Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

9.11.13

Steyr-Puch - o Pequeno Notável

Antes de tudo: o Fiat 500 era uma puga; o Abart-Fiat 500 era uma puga amestrada; e o Steyr-Puch 650TR não é uma puga era um rato feroz.
Per vedere le immagini a dimensioni ottimali effettuare il login!
Dentre os pequenos, um carro que teve muito, mas muito sucesso foi o Mini Cooper, entre os ingleses; entre os alemães o (BMW 600/700); entre os italianos o Abarth-Fiat (850/1000) e... parecido com esse... o austriaco Steyr-Pusch (500/650/700). Ué... esse pessoal não fazia armas ou veículos bélicos - sim, mas também faziam outras coisas. Durante no pós-guerra eles montaram alguns modelos da FIAT sob licença e deram um upgrade no Fiat 500 (que hoje volta renovado nas concessioárias). Fizeram esse pequeno carro com motor de 493cc, 643cc e 660cc de dois cilindros. O motor mais forte atingia 90mph. Foram montados 54300 de de 1957 a 1969. O modelo 650TR vinha com dois tanques e era o preferido para entrar nos circuitos e nas provas de rallye (nisso incluo provas de subida de montanha e provas alpinas). Esse é o meu modelo preferido da Steyr-Pusch.
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd11.jpg
A história começou em 1954 em Graz-Thondorf, através de um contrato com a FIAT (com o Fiat 500, como apontei acima). Alguns até confundem com o Fiat 500, but... só se você olha de longe, de bem longe. O motor do Steyr-Pusch tem um motor box bem ao estilo Porsche 356, refrigerado a ar e com 3 cilindros. Isso sem contar com o chassis, que difere em muito do Fiat 500. No lançamento tinha um teto solar longo, sendo lançado o modelo sem esse acessório, somente dois anos depois (1959 - Steyr-Puch 500D - ''D'' em significa teto fixo). Neste ano as janalas tinham maçanetas e o espaço traseiro foi otimizado. Em 1962 introduziu-se o motor 650cc com o modelo 650T (Thondorf) e o 650TR (o R era de rallye) - a policia utilizou muito esse modelo 650TR. Em 1966 o piloto polonês Sobieslaw Zasada (que pilotou carros de rallye, também), ganhou com um modelo 650TR o Campeonato Europeu de Toring Car - Grupo II. A FIAT querendo acabar com a concorrência, compra em 1967 essa "outra puga amestrada''. O nome passa a ser 500 Europa, mas o motor ainda era feito em Graz (o 500S também era com motor feito na Austria) - e em 1974 a Fiat, fica com a fábrica de Graz.
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd29.jpg
Eu tinha a informação que o Hans Ledwinka da Steyr e o Ferdinand Porsche da Autro-Daimler eram os pais do pequeno notável, mas ainda não obtive uma resposta positiva, pois, não tenho livros sobre tal carrinho. Nem vou levar em conta a história da montadora, que envolveu escandalos bancários e fusões entre empresas, além de contratos misteriosos com os italianos.
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd47.jpg
Resumo dos números de produção dos diferentes modelos na Steyr Puch Produkttionsjahren 1957-1976 .

Modelo / Ano 1957 1958 1959 1960 1961 1962 1963 1964 1965 1966 1967
500
1.087
7.873
8.334
7.906
4.911
3.628
2.376
1.331
979
620
0
500 novos
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
491
500 S
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
650 (T, TR)
0
0
0
0
0
1.113
1.968
918
682
364
343
700 C
0
0
0
5
3.310
1.059
1.324
1.033
722
557
377
700 E
0
0
0
0
0
259
214
1
0
0
0
126
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0
0

Modelo / Ano 1968 1969 1970 1971 1972 1973 1974 1975 1976
500
0
0
0
0
0
0
0
0
0
500 novos
324
407
314
180
100
0
0
0
0
500 S
0
737
858
470
281
13
0
0
0
650 (T, TR)
186
0
0
0
0
0
0
0
0
700 C
179
0
0
0
0
0
0
0
0
700 E
0
0
0
0
0
0
0
0
0
126
0
0
0
0
0
316
1.468
284
1

