Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

28.9.09

Goodwood Revival - 2009

Goodwood Revival
2009
O ano dos Minis

Rowan Atkinson

O Goodwood Revival 2009, foi realizado entre os dias 18 a 20 de setembro: marcava-se dois aniversários (diria que 3) importantes - a implantação da famosa corrida de 1959 denominada Tourist Trophy, onde a Aston Martin sagrou-se campeã; o aniversário de lançamento do Mini e... aniversário de 80 anos do Stirling Moss. Tudo, como sempre, muito romântico - como deve ser o que se convencionou chamar de Goodwood Spirit. É tudo um pouco mágico lá - muitos frequentadores, com roupas dos anos 40, 50 e 60 - muita gente chique e outros nem tamtos (alguns muito cafonas, para falar a verdade), isso sem contar aqueles que estavam com uniformes militares (o maios contingente, eram os "oficiais" da RAF). Há o chamado Ladies Day - que geralmente é comemorado no sábado. Como se sabe, há provas divididas em vários blocos (esse ano houve 22 corridas + 4 demonstrações ou paradas, como a do Mini).

http://www.welwynphotoclub.org.uk/wp-content/gallery/5-of-a-kind/goodwood-revival-1.jpg

A grande baixa deste ano: roubaram a minha máquina fotográfica com todas as fotos do evento, sob o olhar do dono (da máquina, que sou eu). A outra fase negra, foi ter levado clientes a tal evento. Eles não entendem de nada, assistem a duas corridas e já querem ir embora. Ou seja, um "estresse da peste", como fala o Ciro Gomes. Ida e volta por dois dias de Londres à Goodwood (120 milhas ou 240 milhas por dia), e estando ao lado de marmanjos que sequer gostam de automobilismo (foram atrás das modelos, que sequer trocaram um olhar a tais latinos). But... é a vida. Não postei nada antes, esperando fotos e filminhos da net.

http://www.goodwood.co.uk/SITE/images/hospitality/hospitality-rev-map-747x482.jpg

Para aqueles que gostam tanto do evento em Laguna Seca, o buraco é mais embaixo... o de Goodwood "põe no chinelo", como dizia minha vó, tal evento estaduniense. Temos 12 grandes grupos (isso sem contar com os eventos envolvendo avião histórico):

The ‘celebrity’ two-driver races
Lavant Cup (duração de uma hora e 2 pilotos)
Carros para categoria Goodwood TT de 1958 a 1959
Aston Martin DBR1, Ferrari Testa Rossa, Porsche RSK, Jaguar D-Type (esse tipo de carro)

St Mary’s Trophy
Grupo 2 Mini Cooper S e para carros produzidos antes de 1966. Tinha algo como 30 Minis Cooper 1275cc no Grid.

Barry Sheene Memorial Trophy
2 corridas para motos de 350cc a 500cc, fabricadas entre 1962 e 1966, tipo MV Agusta, Ducati, Moto Guzzi, Aermacchi, AJS, Norton e Matchless.

Brooklands Trophy
Para os chamados " sports cars in the spirit of the great Brooklands endurance races", pré-guerra (fabricados até 1939). Principalmente, para pre-war cars, que participaram de provas de endurance como Brooklands Double Twelve, BRDC ‘500’ e International Trophy Race. Os carros eram tipo: Bentley 4½ litre, Mercedes-Benz SSKL, Alfa Romeo 8C, Bugatti, Invicta, Lagonda, Delahaye, BMW, Talbot, Frazer Nash, Aston Martin, MG e Riley.

Madgwick Cup
Para sports-racing cars abaixo de 2 litros, que correram entre 1948 e 1954. Tinha MG, Ford, Cooper, Dargue, Kieft, Lester, Lotus, OSCA e Veritas.

Fordwater Trophy
Para carros esportivos de produção, que correram entre 1960 a 1966, principalmente nos anos de atividade do British Automobile Racing Club (BARC). Tinha: Lotus Elite, MGB, Alfa Romeo Giulia SZ, Elva Courier, Ginetta G4, Triumph TR4 e TVR Grantura.

Freddie March Memorial Trophy
Para carros participantes do Goodwood Nine-Hour races, entre os anos 1952-1955, tais como: Jaguar C-type, Aston Martin DB3 / DB3S, Maserati A6GCS, Ferrari, Allard e HWM.

