Safari Rally
Quando os Homens deixam de ser Meninos
Eu já escrevi sobre o tema, mas revendo alguns filminhos (especialmente, aqueles feitos pela Ford inglesa), sempre fico emocionado. O meu espírito de aventura se aflora... é muito legal. A preparação dos carros era fantástica e artesanal (havia alças para o navegador se pendurar atrás do carro; de 3 a 4 garrafas d'água para hidratar o piloto; não se usava capacetes nos anos 50,60 e boa parte dos anos 70; por vezes havia leões atrapalhando o trajeto, assim como elefantes enfurecidos; dentre outras histórias). Nos anos 60 batalhas históricas foram travadas, entre os carros da Ford e Saab - aliás, nesta época, as montadoras colocavam seus carros novos, para realizarem essa prova, como um teste de resistência - vide o caso do Ford Escort MKI, ou do Ford Cortina MKI, do Volvo Amazon, do Datsun, da Lancia e do Paugeot. Num destes carros, você poderia encontrar pilotos como Hannu Mikkola, Bjorn Waldegard, Erik Carlsson, Pat Moss, Roger Clark, Ari Vatanen, Peter Hughes, Vic Preston, Vic Elford, dentre outros famosos e muitos anônimos.
Aliás, rallye duro tanto para homens como para as mulheres, só na África. Desista! Há rallye no deserto, que sabemos que não é moleza, mas quem já participou dos dois exclama: "Que areia o que - experimentem terra, lama e se perder na savana ou na mata baixa!". Para mim, dos rallyes clássicos dos anos 50 a 70 (até mesmo pegando alguns da época moderna iniciada nos anos 80), temos o Monte Carlo, Alpes, Acropolis e o Safari - que foram os melhores nas suas especialidades (alguns ainda o são), but... o Safari sempre foi um rallye onde se testava (antes com mais vigor), o limite da máquina com o limite humano (nem sempre nesta mesma ordem) - é o máximo em endurance (eles rodavam mais ou menos 5.500 kms). Meus compatriotas dizem que o Safari é "considered by many to be the world's toughest rally". Até no século 21 este rallye é um grande teste para as marcas. Os competidores gostavam de se referir ao long way to Nairobi. Vencer esse rallye era um ato heróico.
Esta saga teve início em 27 de maio a primeiro de junho de 1953, sendo denominado East African Coronation Safari, iniciando-se no Kenia, passando por Uganda e Tanganyika, vindo a terminar novamente em Nairobi (Kenia), em homenagem a coroação da minha Queen Elizabeth II. Têm-se vários nomes para a mesma prova (dependendo do patrocinador ou a falta dele): Coronation Safari foi de 53 a 57; o Safari foi de 58 a 59; o East African Safari, doi de 60 a 73; o Safari Rally de 74 a 82 (o de 1977 foi chamado de Silver Jubilee Safari Rally); Marlboro Safari de 83 a 84; Safari Rally em 85; Marlboro Safari Rally de 86 a 89; Marlboro Safari em 90; Martini em 91 e 92; Trust Bank Safari Rally em 93 e 94; 555 Safari Rally de 95 a 97; Safari Rally de 98 a 01 e Inmarsat Safari Rally em 2002. Hoje este evento faz parte do calendário do World Rally Championship (WRC) - na verdade o Safari Rally até o início dos anos 2000, era renegado pelo WRC, devido a situação política dos Estados envolvidos, e pelos ataques aos carros participantes (desde 2003 o evento faz parte do African Rally Championship, organizado pela FIA - temos agora o KCB Safari Rally, que leva o nome do sponsor Kenya Commercial Bank e o Safari Rally Classic - este último com carros históricos).
Kilimanjaro
Monte Kenia
- Uma das paisagens mais fotografadas pelos navegadores era o Kilimanjaro, que sobe no meio do Serengeti e Amboseli, mostrando suas neves eternas a 5.895 metros de altura. O Monte Kenia também era objeto de fotos (ele fica entre Meru e Embu, com 5.200 metros de altitude).
