Mille Miglia
1957
O Acidente Fatal
1957
O Acidente Fatal
Nota-se que eu não gosto de falar sobre acidentes, principalmente, de mostrar fotos e filminhos sobre acidentes ou incidentes em provas de rallye e de pista. But... há eventos que devem ser comentados pela importância, tais como o maior evento danoso ocorrido em Le Mans, nos anos 50 e como esse, que foi a gota d'água para colocar um fim numa das provas mais famosas do mundo - a Mille Miglia. Esse triste evento ocorreu na XXIV Mille Miglia de 1957 (nessa prova houve 301 participantes, com 163 finalistas - 129 se retiraram do evento e 9 foram desclassificados) - as últimas 1000 milhas em velocidade.
Foto rara colorida
A famosa prova da Mille Miglia acabou no seu formato original, no ano de 1957 - com o grave evento ocorrido com a Ferrari MM (335 S - chassis #0667) do Portago - Quem? Afonso Portago. Mais precisamente de um piloto chamado Alfonso Antonio Vicente Eduardo Angel Blas Francisco de Borja Cabeza de Vaca y Leighton; ou... Décimo Sétimo Marques de Portago, conhecido mesmo como Afonso Portago ou para os mais amigos - FON (bom... melhor do que Cabeza de Vaca).
Ele tinha tudo na vida: 1.83m de altura; pesando somente 77 quilos; passou a infância em Biarritz e a adolescência em Paris - e na idade adulta, esquiava em Saint-Moritz , isso sem contar com o brevet que obteve com 17 anos (foi campeão espanhol de mergulho, equitação, pólo a cavalo e natação); pilotava uma Ferrari; era casado com a Linda Christian (ex do Tyrone Power); tinha grana e prestígio - mas um pneu da Ferrari, lhe tirou tudo isso (além de tirar a vida de adultos e crianças) - morreu com 28 anos! Ele participou de 5 campeonatos do mundo de F1, com um pódio colecionando 4 pontos. Em 53 correu com o Luigi Chinetti a Carrera Panamericana; em 55 arrebenta sua Ferrari no British GP em Silverstone (ele foi hospitalizado com a perna quebrada).
Ele tinha tudo na vida: 1.83m de altura; pesando somente 77 quilos; passou a infância em Biarritz e a adolescência em Paris - e na idade adulta, esquiava em Saint-Moritz , isso sem contar com o brevet que obteve com 17 anos (foi campeão espanhol de mergulho, equitação, pólo a cavalo e natação); pilotava uma Ferrari; era casado com a Linda Christian (ex do Tyrone Power); tinha grana e prestígio - mas um pneu da Ferrari, lhe tirou tudo isso (além de tirar a vida de adultos e crianças) - morreu com 28 anos! Ele participou de 5 campeonatos do mundo de F1, com um pódio colecionando 4 pontos. Em 53 correu com o Luigi Chinetti a Carrera Panamericana; em 55 arrebenta sua Ferrari no British GP em Silverstone (ele foi hospitalizado com a perna quebrada).
Embarca para a morte - em Roma - de Portago estava em quarto lugar com 5hs 17mm 43ss
Ele partiu na largada da Mille Miglia exatamente as 05:31 (alguns falam em 05:35), com sua Ferrari MM de número 531 (era a primeira Mille Miglia do Portago), para percorrer 1.597kms seguindo para a região sul, passando por Verona, Ferrara, São Martinho e Roma, depois, com direção ao norte, iria para Siena, Florença, Bolonha, Mantua e Brescia. O time da Ferrari era comandado pelo Enzo, tendo como outros pilotos: Piero Taruffi (que acabou vencendo a prova aquele ano, numa Ferrari 315 S chassis #0648 com 10hs 27mm 47ss), von Trips (Ferrari 315 S chassis #0656 - que chegou em segundo com 10hs 30mm 48ss) , Peter Collins (Ferrari 335 S chassis 0700) e Olivier Gendebien e J. Washer (Ferrari 250 GT chassis #0677 - que chegou em terceiro com 10hs 35mm 53ss). Originalmente, o Enzo tinha inscrito o Portago com uma Ferrari GT, mas na última hora forneceu uma potente 335-S. Com o abandono de Collins quase no fim da corrida, o Fon herda o terceiro lugar. O acidente foi exatamente as 16:15 (outros falam em 16:04)- o pneu de sua Ferrari furou, quando o carro estava a 280kph! O Enzo foi processado, mas depois de 4 anos, foi considerado inocente(?!) - bom... pelo menos o comendador parou de repetir uma frase famosa sua, sobre a Mille Miglia: “la corsa più bella del mondo”.
Este desenho foi colocado no jornal L'Automobile de 19 de maio de 1957
Muito bem... ele tinha um carro bem veloz, e queria agradar o comendador, acelerando tudo, além do mais, estava aflito com uma Ferrari 250 GT da dupla Gendebien e Washer atrás dele. Entre Gioto e Guidizzolo, numa "curva" não muito fechada, mas bem rápida (uma leve subida a direita, conhecida como "curva do cemitério" - não era bem uma curva a bem da verdade), ele reduz a marcha e ataca a curva - em subida - acredita-se que reduziu a marcha para pegar mais potência, contudo, o pneu da frente fura ou rasga, fazendo a Ferrari virar de forma violenta para a esquerda. O carro é lançado contra um poste de telégrafo e depois, contra os espectadores, caindo finalmente num pequeno canal (faltava apenas 39kms para a bandeirada final).
Fon foi cortado ao meio (na altura do peito - as pernas foram encontradas a 200 mts do local do acidente), pelos fios do telégrafo. No seu bolso estava um passaporte diplomático espanhol, uma medalha de prata da Nossa Senhora e uma mensagem escrito a mão: "Sou católico, em caso de acidente chamar um sacerdote". Perdeu-se um grande e promissor piloto (4 anos antes ele tinha ganho e participado de várias provas importantes, pilotando Ferrari e Maserati). Uma pena por ele e pelas vidas perdidas neste triste episódio.
Foto colorida rara na prova
Na saída
Numa das etapas
Saída de Roma
Fotos Abaixo do ganhador da Mille Miglia de 1957
P. Taruffi (que corria sozinho)
P. Taruffi (que corria sozinho)
Na classificação geral os 14 classificados utilizaram as seguintes máquinas (só deu Ferrari e Porsche com uma Maserati no meio - 10 Ferraris, 3 Porsches e uma Maserati):
1- Ferrari 4.1 litros
2 - Ferrari 3.8 litros
3- Ferrari 250 GT
4- Maserati 300 S
5- Porsche 1500 RS
6- Ferrari 250 GT
7- Ferrari 250 GT
8- Ferrari 500 TRC
9- Ferrari 250 GT
10- Ferrari 500 TRC
11- Porsche Spyder
12- Ferrari 500 TRC
13- Ferrari 500 TRC
14- Porsche Carrera
1- Ferrari 4.1 litros
2 - Ferrari 3.8 litros
3- Ferrari 250 GT
4- Maserati 300 S
5- Porsche 1500 RS
6- Ferrari 250 GT
7- Ferrari 250 GT
8- Ferrari 500 TRC
9- Ferrari 250 GT
10- Ferrari 500 TRC
11- Porsche Spyder
12- Ferrari 500 TRC
13- Ferrari 500 TRC
14- Porsche Carrera
Filminho da última corrida do Fon
XX
Acidente do Fon
XX
Luis Cezar
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