Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

1.5.13

Hillman Imp - O Pequeno Notável ou The Car that Killed the Rootes Grup!

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A Rainha Imp em Monte Carlo
A Sunbeam tinha grandes carros de rallye, como o Alpine, Rapier, Tiger e alguns Hillmans, como o Imp - que chamou atenção de 63 a 70. O projeto do Imp teve inicio no último quartel dos anos 50 e fez surgir inúmeros carros de várias marcas, inclusive o seu motor foi utilizado em outros mesmo fora do Grupo Rootes. Os micros carros como Mini, ou os Morris, estavam em moda dai colocar no mercado um carro pequeno mas bem construído e com um motor elástico. Mas... também, foi uma oportunidade de colocar um carro com cilindrada abaixo dos 1000cc nos rallies.
7742 KV on display at a dealer
7742 KV - Tiny Lewis e David Pollard (segundo na geral no Tulip Rally de 1965).
A implantação da linha de montagem do Imp, culminou com o declínio do Grupo Rootes. Essa foi uma das razões que o Imp é conhecido como o assassino do Grupo. Outra vertente é que sempre fizeram carros grandes a médios (dentre os médios eles consideravam o Rapier e o Tiger). A tendência na época era para carros bem pequenos, como a Sinca, BMC, FIAT, Citroën, dentre outras vinham fabricando (há que se lembrar dos rivais MG Midget, Triumph Sptifire, Ford Anglia e Austin A30). O apelido do Imp foi Slug. Tanto Imp como Slug eram nomes sem graça, assim como o desenho do carro era muito feio (mas sua eficiência e performance eram ótimos). Havia mais times privados com Imp do que works de fábrica. Os Imp works são (pelas licenças de 1964 a 1968): 4525KV; 4526KV (que foi segundo no geral no Scottish Rally de 65); 7742KV (que foi segundo no gral no Tulip Rally de 65); 8305KV (que foi primeiro na geral no Tulip Rally de 65); ADU635B; AKV368C; EDU710C (era o 7674VC - ficou em quinto no geral no Scottish Rally de 65 e ganhou na classe no Alpine Rally do mesmo ano); EVC227C, EVC922C, EWK573C, EWK836C, FRW303C, FRW304C, FRW305C (que foi oitavo no geral no Ladies Award de 66 no Shell 4000 Rally, no Canadá), FRW306C (Coupe des Dames, depois desclassificado pelos franceses, no Monte de 66 - sabemos bem porque), FRW308C (que ficou em quarto no geral do Scottish Rally de 67); FRW948C; FRW949C; GKV799D; JDU46E (que ficou em terceiro na categoria GT no Tulip Rally de 67); JDU48E (que ficou em segundo na geral no Scottish Rally de 69); JRW700E; JRW701E (que ficou em segundo no Coupe des Dames do Monte de 68); JRW702E, e finalmente o JVC123E (que ficou em terceiro no RAC de 67). 
Em tempo: muitos destes carros eram usados em testes e vários deles, nunca foram utilizados efetivamente em provas ou em qualquer competição. Todos os outros, que ganharam muitos rallyes e corridas, nas suas mais variadas modalidades e ficaram em ótimas posições, são de times privados, sem auxílio algum do Departamento de Competições da Rootes.
Bevan Imp, right rear point of view
Quando o Marcus Chambers chegou ao Grupo Rootes em 1963, substituindo o Norman Garrad, o Departamento de Competições teve outra cara (mais agressiva) - O Des O'Dell queria fazer com o Imp o mesmo que a Sinca fez com o 1000 Rallye - transformar um pequeno carro num sucesso de rallye, e por isso um sucesso de vendas. Somente em 1964 houve a homologação do Imp para rallye, chamado de Rally Imp, com muitas modificações do modelo standar, sendo a mais importante era a colocação de um motor de 998cc. O notável sucesso veio com o Rallye das Tulipas de 65, com seus pilotos mais famosos Rosemary Smith e "Tiny" Lewis, terminando em primeiro e segundo na geral. O modelo teve sucesso nas pistas com o time privado pilotado por George Bevan (que ganhou várias provas do BSCC - para quem não sabe - British Saloon Car Championship, nos anos 70 a 72). Aliás, vários outros pilotos fizerem sucesso nas pistas com Imp, tais como Ian Forrest, Harry Simpson, Ricky Gauld, John Homewood, Roger Nathan, Gerry Birrell, Ray Payne, Chris Barter dentre outros. Como curiosidade o motor 998cc do Imp foi usado, inclusive, nas corridas de sidecars de 1970 a 1980!
JVC 123E
Resultados mais expressivos em rallye (há vitórias em pista, vitórias em rallies e corridas históricas, Trials, Ice-Racing, Hillclimbs, Rallycross, dentre outros fatos, but... não dá para colocar tudo aqui - contudo - quem quiser saber tudo sobre esse fabuloso carro vide o fabuloso site sobre ele em: http://www.imps4ever.info/):

- Acropolis Rally - 1966 - segundo na classe com a Rosemary Smith e terceiro na geral com ela mesma.

