4 barris de chope/cerveja) - e atravessaram certo momento o bus, numa das curvas dos alpes franceses, travando tudo e todos. O senso de humor do pessoal do Automóvel Clube de Monte Carlo esgotou, depois desta participação bisonha - os ônibus foram proibidos de participar do evento.
Esse foi um dos ônibus participantes do Rallye de Monte Carlo (Museu da Mercedes-Benz)
Ilusão sua... este Ford 68B conversível 1931 - nunca correu em Monte, foi dum dos dois carros que o correio comprou para vencer as intempéries, montado com um chassi reforçado e um eixo do caminhão Ford TT, com pneus Goodyear de trator. Contudo, esse projeto foi levado para a Inglaterra e chegou-se a montar um outro similar, contudo, a velocidade era muito lenta e o carro se mostrou inseguro para as estradas.

Luis Cezar

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