Para os italianos a data de 1963 deve ser festejada, pois, foi o lançamento de uns dos carros mais fantásticos produzidos naquele país - trata-se da Lancia Fulvia (que substituiu a Lancia Aprilia) ,um verdadeiro ícone dos anos 70, graças aos sucessos deste modelo em rallyes, tornando-se campeã Mundial, Européia e italiana neste segmento. Em 1972, ganhou o Campeonato Internacional de Construtores (FIA), graças à vitórias de Munari, Ballestrieri e Lampinen, além de Källström e Barbasio.
A legendária foi a vitória dos Dragões de Monte Carlo (como eram chamados) em 1972, onde a Lancia derrotou os Alpines e Porsches. A dupla dos Dragões ocupava uma Fulvia com o número 14. Graças a estes resultados e incontáveis sucessos nos campeonatos, a Fulvia HF entrou no imaginário coletivo como um objeto do desejo, fazendo que esse modelo (nos anos 70), fosse a mais vendida que a versão Berlina. O sucesso que a Fulvia continuava a receber e saborear, fez com que ela ficasse na linha de produçcão até ao início de 1976, produzida paralelamente à Beta Coupé a partir de 1973.
O segredo do êxito da Fulvia não se limita aos resultados nas competições, mas por ser um carro de linha construído com uma técnica refinada (antes de 70), que tinha um ponto forte: um dueto entre motor e frenagem. Claro que o motor de 4 cilindros em V em angulo (a suspensão é meia boca - a herança anterior era ótima, lembrem-se da Aprilia de 1937), teve uma grande influência no mercado.
A Fulvia era para alguns e para outros "deveria" ser, mais rápida que uma Alfa GT Junior e ter uma habilidade melhor do que um Mini Cooper (as revistas italianas em 1971 falavam isso, contudo, as inglesas...). Apesar dessas dificuldades e tendências o motor da Fulvia foi azeitado pelo Departamento de Corridas (da FIAT), sob a direção de César Fiorio. O motor foi afinado até chegar na versão protótipo de 1.401cc (motor de segunda geração) - os motores 1300cc e 1600cc saiam no carro para a venda ao público, sendo o mais valorizado o modelo Monte Carlo 1600 (mas o 1300cc que ganhou o Monte também é muito bom). Esse departamento foi nascido por influência da Scuderia HF (que tinha como símbolo um elefante), com uma estrutura para coordenar as atividades dos pilotos particulares - o Departamento de Corridas teve em seu ativo os títulos mundiais conseguidos pela Fulvia em 1972 e pela Stratos, nos anos 1974, 1975 e 1976 (com a Abarh obteve vitórias mundiais com a Beta Montecarlo Turbo, com o modelo Rally 037, além dos 6 títulos consecutivos com a Delta).
A carroceria da Fulvia Coupé, foi esboçada dentro da Lancia por Piero Castagneto, partindo da idéia de um barco de recreação, se caracterizando por formas muito elegantes. Nas versões HF as partes móveis da carroceria são de uma liga de magnésio e alumínio chamada Peralluman (os assentos eram o máximo). Tem uma versão Zagato, com uma aerodinâmica extremamente mais eficaz, que foi produzida só até o término de 1972 (era extremamente caro e menos confortável da normal Coupe). Em 1965 teve uma com carroceria completamente em peralluman, e em 1968 havia um mix entre a corroçeria em aço, com o capô do motor e tampa do porta-malas em peralluman (infelizmente em 1971 abandonaram as partes móveis em alumínio por razões estritamente econômicas).
Há uma Fulvia na versão spider (Fulvia Zagato de 1968, com motor de 1.600cc), assim como uma denominada Berlinetta de Competição (desenhada por Tom Tjarda com esforços da Ghia, com mecânica Fanalone). Bertone fez a sua versão, sobre a mecânica Fanalone, que resultou no protótipo Stratos (o Estudio de Sessano e Coggiola, com a colaboração da Glasurit, sobre uma mecânica Fanalone, também "andou" pela Fulvia, fazendo uma denominada "Dunja HF"). O motor foi no início 1.1 litros, com 58 HP chegando ao motor com 132 HP. O Campeonato Mundial de Rallye ganho em 1972 por Munari/Mannucci, fez surgir o Coupe Fulvia Rallye 1.6 HF (precursor da Stratos HF).