- Improvisação dominava os anos 50 e meados dos anos 60, onde os times chegavam a colocar feno nos pneus, em substituição das câmaras furadas! Mas o profissionalismo veio: As equipes tinham os caminhões de apoio nos pontos de checagem, e durante o trajeto nos anos 70, começaram a freqüentar a rota, os famosos "chase cars" - ou seja, carros preparados com setup parecido, como os que estão inscritos na prova, mas carregam na capota, caixas com peças de reposição (ou seja, eles andam mais rápidos que peruas e caminhões - depois do poderio econômico realizado pela fábrica da Mercedes-Benz que punha um helicóptero a disposição, suprindo seus carros quebrados com todo o tipo de auto-peças, este procedimento foi regulamentado e passou-se a utilizar mais os chase cars. Obs.: a organização põe em alguns casos, helicópteros e aviões chamados de spotter planes, para tais "serviços" - são usados principalmente, para alertar os competidores por rádio, de animais na pista. Muitas equipes usam Land-Rovers chamados de "mud cars", principalmente para retirá-los da lama. No final dos anos 70 - como exemplo - a Toyota, tinha 10 caminhões leves, 8 chase cars, e somente 4 carros inscritos - ah, esqueci: um Jumbo Cargo (Boing 747) e 2 helicópteros!!!
Há que se lembar que, até a limitação de times a piloto e navegador, a maioria das provas os times eram formados por um piloto e dois navegadores (um dos navegadores, estava autorizado a pilotar também). Alguns nomes famosos já passaram por essa experiência em território africano, tais como dentre muitos (relaciono a primeira aparição - muitos deles, correram com várias marcas):
Eric Cecil (criador do rallye), na prova de 56 com um DKW
Joginder Singh, na prova de 57 com um Ford Zephyr MKI
Vic Preston, na prova de 57 com um Ford Zwphyr MKII
K.G. Nash, na prova de 58 com um Volvo Amazon
R. Jennings, na prova de 59 com um DKW
Peter Harper, na prova de 60 com um Sunbeam Rapier
Paddy Hopkirk, na prova de 60 com um Sunbeam Rapier
Paolo Coniglio, na prova de 60 com um Mercedes-Benz 190
Anne Hall, na prova de 61 com um Ford Zephyr
Pat Moss, na prova de 62 com um Saab 96
Erik Carlsson, na prova de 62 com um Saab 96
Gunnar Palm, na prova de 63 com um Saab 96
M. Miyamoto (primeiro nipônico), na prova de 63 com um "Hino Contessa"
J. S. Bathurst, na prova de 63 com um Peugeot 403
Rauno Aaltonen, na prova de 63 com um Morris 1100
Peter Hughes, na prova de 63 com um Ford Anglia 1200
Tom Trana, na prova de 64 com um Volvo PV 544
Stirling Moss (com Carlsson), na prova de 65 com um Saab 96 Sport Monte Carlo
Bengt Söderström, na prova de 67 com um Ford Cortina GT
Roger Clark, na prova de 67 com um Ford Lotus-Cortina
Henry Liddon, na prova de 67 com um Mini Cooper S
Sergio Berttoja, na prova de 67 com uma Lancia Flavia 1800
Timo Mäkinen, na prova de 72 com um Ford Escort RS 1600
Ove Andersson, na prova de 72 com um Datsun 180B
Jean-Luc Thérier, na prova de 72 com um Alpine A110
Hannu Mikkola, na prova de 72 com um Ford Escort RS 1600
Björn Waldegard, na prova de73 com um Porsche 911 Carrera RS
Sobieslaw Zasada, na prova de 73 com um Porsche 911 Carrera
Sandro Munari, na prova de 75 com uma Lancia Stratos
Markku Alén, na prova de 79, com um Fiat Abarth 131
Ron Denis, na prova de 79, com um Toyota Carina
Giancarlo Balestra, na prova de 81, com um Fiat 127
Michèle Mouton, na prova de 83 com um Audi Quattro
Stig Blomqvist, na prova de 84 com um Audi Quattro