- Coupe des Alpes (1965 - 26a edição) - primeiro no grupo GT 1000cc, com Rosemary Smith e Sheila Taylor (no azul EDU710C) #105. Primeiro no Coupe des Dames, com a mesma dupla. Grand Touring Class quinto e décimo nono na geral. Coupe des Alpes (1967) - Andrew Cowan e Brian Coyle #75 (JRW702E), ficou em segundo no grupo 3, classe 2; e terceiro no gupo 3, classe 3 com a Rosemary Smith e Margaret Lowreey (JDU48E).

- KLG Rally (Canadá) - 1965 - Primeiro na classe e na geral especial, com Rosemary Smith (oitavo na geral). Em 1966 ela ganha a Coupe des Dames.

- Cork 20 International Rally (Irlanda) - 1969 - esse rallye ocorre em duas fases em fevereiro e novembro, e a Rosemary Smith, Ricky Foot chegaram em primeiro.

- International Circuit of Ireland Rally - 1965 - primeiro na classe com Colin Malkin, segundo com Rosemary Smith e terceiro ficou outro Imp - o Ladies´ ficou, claro, com a Rosemary. No mesmo rallye, em 1966, na classe 1300cc GT, Colin Malkin e R. Lyall, ficaram em primeiro, Rosemary Smith e Valerie Domleo, ficaram em segundo e David Baird e C. McMeekin em  terceiro. O Colin ficou, também, com o Londonderry Trophy e a Rosemary ficou em primeiro (O´Connor-Rouke Trophy) - aliás a Rosemary ganhou pela quarta vez seguida, tal copa. Em 1967 a Rosemary e Susan Seigle-Morris ganham na classe 1300cc GT e ganham no Ladies´ Award (aliás, a Rosemary ganha tal prêmio pela sétima vez).
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- East African Motor Sports Club Rally de 1966 (era o Safari Rally) - Cliff Collinge e John Dunk ficam em primeiro na classe 1300cc.

- No Gulf Rally (Gulf London International Rally), de 1966, a Rosemary Smith ficou em primeiro, em segundo e em terceiro ficaram outros não works Imp.

- No Irish Rally de 65, o Tiny Lewis ficou em segundo na classe 1300cc GT (oitavo na geral), e a Rosemary Smith ficou em terceiro (quinto e sexto ficaram outros Imps). A Rosemay ficou com o Ladies´ Trophee. Em 66 do primeiro ao terceiro ganham Imps e a Rosemary.... o Ladies (claro). Em 68 Eyre-Maunsell e P. Thompson, ficou em primeiro, P. McConnell e B. Rickerby em segundo, e P. Birch e R. Spakes, ficaram em terceiro. Rosemary Smith e Margaret Lowrey ficaram em primeiro no Ladies (quarto ano seguido) e terceiro na geral.

- No Manx Rally de 69 C. Malkin ganha na geral.

- No Rallye du Monte Carlo de 64 o Grupo Rootes coloca 8 Imps e 7 acabam a prova sem um arranhão. O Monte de 65 foi a estréia do Marcus Chambers - o chefe do Rootes Competition Departament, o mesmo que trouxe um novo motor para o Imp. Neste ano o Rootes ganha com o Sunbeam Tiger (Peter Harper e Ian Hall - Andrew Cowan e Robin Turvey ficaram em segundo), já com os Imps, David Pllard e Barry Hughes ficam em segundo no GT e a Rosemary Smith com a Margaret MacKenzie ficaram em quarto (no Ladies elas ficam em segundo. Em 1966, como vocês sabem, o 35o Monte marcou a mudança no Anexo J da FIA, chamado de Livro Amarelo. Muitas alterações no trajeto. O Rootes Group inscreveu os Imps no Grupo 1, já que o Gordini seu rival, estava no G2 - Houve uma briga grande com a direção da montadora com o Marcus, mesmo assim, Patrick Lier e Henri Vuarraz, ficam em primeiro nos carros acima de 1000cc sem modificação e ficam em primeiro com Tiny Lewis e Timothy Bosence, com o FRW307C #146, e em segundo Phillippe Simoneetta e Bernard Dirren, com Imps modificados. Em 1967 Patrick Lier e Silvio Vaglio (time privado), ficam em primeiro no GT 1300cc, e Peter Harper e Robin Turvey ficaram em segundo - Andrew Cowan e Brian Coyle ficaram em primeiro nos carros acima de 1000cc (a Rosemary acidentou-se no último dia, quando liderava a Coupe de Dames). O time comandado pelo Lier, foi o primeiro a usar o rádio - foi um sucesso. E... em 68, no 37o Monte, o Andrew Conwan e Brian Coyle ficam em primeiro com um Sunbeam Imp Sport 875cc, modificado; Rosemary Smith e Margaret Lowrey num Imp 998cc, ficam em segundo.
Valerie Domleo and Rosemary Smith
Val Domleo e Rosemary Smith, sempre elegantes sobre o capo do Imp 8305KV, quando ganharam o Tulio Rally de 1965 (na verdade a foto foi feita em Londres, para publicidade da marca).
- RAC Rally, entraram em 63 mas... nada. Em 64 o Andrew Cowan e Brian Coyle ficaram em primeiro no Grupo 2, com um 875cc modificado, e a Rosemery com a Margaret Lowrey, ficaram em segundo com um Imp 998cc. Em 65 o Rootes ganha o Team Prize com os works Imps 4525KV (Andrew Cowan/Brian Coyle), EDU710C (Rosemary Smith/Susan Reeves) e 4526KV (Tiny Lewis/Robin Turvey), e a Rosemaru... fica em segundo. Em 66 repete o feito - ganha o Team Prize, e a Rosemary... segundo na Coupe des Dames.

- Scottish Rally - 1965 - foi uma festa - neste rallye há a prova de que o time Rootes não tinha uma cor oficial para seus works cars - tinha branco, azul, vermelho e verde. No Grand Touring acima de 1300cc o segundo lugar para Tiny Lewis e Robin Turvey (4526KV), quinto com a Rosemary e a Valerie Domleo (EDU710C) - Ladies Cup - adivinha? Rose com a Val. Em 1966 no GT a Rose fica em primeiro, em segundo e em terceiro outros Imps - na geral ela fica em terceiro - e no Coupe des Dames... advinha quem junto com a Val? Em 67 a Rose com a Susan Seigle-Morris, ficam em primeiro na GT 1300cc (em quarto na geral), em segundo Barry Willians e Tommy Thompson e em terceiro G. J. Tripp e R. Turvey. Em 68 um Imp fica no Special Touring acima de 1300cc, outro fica em primeiro no Production Touring Cars acima de 1300cc e na geral fica C. Malkin com um Sunbeam Rallye Imp (JVC123E), com o #13 - o Ladies Trophy você já conhece (a Rose ganha pelo seu quarto ano seguido). Nesse ano os Imps colecionaram os 3 Team Prizes. Notem que os Imps de 68 a 69 tinham algumas inovações, como a colocação de Webers, radiador na frente (para contrabalançar o peso), rodas Minilite de magnesium, entradas de ar na janela traseira, para refrigerar melhor o motor (chegou a assustar em muito os Minis e Escorts preparados). Em 69, o Andrew Cowan e o Brian Coyle ficaram em segundo com o JDU48E #3, e a Coupe des Dames... vamos mudar: Miss Rosemary Smith e a Mrs. Alice Watson.
Shell 4000 Miles across Canada Rally (que ia de Vancouver a Quebec), de 1966: na classe 1150cc em primeiro ficou a Rose com a Anne Coombe (que era canadense de Toronto) - não tinham time de mecânicos, pelas regras do rallye, portanto, elas tinham que fazer tudo sozinhas (o carro ajudou) - ficaram em oitavo na geral e... em primeiro no Coupe des Dames.

Southern Cross Rally (Australia), 2.200 milhas em 66: Don Gibb e Steve Purdy, ficou em segundo na classe acima de 1000cc.

Tanzanian Rally de 1965, um Imp ficou em primeiro na geral.

No TAP Rallye de Portugal de 69, o Eyre-Maunsell e Henderson terminaram em sétimo com um Imp (resultado importante, sendo um rallye duro como esse).
R. Smith & V. Domleo, 1965 Tulip rally
1965 Tulip Rally
Tulip Rally - em 64 a Rose junto com a Mackenzie ficaram em quarto no Ladies. Em 1965 na Classe GT a Rose e a Val ficaram em primeiro. No geral a Rose e Val ficaram em primeiro (8305KV) # 35, em segundo o Tiny Lewis e David Pollard com o 7742KV # 36, e na Coupe des Dames.... Rosemary é claro. Em 66 Tiny e Tim Bosence ficaram em primeiro na classe GT, Nicolas Rowe e Stuart Turner em segundo e Simon Heijndijk e Nol Martini em terceiro.

