O Pior Monte de Todos os Tempos
(post republicado)
Todos tem um Monte marcante no lado positivo ou no lado negativo - eu nunca gostei do que os franceses fizeram no Monte de 1966, quando desclassificaram O Mäkinen/Easter; Aaltonen/Ambrose; Hopkirk/Liddon todos com BMC Mini-Cooper 1275S e o Roger Clark/Melia com o Lotus Cortina, na questão dos faróis de milha. Malandragem pura - apenas para favorecer os Citroen DS. Contudo, os livros e os historiadores do Rallye de Monte Carlo são "quase" todos unânimes em afirmar que o pior rallye de todos os tempos, em se tratando de Monte, foi o de 1961 - foi um horror na organização e no resultado - para se ter uma idéia, dois dias depois do encerramento da prova, jornais e revistas especializadas, publicavam uma outra lista de ganhadores, com o tema: "Verdadeiro Resultado". Desta vez não foi um lob da Citroen (como ocorrera em 66), mas um lob da Panhard, favorecendo o Panhard PL 17 Tigre.
Apenas a título de informação um dos mais criticados rallyes até então era do pós-crise do Canal de Suez em 1957 - a prova de 1958, também, foi um rallye para se esquecer - hove muita neve nos Alpes franceses, onde se destacou o fantástico Volvo PV-444 (aliás, ganhador neste ano do Manufacturers Team Prize com W. Löffler, H. Ingier e N. Gröndal). Dos 343 inscritos, 303 largaram e 59 chegaram no road section, e 38 terminaram o Mountain Circuit (largadas em Atenas, Glasgow, Lisboa, Munique, Oslo, Paris, Roma e Haia). Nem a primeira prova pós-guerra de 1949, foi um fracasso como a de 1961 (e para outros a de 66, também) - nesta prova de 49 sem os "famosos" "interesses" franceses, 225 se inscreveram, 205 largaram e 166 terminaram.
Há comentário/boato até hoje, que os Minis (com menos de 1.000cc) na prova de 1961, foram sabotados, para dar chances aos Panhard (a empresa estava passando por dificuldades, e um ganho no Monte, seria uma ótima propaganda para a venda de seus modelos). Os 3 Works Minis "quebraram" - afora isso, mudou-se as regras de handicap neste rallye para dar uma vantagem enorme aos carros leves e com motor de baixa cilindrada (mudaram, também, alguns estágios para isso). Os Minis 850cc que "quebraram" foram o TMO559 de P. Garnier e R. Jones; o TMO560 de T. Christie e N. Paterson; e o TMO561 de D. Astle e S. Wooley. Não era "assim" um grande time, mas que houve alguma... ah isso houve!
Tinha de tudo, além destes temas, havia o Erik Carlsson participando com um Saab 95 Estate (uma "perua" Saab com 4 marchas!!!); o Time da Sunbeam com um dos carros (work Rapier), com 3 participantes e para coroar essas excentricidades, havia um carro inscrito pela BBC - um London Taxi (#314), tendo como time o fabuloso Tony Brookes (Charles Anthony Standish Brooks, chamado também, como piloto dentista), Peter Dimmock e Willy Cave (dizem que o jornalista Ronnie Noble do Telegraph estava com eles, também). Bom esse negócio de carro esquisito eu já falei em outro post, onde 1932 um time inglês com um Hillman Wizard 75, fez o rallye com um trailer; ou em 1934 onde a prova teve o primeiro ônibus da Citroen, a participar da prova; ou em 1936 onde surgiu um AC bizarro, com trenó nas rodas dianteiras e nas traseiras esteiras, participou e ficou encalhado na neve; ou os 17 passageiros que foram de ônibus Mercedes-Benz em 1937 (na verdade foram dois ônibus inscritos na prova, o outro levava 26 passageiros e tinha um bar, mas não terminou o trajeto por bebedeira dos 26 navegadores e pilotos); no mesmo ano (1937), teve a primeira participação de uma carreteira Ford V8. Isso sem contar com a participação em duas oportunidades de times de policiais, com carros da Polícia inglesa...
