Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

2.5.13

Monte Carlo Rallye 1961 - Fiasco Monte!

O Pior Monte de Todos os Tempos
(post republicado)
Todos tem um Monte marcante no lado positivo ou no lado negativo - eu nunca gostei do que os franceses fizeram no Monte de 1966, quando desclassificaram O Mäkinen/Easter; Aaltonen/Ambrose; Hopkirk/Liddon todos com BMC Mini-Cooper 1275S e o Roger Clark/Melia com o Lotus Cortina, na questão dos faróis de milha. Malandragem pura - apenas para favorecer os Citroen DS. Contudo, os livros e os historiadores do Rallye de Monte Carlo são "quase" todos unânimes em afirmar que o pior rallye de todos os tempos, em se tratando de Monte, foi o de 1961 - foi um horror na organização e no resultado - para se ter uma idéia, dois dias depois do encerramento da prova, jornais e revistas especializadas, publicavam uma outra lista de ganhadores, com o tema: "Verdadeiro Resultado". Desta vez não foi um lob da Citroen (como ocorrera em 66), mas um lob da Panhard, favorecendo o Panhard PL 17 Tigre.
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Bom... os franceses precisavam fazer de tudo mesmo para tirar a Panhard do buraco (como se verificou na história, não deu certo). O nome do carro já era de dificil explicação - por isso deram o apelido de "Tigre" - notem: PL vinha das iniciais de Panhard et Levassor, nome completo da montadora. 17 vinha dos 5CV (5 hp pelo sistema francês), mais 6 = a 6 lugares/assentos disponíveis no interior do veículo e, mais 6 = a 6 litros para percorrer 100 kilometros (totalizando 17). O marketing resolveu ao invés de explicar tudo isso, dar no apelido de "Tigre" - eu acrescentaria Tigre de Papel.
Apenas a título de informação um dos mais criticados rallyes até então era do pós-crise do Canal de Suez em 1957 - a prova de 1958, também, foi um rallye para se esquecer - hove muita neve nos Alpes franceses, onde se destacou o fantástico Volvo PV-444 (aliás, ganhador neste ano do Manufacturers Team Prize com W. Löffler, H. Ingier e N. Gröndal). Dos 343 inscritos, 303 largaram e 59 chegaram no road section, e 38 terminaram o Mountain Circuit (largadas em Atenas, Glasgow, Lisboa, Munique, Oslo, Paris, Roma e Haia). Nem a primeira prova pós-guerra de 1949, foi um fracasso como a de 1961 (e para outros a de 66, também) - nesta prova de 49 sem os "famosos" "interesses" franceses, 225 se inscreveram, 205 largaram e 166 terminaram.
Há comentário/boato até hoje, que os Minis (com menos de 1.000cc) na prova de 1961, foram sabotados, para dar chances aos Panhard (a empresa estava passando por dificuldades, e um ganho no Monte, seria uma ótima propaganda para a venda de seus modelos). Os 3 Works Minis "quebraram" - afora isso, mudou-se as regras de handicap neste rallye para dar uma vantagem enorme aos carros leves e com motor de baixa cilindrada (mudaram, também, alguns estágios para isso). Os Minis 850cc que "quebraram" foram o TMO559 de P. Garnier e R. Jones; o TMO560 de T. Christie e N. Paterson; e o TMO561 de D. Astle e S. Wooley. Não era "assim" um grande time, mas que houve alguma... ah isso houve!