Total por modelo:
Modelo total
500
39.045
500 novos
1.816
500 S
2.359
650 (T, TR)
5.574
700 C
8.566
700 E
511
126
2.069

http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd43.jpg
A fábrica por acordo com a FIAT, nunca participou oficialmente de eventos como Monte, Marathon de la Route (Liege-Rome-Liege) e o Safari Rally. É estranha essa posição, pois, nos eventos históricos esse carro anda muito e é muito resistente. Aliás, com uma preparação no motor, ele anda bem perto ou mais que o 850 Abarth-Fiat - isso porque tinha 2 cilindros - Dizem, que no rallye misto (rota e pista) do Liege-Roma ou Sofia-Liege, a FIAT proibiu a Steyr Puch de participar e principalmente correr, para dar chances "comerciais" do modelo 500 da fábrica italiana. Dentre outros resultados, podemos destacar:

STEYR PUCH 650
2 cilindros - 700 cc - 60 cv


Bergmeister alemão 1963 - 1964 - 1965
(Todos os carros de turismo )

Em 1963 a dupla Roses/Leduer, ficou em  terceiro no Rallye da Sardinha

Em 1964 o Zasada ficou em Primeiro no Rallye da Polonia
Em 1965 a dupla Zasada/Osinski, ficou em segundo no Rallye da Polonia e em terceiro no Rallye de Genebra

Campeonato de Rallye da Europa (piloto) - 1966
(Grupo II Touring - O Sobieslaw Zasada ficou em 3o no Rallye da Polonia)
Vencedor das 12hs de Nürburgring - 1967
(Touring Grup II - 1000cc)
Vencedor da Historic Turnê - 1986
(Copa Shell)
Campeão Histórico de Carros de Turismo 1987 - 1988 - 1989
(Divisão da Copa SHELL - I)
Campeão Histórico de Carros de Turismo 1995-2000 e 2002
(Divisão HTWT I)
Vencedor do Nurburgring 1000kms em 2002 e 2003
(carros GT até 750cc)
Vencedor "Coppa Mille"
2002 - 2003 - 2004 (Touring I Divisão )
Campeonato Europeu de Hill Climb de 2005
(Vencedor de turismo histórico da FIA Apendix K)
Vencedor da "Taça Mille 2005"
(Todos os carros de turismo)
Euro -2006 vice- campeonato Berg
(Historic Touring Cars K App FIA)
Vencedor "Coppa Mille 2006 - 2007''
(Divisão de Turismo I)
Campeonato Europeu de Hill Climb de 2007
(Vencedor de turismo histórico FIA App K)
Vencedor da "Taça Mille 2009 "
(Todos os carros de turismo)

http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd08.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd05.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd04.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd10.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd12.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd14.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd21.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd17.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd20.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd30.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd35.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd40.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd41.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd46.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd50.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd65.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd76.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd88.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd90.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd94.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd92.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd95.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd100.jpg
http://www.steyr-puch.de/pictures/fremd99.jpg
Spaceship Puch 500 - Odyssey 2009 por LitterART.
Steyr Puch 650 TR Rechberg :: eu-moto 1567 por :: eu-moto © All 
rights reserved.
Steyr Puch 650 TR Rechberg :: eu-moto 1604 por :: eu-moto © All 
rights reserved.
Steyr Puch 650 TR hill climb :: eu-moto 1765 por :: eu-moto © All 
rights reserved.
Aime & Aime - 13e Rallye de Monte Carlo Historique - Jan 31, 
2010. por speedyk1.
http://storm.oldcarmanualproject.com/misc4/STEYR%20PUCH%20650%20TR%202.jpg
http://www.aeiou.at/aeiou.encyclop.data.image.a/a980056a.jpg
http://www.racingsportscars.com/WatermarkedImageHandler.ashx?dir=etcc/1968&img=Brno-1968-08-18-002.jpg&txt=&wi=&mode=Car440
 
Per vedere le immagini a dimensioni ottimali effettuare il login!
Per
 vedere le immagini a dimensioni ottimali effettuare il login!
Per 
vedere le immagini a dimensioni ottimali effettuare il login!
Per 
vedere le immagini a dimensioni ottimali effettuare il login!
Per 
vedere le immagini a dimensioni ottimali effettuare il login!
1964 
Steyr-Puch 650 TR
1960 
Steyr-Puch 500 D
puch26_650tr.jpg (53790 Byte)
Image
Image

Computação gráfica


Subida de Montanha


Aniversário de 50 anos


Monte histórico de 2010


Luis Cezar

Nenhum comentário: