Jaguar Genesis
Em 31 de julho de 1931 a Autocar anunciava que a Swallow Coachbuilding Co. Ltd., em cooperação societária com a Standard Cars Ltd., criara um novo carro (carroceria da Swallow e chassis da Standard - dai o SS - tem alguns que falam que SS era designação de super sport, outros: Standard-Swallow, Swallow Standard, Standard Special ou Swallow Special - pode?). O primeiro carro teve a designação de Stand #72 e foi apresentado no Olympia Motor Show, em outubro de 1931. Em 1932 havia esse modelo com motor de 16hp e 20hp. Em 1933 surge o "open sports tourer" (março). O SS100 era um carro esportivo construído pela SS Cars Ltd, de Coventry (Inglaterra). A partir de 1936 o SS passa a ser conhecido como SS-Jaguar (queriam desvincular a logo-marca SS, com a logo-marca adotada pelos nazistas - só em abril de 1945 tal troca foi autorizada oficialmente). O chassis tinha 2.6 metros, com um motor de 2.5 litros (o SS90 foi um carro lançado em 1935), tendo o motor desenvolvido por William Heynes e Harry Weslake. Ia de 70bhp a 100bhp (em 38 havia um motor de 3.5litros com 125bhp e marchas mais ou menos sincronizadas, com freios Girling, que tocava essa máquina de 1.150kg). A primeira brochura da Swallow (1931) o carro era definido como S.S. I e S.S. II, depois, em 1934, a nomenclatura era SS One e SS Two.
S S Cars Ltd
change name to
Jaguar Cars Ltd
Since 1935 our cars have been produced under the name
of Jaguar, the name by which they have become known through-
out the World. We have, therefore, decided to adopt the
same name for the Company, a decision which has been largely
influenced by the Company's Distributors and Dealers who
are enthusistically in favour of the change. Certificate
of change of name was issued on 9th April, 1945.
Jaguar
The finest car of its class in the world
JAGUAR CARS LIMITED • COVENTRY
Já a transição do nome SS para Jaguar, há divergências. Duas correntes: Uma diz que antes de 1935 (na verdade no final dos anos 20), o dono da MG (Cecil Kimber), que gostava de caçar, tinha sobre sua mesa um Jaguar saltando (uma onça - modelo retirado de uma foto, tirada no Brasil pela família Holland & Holland, famosos fabricantes ingleses de armas para caça). Tal escultura fora feita por um escultor amigo (esse mascote, foi inclusive posto num dos MGs da época). O Lyons viu esse mascote e gostou e... o Cecil, gentilmente, cedeu para que ele pudesse copiar como símbolo de uma nova marca. A outra versão é que... o Lyons escolheu o Jaguar de uma lista de animais que tivessem o reconhecimento de poder e elegância, contudo, havia um problema com o construtor de aviões - Armstrong Siddeley - que fabricava carros também: eles utilizavam o nome Jaguar para um modelo de aeroplano. Sabe-se que Lyons conseguiu um acordo com eles para que pudesse utilizar o nome, para a fabricação de carros pós SS. Eu juntaria essa versão com a outra.
Claro que em alguns livros menos famosos, você encontra até o seguinte diálogo, dito não se sabe onde ou em que data: "I asked our publicity people to let me have a list of names of animals, fish and birds" ... "I immediately pounced on ‘Jaguar’ for it had an exciting sound to me, and brought back some memories of the stories told to me towards the end of the 1914-1918 war, by an old school friend who, being nearly a year older than I, had joined the Royal Flying Corps. He was stationed at Farnborough and he used to tell me of his work as a mechanic on the Armstrong Siddeley ‘Jaguar’ engine. Since that time the word Jaguar has always had a particular significance to me, and so SS ‘Jaguar’ became the name by which our cars were known."
Lançamento no Hotel Mayfair em Londres
O carro (Jaguar, que era um SS100), foi apresentado na sua versão 2.6L saloon, no Mayfair Hotel em Londres. O Lyons perguntou aos hóspedes quanto pagariam por aquele carro e chegou-se ao valor de £600 - na verdade o valor de mercado era de £385 (tudo pelo marketing). Hoje o SS100 tem um cult status de mais de £100.000!!! O William Lyons adorava passear com seu SS100 [placas BWK77 - esse carro foi pilotado, em competições por Tommy (Bill) Wisdom e Sammy Newsome].