Tinha de tudo, além destes temas, havia o Erik Carlsson participando com um Saab 95 Estate (uma "perua" Saab com 4 marchas!!!); o Time da Sunbeam com um dos carros (work Rapier), com 3 participantes e para coroar essas excentricidades, havia um carro inscrito pela BBC - um London Taxi (#314), tendo como time o fabuloso Tony Brookes (Charles Anthony Standish Brooks, chamado também, como piloto dentista), Peter Dimmock e Willy Cave (dizem que o jornalista Ronnie Noble do Telegraph estava com eles, também). Bom esse negócio de carro esquisito eu já falei em outro post, onde 1932 um time inglês com um Hillman Wizard 75, fez o rallye com um trailer; ou em 1934 onde a prova teve o primeiro ônibus da Citroen, a participar da prova; ou em 1936 onde surgiu um AC bizarro, com trenó nas rodas dianteiras e nas traseiras esteiras, participou e ficou encalhado na neve; ou os 17 passageiros que foram de ônibus Mercedes-Benz em 1937 (na verdade foram dois ônibus inscritos na prova, o outro levava 26 passageiros e tinha um bar, mas não terminou o trajeto por bebedeira dos 26 navegadores e pilotos); no mesmo ano (1937), teve a primeira participação de uma carreteira Ford V8. Isso sem contar com a participação em duas oportunidades de times de policiais, com carros da Polícia inglesa...
Estas participações "especiais" com carros estranhos, não tiraram o brilho da prova, como ocorreu em 1961 e 1966 (apesar da prova de 61 ter um London Taxi competindo, pilotado nada mais nada menos do que o Tony Brookes). Esta prova de 1961, era uma prova com cartas marcadas - Os Panhard PL17 Tigre ao aplicar o handicap, andavam na frente de Austin-Healey Sprite, BMW 700 Coupé, Mercedes-Benz 220SE e Porsche 356!!! Ave Santa! A peruinha Saab 95 do campeão Eric Carlsson dava pau de marcha-ré no carro francês, assim como os works Sunbeam Rapier dos também campeões P. Hopkirk e P. Harper; além do Volvo Amazon 122 do campeão G. Andersson, isso porque, também, foram renegados os resultados destes e do campeão P. Toivonen com um Citroen DS19, além do igualmente campeão R. Trautmann com outro Citroen e do Ott com a MB 220SE.
O resultado com o handicap (usado somente nesta prova) foi o seguinte (os 11 primeiros carros colocados, tinham menos de 1.100cc):M. Martin e R. Bateau (Panhard Tigre):
  1. W. Löffler e H. Walter (Panhard Tigre)
  2. G. Jouanneaux e A. Coquillet (Panhard Tigre)
  3. E. Carlsson e K. Svensson (Saab 95 Estate)
  4. K. Block e H. Paul (BMW 700)
  5. E. Keinanen e R. Eklund (Skoda Octavia)
  6. Happel e Guichet (Renault Dauphine)
  7. J. Behra e Berges (NSU Prinz)
  8. J. Feret e G. Monraisse (Renault Dauphine)
  9. Príncipe Metternich e H. Wencher (BMW 700)
Resultado verdadeiro, ou como a imprensa e os livros chamam de "The real rally", foi o seguinte:René Trautmann e J-C Ogier (Citroen DS 19 com 1 hora 57 minutos e 3.2 segundos, incluindo o GP no circuito da cidade de Monaco).
  1. Eric Carlsson e K. Svensson (Saab 95 Estate com 2 horas 0 minuto e 41.4 segundos)
  2. G. Andersson e C. Lohmander (Volvo Amazon 122 com 2 horas 0 minuto e 44.2 segundos)
  3. P. Toivonen e Ruutsalo (Citroen DS 19)
  4. J. Rolland e Augias (Citrone DS 19)
  5. O. Vilkas e Hurme (Mercedes-Benz 220SE)
  6. Ott e Konoll (Mercedes-Benz 220SE)
  7. E. Böhringer e H. Socher (Mercedes-Benz 220SE)
  8. Paddy Hopkirk e J. Scott (Sunbeam Rapier)
  9. Peter Harper e Peter Procter (Sunbeam Rapier)
O Panhard ganhador chegou nada mais, nada menos do que 2 horas 12 minutos e 03 segundos, depois do Citroen DS19 de Trautmann!!!

