The Secret Life of Colin Chapman
Dentre os grandes colaboradores de pauta do meu blog, está o meu amigo Edu Prado, que descobre coisas do "arco-da-velha" bem interessantes. Dentre estes temas, por assim dizer, ele me manda uma parte do documentário do Colin Chapman (Anthony Colin Bruce Chapman, a bem dizer), que foi transmitido pelo Channel 4 Television da Inglaterra. Documentário muito bem feito e com informações preciosas, desmentindo e reafirmando algumas posições deste lobo das pistas.
Colin Chapman, que nasceu em 9 de maio de 1928 e dizem que morreu em 16 de dezembro de 1982. Apesar de ser designer e inventor, ele adorava carros e corrida - daí um passo para ser um construtor de carros de... corrida (também). Vamos lá, o cara era (ou é) um gênio. Foi fundador da Lotus e na F1 criou o chassis monocoque, além de melhorias em suspensão, tanto em carros de F1 como em carros GT (vide o Ford Lotus-Cortina pilotado por Jim Clark, mas pistas inglesas).
O primeiro empregado pago dele na Lotus, foi um cara chamado Graham Hill para pilotar, e dois engenheiros chamados Mike Costin e Keith Duckworth, que depois formaram uma companhia construtora de motores chamada Cosworth. Ave Santa... O cara aprimorou aerofólios, com conhecimento avionicos e o famoso assoalho que produzia o igual "famoso" ground effect, dos carros-asa! Quer mais?! Ok... tinham alguns caras que correram para ele, como um tal de Jim Clark, Jochen Rindt, Ronnie Peterson, Mário Andretti e um tal de Emerson Fittipaldi (and... Ayrton Senna no Team Lotus). A lenda urbana diz que a ele morreu de forma misteriosa e... como ele estava devendo uma grana preta em libras, pediu ajuda o Emerson, que o teria escondido no Brasil (alguns falam que ele estaria morando no Rio de Janeiro e outros que estaria morando no estado do Amazonas). Lenda urbana... será?
Assistam o documentário - é bem legal
(cada bloco tem menos de 10 minutos)
(cada bloco tem menos de 10 minutos)
Parte I
Parte II
Parte III
Parte IV
Parte V
Luis Cezar
Nenhum comentário:
Postar um comentário