SS team em Brighton depois do RAC Rally de 1939 ( Harrop, Newsome e Wisdom)
Well... como visto acima a primeira participação de um SS1 (em 32 ) foi no "RAC" não oficial e, em 37, no RAC "oficial" (neste ano com vitória, repetindo-se com o mesmo carro e piloto em 38). No Ulster AC Rally de 1932, ganha um SS nas mãos de McMullan. No verão de 32 (Scottish Rally) o SS1 de J. Kingston-Whittaker tem problemas na relargada, e não termina a prova. O SS1 era muito ruim de mecânica, e a "segunda série" foi lançada em setembro de 1932 (justamente, para resolver os problemas encontrados nos rallyes). O segunda série foi testado pela The Autocar em 33 (Douglas Clease), mas o debut em rallye foi com o Vincent Prideaux Budge, com um novo 20hp coupe (chassi 135619), entregue em janeiro. Neste mesmo janeiro John O'Groats e o Vincent, pilotam um no Rallye de Monte Carlo (termina em 58 lugar - placa de rallye 54 - a licença - acho eu: JJ2647).
1933 no Alpine Rally (o famoso time patriotico com as cores da bandeira do Reino Unido (branco, azul e vermelho) - Works Team: carro #18, um SS1 Tourer, placas KV 5363, chassi 136405, na cor vermelha - Time: Symons e Wright; carro #19, um SS1 Tourer, placas KV 5905, chassi 136625, na cor branca - Time: Charles Needham e Munro - oitavo na classe; e carro #20, um SS1 Tourer, placas KV 5906, chassi 136620, na cor azul - Time (feminino) Miss Margaret Allan e Mrs Eaton. Equipes Privadas: #38, um SS1 Tourer, placas KV 5523, chassi 136416, na cor preta - Time: Georg Hans Koch - experiente no Scottish Rally (14 na final - preparado por um importador australiano da marca); e #39, um SS1 Tourer, placas A 4745 - Time: Count Peter Orssich (austro-hungaro), 11 na classe . Esses times privados, tinha uma preparação na fábrica, mas não eram considerados works. Este foi o primeiro works team chamado depois de 33 Alpine. Time esse escolhido a dedo em Conventry por William Lyons (nesta época o International Alpine Trial, tinha um apelo maior do que o Monte Carlo). O Humfrey Symons, era reporter especializado em motorsport, e o James Wright, tirava fotos e filmava (há este filme por ai, mas até hoje, não tive cópia, só tenho algumas cenas, do famoso carro vermelho). Cada carro works tinha dois estepes (um de cada lado). Os works ganharam o Glacier Coup (foram 121 inscritos e havia 5 SS1).
S. Light no Monte de 35 (segundo na classe de closed car)
No Monte de 35 Brian Lewis ganha na classe open car, ficando em quarto na classificação geral, e S. H. Light, dica em segundo na classe de closed car - aliás, no Monte de 34 o SS também ficou em segundo na classe de carros abertos, com motor acima de 1.500cc. Os carros mais legais (que eu acho), foi o SS1 open four-seater do Brian Lewis e Reuben Harveyson (carro que ganhou o primeiro prêmio na classe de carros abertos - pela do rallye 148, licença AHP 802); e o SS1 Airline do S. Light (placa do rallye 99). No RAC de 35 o Brian Lewis, pilotou um SS90 , tendo como navegador o Arnold Hill (licença ARW 395, com placa do rallye #229 - na verdade era o debut, ainda sob a forma de protótipo, do 2 seater SS90), sendo que, na mesma prova o Sir Alfred Hickman, pilotou o seu SS1 Airline (licença JB 5566, com placa do rallye # 105). O SS1 drophead do Douglas Clease (licença ARW 396 - time privado), participou também, mas o works que ganhou foi o SS1 saloon, na classe, com Harry Gill e Ernest Rankin. Um outro works do SS90 (licença AVC 477), ficou em segundo na classe, no Scottish Rally de 35. Esse carro era do William Lyons, que participou, também, em 35 do Blackpool Rally Speed Test.
