Na verdade tirando o Quattro, o único carro restante colecionável da marca alemã é o Audi 100 Coupé S. Não é um carro excepcional, mas tem charme e estilo. Foram fabricados apenas 30.787 unidades (eu falei "apenas", porque, antes do 100 Coupé S a linha 60/70/80 e 90 foram fabricados mais de 400 mil unidades; e a linha 100, onde foram fabricados quase 800 mil unidades). Esse modelo foi fabricado de 1970 a 1976, baseado no sedan 100, mas tinha 20cm a menos e mais largo em 2cm, além de ser mais baixo que o 100. Vinha equipado com 2 carburadores Solex 32, com um motor de 1.871cc (4 cilindros), com 115bhp a 5500rpm, atingindo os 185kph - 1100kgs. Em 72 para atender as normas de poluição nos EUA, o 100 S teve uma nova versão, ficando mais econômico, com o decréscimo de bhp de 115 para 112, além de ser retirado os dois carburadores, sendo substituído para um único. O carro tinha uma ótima proteção contra ferrugem, but... nada é perfeito - há pontos de ferrugem, mas poucos (perto das Alfas desta época, esse alemão era uma armadura de aço inox).
Quem criou esse carro foi o Departamento de Desenvolvimento da Audi, liderado pelo Dr. Ludwig Kraus, que passou grande parte de sua vida no Departamento de Corridas da Mercedes-Benz. Foi apresentado em setembro de 69 na IAA de Frankfurt , sendo um sucesso já na feira. Os especialistas dizem que o S 100 é bem similar ao Fiat Dino Coupe (outros falam que mais se parecia com o Aston Martin DBS), e reafirma o site oficial da Audi, que foi o mais bonito carro feito por ela, antes da chegada do TT, muitos anos depois.
Na sua época, não foi utilizado nos rallyes, contudo, hoje sua utilização é enorme nos rallyes históricos de regularidade. Na Europa sempre há um 100S nas provas . É um carro muito resistente, veloz e muito confortável para provas de regularidade (isso sem contar que sempre é encontrado com cores muito legais e originais).
Filminhos
Audi 100 Coupé S Werbung
XX
Rallye na França
XX
Encontro na Holanda 1
XX
Encontro na Holanda 2
XX
Encontro na Holanda 3
XX
Luis Cezar
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