Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

5.9.09

500km de Porto Alegre - 1958

Primeira Prova
500 km de Porto Alegre
Circuito da Pedra Redonda
1958

Texto da gaúcha de Passo Fundo



Ford N. 50 Chico Landi (a esquerda) e Celso Lara Barbéris (a direita)

Amanhece o domingo, vento minuano havia dado trégua, para esta que seria a primeira prova dos 500 Km de Porto Alegre, que se tornaria um clássico do automobilismo gaúcho. A cidade estava movimentada com porto-alegrenses e o público vindo da região e outros Estados. Os ânimos exaltados, adrenalina em alta, agitava e muito os pilotos, mecânicos e preparadores. Seria o primeiro, grande e belo confronto entre os paulistas e gaúchos após os incidentes da final das Mil Milhas Brasileiras de 1957. E ainda com a participação dos os ‘hermanos’ exímios pilotos argentinos e uruguaios o que só engrandeceria esta.

Emoção na largada

De São Paulo vieram os pilotos Camillo Christófaro, Celso Lara Barbéris, Chico Landi, José Gimenez Lopes e Luiz Margarido. Os gaúchos que participaram, Aristídes Bertuol, Catharino Andreatta, Ítalo Bertão, José Asmuz, Nacticvo Camozzato, Orlando Menegaz entre outros. Os argentinos Juan Galvez e Felix Peduzzi e o uruguaio Rômulo Buonavoglia entre outros. Os treinos de sábado foi de muita emoção e tristeza, o piloto José Gimenez Lopes, bateu em uma árvore destruindo sua Chevrolet N° 82 tirando também Chico Landi.

Carretera Ford N. 52

A prova consistia em 40 voltas no Circuito da Pedra Redonda. A largada foi às 8h e 45min, com Barbéris na ponta, sendo logo ultrapassado por Orlando Menegaz, fazendo a segunda volta com média de 140 km/h, em sua cola Juan Galvez e Aristides Bertuol. Que superou com maestria Galvez, dando início a um duelo entre os gigantes gaúchos com suas possantes Chevrolet/Corvette N° 24 e N° 4. O ritmo forte fez com que Menegaz abandonasse a prova na 25ª volta, com problemas no diferencial. Os pilotos que já se encontravam fora desta eram Galvez, Barbéris, Chrisófaro, Catharino, Felix e Menegaz. Peduzzi capotou na Praça da Tristeza, saindo também da prova, mesmo assim teve muita sorte pois não teve nenhum ferimento. Nactivo Camozzato, que vinha em segundo lugar, assumiu a liderança da prova ultrapassando Bertuol que tentou alcançar Camozzato, na 26ª volta Bertuol perde o controle de sua carretera N° 4, batendo forte em uma árvore e ficando entalado entre duas outras, na rótula da Caixa d’Água de Ipanema. Camozzato conquistou a vitória com bravura.

Momento da largada!

A prova que iniciou com 19 pilotos, acabou com apenas 6, se tornando num festival de carreteras quebradas e acidentes. O Circuito da Pedra Redonda exigia muita habilidade dos pilotos e resistência das máquinas. Curiosidades sobre esta prova:

- Aristides Bertuol com sua Chevrolet/Corvette N. 4, que tinha câmbio de quatro marchas para frente e a ré embaixo, como se fosse um afogador, ao ser dada a largada não viu que estava com a ré engatada e largou de marcha ré. Por sorte não bateu em nenhum concorrente, mas teve de ser dada uma segunda largada; e,

- Aristides Bertuol e Orlando Menegaz, cada um com sua respectiva Chevrolet/Corvette , apostaram Um Milhão de Cruzeiros para ver qual deles seria o vencedor. Quando Daniel Winik e outros pilotos ficaram sabendo rasgaram o cheque, pois, isto levaria-os a pilotarem em extrema alta velocidade que poderia ocasionar grave acidente.

Aldo Costa com sua Ford N. 12 - ao completar a prova

Quadriculada vai para...

Rótula da Caixa d'Água

Diogo Ellwanger com sua Ford N. 22 - descida para a curva da Pedra Redonda



Saída da Praça Tristeza, Bertuol com sua Chevrolet/Corvette N. 4 atrás de Menegaz com sua Chevrolet/Corvette N. 24

Camozzato com sua Ford N. 6

Cantando o Hino Nacional - antes da largada

Momentos antes de alinharem

Ford N. 3 de Peduzzi

Ítalo Bertão que correu com a Ford N. 48 de Daniel Winik

Buonavoglia com sua Ford N. 53

Ford 1 e Juan Galvez a direita
Ford N. 18, a Gilda, de Nicanor Ollé
Ford N. 30 e ao fundo Ford N. 53 de Buonavoglia
Carretera Chevrolet N. 16 de João Galvani

Orlando Menegaz com sua carretera Chevrolet/Corvette N. 24
Carretera Ford N. 5 de Juan Galvez

Aristides Bertuol com sua Chevrolet/Corvette N. 4

Carretera Ford N. 6 com Camozzato a esquerda

Carretera Ford N. 3 de Peduzzi

Artigo postado anteriormente no site Antyqua
da curitibana Elisa Asinelli do Nascimento

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