Whitsun Trophy
Para os Protótipos, que correram entre 1963 e 1966, tais como: o legendário Ford GT40, uma legião de Ferrari, Lotus 30, Lola-Chevrolet T70 Spyder e McLaren-Chevrolet M1s.

http://api.ning.com/files/PdXXQXB083XusOfCX5lKweOmvvOtdiYyi-HxUupAkcb-YuCJ1S3dEFhNYhYcW4vMdJtqJnk4L8EGFaqY9AnKojaXGkFcojfe/GoodwoodRevival.jpg

Corridas de Monoposto:

Richmond Trophy
Para carros da Inter-Continental/Formula 1, que correram entre 1950 e 1960, tais como: Maserati 250F, Ferrari 500 e 246 Dino, Vanwall, Aston Martin DBR4, BRM Type 25, Cooper-Bristol, Connaught, HWM e Ferguson P99.

Goodwood Trophy
Para carros do Grand Prix e Formule Libre, que correram entre 1930 a 1950. Poderia se ver: ERA, Alfa Romeo 308C, Maserati 4CM, 6CM, 8CM e 4CLT, Alta, Bugatti Type 54, Talbot Lago e a rara Alfa Romeo Tipo B.

Glover Trophy
Para carros de F1 de 1.5 litros, que correram entre 1961 e 1965, tudo com motor V8.

Chichester Cup
Para carros com motor dianteiro da Formula Junior, que correram entre 1958 e 1960.



Quem estava lá
(para inveja daqueles que foram assistir as provas em Laguna Seca):


Rauno Aaltonen (ganhador do RAC e do Monte Carlo Rally, além de ser Campeão Europeu de Rallye - pilotou um Mini no St Mary's Trophy)

Richard Attwood (ganhador em 1970 das 24 Horas de Le Mans - Pilotou para a BRM, Cooper e Lotus na F1 - pilotou um Aston Martin DB4GT na prova da RAC TT)

Rowan Atkinson

Rowan Atkinson (Mr Bean - pilotou o seu Mini - da série da TV - no St Mary's Trophy)

Warwick Banks (piloto do time de F3 do Sir Jackie Stewart - pilotou um Mini no St Mary's Trophy)

Derek Bell (5 vezes ganhador de Le Mans e piloto de F1 - pilotou o seu Jaguar E-Type no RAC TT)

Gerhard Berger (ganhou 10 GP pela F1, pilotando Benetton, Ferrari e McLaren - estava de Ferrari GTO no Barry Sheene Memorial Trophy)

David Brabham (ganhador de Le Mans e piloto da F1 - filho do Sir Jack - estava com um Brabham)

Eddie Cheever (estrela de Indianapolis - campeão da Indy - estava de Indy-Lola)

John Cleland (campeão seguido do BTCC - estava num Mini no St Mary's Trophy)

Tony Dron (estava de Aston Martin DB3S no Lavant Cup e de Mini no St Marys Trophy)

John Fitzpatrick (campeão da GT européia - estava de Mini no St Mary's Trophy)

Marino Franchitti (irmão do Dario - campeão do American Le Mans Series - estava com uma Lola)

Wayne Gardner (campeão mundial das 500cc - ganou 18 GPs - estava de moto - não sei qual era no Barry Sheene Memorial Trophy)

Oliver Gavin (campeão da British F3 e várias vezes campeão em Le Mans - estava de Mini no St Mary's Trophy)

Marc Gene (piloto de F1 com a Minardi e Williams - agora na Ferrari - estava de Ferrari)

Stuart Graham (piloto de moto e ganhador inúmeras vezes na TT da Ilha de Man - estava de moto -?- e de Aston Martin DB4GT no RAC TT)

Mick Grant (outra lenda da Ilha de Man - ganhou lá 7 vezes - uma já é dificil - estava com uma Norton Manx no Barry Sheene Memorial Trophy)

James Haydon (piloto e campeão de Superbike - estava no Barry Sheene Memorial Trophy)

Christian Horner (da Red Bull Racing Formula 1 Team Principal - estava no RAC TT)

Tony Jardine (ex-piloto de F1 e comentarista da BBC, estava de Mini no St Mary's Trophy)

Richard Longman (lendário piloto de Mini, campeão 2 vezes no British Touring Car Champion com um Mini 1275GT - estava com esse mesmo carro na Mini Parade)

Nick Mason (baterista do Pink Floyd - estava de Jaguar)

Jochen Mass (piloto de F1 e ganhador de Le Mans - estava de Ferrari GTO)

