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17.11.09

É Conversível?

É Conversível?

É ou não é?


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Aquele carro é um conversível? Não... é um roadster! Mas não tem capota! Pois é..., mas pensando bem é um DHC... E por ai vai. Há uma grande confusão, quando se trata de carrocerias sem uma capota rígida (bom... tem gente que confunde ainda Coupé com Saloon). O que é o que? Eu já presenciei, numa das exposições de Lindóia, o ''Mestre de Cerimônias'' chamar um conversível coupé, de drophead coupé. Well... num país como o Brasil, com esse molho tropical, só foram feitos apenas 3 modelos de carros conversíveis (Kadett GSi, o Puma e o Escort XR3).

Há varições utilizadas somente nos Estados Unidos, assim como há expressões só usadas na Europa, e dentro dela somente na Alemanha ou somente na Itália. Há, também, termos internacionalizados e genéricos, como a expressão - Conversível. Vamos tirar algumas dúvidas (Deus me ajude, pois, vai chover e.mails dando outras versões - vou ter que levantar a capota...):

Horch 853 Sport Cabriolet A, de 1938
(a letra "A" representa duas portas e dois bancos ou dois lugares)

Mercedes-Benz 770K é chamado de Cabriolet Hitler Fvrtopmax (1939)
Bugatti Tipo 75C Van Vooren Cabriolet

É tido como Cabriolet, mas na verdade é um Tourenwagen, assim como é chamada o Mercedes-Benz SS

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Steyr S30 Cabriolet de 1932


Cabriolet é uma expressão genérica, utilizada internacionalmente (em países de língüa hispânica utiliza-se muto o termo - decapotable). Independe do número de bancos, de portas ou do mecanismo da capota, desde que se possa retirar a capota (seja ela dura ou de material maleável), utiliza-se a expressão Cabriolet. Alguns dizem que, se a capota é retirada e há uma espécie de Santo-Antonio ou coluna, ai sim o carro pode ser chamado de Cabriolet. Os Cabriolet na Europa, principalmente na Alemanha, chamados de "A", representavam o carro de duas portas e de dois bancos, como a Mercedes 320 Cabriolet A.

Esse é um exemplo de um Convertible Coupé - Cadillac 1941 Series 62

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Stutz Convertible Coupé 1928

Convertible Coupé, é uma expressão largamente utilizada nos EUA. Qualquer carro de duas portas norte-americano (conversível), era e ainda é chamado de converssível coupé, vide o Cadillac 355 Convertible Coupé - ou seja, era um conversível, mas com 2 portas e de 2 lugares - apesar do "banco da sogra".

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Porsche 356 Speester

http://www.familyclassiccars.com/wp-content/uploads/1934-packard-12-speedster-green-low-res.jpg
Packard 12 Boat Tail Speedster de 1934

http://www.bit-man.com/pictures/album/Cars/1930/slides/1935%20Auburn%20851SC%20Boattail%20Speedster%20blk-fVl=
Auburn 851SC Boattail Speedster 1935

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d9/Auburn_851-Boattail-Speedster_Side-view.JPG

Idem

Speedster. Logo de cara, já sabemos que trata-se do Porsche 356 "converssível" - mas, também, para quem entende logo lembra dos fantásticos speedsters norte-americanos. Na verdade, para os alemães, era uma questão de marketing a utilização deste nome - a Porsche queria vender esse modelo para o mercado norte-americano, e ao invés de colocar o nome Convertible Coupé, colocou Speedster, para dar uma conotação mais esportiva. Aliás, era uma expressão utilizada nos EUA, desde os anos 30, mas esquecida por eles.

Lancia Aurélia Barchetta B20

Kieft 1954 Barchetta

Ferrari 166MM Barchetta de 1947

Fiat 500 Barchetta 1947


Barchetta Ferrari

Barchetta. Não tem como não lembrar de uma Ferrari 166, ou um Osca - Na verdade a Ferrari 166 foi a primeira a utilizar a denominação Barchetta. Tais carrocerias, eram conhecidas, também, como Touring. Eram carros sem a capota (não tinham realmente capota alguma), e com 2 portas e 2 bancos, lembrando muito um barco pequeno.