Alguns carros que participaram desta prova, não são muito conhecidos (do grande público, fique bem entendido). Vou fazer uma listagem até 1970, para você amigo leitor, testar o seu conhecimento (se você acertar 30% dos carros, pode se considerar um grande entendedor de carros clássicos - você tem que relacionar a imagem do modelo na sua cabeça e depois checar):
1953: Vauxhall Velox, Humber Hawk, Wolseley 6/80, Tatra T-600 e o Singer 1500
1954: Jowett Javelin, Vauxhall Wyven, Humber Super Snipe e o Daimler Conquest
1955: Hillman Minx, Borgward Hansa, Renault Fregate e o Riley Pathfinder
1956: Lloyd LP-600, Hillman Husky, Goliath, Dyna Panhard e o Morris Isis
1957: Goggomibile e o MG Magnette
1958: Standard Ensigne a Fiat 1100EC
1959: Volvo PV 444L
1960: Simca Montlhéry, NSU Prinz 30, Simca Elysee, Borgward TS, Goggomibil 700
1961: Vauxhall (Cresta, Velox e Victor) e o Holden Sedan
1962: Holden EK
1963: Hino Contessa, MG 1100, Datsun Cedric e o Rover 3 litre
1964: Renault Roho e o Datsun Bluebird
1965: Singer Vogue
1966: Triumph 2000, Anglia 997 e o Datsun P411 (TK)
1968: Daihatsu Berlina De Lux, Datsun Sunny e o Datsun 1600 SSS
1970: Izuzu Bellett 1600GT, Auto Union DKW 1F02, Hillman Hunt
Fala a verdade! Como esses caras tinham coragem de enfrentar um rallye desse em plena África?
Esta saga teve início em 27 de maio a primeiro de junho de 1953, sendo denominado East African Coronation Safari, iniciando-se no Kenia, passando por Uganda e Tanganyika, vindo a terminar novamente em Nairobi (Kenia), em homenagem a coroação da minha Queen Elizabeth II. Têm-se vários nomes para a mesma prova (dependendo do patrocinador ou a falta dele): Coronation Safari foi de 53 a 57; o Safari foi de 58 a 59; o East African Safari, doi de 60 a 73; o Safari Rally de 74 a 82 (o de 1977 foi chamado de Silver Jubilee Safari Rally); Marlboro Safari de 83 a 84; Safari Rally em 85; Marlboro Safari Rally de 86 a 89; Marlboro Safari em 90; Martini em 91 e 92; Trust Bank Safari Rally em 93 e 94; 555 Safari Rally de 95 a 97; Safari Rally de 98 a 01 e Inmarsat Safari Rally em 2002. Hoje este evento faz parte do calendário do World Rally Championship (WRC) - na verdade o Safari Rally até o início dos anos 2000, era renegado pelo WRC, devido a situação política dos Estados envolvidos, e pelos ataques aos carros participantes (desde 2003 o evento faz parte do African Rally Championship, organizado pela FIA - temos agora o KCB Safari Rally, que leva o nome do sponsor Kenya Commercial Bank e o Safari Rally Classic - este último com carros históricos).
Fatos para você entrar no clima
- Realmente esse rallye era um prova de tenacidade: Ia de Kampala, costeando o Lago Victoria, indo pelo interior ermo, até atingir Nairobi, depois, mais terras ermas, onde a tribo Massai eram platéia, até atingir o mar em dois pontos: Mombasa e Dar Es Salam. Na verdade o rallye era ida e volta, ou seja largava-se e terminava-se em Nairobi. Durante todos esses anos, a cor mais vista foi o vermelho - tanto no céu, como na terra (barro e pó), e em alguns dos lagos (como o Magadi entre o Kenia e a Tanzania).Kilimanjaro
Monte Kenia
- Uma das paisagens mais fotografadas pelos navegadores era o Kilimanjaro, que sobe no meio do Serengeti e Amboseli, mostrando suas neves eternas a 5.895 metros de altura. O Monte Kenia também era objeto de fotos (ele fica entre Meru e Embu, com 5.200 metros de altitude).
