Audi Quattro
AA - DA

Ah... o Audi Quattro em plena atividade... quem viu - viu, quem não viu não sabe o que estou falando. A história do rallye moderno ou não se divide, antes e depois do Audi Quattro.

Inegável: quando o Audi Quattro entrou no circuito de rallye profissional, acabou a era do semi-amadorismo. Acabou a era romântica. Acabou a era dos carros com tração dianteira ou traseira. O futuro chegou em pleno presente. 4x4 não era apenas um utilitário, agora era uma máquina de matar concorrentes nas pistas de rallye. Surgia nos anos 80 o Audi Quattro (Salão de Genebra, com um motor de 5 cilindros) - O Divisor (pode-se separar os rallyes da seguinte forma: era romântica, até o início dos anos 60; era de ouro, dos 60 até o início dos anos 70; era semi-amadora, até a chegada do Audi Quattro, também chamada de AA - Antes do Audi; e a era DA - Depois do Audi). Mais do que um divisor de eras, o Audi Quattro representava um matador de provas. Um engolidor de qualquer carro contemporâneo ao seu lançamento. Cabe lembrar, que o Quattro foi lançado em rallye, quando as novas regras, estavam sendo aplicadas, dando um fim aos "Monstros".

Quais os carros que vinham fazendo sucesso em 80/81: Fiat Abarth 131, Lancia Stratos HF, Opel Ascona 400, Saab 900 Turbo, Mercedes 450 SLC 5.0 e 500 SLC, Ford Escort RS, Talbot Sunbeam Lotus, Datsun 160j, Renault 5 Turbo e Toyota Celica. Ai..., chegou o Audi Quattro: Já em fevereiro de 81, ganha com Mikkola e Hertz o Swedish Rally, fica me 4º no Rally de Portugal, com a Mouton e Pons, em 3º no 1000 Lakes Rally com a dupla Mikkola/Hertz, em 1º no Sanremo, com a dupla Mouton/Pons (no mesmo rallye Mikkola e Hertz ficam em 4º). No RAC (agora em novembro e o último da temporada), Mikkola e Hertz ficam em 1º (mesmo asim o mundial de construtores, ficava para Talbot, seguido por Datsun, Ford, Opel e em 5º pela Audi - nada mal para o primeiro ano - Hannu Mikkola fica em 3º e Michèle Mouton fica em 8º). Em 82, com Porsche 911 SC, Nissan Violet GT, Ferrari 308 GTB dentre outros, o Audi Quattro se destacou: ficou em 2º com Mikkola/Hertz em Monte Carlo; em 1º com Blomqvist/Cederberg no Swedish Rally, em 1º nos rallyes de Portugal, Acropolis, Brasil com Mouton/Pons; 1º no 1000 Lakes com Mkkola/Hertz e em 2º com Blomqvist/Cederberg no mesmo rallye, invertendo-se as posições no Sanremo, fechando o ano com Mikkola/Hertz em 1º, e em 2º no RAC Rally, a dupla Mouton/Pons, e para coroar, fica em 5º lugar a dupla Demuth/Daniels (pelos construtores a Audi em 82, fica em primeiro e pelos pilotos, Mouton fica em 2º, Mikkola em 3º e Blomqvist em 4º). De 83 a 90 os fatos se repetiram, destacando-se:
Monte Carlo
(83) 3º e 4º; (84) 1º, 2º e 3º; (85) 2º e 4º; (86) 3º e 4º e (87) 3º.
Swedish
(83) 1º ao 4º; (84) 1º ao 3º; (85) 2º, 4º e 5º; (86) 4º e 5º; (88) 3º e 4º e (89) 5º.
Portugal
(83) 1º e 2º; (84) 1º; (85) 3º ao 5º e (89) 4º.
Safari
(83) 2º e 3º; (84) 3º e (87) 1º e 2º.
Tour de Corse
(84) 5º.
Acropolis
(83) 3º; (84) 1º, 2º e 5º; (85) 2º; (87) 3º e 4º e (88) 5º.
New Zeland
(84) 1º e 3º; (85) 3º ao 5º e (88) 3º.
Argentina
(83) 1º ao 4º; (84) 1º ao 3º; (85) 2º; (88) 4º; (89) 4º e (90) 4º.
1000 Lakes
(83) 1º, 2º e 4º; (84) 4º; (85) 2º e (87) 4º.
Sanremo
(85) 1º.
Ivory Coast
(83) 2º; (84) 1º e 2º e (90) 2º.
RAC
(83) 1º, 2º e 4º; (84) 2º e 4º; (85) 4º e (88) 5º.
Olympus (USA) (88) 3º e 4º
Construtores
(81) 5º; (82) 1º; (83) 2º; (84) 1º; (85) 2º; (86) 4º; (87) 2º; (88) 3º; (89) 5º e (90) em 6º empatado com a Renault.






A powerplant originalmente era de 2.1l, com 2.144cc SOHC, com 10 válvulas, proporcionando uns 200hp (há que se lembrar que os carros de rallye levavam um turbocharged). Depois este modelo teve uma nova motorização de 2.2l, com 2.226cc, que atingiam 220hp. A partir de 83, o painel foi mudado, com instrumentos em LCD digital (na cor verde, passando em 88 na cor laranja). Em 85 há um novo leyout de painel, com um novo volante e um novo console e chaves de comando. Somente em 83, o farol passou a ser único na frente. A produção foi de 11.452 carros, entre 80 e 91, com 400 carros produzidos para a homologação e para a inscrição no campeonado mundial de rallye (foram vendidos para os EUA, 664 unidades - por isso é muito difícil encontrar um "bom" naquele mercado - aliás, para este mercado foi colocado um limitador do turbo, para que fosse produzido apenas 170hp - como controle auxiliar de poluição).


Livros







Fotos de época
RAC Rally de 1985

Michelle Mouton, no primeiro estágio do Welsh Rally de 1985

África
Subida da Montanha no Colorado







Propagandas de Época




Interior de um carro de passeio



Filminhos (muitos filminhos):
Audi Quattro Tributo I
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