MG tourer photograph

http://mesquita.blog.br/wp-content/uploads/2009/07/BL-PL-Autom%C3%B3veis-Mem%C3%B3ria-Rolls-Royce-Silver-Ghost-Piccadilly-Roadster-1923.jpg





Roadster é uma expressão utilizada pelos ingleses, para designar carros esportivos de 2 lugares com duas portas (ou não), como o MG TD ou o Morgan, principalmente, aqueles carros esportivos ingleses fabricados entre os anos 30 e 50. Uma caracteristica, é colocar, também, a capota escondida num touneau e poder abaixar o parabrisa. Esse modelo, dizem os ingleses, é o verdadeiro roadster. Não insistam: não existe roadster 2+2.

http://www.sunsetclassics.com/1959-alfa-romeo-veloce/images/1959-alfa-romeo-veloce-spider.jpg

http://www.seriouswheels.com/pics-1970-1979/1974-Fiat-124-Spider-Red-Front-Angle-st.jpg

Spider (ou Spyder), lembra o Fiat 850 e a Alfa-Romeo Spider 2000, enfim, um nome em inglês que lembra muito os italianos - os italianos são assim mesmo, vieram para esse mundo para confundir e não para elucidar. A princípio designava 2+2 lugares com janelas de vidro e com acionamento. O conceito Spider, pode ser entendido como DHC na Inglaterra e Convertible Coupé nos EUA, em todo o caso, os italianos não abrem mão deste conceito de carroceria, mesmo porque, na Alemanha como já dito, tal carro chamaria Cabriolet A.

http://www.seriouswheels.com/pics-1950-1959/1951-Jaguar-Mark-V-Drophead-Coupe-fa-lr.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c3/Jaguar_Drophead_Coupe.jpg


DHC é utilizado quase que exclusivamente no Reino Unido. É um Spider para carros esportivos grandes e de 2 portas, como o Jaguar XK 140 DHC. É uma denominação utilizada desde os anos 30 na Inglaterra, para carros com 2 lugares ou bancos. O Drop-Head Coupé (DHC), também era chamado de Cabriolet ou de Conversible.

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http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ae/Red_Porsche_911_SC_Targa.jpg


Targa - esse nome originou-se da corrida Targa Folio. A Porsche colocou tal nome no 911 (tinha-se Targa desde 1964 a 1973 - e com o 911 2.7 de 1973 a 1977), para designar um teto fixo, que poderia ser retirado (uma ampliação do conceito de teto solar). O Wolkswagen-Porsche 914 é um autêntico Targa Coupé.

Rolltop (teto solar). Sem muito comentário. Parte da capota entrava dentro da capota fixa, ou uma parte dela construída com material fexivel, poderia ser afastado, dando lugar a entrada de vento, sol e/ou chuva (depende do tempo).


1900 Clement Panhard Phaeton

Duesenberg Phaeton

Cadillac V16 All Wether Phaeton - 1930

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Daimler Phaeton de 1903

Phaeton, é uma denominação utilizada pelos norte-americanos, difundida pela Ford (contudo, os Daimler foram os primeiros a utilizar a expressão Phaeton). Os carros de 4 lugares ou mais, que tinham em comum a capota ser retratil. Poderia o carro ter 4 ou mais portas, assim como, não havia vidros com ação mecânica. A partir dos anos 30, esses carros deixaram de ser fabricados nos EUA, assim como deixou-se de utilizar esse nome.


1900 Gladiator Tonneau

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Daimler Tonneau de 1899

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Stoewer 20 HP Tonneau de 1903

Toneau, como já se sabe é de origem francesa. Era utilizada para aqueles carros dos anos 1900 até 1915, onde a traseira onde levava o banco, era superior em relação aos bancos logo a frente. Esse tipo de carro era também chamado de Victoria, no Reino Unido.

Jaguar SSII Tourer

Rover 20hp Tourer de 1907

Rover 12 Tourer de 1934

Austin Open Road Tourer de 1934

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Ligth Tourer Calcott de 10.5hp (1914)

Tourer era a designação inglesa (do Reino Unido), para desingar um carro com duas portas e 4 lugares ou 2 bancos (ou 3 - dois dianteiros e um inteiriço atrás), do tipo saloon (os ingleses chamam de open-top) Era utilizado para carros com vocação esportiva, utilizada principalmente nos anos 30. Gran Tourer que virou Gran Turismo ou GT na Itália (o GTS era o Gran Turismo Spider, como a Ferrari 348 GTS, e o GTC era a designação, também, de Gran Turismo Cabriolet). O Tourer era chamado na Inglaterra, também, de Phaeton. Também, o Tourer era chamado na França de Roi des Belges. Tinha, também, o Light Tourer.

