Esse carro fez algo inédito: O povo que gostava do 356 não ficou com saudade dele... bom..., depois veio o 911! O desenho foi baseado no que a Porsche aprendeu com os racing Spyders, com os racing Carreras e com os racing Single Seaters - sendo o chassis feito com experiências tiradas de prova de endurance, como a Carrera Panamericana, 12 Horas de Sebring, 24 Horas de Le Mans e alguns rallyes como o de Monte. Veio dai a idéia de fazer um monocoque de fibra (foi desenhado pelo chassis engineer Schroeder e Ferdinand "Butsi" Porsche Jr. - sim, claro, neto do Dr. Ferdinand - as más línguas dizem que Carlo Abarth já tinha feito esse modelo ou algo parecido em 1958 - no mínimo tiveram uma influência do Abarth - vide o carro que veio depois do 550 Spyder - o Abarth Carrera GTL 1600 em 1960 - comumente chamado de Porsche 356B Carrera GTL - Zagato).
A cor oficial (que saia de fábrica) era prata metálico (silver) - mas, poderia pedir uma pintura especial (pintura especial eram todas as outras cores). A fibra era chamada de Pantal, fabricada pela BASF de Ludwigshafen, e modelada pela Heinkel (2 carros por dia era a produção). Era melhor e com uma sofisticação, não encontrada pelos carros feitos em fiberglass nos USA e UK - mas a qualidade pesava... é isso ai, nada é perfeito, até no Porsche. Ele saia um 1.710lbs (em Le Mans), mas a fábrica lutava para abaixar para 1.540lbs (e conseguiu) - o duro foi obter 1.360lbs para efeitos homologatórios da FIA. O motor era diferente, mas originário, do Super 90 e do 356SC (dizem que era uma mistura dos dois - carburador e comando de um, no frame de outro).
Na metade do ano de 1965 a FIA muda as regras de corrida, com a publicação do Appendix J, especificamente para o campeonato internacional de construtores. Agradou médio, eu e a grande maioria diria... principalmente para os espectadores. Os artigos 10 e 12 davam uma nova definição aos carros GT - agora chamados de Grupo 3 - e dai... poucos carros estavam dentro desta regra (MGB, Corvette StingRay Gran Sport, Triumphs, Jaguars e Volvos). Ficavam fora os Porsches 904GTS, Lotus Elan S2, Alfa-Romeo Giulia TZ-1 e TZ-2, além da Ferrai 250GTO - dá para imaginar!? Na verdade precisava pelas novas regras, as montadoras fabricarem 500 unidades iguais ou semelhantes no mesmo ano! Portanto, os carros acima, dentre outros, estavam banidos do G3 - O International Championship for GT Manufactures, organizado desde 1962 estava arruinado. Dai... a partir de 1966 tem um novo campeonato - International Sportscars Championship, com um novo Grupo 4. Precisava, para isso, fazer 50 carros (como eu já falei, no tocante ao 904GTS) idênticos. Dai... surgiram os Abarth 1000 e 1300OTC, Fiat-Abarth 1000, Simca-Abarth 1300GT e 2000GT, Shelby Cobra 289 e 427 Roadster, Alpine Renault A110 Berlinette, dentre outros (dentro deste Grupo entraram, ainda, o Ford GT40 e a Ferrari 250LM - ave santa). O G3 era subdividido em 3: S1 (abaixo de 1.300cc), S2 (1.301-2000cc), S3 (acima de 2.000cc) - bom... ainda havia o G6 mas isso é outra história, com o 906P.
Nr.30 - 904-009 - Barth/Davis,
Nr.34 - 904-023 - Slotemaker/van Lennep und
Nr.31 - 906-001 - Linge/Mitter
A primeira "corrida" que o 904 participou foi no circuito de Solitude perto de Stuttgard - com os jornalistas (Herbert Linge e Edgar Barth) e potenciais consumidores - a primeira observação: "incredible noise level inside the cockpit". Os primeiros 10 carros são works. A primeira corrida para valer foi em Daytona, em 16 de fevereiro de 1964 (o carro quebrou). Logo em seguida em março, era a vez de Sebring - a Porsche inscreveu um time de cinco 904 como protótipos, pois, não tinha homologação para GT - um só ganhou na categoria abaixo de 3 litros. Em Le Mans 5 carros igualmente foram inscritos - terminando em 7, 8, 10, 11 e 12 lugar (com motores de 6 e 8 cilindros). 8 carros foram inscritos nas 12 Horas de Rheims (todos terminaram e um deles ficou em quinto). Na Targa Florio de 64 o 904 ficou em primeiro e em segundo. Ufa! Salve Colin Davis e Antonio Pucci. O 904 ganhou algumas corridas nos EUA, mas as provas mais famosas ganhas, eram a Targa Florio de 1964, pilotado por Colin Davis e Count Antonio Pucci; e, Sebring 12 Hours de 1965, com Briggs Cunningham e Lake Underwood (esse último cara foi o fundador da Watkins Glen Racing School e treinou o Paul Newman, para pilotar carros de corrida no filme de 1969 - Winning - oh filme chato). Muitos Times privados usavam o 904, entre os anos de 1964 a 1966. Ganhou Spa em 65 e Daytona em 66 com Joe Buzzetta e Gerhard Mitter - repito: é Buzzetta!!! Aliás, esse do carro Buzzetta ganhou o European Hillclimb Championship, pilotado agora por Herbert Muller. O 904-005, também, ganhou na categoria protótipo de 2 litros, nas 24 Horas de Daytona de 1966, pilotado por Gerhard Mitter. Esse Joe Buzzetta gostava de dar... ou melhor, emprestar o carro dele.
