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24.1.09

Parabéns SP - Autódromo de Interlagos

Aniversário de São Paulo
455 anos
Um canto da cidade... Interlagos
(Autódromo José Carlos Pace)

Eu morava no Brooklin (Paulista Novo)... comecei a frequentar o autódromo de Interlagos em 1967... tinha 13 anos e ia de carona no sábado de manhã ou no domingo, para assistir as corridas e treinos. Pulava a cerca, e lá estava eu - nas primeiras vezes ficava nas arquibancadas de madeira, depois, mais sem a menor vergonha, atravessava a pista e ia para os boxes. Que época!

Interlagos é Interlagos para muitos - não é Autódromo, Circuito, Pista, etc., tampouco, é Autódromo José Carlos Pace (essa designação ocorreu nos anos 70 para homenagiar o Moco) - chama-se Interlagos, porque, fica num bairro de São Paulo chamado de Interlagos (que está localizado entre 2 lagos artificiais por assim dizer - represa Guarapiranga e Billings). Foi inaugurado em 12 de maio de 1940 (vai fazer 59 anos). O complexo de Interlagos abriga o Kartódromo Municipal Ayrton Senna. O autódromo é de propriedade do Município de São Paulo e tem uma curiosidade que é pouco citada - é um circuito que tem um sentido anti-horário (aliás, muito comum nos EUA). Hoje em dia é o único a fazer parte do Circo da F1, dentro da América Latina.

No final dos anos 20, o engenheiro britânico Luiz Romero Sanson (era dono da Auto-Estradas S/A), projetou uma região de lazer para se situar entre as duas represas artificiais, sendo que foi a sua filha que deu o nome de Inter-Lagos para a região (esse bairro seria chamado de Balneário Satélite da Capital, e incluia um autódromo - o projeto dele era baseado nos autódromos de Brooklands - UK, Indianápolis - USA e Trípoli - Itália, com 7.823 metros de extensão). Em abril de 1939, com o autódromo ainda em construção, alguns pilotos dentre eles Manoel de Teffé deu as primeiras voltas na rude pista. No dia da inauguração (12/05/40) com a II Guerra Mundial pegando fogo, houve uma grande festa, com a participação de mais de 15 mil pessoas, para ver o Grande Prêmio São Paulo, vencido por Artur Nascimento Júnior, que deu apenas 25 voltas, com um tempo de 1h:46m:44s (Alfa-Romeo 3.500cc).

GP Brasil de 73 (eu estava lá)

Ficou fechado para uma grande reforma de 1967 a primeiro de março de 1970 (com a prova internacional reinaugural da Fórmula Ford). Um ano depois (1971), mais reformas para ser realizado o GP de F1, que de fato ocorreu em 1972 (até 1980 o GP F1 foi realizado de forma sucessiva em Interlagos, com exceção em 1978 - que foi realizado em Jacarepaguá - de 81 a 89, também, o GP ficou no RJ, mas depois, reinou novamente a racionalidade). Nova reforma e em 90 o GP de F1 volta a Interlagos, contudo, mudando de forma radical ao meu ver, o traçado da pista com 4.390 metros - metade do que era (uma pena).

Quais são as curvas atuais de Interlagos:

  • Curvas 1 e 2 – Estas curvas do traçado original ficaram com sua identificação por números, mas dizia-se que ela separava os meninos dos homens, pois os homens contornavam a 1 e 2 de "pé embaixo", ainda mais sabendo-se que nas áreas de escape das curvas haviam enormes eucaliptos que literalmente abraçavam os carros que saiam da pista.
  • Curva 3 – Curva de alta velocidade que determinava o ritmo da 1º parte do miolo de Interlagos.
  • Curva do Sol – Passou a ter esse nome, pois, toda vez que se entrava nela o sol atrapalhava a visão do piloto. Esta situação já não ocorre devido a mudança no sentido da corrida, agora anti-horário.
  • Curva do Sargento - Este nome foi atribuído devido a um sargento da antiga Força Pública que estava de serviço no dia de um evento e que, entuasiasmado com a corrida, entrou na pista com a sua viatura e ao chegar nesta curva perdeu o controle do carro e rodou. Ele tentou mais uma vez, acontecendo novamente o "acidente".
  • Curva do Laranja - Devido a dificuldade em contornar a curva por falta de visão total, os pilotos inexperientes, que nas corridas são tratados por laranjas, sempre erram a sua tangência.
  • Curva da Ferradura – Tem esse nome por ter um formato muito parecido com o de uma ferradura.
  • Curva do Pinheirinho - Por haver um pinheiro na área de escape da curva, que era sempre atingido quando um piloto perdia o controle do carro e saía da pista.
  • Curva Bico de Pato - Uma curva muito fechada que tem a forma de um bico de um pato.
  • Curva da Junção - No antigo traçado esta curva ligava o circuito externo ao miolo da pista, atualmente é a junção da parte mista da pista com a subida dos boxes.
  • Curva "S" do Senna - Durante a reforma que mudou completamente o traçado de Interlagos, o piloto Ayrton Senna propôs que fosse feito um S ligando a reta dos boxes à curva do sol, melhorando o traçado que estava proposto.
  • Mergulho - Curva que antecede a junção. Esta curva além de ter uma difícil visão, apresenta queda para o lado de fora da pista.
  • Café - Curva que antecede a entrada dos boxes, leva o nome devido à sua pequena angulação.
Ficheiro:Circuit Interlagos.png

Só em 1947 foi disputado a primeira prova internacional: Carros Grand Prix (antecessor da F1). Vencido pelo italiano Achille Varzi, em seu Alfa Romeu e Chico Landi ficou em segundo lugar.

Curiosidades

- O primeiro vencedor de uma corrida em Interlagos foi um motociclista, Hans Ravache.

- Até 1950, o autódromo pertencia a empresa Auto-Estrada, que estava em crise. Naquele ano, Interlagos foi vendido para a Comissão que organizava o 4º Centenário da cidade de São Paulo, por 23 cruzeiros o m2, muito abaixo do valor real, que era de 300 cruzeiros o m2.

- Após as comemorações do 4º Centenário, o autódromo foi incorporado no patrimônio público da cidade.

- O maior vencedor do GP Brasil de Fórmula 1, em Interlagos, é o alemão Michael Schumacher, com três vitórias (1994, 95 e 2000) em 20 edições.

- Já o Brasil é o país que mais venceu GPs de F1 em Interlagos: cinco vezes (duas vezes com Senna, duas com Émerson e uma vez com Pace). Atrás vêm a Alemanha, com três vitórias, todas com Schumacher, e a França, com as vitórias de Jacques Laffite, em 79, René Arnoux, em 80, e Alan Prost, em 1990.




Filminhos

Inauguração de Interlagos em 1940

Interlagos 1958

III 24 Horas de Interlagos de 1966

Tributo a Interlagos

As 3 voltas do Senna vs. Patrese - Interlagos 1991

Interlagos por Ayrton Senna (isso sim...)

Interlagos em Fotos dos anos 60

Interlagos por Galvão Bueno (se eu não sou perfeito, ele então...)

Interlagos por Emerson Fittipaldi (num Maverick... nem tudo é perfeito)


3 Horas de 1964 em Interlagos

Corrida do Batom de 1965 em Interlagos

Parabéns São Paulo

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