- Já os animais que mais atrapalhavam o rallye eram os elefantes, zebras, rinocerontes e crocodilos. A chuva era outro inimigo do rallye, com aparições repentinas encharcando a terra, tornando o caminho um inferno (o lamaçal era chamado de "black cotton"), isso sem contar que um riacho virava um rio.
Datsun Violet no Safari Rally de 1977
Martin e McIntyre no Morris Mini Cooper S, em Dar-es-Salaam em 1966
- Os rios no levantamento do rallye, eram baixos, mas quando a chuva aumenta, eles se enchem na mesma proporção - muitas equipes perderam seus carros em tais rios (todos os carros usavam snorkel). Um dos equipamentos que mais sofriam, eram os pneus com o calor e as pedras no caminho. Antes da utilização do 4x4, a cena mais vista era o navegador ficar atrás do carro fazendo contrapeso (bouncing) - os africanos, também se deliciavam em empurrar e ficar "atrelados" nas alças colocadas na parte traseira dos carros.
Trânsito local... fácil com chuva?!
Trânsito Local (fácil fazer tempo na lama com caminhão te espremendo)
- Um inimigo mais brando, mas que era irritante, nos anos 50/60/70 e até meados dos anos 80: o trânsito local. Tem de tudo, desde ciclistas, até caminhões que joga seu "corpo" contra os carros de rallye que estão lhe passando, até a ação dos taxis chamados Matatus, que fazem invariavelmente um zig-zag na frente dos carros (não estou citando o "povo" que assiste o rallye pelo caminho, que em alguns casos nas cidades ou perímetro urbano, era afastado por policiais a cavalo, que abriam as laterais das ruas, jogando o cavalo sobre a multidão e dando várias chicotadas na assistência - ainda sobre o povo - na largada, o piloto mal conseguia ver a rua, pois, tinha que passar no meio da multidão por uns 1000 a 2000 metros).- Improvisação dominava os anos 50 e meados dos anos 60, onde os times chegavam a colocar feno nos pneus, em substituição das câmaras furadas! Mas o profissionalismo veio: As equipes tinham os caminhões de apoio nos pontos de checagem, e durante o trajeto nos anos 70, começaram a freqüentar a rota, os famosos "chase cars" - ou seja, carros preparados com setup parecido, como os que estão inscritos na prova, mas carregam na capota, caixas com peças de reposição (ou seja, eles andam mais rápidos que peruas e caminhões - depois do poderio econômico realizado pela fábrica da Mercedes-Benz que punha um helicóptero a disposição, suprindo seus carros quebrados com todo o tipo de auto-peças, este procedimento foi regulamentado e passou-se a utilizar mais os chase cars. Obs.: a organização põe em alguns casos, helicópteros e aviões chamados de spotter planes, para tais "serviços" - são usados principalmente, para alertar os competidores por rádio, de animais na pista. Muitas equipes usam Land-Rovers chamados de "mud cars", principalmente para retirá-los da lama. No final dos anos 70 - como exemplo - a Toyota, tinha 10 caminhões leves, 8 chase cars, e somente 4 carros inscritos - ah, esqueci: um Jumbo Cargo (Boing 747) e 2 helicópteros!!!
