Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

24.11.09

13 Rally Historique - Monte Carlo - 2010

Run down to Monte Carlo



Sério! Vamos lá - se fizessem para mim a pergunta: Qual a corrida de carros históricos, você gostaria de participar? Eu responderia: 24 Horas de Le Mans (histórico); Goodwood Revival e Silverstone Classic. E de rally: Monte Carlo Historique, sem dúvida [bom tem alguns interessantes, tais como o Historic Acropolis Rally; ou o Classic Marathon; ou o Rally of the Tests (todos FIA pelo campeonato europeu); além da Mille Miglia, Isle of Man International Rally, Historic Rally Targa Florio ou o Malte Rally]. Mas se você tiver que escolher um só rallye e uma só corrida? Fácil: para rallye de regularidade - Monte. Para Corrida de Endurance em circuito misto: Le Mans e, para velocidade em pista: Goodwood.

Ter um carro e tripulação inscritos nestes 3 eventos é missão (quase) impossível, para nós brasileiros (apesar que ainda quero montar um time de 5 carros - exigência de regulamento, para disputar Monte Carlo; além de colocar 2 Pumas VW, 1 Puma DKW, 1 Malzoni ou se for o caso somente levar os 2 Interlagos do Mauro Salles, para a pista de Goodwood, ou para fazer a subida de montanha, ou - que seria o máximo - para o Revival. O mesmo diria para a prova de Le Mans). But... se houver uma certa estratégia e conhecer as pessoas certas (além é claro do devido patrocinio), voçê tem 1 chance em 100 de obter o devido sucesso. Well... comigo aconteceu o inesperado - vou começar pelo mais difícil: Estou presente no Rallye Histórico de Monte Carlo de 2010 (junto com o João Motta meu co-driver)! Para quem conhece esse tipo de prova, sabe o que eu estou dizendo e sentindo.



Pelo alto custo e apesar de ser um sonho participar deste evento, não era uma prioridade minha, contudo, se houvesse patrocino eu iria com prazer (obvious). Começou ai a minha saga. Nesse meio tempo comecei a receber alguns e.mails vindo do Japão, Itátia, Espanha e Reino Unido, para ficar no meu lugar na lista de pré-seleção! Estranho, pensei eu: Por que isso? Simplificando a história - milhares de times pedem para entrar na lista, e... somente 340 são os escolhidos. É uma verdadeira guerra, para os mortais (que certamente não são franceses), e para até mesmo para os museus, que mandam ou pretendem mandar seus carros. Resumindo: há 24 nacionalidades divididos em 340 times (largadas: 43 de Hamburgo, 60 de Barcelona, 24 de Copanhague, 93 de Reims e 120 de Turim), isso tudo rodando sob 40 marcas de automóveis (vários modelos, dentro das marcas):

ALFA ROMEO - 26
ALPINE RENAULT - 30
AUDI - 2
AUSTIN - 3
AUSTIN HEALEY - 4
AUTHI - 1
AUTOBIANCHI - 2
BMC - 1
BMW - 25
CITROEN - 8
DAF - 1
DATSUN - 3
DKW - 1
FIAT - 10
FORD - 21
HONDA - 1
INNOCENTI - 3
JAGUAR - 3
LANCIA - 25
LOTUS - 1
MATRA - 1
MAZDA - 1
MERCEDES-BENZ - 9
MG - 5
MORRIS - 5
NSU - 3
OPEL - 14
PEUGEOT - 9
POLSKI FIAT - 3
PORSCHE - 55
RENAULT - 17
SAAB - 5
SIMCA - 7
STEYR PUCH - 1
TALBOT - 1
TOYOTA - 2
TRIUMPH - 5
VOLKSWAGEN - 11
VOLVO - 14
VW-PORSCHE - 1


O planejamento de uns 6 meses antes é necessário (mínimo) - o ideal é um ano. Adaptar todas as exigências do Anexo K-FIA para o carro. Ter homologação ou pré-homologação da FIA e passaporte FIVA. Ter carta de pilotagem de rallye histórico expedido pela FIA. Setar o carro para andar em neve e chuva (treinar nestes ambientes ou similares). Instalação de equipamentos de rallye, tais como trips, iluminação interna e externa, cintos, etc. Logistica de excelência. Roupas - desde botas e casacos a prova de água, até o traje completo a rigor (smoking), para participação na Salle des Etoilles du Sporting Monte-Carlo, do jantar com sua Altesse Sérénissime Le Prince Souverain de Monaco - Albert II. Voçes não sabem nem a metade da novela.

Durante os dias que ficarei na Europa (de 24/01 a 8/02), vou mandando notícias diárias por esse blog, com fotos e se possível, filminhos. Ganhar... ganhar... é claro que não vamos (dos 340 carros inscritos, há 128 caminhões e/ou vans, com os devidos times de mecânicos de apoio) - sequer temos um apoio sequer (graças a Deus a parte elétrica do Volvo é Bosch).

Filminhos para se ter uma idéia:

Geral

XX

Parte 1

XX

Parte 2

XX

Geral

XX

Geral

XX

Parte 1 dos Jornalistas Alemães

XX

Parte 2 dos Jornalistas Alemães

XX

Dificuldades do Time do Mustang no circuito de gelo

XX

Onde o Mustang não deveria ter se metido

XX

Dentro 1

XX

Dentro 2

XX

Dentro 3

XX

Dentro 4

XX

Dentro 5

XX

Fila do carimbo

XX

Uma idéia da noite nos Alpes

XX

Luis Cezar

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