Mercedes-Benz "grosser mercedes" Tourenwagen (w150) de 1939 a 1943

Mercedes-Benz typ 32o Tourenwagen (w142) de 1937

Tourenwagen era a desingnação alemã, para carros especialmente de 2 portas e 4 ou mais lugares (apensar que utilizavam, também, para carros com 4 portas). O ponto comum, era ter um motor grande e com caracteristicas esportivas. Há que se lembrar que essa expressão hoje é utilizada como DTM (Deutsche Tourenwagen Masters, que antigamente era conhecida como Deutsche Tourenwagen Meisterschaft), categoria de turismo praticada na Alemanha.

1956 Cadillac Eldorado Brougham Town Car
1956 Cadillac Eldorado Brougham Town Car
1956 Cadillac Eldorado Brougham Town Car
Cadillac Brougham

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Coupé Trois Quarts CGV de 1903

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Sizaire Freres 4RI de 1926

Brougham - termo utilizado em larga escala no Reino Unido, para carros com o lugar do motorista sem capota, e a parte traseira, com carroceria fechada. Originário das antigas charretes.


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Dickey - termo utilizado no Reino Unido para designar carro com 2 portas (ou sem portas) e dois lugares, e com um ou dois bancos da sogra atrás do carro. A capota era de lona e poderia ser abaixada. O banco da sogra na verdade, era um local para colocar bagagens (bom... a sogra não deixa de ser uma bagagem). Em muitos modelos, havia um para-brisa escamoteável, para quem ia atrás. Esse body-style também era chamado de "Rumble-seat Roadster". Rumble, era outro nome dado ao Dickey na Inglaterra.

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Dos-a-Dos
- Era utlizado para um carro do final do século 19 e início do século 20, para 4 lugares sem a capota (as pessoas sentavam back to back)
.

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Vis-a-Vis era uma carro com 4 lugares, onde o banco de tras ia o condutor e o mecânico, e no banco da frente, virado de frente para o banco de tras, iam os passageiros.

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Voisin Coupe de Ville de 1925

Coupe de Ville ou Sedanca, era a versão ainda Coupé do Brougham, só que ao invés de capota fixa, tinha uma capota retrátil. O banco do motorista permanecia sem capota (a capota traseira, não tinha janelas - parecia uma charrete).

http://www.rrec.org.uk/Cars/Coachwork/Hoopers1images/4AF20AgaKhan.jpg
Rolls Phantom IV de 1952 do Aga Khan

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Rolls Sedanca Brougham De Ville Limousine de 1930

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Rolls Sedanca De Ville 1934
Sedanca de Ville, não tinha capota para o motorista, não era um coupé, e sim um carro de 4 portas e o teto dos passageiros era fixo, com janelas.



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Cloverleaf - Nossa Mãe, o que é isso! Era chamado de carro light, geralmente aberto com um banco traseiro para uma só pessoa, montado no meio do carro. Era parecido com o Dickey (o do banco da sogra), mas apenas para um só passageiro.

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Belsize Landaulet Taxi de 1910


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Belsize Landaulette de 1911

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Napier Landaulette de 1909

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Vulcan 15.9 landaulette de 1914

Landaulette - Tinha (geralmente) um teto fixo na frente (onde ia o motorista), e conversível na parte traseira, para o desfrute dos passageiros. Tinha, também, a série totalmente aberta para o motorista e conversível atrás.

Outras fotos:


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De Dion Bouton Two Seater de 1905


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Panhard Levassor de 1912


http://www.svvs.org/genpics8/Lenin%27s_1922_Rolls-Royce_Siver_Ghost_Kegresse.jpg

Rolls Royce Silver Ghost de 1922 (Lenin)


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Bedelia Cyclecar de 1913


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Luis Cezar

Um comentário:

Anônimo disse...

EUA. Conversível Coupe: Tem janelas nas portas; Roadster: Até meados da década de 1930 (Na sua nona série em diante, ano modelo 1932, a Packard lançou a carroceria Roadster com vidros nas janelas, o que virou tendência para as demais marcas - primeiro para as luxuosas, como Cadillac, Lincoln, Auburn, Chrysler Imperial, Marmom e Duesenberg, e depois de 1937 para as quais produziam carros pequenos, como Ford, Chevrolet, DeSoto, Dodge, Pontiac e Plymouth), eram conversíveis de dois lugares sem vidros nas janelas. Após meados de 1930, eram os conversíveis com banco da sogra (exemplo: Ford Roadster 1939 tinha banco da sogra e o coupe cabriolet tinha 4 lugares na parte de dentro).