Décimo terceiro Safari Rally - Sikh brothers Joginder e Jaswant com o Volvo PV544
Há que se lembar que, até a limitação de times a piloto e navegador, a maioria das provas os times eram formados por um piloto e dois navegadores (um dos navegadores, estava autorizado a pilotar também). Alguns nomes famosos já passaram por essa experiência em território africano, tais como dentre muitos (relaciono a primeira aparição - muitos deles, correram com várias marcas):
Eric Cecil (criador do rallye), na prova de 56 com um DKW
Joginder Singh, na prova de 57 com um Ford Zephyr MKI
Vic Preston, na prova de 57 com um Ford Zwphyr MKII
K.G. Nash, na prova de 58 com um Volvo Amazon
R. Jennings, na prova de 59 com um DKW
Peter Harper, na prova de 60 com um Sunbeam Rapier
Paddy Hopkirk, na prova de 60 com um Sunbeam Rapier
Paolo Coniglio, na prova de 60 com um Mercedes-Benz 190
Anne Hall, na prova de 61 com um Ford Zephyr
Pat Moss, na prova de 62 com um Saab 96
Erik Carlsson, na prova de 62 com um Saab 96
Gunnar Palm, na prova de 63 com um Saab 96
M. Miyamoto (primeiro nipônico), na prova de 63 com um "Hino Contessa"
J. S. Bathurst, na prova de 63 com um Peugeot 403
Rauno Aaltonen, na prova de 63 com um Morris 1100
Peter Hughes, na prova de 63 com um Ford Anglia 1200
Tom Trana, na prova de 64 com um Volvo PV 544
Stirling Moss (com Carlsson), na prova de 65 com um Saab 96 Sport Monte Carlo
Bengt Söderström, na prova de 67 com um Ford Cortina GT
Roger Clark, na prova de 67 com um Ford Lotus-Cortina
Henry Liddon, na prova de 67 com um Mini Cooper S
Sergio Berttoja, na prova de 67 com uma Lancia Flavia 1800
Timo Mäkinen, na prova de 72 com um Ford Escort RS 1600
Ove Andersson, na prova de 72 com um Datsun 180B
Jean-Luc Thérier, na prova de 72 com um Alpine A110
Hannu Mikkola, na prova de 72 com um Ford Escort RS 1600
Björn Waldegard, na prova de73 com um Porsche 911 Carrera RS
Sobieslaw Zasada, na prova de 73 com um Porsche 911 Carrera
Sandro Munari, na prova de 75 com uma Lancia Stratos
Markku Alén, na prova de 79, com um Fiat Abarth 131
Ron Denis, na prova de 79, com um Toyota Carina
Giancarlo Balestra, na prova de 81, com um Fiat 127
Michèle Mouton, na prova de 83 com um Audi Quattro
Stig Blomqvist, na prova de 84 com um Audi Quattro
Alguns carros que participaram desta prova, não são muito conhecidos (do grande público, fique bem entendido). Vou fazer uma listagem até 1970, para você amigo leitor, testar o seu conhecimento (se você acertar 30% dos carros, pode se considerar um grande entendedor de carros clássicos - você tem que relacionar a imagem do modelo na sua cabeça e depois checar):
1953: Vauxhall Velox, Humber Hawk, Wolseley 6/80, Tatra T-600 e o Singer 1500
1954: Jowett Javelin, Vauxhall Wyven, Humber Super Snipe e o Daimler Conquest
1955: Hillman Minx, Borgward Hansa, Renault Fregate e o Riley Pathfinder
1956: Lloyd LP-600, Hillman Husky, Goliath, Dyna Panhard e o Morris Isis
1957: Goggomibile e o MG Magnette
1958: Standard Ensigne a Fiat 1100EC
1959: Volvo PV 444L
1960: Simca Montlhéry, NSU Prinz 30, Simca Elysee, Borgward TS, Goggomibil 700
1961: Vauxhall (Cresta, Velox e Victor) e o Holden Sedan
1962: Holden EK
1963: Hino Contessa, MG 1100, Datsun Cedric e o Rover 3 litre
1964: Renault Roho e o Datsun Bluebird
1965: Singer Vogue
1966: Triumph 2000, Anglia 997 e o Datsun P411 (TK)
1968: Daihatsu Berlina De Lux, Datsun Sunny e o Datsun 1600 SSS
1970: Izuzu Bellett 1600GT, Auto Union DKW 1F02, Hillman Hunt
Fala a verdade! Como esses caras tinham coragem de enfrentar um rallye desse em plena África?