Em dezembro 1969, a Lancia é controlada pela Fiat, resultando na falta de um maior controle de qualidade de fabricação, tanto de suas peças como dos fornecedores independentes (o que foi afetado na Lancia foi a lataria). Apesar do sucesso nos anos 70, a passagem societária não foi certamente indolor, sendo bem mais traumática daquela que aconteceu em 1955 - da Família Lancia com o Ing. Pesenti.
Modelos:
* Berlina - 1963.
* Berlina 2C - com 71 HP.
* Berlina GT - 1967 com 1.216cc ou 1.231cc.
* Berlina GTE - 1968 com 1.298cc.
* Berlina '69 - 1969 com 1.298cc.
* Berlina Grecia 5M - 1970 com 1.298cc e 5 marchas de velocidade.
* Coupê - 1965 com 1.216cc ou 1.231cc.
* Coupê HF - versão rallye introduzida depois de 1965.
* Rallye 1.3 HF - 1.298cc com 101HP.
* Rallye 1.3 - 1.298cc com 87HP.
* Rallye 1.3 - 1.298cc com 93,2HP.
* Rallye 1.6 HF Corse - evolução do Rallye 1,3 HF, com 1.584cc (115HP).
* Rallye 1.6 HF Variante 1016 - O Fulvia com 1.584cc (132 HP).
* Coupê 1.3 - Face-lifted, com 5 marchas de velocidade, com 1.298cc (90 HP).
* Coupê 1600 HF - Face-lifted, com 1.584cc (114 HP).
* Coupê 1.3 Montecarlo - Réplica de 1972 Montecarlo Rally - 1.298cc (90 HP), assim como, o modelo 1.6 Safari (homenagem da vitória no Safari Rally).
* Esporte - Zagato Cupê de alumínio 1.216cc.
* Esporte 1.3 1a série - 1.298cc (87 HP), os primeiros 700 carros em alumínio.
* Esporte 1.3 - 1.298cc (93,2 HP).
* Esporte 1.3 2ª série - com 5 marchas de velocidade.
* Esporte 1600 - 1.584cc (114 HP).
Fulvia Rallye 1.3
Fulvia Rallye 1.6 HF Corsa
Fulvia Rallye 1.6 HF Lusso
Fulvia Sport 1.3 Prima Serie
Fulvia Berlina 1969
Fulvia Berlina 1970-1972
Fulvia Berlina 1969 Grécia
Fulvia Berlina Grecia
Fulvia Coupé 1.3 1970-1971
Fulvia Coupé 1.3 1971-1973
Fulvia Coupé 1.3 1973-1976
Fulvia 1600 HF Corsa 1970
Fulvia 1600 HF Lusso 1970-1973
Fulvia Montecarlo 1972-1973
Fulvia 3 Montecarlo 1974-1976
Fulvia Safari, 1975-1976
Fulvia Sport 1.3s Série 1 e ½
Fulvia Sport Segunda Série
Fulvia Sport 1600
Coupe 1965-1967
Coupe Rallye 1,3 HF 1966-1969
Coupe Rallye 1967-1969
Coupe Rallye 1,3 s 1968-1969
Coupe Rallye 1,6 HF 1968-1970
Coupe 1,3 s 1970-1974
Coupe 1,6 HF 1970-1973
Coupe 1,6 HF lusso 1970-1973
Coupe Montecarlo 1972-1976
Coupe
Coupe Safari 1974-1976
Produção
* Berlina 2C - com 71 HP.
* Berlina GT - 1967 com 1.216cc ou 1.231cc.
* Berlina GTE - 1968 com 1.298cc.
* Berlina '69 - 1969 com 1.298cc.
* Berlina Grecia 5M - 1970 com 1.298cc e 5 marchas de velocidade.
* Coupê - 1965 com 1.216cc ou 1.231cc.
* Coupê HF - versão rallye introduzida depois de 1965.
* Rallye 1.3 HF - 1.298cc com 101HP.
* Rallye 1.3 - 1.298cc com 87HP.
* Rallye 1.3 - 1.298cc com 93,2HP.
* Rallye 1.6 HF Corse - evolução do Rallye 1,3 HF, com 1.584cc (115HP).
* Rallye 1.6 HF Variante 1016 - O Fulvia com 1.584cc (132 HP).
* Coupê 1.3 - Face-lifted, com 5 marchas de velocidade, com 1.298cc (90 HP).
* Coupê 1600 HF - Face-lifted, com 1.584cc (114 HP).
* Coupê 1.3 Montecarlo - Réplica de 1972 Montecarlo Rally - 1.298cc (90 HP), assim como, o modelo 1.6 Safari (homenagem da vitória no Safari Rally).
* Esporte - Zagato Cupê de alumínio 1.216cc.
* Esporte 1.3 1a série - 1.298cc (87 HP), os primeiros 700 carros em alumínio.
* Esporte 1.3 - 1.298cc (93,2 HP).
* Esporte 1.3 2ª série - com 5 marchas de velocidade.
* Esporte 1600 - 1.584cc (114 HP).
Fulvia Rallye 1.6 HF Corsa
Fulvia Rallye 1.6 HF Lusso
Fulvia Sport 1.3 Prima Serie
Fulvia Berlina 1969
Fulvia Berlina 1970-1972
Fulvia Berlina 1969 Grécia
Fulvia Berlina Grecia
Fulvia Coupé 1.3 1970-1971
Fulvia Coupé 1.3 1971-1973
Fulvia Coupé 1.3 1973-1976
Fulvia 1600 HF Corsa 1970
Fulvia 1600 HF Lusso 1970-1973
Fulvia Montecarlo 1972-1973
Fulvia 3 Montecarlo 1974-1976
Fulvia Safari, 1975-1976
Fulvia Sport 1.3s Série 1 e ½
Fulvia Sport Segunda Série
Fulvia Sport 1600
Evoluções dos Modelos
Coupe 1965-1967
Coupe Rallye 1,3 HF 1966-1969
Coupe Rallye 1967-1969
Coupe Rallye 1,3 s 1968-1969
Coupe Rallye 1,6 HF 1968-1970
Coupe 1,3 s 1970-1974
Coupe 1,6 HF 1970-1973
Coupe 1,6 HF lusso 1970-1973
Coupe Montecarlo 1972-1976
Coupe
Coupe Safari 1974-1976
Produção
Modelo | Ano | Numero de identificação | Cilindrada | Unidades produzidas | |
Carroceria | Motor | ||||
Fulvia Coupè | 1965-69 | 818.130 | 818130 -818.202 | 1215,78 | 20436 |
Fulvia Coupè HF | 1966-67 | 818.140 | 818.140 | 1215,78 | 435 |
Fulvia Coupè Rallye 1.3 | 1967-69 | 818.330 | 818.302 | 1298,26 | 17850 |
Fulvia Coupè Rallye 1.3 HF | 1967-69 | 818.340 | 818.342 | 1298,26 | 882 |
Fulvia Coupè Rallye 1.3 S | 1968-70 | 818.360 | 818.303 | 1298,26 | 16827 |
Fulvia Coupè HF 1600 | 1969-70 | 818.540 | 818.540 | 1584,3 | 1258 |
Fulvia Coupè Rallye 1.3 S 2^ serie | 1970-76 | 818.630 | 818.303 | 1298,26 | 45216 |
