Dentre os pequenos, um carro que teve muito, mas muito sucesso foi o Mini Cooper, entre os ingleses; entre os alemães o (BMW 600/700); entre os italianos o Abarth-Fiat (850/1000) e... parecido com esse... o austriaco Steyr-Pusch (500/650/700). Ué... esse pessoal não fazia armas ou veículos bélicos - sim, mas também faziam outras coisas. Durante no pós-guerra eles montaram alguns modelos da FIAT sob licença e deram um upgrade no Fiat 500 (que hoje volta renovado nas concessioárias). Fizeram esse pequeno carro com motor de 493cc, 643cc e 660cc de dois cilindros. O motor mais forte atingia 90mph. Foram montados 54300 de de 1957 a 1969. O modelo 650TR vinha com dois tanques e era o preferido para entrar nos circuitos e nas provas de rallye (nisso incluo provas de subida de montanha e provas alpinas). Esse é o meu modelo preferido da Steyr-Pusch.
Eu tinha a informação que o Hans Ledwinka da Steyr e o Ferdinand Porsche da Autro-Daimler eram os pais do pequeno notável, mas ainda não obtive uma resposta positiva, pois, não tenho livros sobre tal carrinho. Nem vou levar em conta a história da montadora, que envolveu escandalos bancários e fusões entre empresas, além de contratos misteriosos com os italianos.
Modelo / Ano | 1957 | 1958 | 1959 | 1960 | 1961 | 1962 | 1963 | 1964 | 1965 | 1966 | 1967 |
500 |
1.087
|
7.873
|
8.334
|
7.906
|
4.911
|
3.628
|
2.376
|
1.331
|
979
|
620
|
0
|
500 novos |
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
491
|
500 S |
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
650 (T, TR) |
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
1.113
|
1.968
|
918
|
682
|
364
|
343
|
700 C |
0
|
0
|
0
|
5
|
3.310
|
1.059
|
1.324
|
1.033
|
722
|
557
|
377
|
700 E |
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
259
|
214
|
1
|
0
|
0
|
0
|
126 |
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
Modelo / Ano | 1968 | 1969 | 1970 | 1971 | 1972 | 1973 | 1974 | 1975 | 1976 |
500 |
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
500 novos |
324
|
407
|
314
|
180
|
100
|
0
|
0
|
0
|
0
|
500 S |
0
|
737
|
858
|
470
|
281
|
13
|
0
|
0
|
0
|
650 (T, TR) |
186
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
700 C |
179
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
700 E |
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
126 |
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
316
|
1.468
|
284
|
1
|
Total por modelo:
Modelo | total |
500 |
39.045
|
500 novos |
1.816
|
500 S |
2.359
|
650 (T, TR) |
5.574
|
700 C |
8.566
|
700 E |
511
|
126 |
2.069
|
A fábrica por acordo com a FIAT, nunca participou oficialmente de eventos como Monte, Marathon de la Route (Liege-Rome-Liege) e o Safari Rally. É estranha essa posição, pois, nos eventos históricos esse carro anda muito e é muito resistente. Aliás, com uma preparação no motor, ele anda bem perto ou mais que o 850 Abarth-Fiat - isso porque tinha 2 cilindros - Dizem, que no rallye misto (rota e pista) do Liege-Roma ou Sofia-Liege, a FIAT proibiu a Steyr Puch de participar e principalmente correr, para dar chances "comerciais" do modelo 500 da fábrica italiana. Dentre outros resultados, podemos destacar:
STEYR PUCH 650
2 cilindros - 700 cc - 60 cv
Bergmeister alemão 1963 - 1964 - 1965 (Todos os carros de turismo ) Em 1963 a dupla Roses/Leduer, ficou em terceiro no Rallye da Sardinha Em 1964 o Zasada ficou em Primeiro no Rallye da Polonia | |||
Em 1965 a dupla Zasada/Osinski, ficou em segundo no Rallye da Polonia e em terceiro no Rallye de Genebra Campeonato de Rallye da Europa (piloto) - 1966 (Grupo II Touring - O Sobieslaw Zasada ficou em 3o no Rallye da Polonia) | |||
Vencedor das 12hs de Nürburgring - 1967 (Touring Grup II - 1000cc) | |||
Vencedor da Historic Turnê - 1986 (Copa Shell) | |||
Campeão Histórico de Carros de Turismo 1987 - 1988 - 1989 (Divisão da Copa SHELL - I) | |||
Campeão Histórico de Carros de Turismo 1995-2000 e 2002 (Divisão HTWT I) | |||
Vencedor do Nurburgring 1000kms em 2002 e 2003 (carros GT até 750cc) | |||
Vencedor "Coppa Mille" 2002 - 2003 - 2004 (Touring I Divisão ) | |||
Campeonato Europeu de Hill Climb de 2005 (Vencedor de turismo histórico da FIA Apendix K) | |||
Vencedor da "Taça Mille 2005" (Todos os carros de turismo) | |||
Euro -2006 vice- campeonato Berg (Historic Touring Cars K App FIA) | |||
Vencedor "Coppa Mille 2006 - 2007'' (Divisão de Turismo I) | |||
Campeonato Europeu de Hill Climb de 2007 (Vencedor de turismo histórico FIA App K) | |||
Vencedor da "Taça Mille 2009 " (Todos os carros de turismo) |
Computação gráfica
Subida de Montanha
Aniversário de 50 anos
Monte histórico de 2010
Luis Cezar
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