Os Times e os Carros ganhadores foram os seguintes:
- 1953 - Não teve vencedor! As 2 duplas que tiveram a menor pontuação foram:
-
-
- Alan Dix / Johnny Larsen | Volkswagen 1.131cc
- Doug Airth / Raymond Collinge | Standard Vanguard
-
- 1954 - Vic Preston Sr (Ken) / D P Marwaha | Volkswagen
- 1955 - Vic Preston Sr (Ken) / D P Marwaha | Ford Zephyr
- 1956 - Eric Cecil / Tony Vickers | DKW
- 1957 - Gus Hofmann / Arthur Burton | DKW
- 1958 - Não teve vencedor oficial. As 2 duplas que tiveram a menor pontuação foram:
-
-
- Arne Kopperud / Kora Kopperud | Ford Zephyr II (Lion class)
- Morris Temple-Boreham / Mike Armstrong | Auto Union 1000 (Leopard class)
-
- 1959 - Bill Fritschy (GBR) / Jack Ellis | Mercedes Benz 219
- 1960 - Bill Fritschy (GBR) / Jack Ellis | Mercedes Benz 219
- 1961 - John Manussis / Bill Coleridge / David Beckett (3 homens como crew) | Mercedes-Benz 220SE
- 1962 - Tommy Fjastad / Bernhard Schmider | Volkswagen 1.200cc
- 1963 - Zbigniew 'Nick' Nowiki (Ken) / Paddy Cliff (Ken) | Peugeot 404
- 1964 - Peter Hughes / Bill Young | Ford Cortina GT
- 1965 - Joginder Singh (Ken) / Jaswant Singh (Ken) | Volvo PV544
- 1966 - Bert Shankland (Tan) / Chris Rothwell | Peugeot 404
- 1967 - Bert Shankland (Tan) / Chris Rothwell | Peugeot 404
- 1968 - Zbigniew 'Nick' Nowiki (Ken) / Paddy Cliff (Ken) | Peugeot 404
- 1969 - Robin Hillyar (Ken) / Jock Aird (Ken) | Ford Taunus 20M
- 1970 - Edgar Herrmann (Ken) / Hans Schüller (Fra) | Datsun 1600 SSS
- 1971 - Edgar Herrmann (Ken) / Hans Schüller (Fra) | Datsun 240Z
Ano | Nome do Rally / Datas | Piloto e Navegador ganhadores | Carro Ganhador | Status |
---|---|---|---|---|
1972 | 20th East African Safari Rally (30 Março - 3 Abril) | Hannu Mikkola Gunnar Palm | Ford Escort RS1600 | IMC |
1973 | 21st East African Safari Rally (19 - 23 Abril) | Shekhar Mehta Lofty Drews | Datsun 240Z | WRC |
1974 | 22nd East African Safari Rally (11 - 15 Abril) | Joginder Singh David Doig | Mitsubishi Lancer 1600 GSR | WRC |
1975 | 23rd Safari Rally (27 - 31 Março) | Ove Andersson Arne Hertz | Peugeot 504 | WRC |
1976 | 24th Safari Rally (15 - 19 Abril) | Joginder Singh David Doig | Mitsubishi Lancer 1600 GSR | WRC |
1977 | 25th Safari Rally (7 - 11 Abril) | Björn Waldegård Hans Thorszelius | Ford Escort RS1800 | WRC |
1978 | 26th Safari Rally (23 - 27 Março) | Jean-Pierre Nicolas Jean-Claude Lefèbvre | Peugeot 504 V6 Coupé | WRC |
1979 | 27th Safari Rally (12 - 16 Abril) | Shekhar Mehta Mike Doughty | Datsun 160J | WRC |
1980 | 28th Safari Rally (3 - 7 Abril) | Shekhar Mehta Mike Doughty | Datsun 160J | WRC |
1981 | 29th Safari Rally (16 - 29 Abril) | Shekhar Mehta Mike Doughty | Nissan Violet GT | WRC |
1982 | 30th Marlboro Safari Rally (8 - 12 Abril) | Shekhar Mehta Mike Doughty | Nissan Violet GT | WRC |
1983 | 31st Marlboro Safari Rally (30 Março - 4 Abril) | Ari Vatanen Terry Harryman | Opel Ascona 400 | WRC |
