Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

19.11.13

La Carrera Panamericana 2013

É a 26a Edição da famosa Carrera Panamericana... há quem ame, há quem odeie... eu gosto (não muito), mas gosto - Porque não! Minha preferência é pela categoria Histórica B - que mantem os carros originais. O que vale mesmo é chegar com vida e com o carro sem arranhão em Zacatecas. O resto é tequila, dar risada e uma enorme confraternização com o povo mexicano - que nós brasileiros adoramos (claro, com exceção do futebol deles).

Há 26 anos esta prova é realizada desde o fim da prova inicial suspensa em 1954 (foi suspensa porque entenderam ser uma corrida muito perigosa - diria eu para os humanos e para as aves - vide o caso na Mercedes-Benz 300SL). Em 1950 foi o ano que se realizou a primeira edição que tinha um trajeto de Laredo a Tuxtla Guriérrez (na verdade margeando a carretera panamericana). Percorre-se algo como 3 mil km em 7 dias.

Com qual carro eu vou?


1. -TURISMO DE PRODUÇÃO
Números: 2 ao 99
Todos os sedans de produção fabricados de 1950 à 1954
Motor V8: até 5 litros (estão proibidos os motores feitos para corridas)
Transmissão: limitada a 4 velocidades
Rodas: 16"
Modelos: Volkswagen 1, Alfa Romero T. I. 2, Chevrolet 3, Ford e Mercury 3, Volvo 2.


2. TURISMO MAIOR.
Números: 100 a 149
Todos os sedans de produção fabricados entre 1940 e 1954
Motor: V8 até 6 litros
Transmissão: original ou moderna de 5 velocidades.
Rodas: 16"
Modelos: Studebaker 1953, Oldsmobile 88


3. SPORT MENOR.
Números: 150 ao 199
Esportivos de produção (larga produção ou limitada), protótipos ou reproduções de 1940 a 1954.
Motor: 4 cilindros (em linha ou boxer) máximo de 1.6 litros
Transmissão: 5 velocidades.
Rodas: 15"
Modelos: Alfa Romeo 1, MGA, Porsche 356.


4. SPORT MAIOR.
Números: 200 ao 249
Esportivos de produção (larga escala ou limitada), protótipos e reproduções autorizadas de 1940 à 1954.
Motor: original ou moderno de 6 cilindros, 3.0 litros máximo
Transmissão: 5 velocidades ou automáticas.


5. HISTÓRICA A.
Números: 250 ao 279
Todos fabricados em larga escala entre 1955 à 1965
Chassis: original obrigatório
Motor: original ou moderno de 4 cilindros 1.6 litros no máximo.
Transmissão: Original ou similar, mecanicamente idêntica
Rodas originais
Modelos: Austin Healy Sprite / 100, Austin Mini, Alfa Romeo Guilietta Ti/ Spider, Giulia 1,600, Porsche 356 a/b/c, volvo PV 544/1600/1800, VW Karmann Ghia Triumph TR2/3/2, Sunbeam Rapier/ Alpine, Renaul Dauphine 7 Floride 845 cc R-81108, 1300 Morgan plus 4.2 l, Citroën DS 19, Lotus Elite / Elan 1600, Mercedes-Benz 180/190, Fiat 1100/1200/1500, MG 1600, Porsche 912.


6. HISTÓRICA A PLUS
Números: 280 ao 299
Produção em larga escala ou limitada, fabricados entre 1965 e 1972.
Motor: original 4 cilindros
2.0 litros ou modernos de 4 cilindros (1.6 máximo)
Transmissão: original ou mecanicamente idêntica
Rodas originais
Modelos: Alfa Romeo Giulia, Datsun 510, Ford Cortina/Escort Volvo 122/ Amazon, BMW 2002, Porsche 914-4, Opel GT, Glas, Dinalpin (com capacidade máxima de 1.6 litros, 5 velocidades e chassis reforçado).


7. HISTÓRICA B
Números 300 ao 349
Todos de produção em larga escala ou limitada fabricados entre 1955 a 1972
Motor: 6 cilindros 2.4 litros para Porsche 911, 4.2 litros para Jaguar, 3.0 litros para Austin Healey, 2.8 litros para Datsun, 4.1 litros para autos de origem norte-americana como Chevy II, Valiant, Falcon 6.
Transmissão: original ou mecanicamente idêntica
Modelos: Jaguar XK, Aston Martin DB, Austin Healy 3000, Mercedes-Benz 300 SL, 300SE, Ford Falcon 6, Ford Mustang 6, Chevy II (Nova) 6, Plymouth Valiant 6, Dodge Dart 6, Barracuda, Nash Rambler, Hudson Rambler, Hudson Wasp, Maserati Sebring, Porsche 911, Datsun 240, 260, 280.


8. HISTÓRICA C
Números de 350 ao 399
Autos de produção em larga escala ou limitada fabricados entre 1955 à 1965. Autos de produção única ou artesanal fabricados entre 1950 e 1954.
Motor: Ford: 5 litros, Chevrolet: 5.3 litros, Chrysler, Dodge, Plymouth: 5.2 litros
Transmissão: original ou una de recente manufatura com no máximo 4 câmbios.
Rodas no máximo de 15"
Autos: Chevrolet Nova, Chevelle, Corvette V8 283, 327, Ford Falcon V8, Chevrolet Bel-Air V8, Chrysler 300 B/C/E, Ferrari, 250/330/400/410, 275 GTB, Facel Vega FV/HK 500, Studebaker Hawk / Silver Hawk, BMW 507, Ford Mustang 260, 289, 302.


9. ORIGINAL PANAM
Números de 400 ao 450
Autos: similares aos que participaram das carreras panamericanas originais (1950 a 1954) sem modificações mecânicas ou estéticas, mas com itens de segurança como santo-antônio (roll cage) e freios a disco ventilados.


10. EXIBIÇÃO
Números de 451 ao 499
Autos: Participam todos los veículos que não correspondem as 9 categorias anteriores mencionadas. Quem escolhe é o Comité Organizador - não disputam o troféu ou premiações.

O que se recomenda: reforço em toda a carroceria, roll cage com especificação FIA (Anexo K), redes nas janelas para proteção dos braços, cintos de segurança de 5 pontos, bancos de competição homologados e fixos, capacetes abertos ou fechados, com menos de 5 anos de fabricação (hans também é recomendado), Nómex com menos de 5 anos de fabricação - todos estes itens devem estar homologados por alguma entidade reconhecida internacionalmente como a FIA, Sports Car Club of America, SCOR e a International off Road Racing (etc.).



Luis Cezar

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