Monte Carlo Rally
21 a 28 de janeiro de 1961

 Ps   # Piloto e Co-Piloto    Carro   
1 174 M.Martin/R.Bateau                        Panhard-Tigre PL17
2     W.Lofler/H.Walter                        Panhard-Tigre PL17
3     G.Jouanneaux/A.Coquillet                 Panhard-Tigre PL17
4  53 Erik Carlsson/W.Karlsson                 Saab 95   
5  97 Klaus Block/Herbert Paul   BMW 700   
6     E.Kainanen/R.Eklund    Skoda   
7     G.Happel/Jean Guichet    Renault Ondine  
8     Jean Behra/J.Berges    NSU
9     J.Feret/G.Monraisse    Renault
10     Pr.A.Metternich/H.Wencher   BMW
11     P.Faure/M.Bonas     Panhard
12     Peter Harper/Peter Proctor/Raymond Baxter Sunbeam Rapier
13     Paddy Hopkirk/Jack Scott    Sunbeam Rapier 
14  27 Gunnar Andersson/Charles Lohmander   Volvo 122  
16 112 Bengt Jonsson/Lars Lohmander    Saab 96
6 Rene Trautmann/Jean-Claude Ogier   Citroen DS19  
Pauli Toivonen/K.Ruutsalo    Citroen ID19  
J.Rolland/G.Augias     Citroen ID19  
O.Vilkas/L.A.Hurme     Mercedes-Benz  
R.Ott/R.Knoll      Mercedes-Benz  
E.Bohringer/H.Socher     Mercedes-Benz  
H.Tak/D.Pfann      Mercedes-Benz  
P.Coltelloni/Alec     Citroen ID19  
25     I.D.Lewis/H.A.Nash     Triumph Herald 
26     H.Taylor      Ford
28  60 P.Riley/A.Ambrose     Austin A40  
29  40 Gunnar Bengtsson/Bo Boesen    Volvo 122
33     M.Sutcliffe/G.Crabtree     Ford Anglia  
39  90 D.Seigle-Morris/Vic Elford    Austin A40  
40     Sydney Allard      Ford   
42  25 Ingemar Wollert/Hans Ljungkvist    Simca Aronde
46  47 Sture Nottorp/Bo Hellberg    Volvo 122
49  65 Hans Hansson/Bjarne Lundberg    Volvo 544
50  48 Oscar Rosenblatt/T.Hildebrand    Simca Aronde
53     J.Patton      Ford
55  91 Gino Anzil/Carstedt     Volvo 122
56     Ewy Rosqvist/Wallraf     Volvo 122  
61  96 Pat Moss/Ann Wisdom     Austin A40  
67     K.C.Chambers      Ford Anglia
73  68 Rune Andersson/Kristansson    Mercedes-Benz 220 SW
74  37 Oscar Swahn/Fergus Sager    Volvo 122
79     J.D.Wood      Sunbeam
84 111 R.Backlund/N.Falk     Sunbeam Alpine 
86 107 David Bargman/Lars Karlström    Volvo 544
90 101 Rune Sjöström/Bjarne Hermansen    Volkswagen 1200
92     A.M.Meredith-Owens     Riley
95     A.McCracken      Ford
99     L.Handley/D.Harvey     Ford   
104     E.N.Brinkman      Jaguar
108     G.Grant       Sunbeam Rapier
109     J.Burgess      Ford
110     E.Jackson      Ford
112     I.Baillie      Vauxhall
115 280 John Sprinzel/Stuart Turner    Austin A40
116     J.Wallwork      Volvo
118  94 Carl Spjuth/Bertil Rehnfeldt    Mercedes-Benz 220 SE
123     G.Wilkins      Ford
124 109 Bertil Nyberg/Niels Sundvik    Volkswagen 1200
129     J.Melvin      Sunbeam
130     Philip Walton      Jaguar
131  75 Per Nyström/Rune Stalheim    Ford 2.4
132     A.Frazer      Sunbeam
134     J.McAdam      Sunbeam
136     Peter Bolton      Citroen
137     K.Lee       Riley
139     R.Hooper      Sunbeam
140     J.Walker      Vauxhall
142  81 Börje Berglund/Gustav Bergman    Renault Dauphine
302 Miller/Miller      Austin A40
123 Blockley/Broomfield     Austin A40
315 Franklin/Burgess     Austin A40
61 M Handley Page/P Mayman/D Freman   Sunbeam Rapier 
87         
Maurice Gatsonides/Louis van Noordwijk   Facel Vega Facellia
Mme Vanson/Mme Derolland    Citroen
Ann Hall/Val Domleo     Ford Anglia (ganhou Ladies Cup)
R.Slotemaker      Porsche
P.Condriller/J.Cazon     Renault 
Major R.Baillie      Vauxhall
George Chauvet/Marin Couderc
Roy Pinder      
John Raper      
Kenneth McLennan     
John Scott      
R  16 Preben Petersen/Lilli Petersen    Saab
R  24 Jan Henriksson/Lars Hanson    Porsche
R 226 D.Astle/S.Woolley     Mini   
R 254 P.Garnier/R.Jones     Mini   
R 227 T.Christie/N.Paterson     Mini   
R        FSO Syrena 
R  50 Carl Adolfsson/Ingemar Karlsson    Ford
R  54 Erik Wernerud/Steffen Nielsen    Volvo
R  57 Olof Birke/Lennart Evefelt    Volvo
R  83 Greta Molander/?     Saab
R  84 Karl Ericsson/Lars Tisell    Alfa Romeo
293 Patricia Ozanne/Pat Allison    Mini   






Luis Cezar

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