1984 | 32nd Marlboro Safari Rally (19 - 23 Abril) | Björn Waldegård Hans Thorszelius | Toyota Celica TCT | WRC |
1985 | 33rd Marlboro Safari Rally (4 - 8 Abril) | Juha Kankkunen Fred Gallagher | Toyota Celica TCT | WRC |
1986 | 34th Marlboro Safari Rally (29 Março - 2 Abril) | Björn Waldegård Fred Gallagher | Toyota Celica TCT | WRC |
1987 | 35th Marlboro Safari Rally (16 - 20 Abril) | Hannu Mikkola Arne Hertz | Audi 200 Quattro | WRC |
1988 | 36th Marlboro Safari Rally (31 Março - 4 Abril) | Miki Biasion Tiziano Siviero | Lancia Delta Integrale | WRC |
1989 | 37th Marlboro Safari Rally (23-27 Março) | Miki Biasion Tiziano Siviero | Lancia Delta Integrale | WRC |
1990 | 38th Marlboro Safari Rally (11-16 Abril) | Björn Waldegård Fred Gallagher | Toyota Celica GT-4 ST165 | WRC |
1991 | 39th Martini Safari Rally (27 Março - 1 Abril) | ( Juha Kankkunen Juha Piironen | Lancia Delta Integrale 16V | WRC |
1992 | 40th Martini Safari Rally (27 Março - 1 Abril) | Carlos Sainz Luis Moya | Toyota Celica Turbo 4WD | WRC |
1993 | 41st Trustbank Safari Rally (8-12 Abril) | Juha Kankkunen Juha Piironen | Toyota Celica Turbo 4WD | WRC |
1994 | 42nd Trustbank Safari Rally (31 Março - 3 Abril) | Ian Duncan David Williamson | Toyota Celica Turbo 4WD | WRC |
1995 | 43rd Safari Rally (14-17 Abril) | Yoshio Fujimoto Arne Hertz | Toyota Celica Turbo 4WD | 2LWC |
1996 | 44th Safari Rally (5-7 Abril) | Tommi Mäkinen Seppo Harjanne | Mitsubishi Lancer Evolution 3 | WRC |
1997 | 45th Safari Rally (1-3 Março) | Colin McRae Nicky Grist | Subaru Impreza WRC | WRC |
1998 | 46th Safari Rally (28 Fevereiro - 2 Março) | Richard Burns Robert Reid | Mitsubishi Carisma GT Evo 4 | WRC |
1999 | 47th Safari Rally (26-28 Fevereiro) | Colin McRae Nicky Grist | Ford Focus | WRC |
2000 | 48th Sameer Safari Rally (25-27 Fevereiro) | Richard Burns Robert Reid | Subaru Impreza WRC | WRC |
2001 | 49th Safari Rally (20-22 Julho) | Tommi Mäkinen Risto Mannisenmäki | Mitsubishi Lancer Evo 6 | WRC |
2002 | 50th Inmarsat Safari Rally (12-14 Julho) | Colin McRae Nicky Grist | Ford Focus | WRC |
2003 | 51st KCB Safari Rally (9-11 Otubro) | Glen Edmunds Titch Phillips | Mitsubishi Lancer Evolution 6 | ARC |
2004 | 52nd KCB Safari Rally (12-14 Março) | Carl Tundo Tim Jessop | Subaru Impreza | ARC |
2005 | 53rd KCB Safari Rally (15th - 17th Julho) | Glen Edmunds Des Page-Morris | Mitsubishi Lancer Evolution 7 | ARC |
2006 | 54th KCB Safari Rally (24 - 26 Março) | Azar Anwar George Mwangi | Mitsubishi Lancer Evolution 6 | ARC |
2007 | 55th KCB Safari Rally (9-11 Março) | Conrad Rautenbach Peter Marsh | Subaru Impreza N10 | IRC & ARC |
Notas: IMC = International Championship for Manufacturers, WRC = World Rally Championship, 2LWC = 2-Litre World Cup, ARC = African Rally Championship, IRC = International Rally Challenge