Estas participações "especiais" com carros estranhos, não tiraram o brilho da prova, como ocorreu em 1961 e 1966 (apesar da prova de 61 ter um London Taxi competindo, pilotado nada mais nada menos do que o Tony Brookes). Esta prova de 1961, era uma prova com cartas marcadas - Os Panhard PL17 Tigre ao aplicar o handicap, andavam na frente de Austin-Healey Sprite, BMW 700 Coupé, Mercedes-Benz 220SE e Porsche 356!!! Ave Santa! A peruinha Saab 95 do campeão Eric Carlsson dava pau de marcha-ré no carro francês, assim como os works Sunbeam Rapier dos também campeões P. Hopkirk e P. Harper; além do Volvo Amazon 122 do campeão G. Andersson, isso porque, também, foram renegados os resultados destes e do campeão P. Toivonen com um Citroen DS19, além do igualmente campeão R. Trautmann com outro Citroen e do Ott com a MB 220SE.
- W. Löffler e H. Walter (Panhard Tigre)
- G. Jouanneaux e A. Coquillet (Panhard Tigre)
- E. Carlsson e K. Svensson (Saab 95 Estate)
- K. Block e H. Paul (BMW 700)
- E. Keinanen e R. Eklund (Skoda Octavia)
- Happel e Guichet (Renault Dauphine)
- J. Behra e Berges (NSU Prinz)
- J. Feret e G. Monraisse (Renault Dauphine)
- Príncipe Metternich e H. Wencher (BMW 700)
Resultado verdadeiro, ou como a imprensa e os livros chamam de "The real rally", foi o seguinte:René Trautmann e J-C Ogier (Citroen DS 19 com 1 hora 57 minutos e 3.2 segundos, incluindo o GP no circuito da cidade de Monaco).
- Eric Carlsson e K. Svensson (Saab 95 Estate com 2 horas 0 minuto e 41.4 segundos)
- G. Andersson e C. Lohmander (Volvo Amazon 122 com 2 horas 0 minuto e 44.2 segundos)
- P. Toivonen e Ruutsalo (Citroen DS 19)
- J. Rolland e Augias (Citrone DS 19)
- O. Vilkas e Hurme (Mercedes-Benz 220SE)
- Ott e Konoll (Mercedes-Benz 220SE)
- E. Böhringer e H. Socher (Mercedes-Benz 220SE)
- Paddy Hopkirk e J. Scott (Sunbeam Rapier)
- Peter Harper e Peter Procter (Sunbeam Rapier)
O Panhard ganhador chegou nada mais, nada menos do que 2 horas 12 minutos e 03 segundos, depois do Citroen DS19 de Trautmann!!!
Monte Carlo Rally
21 a 28 de janeiro de 1961
Ps # Piloto e Co-Piloto Carro
1 174 M.Martin/R.Bateau Panhard-Tigre PL17
2 W.Lofler/H.Walter Panhard-Tigre PL17
3 G.Jouanneaux/A.Coquillet Panhard-Tigre PL17
4 53 Erik Carlsson/W.Karlsson Saab 95
5 97 Klaus Block/Herbert Paul BMW 700
6 E.Kainanen/R.Eklund Skoda
7 G.Happel/Jean Guichet Renault Ondine
8 Jean Behra/J.Berges NSU
9 J.Feret/G.Monraisse Renault
10 Pr.A.Metternich/H.Wencher BMW
11 P.Faure/M.Bonas Panhard
12 Peter Harper/Peter Proctor/Raymond Baxter Sunbeam Rapier
13 Paddy Hopkirk/Jack Scott Sunbeam Rapier
14 27 Gunnar Andersson/Charles Lohmander Volvo 122
16 112 Bengt Jonsson/Lars Lohmander Saab 96