Welsh Rally - de 64 Tiny fica em primeiro na classe e oitavo na geral ficou o I. D. Lewis/R. Turvey.
Rootes Works Imps - Alpine Rally 1966
Robin Turvey; Peter Harper; Rosemary Smith; Valerie (Val) Domleo; Andrew Cowan e Brian Coyle
Antes da largada no French Alpine Rally de 1966
Pelo resumo do livro "Rootes - Maestros in their own works":
1964In 1964 Des O'Dell joined Marcus Chambers
Welsh Rally875cc'Tiny' Lewis8th overall
1965
Monte Carlo Rally875ccRosemary Smith2nd Ladies' Award
Circuit of Ireland'Tiny' Lewis8th overall; 2nd in class
Rosemary Smith3rd in class; Ladies' Award
Tulip RallyRosemary Smith1st overall
'Tiny' Lewis2nd overall
Scottish Rally'Tiny' Lewis2nd overall; class win
Rosemary Smith5th overall; Ladies' Award
French AlpineRosemary Smithclass win; Ladies' Award; 5th in category
RAC Rally'Tiny' Lewis3rd in class
Rosemary SmithManufacturer's Team Prize
Andrew Cowan
1966Monte Carlo Rally875Rosemary SmithLadies Award, then disqualified
Patrick Lier, private entryClass win
'Tiny' LewisClass win
Circuit of IrelandRallye ImpRosemary SmithLadies' Prize
Rallye ImpColin Malkin, private entryClass win
Tulip RallyRallye Imp'Tiny' LewisClass win
Shell 4000 Rally (Canada)Rallye ImpRosemary Smith8th overall; 1st in class; Ladies' award
Acropolis RallyRallye ImpRosemary Smith3rd in category; 1st in class; Ladies' award
Scottish RallyRallye ImpRosemary Smith3rd overall; Ladies' award
Gulf LondonRallye ImpAndrew Cowan, private entry5th overall; class win
Welsh RallyRallye ImpAndrew Cowan1st in class; 5th overall
Rallye ImpColin Malkin, private entry2nd in class
1967
Monte Carlo RallySunbeam ImpAndrew Cowan1st in class; Sport category
Rallye ImpPeter Harper2nd in class
Rallye ImpPatrick Lier, private entry1st in class
Circuit of IrelandRallye ImpRosemary Smith1st in class; Ladies' Award
Tulip RallyRallye ImpPeter Harper2nd in class; 3rd in category
Shell 4000 Rally (Canada)Rallye ImpRosemary Smith1st in class; Ladies' award
Scottish RallyRallye ImpRosemary Smith4th overall; 1st in class; Ladies' award
French AlpineRallye ImpAndrew Cowan2nd in class
Rallye ImpRosemary Smith3rd in class; Ladies' award
RAC RallyRallye ImpAndrew Cowan3rd overall; TV special stage
1968
Monte Carlo RallyRallye ImpRosemary Smith2nd Coupe des Dames
Sunbeam Imp SportAndrew Cowan1st in class
Circuit of IrelandRallye ImpRosemary Smith3rd overall; Ladies' Prize
Scottish RallyRallye ImpColin Malkin3rd overall
Rosemary Smith5th overall; Ladies' Prize
Andrew CowanTeam Award
Gulf London RallyRallye ImpAndrew Cowan7th overall
1969
Scottish RallyRallye ImpAndrew Cowan, private entry2nd overall
Vide outras histórias deliciosas sobre o tema, neste livro escrito por Graham Robson, ed. Mercian Manuals, 2008, UK; Tiger, Alpine, Rapier, de Richard langworth, ed. Tim Parker, 1982, UK; e Works Team the Rootes Competition Department, de Michael Frostick, ed. Mercian Manuals, 1964 (nova edição em 1997), UK.
Tiny Lewis RAC Rally 1965
RAC Rally 1965 - Tiny Lewis
JVC 123E
On the road
FRW 307C, competition no. 146
On the road
At the start of the Scottish Rally 1965
'Tiny' Lewis, Scottish Rally, 1965
ALN 650H
http://images.forum-auto.com/mesimages/172915/SunbeamImpCdA63.jpg
Alpine Rally - Rosemary Smith
Rosemary Smith
Who knows ?
the Bevan Imp ahead
Bevan Imp
Malkin & Lyall 1966 Ireland
Colin Malkin in MUE 662E
the 1970 book's cover - JDU 48E
Andrew Cowan - Scottish Rally
Andrew Cowan - Scottish Rally
JDU 48E Monte Carlo rally 1967



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Arte


Proved and perfected, the new Hillman Imp II
Schitterende successen van de Imp in 1965
What's so special about the Imp Caledonian
Sunbeam present the four-seater sports cars

Carros e Conversões de carro setembro 1966Yumping
CCC 1.968 setembroMotor 1971 03 de fevereiro: test Track: Bevan Imp

Practical Classics

Practical Classics - Hillman Imp - Nov 09 from Fruitmedia on Vimeo.
Imp History - Parte I

Imp History - Parte II

A bordo de um 998

1000 Lagos Rallye - 1968 - Parte I - Tapio Mäkinen (irmão do Timo Mäkinen, piloto famoso na época do Cooper S), pilota o Imp #2

Luis Cezar

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