Vamos simplificar: O Mäkinen/Easter ficaram em primeiro com um Mini Cooper 1275S, que saiu de Stockholm - em segundo ficou o Böhringer/Wutherich com o 904 e em terceiro a Pat Moss/Nyström com um Saab 96 (o Peter Harper ficou em quarto com Sunbeam Tiger; o Linge com um 911 ficou em quinto e o fantástico Roger Clark com o Rover 2000 em sexto). Vamos especificar mais: vide a foto acima do Eugen Böhringer bebendo conhaque na boca da garrafa (ele pilotava), e notem a cara de perdido do navegador (era para beber mesmo). E o Pauli Toivonen que se perdeu nas montanhas... (eu tenho o filme - que não postei por preguiça). E a vergonha que pouca gente sabe: performance comparativa entre o Mini Cooper S do Mäkinen com o Porsche 904 Carrera GTS, de Böhringer (em 11 estágios perderam 20 minutos!!!) - Pau do Mini no Porsche:
Mini Cooper Porsche 904
41m28s | 52m55s |
30m25s | 35m5s |
20m32s | 19m55s |
12m47s | 13m25s |
6m59s | 6m20s |
Mountain Circuit
Mini Cooper Porsche 904
6m55s | 6m32s |
24m39s | 24m47s |
22m29s | 23m44s |
25m10s | 26m35s |
22m51s | 23m15s |
24m28s | 26m7s |
O 904GTS/8 que está no Museu da Porsche, esteve no line-up de Le Mans em 1954 e 1965 com Mitter/Davis. Interessante notar, que 5 meses depois o seu lançamento, e depois da quinta vitória, em 26 de abril de 1964, ela ganha a Targa Florio, com o Pucci e Davis. Ganha o Tour de France e os 1.000 kms de Nürburgring. Tem iguais vitórias em Le Mans e nas 24 Horas de Reims. Isso sem contar com o rallye de Monte Carlo de 1965, onde Eugen Böhringer chega em segundo. Mas... a montadora desiste de fabricar o modelo, para dar mais apoio ao 911 - ok, ok... mas valeu a pena?
Formatação Básica
MOTORIZAÇÃO | |||
Motor: | 2.0, 4 cilindros opostos (boxer), 8 válvulas (2 por cilindro), dois carburadores, gasolina | ||
Cilindrada: | 1.966 cm³ | Potência: | 198 cv a 7.200 rpm |
Potência Específica: | 99 cv/litro | Torque: | 20 kgfm a 5.000 rpm |
CARROCERIA | |||
Comprimento: | 4.090 mm | Peso: | 650 kg |
Largura: | 1.540 mm | Porta-Malas: | Não disponível |
Altura: | 1.065 mm | Tração: | Traseira |
Freios: | Discos nas quatro rodas | Câmbio: | Manual de 5 marchas |
DESEMPENHO | |||
Velocidade Máxima: | 241 km/h | Aceleração: | 6,4 segundos |
Targa Florio de 1964
Aliás, um motor igual a este do 904, foi utilizado nos KG's Porsche aqui no Brasil, importado pelo Paulo da Dacon.
Um 904 meio que abandonado nos EUA nos anos 70
Les Leston num Porsche 904
Daytona 1964
teste desnecessário - já fizeram poucas unidades...
1000 kms de Nürburgring de 1964
Targa Florio
Targa Florio
Vittorio Giordano
Targa Florio
Macau de 1964
Targa de 64
Porsche 904 GTS-Andrea Vianini - Targa
904/6
Porsche 904 GTS , Scuderia Filipinetti - Bernhard Rayers e Herbert Mulller
Porsche 904 GTS Scuderia S. Ambroeus - Gianni Bulgari e Maurizio Grana
Porsche 904 GTS - Mario Balzarini e Herbert Linge
Porsche 904 GTS - Antonio Pucci e Colin Davis
Porsche 904 GTS - Radefalk e Duneborn
Porsche 904 GTS - Jacques Rey e Jean Pierre Hanroud
Porsche 904 GTS - Andrea Viannini e Bruno Deserti
Porsche 904-8 GTS - Umberto Maglioli e Edghard Barthe
Targa de 64
Pucci/Davis
Pucci Antonio / Davis Colin -Targa de 1964.
Colin Davis-Porsche 904 GTS
Taramazzo e sua Ferrari GTO 64 atrás do Porsche 904 GTS de Rey
904/8
Briggs Cunningham e Lake Underwood (USA) /12 Horas de Sebring 1964
COUPE DE ALPES de 64 / Porsche 904 GTS de Christian Poirot-Marbaque
Belo grid
Literatura, Arte e Modelos
Filminhos
(são fraquinos - só o # III que é legal, mas é genérico de Monte 65)
I
II
III
Filminho de 10 minutos sobre o Rallye de Monte Carlo de 1965, but... só mostra carro e equipe inglesas
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