6 Rene Trautmann/Jean-Claude Ogier Citroen DS19
Pauli Toivonen/K.Ruutsalo Citroen ID19
J.Rolland/G.Augias Citroen ID19
O.Vilkas/L.A.Hurme Mercedes-Benz
R.Ott/R.Knoll Mercedes-Benz
E.Bohringer/H.Socher Mercedes-Benz
H.Tak/D.Pfann Mercedes-Benz
P.Coltelloni/Alec Citroen ID19
25 I.D.Lewis/H.A.Nash Triumph Herald
26 H.Taylor Ford
28 60 P.Riley/A.Ambrose Austin A40
29 40 Gunnar Bengtsson/Bo Boesen Volvo 122
33 M.Sutcliffe/G.Crabtree Ford Anglia
39 90 D.Seigle-Morris/Vic Elford Austin A40
40 Sydney Allard Ford
42 25 Ingemar Wollert/Hans Ljungkvist Simca Aronde
46 47 Sture Nottorp/Bo Hellberg Volvo 122
49 65 Hans Hansson/Bjarne Lundberg Volvo 544
50 48 Oscar Rosenblatt/T.Hildebrand Simca Aronde
53 J.Patton Ford
55 91 Gino Anzil/Carstedt Volvo 122
56 Ewy Rosqvist/Wallraf Volvo 122
61 96 Pat Moss/Ann Wisdom Austin A40
67 K.C.Chambers Ford Anglia
73 68 Rune Andersson/Kristansson Mercedes-Benz 220 SW
74 37 Oscar Swahn/Fergus Sager Volvo 122
79 J.D.Wood Sunbeam
84 111 R.Backlund/N.Falk Sunbeam Alpine
86 107 David Bargman/Lars Karlström Volvo 544
90 101 Rune Sjöström/Bjarne Hermansen Volkswagen 1200
92 A.M.Meredith-Owens Riley
95 A.McCracken Ford
99 L.Handley/D.Harvey Ford
104 E.N.Brinkman Jaguar
108 G.Grant Sunbeam Rapier
109 J.Burgess Ford
110 E.Jackson Ford
112 I.Baillie Vauxhall
115 280 John Sprinzel/Stuart Turner Austin A40
116 J.Wallwork Volvo
118 94 Carl Spjuth/Bertil Rehnfeldt Mercedes-Benz 220 SE
123 G.Wilkins Ford
124 109 Bertil Nyberg/Niels Sundvik Volkswagen 1200
129 J.Melvin Sunbeam
130 Philip Walton Jaguar
131 75 Per Nyström/Rune Stalheim Ford 2.4
132 A.Frazer Sunbeam
134 J.McAdam Sunbeam
136 Peter Bolton Citroen
137 K.Lee Riley
139 R.Hooper Sunbeam
140 J.Walker Vauxhall
142 81 Börje Berglund/Gustav Bergman Renault Dauphine
302 Miller/Miller Austin A40
123 Blockley/Broomfield Austin A40
315 Franklin/Burgess Austin A40
61 M Handley Page/P Mayman/D Freman Sunbeam Rapier
87
Maurice Gatsonides/Louis van Noordwijk Facel Vega Facellia
Mme Vanson/Mme Derolland Citroen
Ann Hall/Val Domleo Ford Anglia (ganhou Ladies Cup)
R.Slotemaker Porsche
P.Condriller/J.Cazon Renault
Major R.Baillie Vauxhall
George Chauvet/Marin Couderc
Roy Pinder
John Raper
Kenneth McLennan
John Scott
R 16 Preben Petersen/Lilli Petersen Saab
R 24 Jan Henriksson/Lars Hanson Porsche
R 226 D.Astle/S.Woolley Mini
R 254 P.Garnier/R.Jones Mini
R 227 T.Christie/N.Paterson Mini
R FSO Syrena
R 50 Carl Adolfsson/Ingemar Karlsson Ford
R 54 Erik Wernerud/Steffen Nielsen Volvo
R 57 Olof Birke/Lennart Evefelt Volvo
R 83 Greta Molander/? Saab
R 84 Karl Ericsson/Lars Tisell Alfa Romeo
293 Patricia Ozanne/Pat Allison Mini
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