Fulvia Coupè HF 1600 2^ serie | 1970-73 | 818.740 | 818.540 | 1584,3 | 3690 |
Fulvia Montecarlo | 1972-76 | 818.630 | 818.303 | 1298,26 | 4440 |
Fulvia Coupè 3 | 1974-76 | 818.630 | 818.303 | 1298,26 | 25334 |
Fulvia Montecarlo 3/Safari | 1974-76 | 818.630 | 818.303 | 1298,26 | 3429 |
Resultados mais importantes
1966
| ||
Rally dei Fiori
|
1^ Cella-Lombardini
|
Fulvia HF 1300
|
Rally S.Martino di Castrozza
|
1^ Cella-Ramoino
|
Fulvia HF 1300
|
1967
| ||
Rally 999 Minuti
|
1^ Munari-Lombardini
|
Fulvia HF 1300
|
Rally di sardegna
|
1^ Munari-Lombardini
|
Fulvia HF 1300
|
Rally Alpi Orientali
|
1^ Munari-Lombardini
|
Fulvia HF 1300
|
Rally S.Martino di Castrozza
|
1^ Cella-Barbasio
|
Fulvia HF 1300
|
Rally di Spagna
|
1^ Andersson-Davemport
|
Fulvia HF 1320 (prototipo)
|
Tour de Corse
|
1^ Munari-Lombardini
|
Fulvia HF 1400 (prototipo)
|
1968
| ||
Rally dell'Elba
|
1^ Cavallari-Salvay
|
Fulvia HF 1300
|
Rally Alpi Orientali
|
1^ Munari-Audetto
|
Fulvia HF 1300
|
Rally di sardegna
|
1^ Tecilla-Maglia
|
Fulvia HF 1300
|
Rally del Portogallo
|
1^ Fall-Crellin
|
Fulvia HF 1320 (prototipo)
|
1969
| ||
Rally Sanremo
|
1^ Kallstrom/Haggbom
|
Fulvia HF 1300
|
Rally Portogallo
|
1^ Fall
|
Fulvia HF 1300
|
Rally Sestriere
|
1^ Munari
|
Fulvia HF 1300
|
Rally 999 minuti
|
1^ Barbasio
|
Fulvia HF 1300
|
Rally Mediterraneo
|
1^ Kallstrom/Haggbom
|
Fulvia HF 1600 (in versione proto)
|
Rally Alpi orientali
|
1^ Munari
|
Fulvia HF 1300
|
Rally Alpe Luna
|
1^ Ballestrieri
|
Fulvia HF 1300
|
84 ore del Nurburgring
|
1^ Kallstrom/Barbasio
|
Fulvia HF 1600 (in versione proto)
|
Rally S.Martino di Castrozza
|
1^ Munari
|
Fulvia HF 1300
|
Rally dell’Isola d’Elba
|
1^ Barbasio
|
Fulvia HF 1600
|
Rally di Spagna
|
1^ Kallstrom/Haggbom
|
Fulvia HF 1600
|
RAC Rally
|
1^ Kallstrom/Haggbom
|
Fulvia HF 1600
|
1970
| ||
Rally 999 minuti
|
1^ Ballestrieri/Audetto
|
Fulvia HF 1600
|
Rally 333 minuti
|
1^ Ballestrieri/Audetto
|
Fulvia HF 1600
|
Rally Alpi Orientali
|
1^ Ballestrieri/Audetto
|
Fulvia HF 1600
|
Rally S.Martino di Castrozza
|
1^ Kallstrom/Haggbom
|
Fulvia HF 1600
|
Rally di Baviera
|
1^ Barbasio/Manucci
|
Fulvia HF 1600
|
Tap Rally
|
1^ Lampinen/Davemport
|
Fulvia HF 1600
|
Rally 1000 minuti
|
1^ Lampinen/Davemport
|
Fulvia HF 1600
|
RAC Rally
|
1^ Kallstrom/Haggbom
|
Fulvia HF 1600
|
1971
| ||
Rally 999 minuti
|
1^ Munari/Mannucci
|
Fulvia HF 1600
|
Rally Semperit
|
1^ Munari/Mannucci
|
Fulvia HF 1600
|
Rally 4 Regioni
|
