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19.4.09

XXIV Mille Miglia Catastrophe - 1957

Mille Miglia
1957
O Acidente Fatal

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Nota-se que eu não gosto de falar sobre acidentes, principalmente, de mostrar fotos e filminhos sobre acidentes ou incidentes em provas de rallye e de pista. But... há eventos que devem ser comentados pela importância, tais como o maior evento danoso ocorrido em Le Mans, nos anos 50 e como esse, que foi a gota d'água para colocar um fim numa das provas mais famosas do mundo - a Mille Miglia. Esse triste evento ocorreu na XXIV Mille Miglia de 1957 (nessa prova houve 301 participantes, com 163 finalistas - 129 se retiraram do evento e 9 foram desclassificados) - as últimas 1000 milhas em velocidade.

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Foto rara colorida

A famosa prova da Mille Miglia acabou no seu formato original, no ano de 1957 - com o grave evento ocorrido com a Ferrari MM (335 S - chassis #0667) do Portago - Quem? Afonso Portago. Mais precisamente de um piloto chamado Alfonso Antonio Vicente Eduardo Angel Blas Francisco de Borja Cabeza de Vaca y Leighton; ou... Décimo Sétimo Marques de Portago, conhecido mesmo como Afonso Portago ou para os mais amigos - FON (bom... melhor do que Cabeza de Vaca).

http://www.gabrieleguidetti.com/1033/image.asp?ID=191

Apesar de todo o nome latino, Fon nasceu em Londres, em 11 de outubro de 1928 (filho de um nobre espanhol António Cabeza de Vaca, com a enfermeira irlandesa - Olga Leighton), morrendo no trágico acidente em Guidizzolo (Mantua - Itália), no dia 12 de maio de 1957 - apenas poucas milhas da chegada em Brescia. Junto com ele morre (uma hora depois), seu co-piloto/navegador norte-americano Edmund Nelson e mais 11 espectadores (dentre eles 5 crianças) - depois de Le Mans em 1955, esse foi o maior acidente automobilístico. Eu falei "formato original" da Mille Miglia, porque, neste período que reúne pré e pós-guerra a prova era de velocidade, depois, de 1957 a prova virou um evento de rallye (respeitando-se as velocidades praticadas nas estradas e ditadas pelas autoridades, entre 1958 e 1961 - e volta em 1977, como Mille Miglia Storica, para carros pré-1957).

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Ele tinha tudo na vida: 1.83m de altura; pesando somente 77 quilos; passou a infância em Biarritz e a adolescência em Paris - e na idade adulta, esquiava em Saint-Moritz , isso sem contar com o brevet que obteve com 17 anos (foi campeão espanhol de mergulho, equitação, pólo a cavalo e natação); pilotava uma Ferrari; era casado com a Linda Christian (ex do Tyrone Power); tinha grana e prestígio - mas um pneu da Ferrari, lhe tirou tudo isso (além de tirar a vida de adultos e crianças) - morreu com 28 anos! Ele participou de 5 campeonatos do mundo de F1, com um pódio colecionando 4 pontos. Em 53 correu com o Luigi Chinetti a Carrera Panamericana; em 55 arrebenta sua Ferrari no British GP em Silverstone (ele foi hospitalizado com a perna quebrada).

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Embarca para a morte - em Roma - de Portago estava em quarto lugar com 5hs 17mm 43ss

Ele partiu na largada da Mille Miglia exatamente as 05:31 (alguns falam em 05:35), com sua Ferrari MM de número 531 (era a primeira Mille Miglia do Portago), para percorrer 1.597kms seguindo para a região sul, passando por Verona, Ferrara, São Martinho e Roma, depois, com direção ao norte, iria para Siena, Florença, Bolonha, Mantua e Brescia. O time da Ferrari era comandado pelo Enzo, tendo como outros pilotos: Piero Taruffi (que acabou vencendo a prova aquele ano, numa Ferrari 315 S chassis #0648 com 10hs 27mm 47ss), von Trips (Ferrari 315 S chassis #0656 - que chegou em segundo com 10hs 30mm 48ss) , Peter Collins (Ferrari 335 S chassis 0700) e Olivier Gendebien e J. Washer (Ferrari 250 GT chassis #0677 - que chegou em terceiro com 10hs 35mm 53ss). Originalmente, o Enzo tinha inscrito o Portago com uma Ferrari GT, mas na última hora forneceu uma potente 335-S. Com o abandono de Collins quase no fim da corrida, o Fon herda o terceiro lugar. O acidente foi exatamente as 16:15 (outros falam em 16:04)- o pneu de sua Ferrari furou, quando o carro estava a 280kph! O Enzo foi processado, mas depois de 4 anos, foi considerado inocente(?!) - bom... pelo menos o comendador parou de repetir uma frase famosa sua, sobre a Mille Miglia: “la corsa più bella del mondo”.

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Este desenho foi colocado no jornal L'Automobile de 19 de maio de 1957

Muito bem... ele tinha um carro bem veloz, e queria agradar o comendador, acelerando tudo, além do mais, estava aflito com uma Ferrari 250 GT da dupla Gendebien e Washer atrás dele. Entre Gioto e Guidizzolo, numa "curva" não muito fechada, mas bem rápida (uma leve subida a direita, conhecida como "curva do cemitério" - não era bem uma curva a bem da verdade), ele reduz a marcha e ataca a curva - em subida - acredita-se que reduziu a marcha para pegar mais potência, contudo, o pneu da frente fura ou rasga, fazendo a Ferrari virar de forma violenta para a esquerda. O carro é lançado contra um poste de telégrafo e depois, contra os espectadores, caindo finalmente num pequeno canal (faltava apenas 39kms para a bandeirada final).



Fon foi cortado ao meio (na altura do peito - as pernas foram encontradas a 200 mts do local do acidente), pelos fios do telégrafo. No seu bolso estava um passaporte diplomático espanhol, uma medalha de prata da Nossa Senhora e uma mensagem escrito a mão: "Sou católico, em caso de acidente chamar um sacerdote". Perdeu-se um grande e promissor piloto (4 anos antes ele tinha ganho e participado de várias provas importantes, pilotando Ferrari e Maserati). Uma pena por ele e pelas vidas perdidas neste triste episódio.

File:Memorial MM.jpg
Memorial no local do acidente


Foto colorida rara na prova

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Na saída

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Numa das etapas

Saída de Roma

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Numa das etapas


Largada

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Abastecimento

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Primeira reportagem em revista sobre o acidente

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Fotos Abaixo do ganhador da Mille Miglia de 1957
P. Taruffi (que corria sozinho)

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1957 Mille Miglia

Na classificação geral os 14 classificados utilizaram as seguintes máquinas (só deu Ferrari e Porsche com uma Maserati no meio - 10 Ferraris, 3 Porsches e uma Maserati):

1- Ferrari 4.1 litros
2 - Ferrari 3.8 litros
3- Ferrari 250 GT
4- Maserati 300 S
5- Porsche 1500 RS
6- Ferrari 250 GT
7- Ferrari 250 GT
8- Ferrari 500 TRC
9- Ferrari 250 GT
10- Ferrari 500 TRC
11- Porsche Spyder
12- Ferrari 500 TRC
13- Ferrari 500 TRC
14- Porsche Carrera

Filminho da última corrida do Fon

XX

Acidente do Fon

XX

Luis Cezar

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