Historic Formula One
Eu tinha dado em primeira mão neste blog, no ano passado, a participação do Brasil no circuito da Historic Formula One (HFO-FIA), campeonato realizado pela FIA, que recebe em pista carros de F1, dos anos 70 a 80 (apesar da participação de alguns carros de 1990 - como convidados). Os carros tem que se manter (adesivados), ou seja, com os patrocínios de época, além dos pilotos usarem macacão de época (este item não é obrigatório, assim como o capacete). A Avon está fazendo todos os pneus com as metragens corretas. Os carros correm na mesma categoria: carro asa, com carro asa; com efeito solo, com efeito solo; e por ai vai (são 4 categorias). Eu na verdade, prefiro os carros dos anos 60 - os dos anos 70-80 são, para mim, medonhos, além de em muitos deles, o piloto ficar sentado como se estivesse num carro de carrocel - but... tem gente que gosta - lembrete: os carros tem que se situar oficialmente entre 1965 e 1985, mas até agora prevalecem os dos anos 70-80! Em todo o caso, vale a pena prestigiar essa prova (a única a se apresentar fora do circuito europeu). Não se trata de provas classic de F1, mas de um campeonato - os carros são preparados como de época, usam a gasolina atual e são na sua maioria pilotados por seus donos. Aqui vai o calendário (são sempre em dois dias - um para treinos e outro pé-no-fundo / e no meio da temporada, as provas vão ser duplas):
Round 1 em Spa - Bélgica, nos dias 25 e 26 de abril
Round 2 em Monza - Itália, nos dias 5 e 7 de junho
Round 3 em Brands Hatch - Inglaterra, nos dias 4 e 5 de julho
Round 4 em Interlagos - Brasil, no dias 15 e 16 de agosto
Rounds 5 e 6 em Nurburgring - Alemanha, nos dias 26 e 27 de setembro
Rounds 7 e 8 em Jamara - Espanha, nos dias 24 e 25 de outubro
Esse campeonato foi criado em 1994, denominando-se de FIA Historic Formula One Championship, e vem agradando os fanáticos pelo esporte a motor - não há como não fazer comparações entre os carros de hoje e estes, assim como o seu ronco (O que?! Quem esquece dos roncos dos motores Cosworth DFV V8?) . Este campeonato é organizado pela FIA, contudo, para aqueles que tem um F1 em casa (eu conheço 2 aqui no Brasil), entrem em contato com Oliver & Stuart McCrudden - visitem www.tgpf1.com ou contatem oliver@tgpf1.com.
Alguns destes carros já foram pilotados por Gilles Villeneuve, Nigel Mansell, Emerson Fittipaldi, Keke Rosberg, Pupo Moreno dentre outros. Há muitos carros históricos (como verão abaixo), desfilando neste nostalgic motorsport. A grande verdade, até mesmo confessada pela FIA, é que os eventos como Goodwood, Silverstone Classic e outros na França (não confundam esses eventos, com aquele mais simples e árido que ocorre em Monterey), levaram a entidade a fazer este campeonato, que vem crescendo a cada ano (tem mais de 50 pilotos cadastrados e com licença especial da FIA, membros inclusive do Drivers Association). Nos encontramos em Interlagos e... enjoy the show!
Alfa Romeo N179C - ano de fabricação 1981 (piloto Bruno Giacomelli)
Arrows A 4-3
Arrows A6 - fabricação 1978
Brabham BT 33 - projetado pelo Jack Brabham e Ron Tauranac - fabricação 1970
Brabham BT34-1 / Lobster Claw - nome dado pelo forma do radiador montado na asa dianteira
Brabham BT37
Brabham BT49D-18 - fabricação 1979 (modelo em atividade até 1982) - carro pilotado por Nelson Piquet - ganhador de 7 GPs com Piquet e Patrese
Cooper T86
Copersucar F5A - remanufaturado como Ensign MN177 Mo Nunn - feito em 1978
Ensign N175, desenhado por Dave Baldwin - chamado de Morris Mo Nunn's Ensign - tirou o sexto lugar no GP da Alemanha em 1975
Ensign N179 - carro efeito solo - 1979 - radiador de água e óleo montado um sobre o outro no nariz do carro
Ensign 180 - Foi o primeiro F1 da Morris Mo Nunn (que era fabricante de F3) - 1973
Ferrari 312T3 - fabricação em 2000(?)
Ferrari 312T-021
Lotus 77-1 (JPS) - Colin Chapman - Type 76 lançado em 1974
Lotus 87 - chassis revolucionário - 1881 - Elio de Anglis
Lotus 87B-3 - 1981 e 1982 - Elio de Angelis, Nigel Mansell, Michele Alboreto e Roberto Pupo Moreno
Lotus 88B - Chassis 1 - 1981
Lotus 91/8
Lotus 91/10 - 1982
Lotus 80-1 - chassis #1 - foi restaurado por Sid Hoole
March 761/8 - chassis #8 - Vittorio Brambilla - 1976
March 881
McLaren M23 - efeito solo
McLaren M26/01 - 1976 - Jochen Maas
McLaren M29 - 1979 (inspirada na Willians Fw07)
Osella FA1 C - criado por Enzo Osella de Turin - Eddie Cheever - motor BMW
RAM March
Surtees TS16-02 - 1972 - campeão de motos Mike Hailwood pilotou e terminou em segundo, com um TS9-005
Surtees TS20 (acho que é 1978)
Tyrrell 001 - desenhado por Derek Gardner - motor Ford Cosworth DFV. Jackie Stewart
Tyrrell 008
Williams FW07/B - Patrick Head e Neil Oatley desenharam (efeito solo) - 1978
Williams FW07/C - ground effect - 1979
Williams FW07/D
Williams FW08/C - Keijo Keke Rosberg - 1982
Williams FW08/C - chassis #5 - 1982 - Keke Rosberg
Luis Cezar
Nenhum comentário:
Postar um comentário