455 anos
Um canto da cidade... Interlagos
(Autódromo José Carlos Pace)
- Curvas 1 e 2 – Estas curvas do traçado original ficaram com sua identificação por números, mas dizia-se que ela separava os meninos dos homens, pois os homens contornavam a 1 e 2 de "pé embaixo", ainda mais sabendo-se que nas áreas de escape das curvas haviam enormes eucaliptos que literalmente abraçavam os carros que saiam da pista.
- Curva 3 – Curva de alta velocidade que determinava o ritmo da 1º parte do miolo de Interlagos.
- Curva do Sol – Passou a ter esse nome, pois, toda vez que se entrava nela o sol atrapalhava a visão do piloto. Esta situação já não ocorre devido a mudança no sentido da corrida, agora anti-horário.
- Curva do Sargento - Este nome foi atribuído devido a um sargento da antiga Força Pública que estava de serviço no dia de um evento e que, entuasiasmado com a corrida, entrou na pista com a sua viatura e ao chegar nesta curva perdeu o controle do carro e rodou. Ele tentou mais uma vez, acontecendo novamente o "acidente".
- Curva do Laranja - Devido a dificuldade em contornar a curva por falta de visão total, os pilotos inexperientes, que nas corridas são tratados por laranjas, sempre erram a sua tangência.
- Curva da Ferradura – Tem esse nome por ter um formato muito parecido com o de uma ferradura.
- Curva do Pinheirinho - Por haver um pinheiro na área de escape da curva, que era sempre atingido quando um piloto perdia o controle do carro e saía da pista.
- Curva Bico de Pato - Uma curva muito fechada que tem a forma de um bico de um pato.
- Curva da Junção - No antigo traçado esta curva ligava o circuito externo ao miolo da pista, atualmente é a junção da parte mista da pista com a subida dos boxes.
- Curva "S" do Senna - Durante a reforma que mudou completamente o traçado de Interlagos, o piloto Ayrton Senna propôs que fosse feito um S ligando a reta dos boxes à curva do sol, melhorando o traçado que estava proposto.
- Mergulho - Curva que antecede a junção. Esta curva além de ter uma difícil visão, apresenta queda para o lado de fora da pista.
- Café - Curva que antecede a entrada dos boxes, leva o nome devido à sua pequena angulação.
Curiosidades
- O primeiro vencedor de uma corrida em Interlagos foi um motociclista, Hans Ravache. - Até 1950, o autódromo pertencia a empresa Auto-Estrada, que estava em crise. Naquele ano, Interlagos foi vendido para a Comissão que organizava o 4º Centenário da cidade de São Paulo, por 23 cruzeiros o m2, muito abaixo do valor real, que era de 300 cruzeiros o m2. - Após as comemorações do 4º Centenário, o autódromo foi incorporado no patrimônio público da cidade. - O maior vencedor do GP Brasil de Fórmula 1, em Interlagos, é o alemão Michael Schumacher, com três vitórias (1994, 95 e 2000) em 20 edições. - Já o Brasil é o país que mais venceu GPs de F1 em Interlagos: cinco vezes (duas vezes com Senna, duas com Émerson e uma vez com Pace). Atrás vêm a Alemanha, com três vitórias, todas com Schumacher, e a França, com as vitórias de Jacques Laffite, em 79, René Arnoux, em 80, e Alan Prost, em 1990.
Filminhos
Inauguração de Interlagos em 1940
Interlagos 1958
III 24 Horas de Interlagos de 1966
Tributo a Interlagos
As 3 voltas do Senna vs. Patrese - Interlagos 1991
Interlagos por Ayrton Senna (isso sim...)
Interlagos em Fotos dos anos 60
Interlagos por Galvão Bueno (se eu não sou perfeito, ele então...)
Interlagos por Emerson Fittipaldi (num Maverick... nem tudo é perfeito)
3 Horas de 1964 em Interlagos
Corrida do Batom de 1965 em Interlagos
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