1936 Alpine Rally (works) - #24, com um SS100 (2.5 litros), licença BWK 77, chassi 18008, na cor preta - Time (misto): Tommy e Mrs Elsie Wisdom. A revista The Autocar descreve esse rallye como "The Hardest Alpine Yet". O Tom e a Elise, persuadiram o Lyons a lhes oferecer um works SS100, e assim foi feito. Ganham a Glacier Coup (premiação pre-war, equivalente ao Alpine Coupe), com a indicação de best performance of the rally. O Alpine Rally de 36 tinha uma velocidade limite ridicula em alguns trechos - ao todo foram 1.455 milhas, só na Suíça, com 72 carros largando de Lucerna, 64 terminaram e somente 23 carros acabaram sem penalidade. Neste ano teve 3 subidas de montanha (Klausenpass, Bernina e Weissenstein, perto de Solothum), mais uma prova de quilometro lançado, perto de St. Moritz. Alerta-se: a partir de 1936 temos o SS100 com a designação SS Jaguar. Era o novo modelo 2.7 litros, que tornou famoso o modelo (SS100), e a marca Jaguar. De cara já ganha na classe o Welsh Rally de 1936. O primeiro dos SS two-seater Jaguar 100 (licença BHP 800, chassis 18001 - na cor branca), foi dado ao brilhante Brian Lewis, para participar do RAC Rally, como já noticiado no início deste artigo (placa de rallye #202). No Scottish Rally de 36, teve a participação do jornalista Douglas Clease (The Motor), pilotando o carro do Lyons (SS90 AVC 477, placa de rallye #41), e o novo SS100 (licença BWK 77, que participara do Alpine, com o Tommy Wisdom pilotando (esse carro no ano seguinte, em 37, levou o motor de 3 1/2, e recebeu outras melhoras, sob a supervisão do Bill Heynes - em Brooklands o Wisdom fez em média 118mph). F. J. McEvoy com o SS de chassis 18007, ganha na classe o Marne Grand Prix de 36.
No Coronation Scottish Rally de 1937, Jessie Sleigh e E. H. Jacob ficam em terceiro e quarto, respectivamente, na classe (o ATM 700, placa de rallye #58, pilotado pelo Jacob; o FPE 299, placa de rallye #56, pilotado pelo Vaughan; o GMH 8, placa de rallye #61, pilotado pelo B. D. Matthews; o SS 4690, placa de rallye #57, pilotado pelo Hunnam; e o CRW 300, placa de rallye #59, pilotado pelo George Matthews, participaram desta prova). O Jacob participa com seu carro - um SS100 licença ATM 700, chassis 18046, e ganha na classe; já George Matthews e Ernest Rankin ganham para a Jaguar o Club Team Prizes. No mesmo ano o português Casimiro de Oliveira, ganha a batalha de Vila Real road-and-street race.
Em Brooklands em 16/07/36 Lady Bridgeman bate o recorde de uma milha a 77.92mph num SS Jaguar; em 20/05/38 Von de Becke, quebra o recorde no um quarto de milha a 115.38mph, com um SS 100; e em 25/10/38 (último certificado expedido por Brooklands), Warren bate o recorde no um quarto de milha a 88.24mph, com um SS Jaguar 2 1/2 litros Saloon. Em 1938 com a chegada do SS Jaguar 100, motor 3 1/2 litros, a briga era com o leve e veloz BMW 328. O Jack Harrop ainda pilotava o DHP 736 (chassis 39055), e ganha o RAC na classe. Em 39 são preparados 6 works do SS100 (Tommy Wisdom, fica com o de licença EHP 203, dividindo cm Jack Harrop, qeu por sinal ganha o RAC de 38 (em sexto fica o SS do S. H. Newsome, e em oitavo o SS do H. E. Bradley), e em 39 fica em oitavo (em segundo fica o S. H. Newsome e em quarto o C. J. Gibson).
Esse é o SS dado pela Jaguar ao rei MIhai da Romenia, no final dos anos 30
1938 Earl's Court SS Jaguar "100"
Fixed-Head Coupé
EHP 111, 39088
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