Já o rallye de carros históricos é chamado de The East African Safari Rally, com o seu primeiro evento realizado em 2003, onde teve por inspiração a primeira prova 50 anos antes. Os carros participantes tem como data limite de fabricação o ano de 1971. O rallye dos anos 60/70, tirando o pó e a lama que a chuva provocava, os competidores encontravam outros 3 problemas: primeiro grupo - as estradas e as travessias de rios (tudo isso sem GPS); segundo grupo - os animais tipo zebras, leões, elefantes e ataques de rinocerontes (vide um dos filminhos abaixo); e terceiro grupo - ataques de guerrilheiros e revolucionários (dizem que o time Mercedes chegou a contratar mercenários para a proteção do Time) - por essas e outras razões o uso do helicóptero e dos aviões era necessário.
Alguns carros se destacaram nesta maratona - o primeiro que vou citar é o bom e velho fusca. Isso mesmo, o volkswagen era o carro da vez nos anos 50. Em 1953 largaram 56 carros e só chegaram 16 - apesar de não ter tido um ganhador oficial, o Time ganhador foi a equipe oficial da Volkswagen. O Time VW ganha em 54-55 e 57-58. Em dupla individual, a VW ganha em 62. E tem pessoas aqui no Brasil que acham que o Fusca não serve para fazer rallye (bem, pelo menos no endurance ele se dá muito bem). Mas outros carros se destacaram, posso citar: os Mercedes-Benz 219 e o 220SE; os Ford Cortina GT e Escort (mais recentemente o Focus); os Peugeot 404 e 504; os Volvo PV 544 e Amazon 122; os Datsun 240Z e Violet GT; o Mitsubishi Lancer; o Toyota Celica; o Lancia Delta; o Subaru. Muitas da empresas montadoras, não gostam de colocar seus carros neste rallye de endurance, pois, se quebram muito, seria uma midia negativa às suas marcas, contudo, a partir do segundo quartel dos anos 70, os japoneses passaram a dominar esta prova, diante da falta de investimento das montadoras européias.
Fusca no East African Safari de 1965.
Tommy Fjastad e Bernhard Schmider quando ganharam o rallye
Tommy Fjastad e Bernhard Schmider quando ganharam o rallye
Fusca em 1962 - com os irmãos Jaswant e Joginder Singh Bhachu
Fotos
Obs.: Muitas das fotos aqui expostas, foram obtidas do excepcional e maravilhoso livro - Safari Rally - Comemorativo aos 50 anos deste evento, tendo como autores Reinhard Klein (editor), John Davemport e Helmult Deimel - Ed. Verlag Reinhard Klein, Kön, 2003. Para quem quiser saber mais deste evento e gostar de fotos, compre o livro.
os suecos
Harold Rogers Sr. (a esquerda) - East African Coronation Safari Rally de 1956 (U43 - Simca Aronde)
Mitsubishi Lancer
Mitsubishi Colt
Filminhos
Safari Rally TibuteXX
African Safari Rally - 1964
XX
Safari Rally 1971 (parte 1)
XX
Safari Rally 1971 (parte 2)
XX
East African Safari Rally - 1972 (parte 1)
XX
East African Safari Rally - 1972 (parte 2)
XX
Safari Rally - 1977 (sem audio) - Silver Jubilee Safari Rally
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Luis Cezar
Um comentário:
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