1^ Lampinen/Davemport
|
Fulvia HF 1600
|
Rally Alpi Orientali
|
1^ Barbasio/Sodano
|
Fulvia HF 1600
|
Rally S.Martino di Castrozza
|
1^ Munari/Mannucci
|
Fulvia HF 1600
|
Rally 1000 minuti
|
1^ Munari/Mannucci
|
Fulvia HF 1600
|
Rally di S.Marino
|
1^ Pittoni-Bernacchini
|
Fulvia HF 1600
|
1972
| ||
Rally Montecarlo
|
1^ Munari/Mannucci
|
Fulvia HF 1600
|
Rally di Sicilia
|
1^ Munari/Mannucci
|
Fulvia HF 1600
|
Rally del Marocco
|
1^ Lampinen/Davemport
|
Fulvia HF 1600
|
Rally Elan
|
1^ Ballestrieri/Bernacchini
|
Fulvia HF 1600
|
Rally Alpi Orientali
|
1^ Barbasio/Sodano
|
Fulvia HF 1600
|
Rally S.Martino di Castrozza
|
1^ Munari/Mannucci
|
Fulvia HF 1600
|
Rally S.Remo
|
1^ Ballestrieri/Bernacchini
|
Fulvia HF 1600
|
1973
| ||
Rally Costa Brava
|
1^ Munari/Mannucci
|
Fulvia HF 1600
|
Rally di S.Marino
|
1^ Munari/Mannucci
|
Fulvia HF 1600
|
Martha Rally
|
1^ Ballestrieri/Maiga
|
Fulvia HF 1600
|
Rally 4 Regioni
|
1^ Ballestrieri/Maiga
|
Fulvia HF 1600
|
Rally Alpe Luna
|
1^ Ballestrieri/Maiga
|
Fulvia HF 1600
|
Rally di Sicilia
|
1^ Munari/Mannucci
|
Fulvia HF 1600
|
Rally S.Martino di Castrozza
|
1^ Munari/Mannucci
|
Fulvia HF 1600
|
1974
| ||
24 ore di Chamonix
|
1^ Ballestrieri/Lampinen
|
Fulvia HF 1600
|
Fulvia Coupé 1.2 HF (1966)
Fulvia Coupé Rallye 1.6 HF Fanalone (1968)
Interior de um Fanalone
Fanalone usada por Munari/Mannucci quando ganharam em Monte Carlo em 1972Facetti/Von Baun na Fulvia 2C largando em Monte Carlo Rally em 1964Fulvia Coupé Rallye 1.2 HF correndo em Trapani Erice (1966)Fulvia 1.3 HF correndo em MugelloFulvia Coupé Rallye 1.6 HF correndo em Monte Carlo Rally - 1972 - com Munari-MannucciFulvia Coupé Rallye 1.6 HF correndo em Monte Carlo Rally - 1972 - Munari-MannucciFulvia Coupé Rallye 1.6 HF correndo em San Martino di Castrozza Rally - 1972Fulvia Coupé Rallye 1.6 HF quando ganhou em Nürburgring em 1969Historic Montecarlo Rallye de 2002: em frente ao Ristorante Villa SomisFulvia Coupé no Karusell durante o Eifelklassik de 2003Fulvia 40: Fulvia Rallye 1,6 HF ex Squadra CorseFulvia Rallye 1,6 HF ex Squadra Corse i(inverno de 1972 - Rallye de Monte Carlo)Fulvia 40: Ponta de uma fila de FulviasCol du Turini, 1972Coupé HFSweeden Rally24 Hours de Chamonix
Fulvia opé Rallye 1.6 HF correndo no Safari Rally - 1974 com Munari-Drews (terceiro lugar)
Fulvia Coupé Rallye 1.6 HF - 1979 - San Marino Rally
Luis Cezar
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