Jeremy McWilliams (piloto de moto e ganhador das 250cc - estava com uma magrela no Barry Sheene Memorial Trophy)

Arturo Merzario (ex-piloto de F1 da Ferrari, duas vezes ganhador da Targa Florio - estava de Ferrari barqueta)

Sir Stirling Moss at Goodwood Revival - © 2008 Michael Cole

Sir Stirling Moss (com 80 anos era a figura do all-round British hero - estava com seu OSCA no Lavant cup e foi a figura principal da 80th birthday parade)

Trevor Nation (outro mito em duas rodas e vencedor na Ilha de Man - estava com Norton no Barry Sheene Memorial Trophy)

Tiff Needell (ex-piloto de F1 e comentarista da TV - estava com um Mini no St Mary's Trophy)

Adrian Newey (projetista de F1 - vide Red Bull RB5 - estava com um Jaguar E-Type Lightweight no RAC TT)

Jackie Oliver (campeão em 1969 de Le Mans - piloto de F1 da Lotus e dono da Arrows Team - estava de Mini no St Mary's Trophy)

Steve Parrish (lenda da Moto GP 500cc e campeão europeu de Formula Truck - estava de moto)

Henri Pescarolo (ex-pioloto de F1 e 5 vezes campeão de Le Mans - estava de Porsche)

Emanuele Pirro (ex-piloto de F1 e campeão 5 vezes em Le Mans - estava de Austin Healey no Freddie March Memorial e de Ferrari no RAC TT)

Alec Poole (campeão do BTCC com um Cooper S 1968 - estava com esse carro no St Mary's Trophy)

Bobby Rahal (campeão e dono de equipe na Indy e campeão da Indy 500 - estava num Mini no St Mary's Trophy)

Phil Read (campeão 7 vezes do World Champion de moto e o primeiro piloto a ganhar nas 125cc, 250cc e 500cc - estava de moto no Barry Sheene Memorial Trophy)

Brian Redman (ex-piloto de F1 e campeão na Targa Florio, além de ganhar duas vezes as 12 Horas de Sebring - estava com um Vanwall no Richmond Trophy e com um Mini no St Mary's Trophy)

Anthony Stalwart Reid (campeão do British Touring Car Championship e piloto em Le Mans - estava de Lister-Jaguar no RAC TT e de Mini no St Mary's Trophy)

Andy Rouse (campeão da BTCC - estava com um Mini no St Mary's Trophy)

Michael Rutter (ex-piloto de MotoGP e World Superbike, ganhador de 7 corridas na TT da Ilha de Man - estava de moto no Barry Sheene Memorial Trophy)

Vern Shuppan (ganhador em 1983 das 24 Horas de Le Mans e ex-piloto de F1 e Indy)

Patrick Watts (campeão de tudo em especial na BTCC - estava com um Mini no St Mary's Trophy)

Sir John Whitmore (top star e campeão do British Saloon Car Championship com um Mini - estava no tributo ao Sir Stirling Moss)

Barrie Williams (veterano em corridas - estava com um Mini no St Mary's e correu no Richmond Trophy)

Charlie Williams (lenda do Moto GP - campeão 8 vezes na Isle of Man TT - estava de moto no Barry Sheene Memorial Trophy)

Jeff Williamson (lenda do rallycross - estava com um Mini 4x4 no Mini Parade)

Desire Wilson (única ex-piloto de F1 - estava com um Mini no St Mary's Trophy - tá certo... ela só participou de uma corrida em 1980 com um non-works Williams FW07, em Brands Hatch).

Stan Woods (ex-piloto da Suzuki - estava de Suzuki no Barry Sheene Memorial Trophy)

Fotos de Terceiros


http://www.flightglobal.com/airspace/photos/berniec/images/22526/raf-hurricane.jpg

http://shop-online-4.com/wp-content/uploads/2008/09/feature_goodwood.jpg

http://www.classicdriver.com/upload/images/_uk/13182/img01.jpg

Mini Cooper at Goodwood Revival

Earls Court Motor Show at Goodwood Revival

Fotos do site ITV.com





















Fotos de Terceiros

Goodwood Revival 2009: the first details

http://www.carmagazine.co.uk/upload/20323/images/GoodwoodRevival2009_2.jpg

http://www.carmagazine.co.uk/upload/20323/images/GoodwoodRevival2009_1.jpg

http://www.classictravelling.com/wp-content/uploads/2008/01/goodwood.jpg

http://classictravelling.com/wp-content/uploads/Cars/DSCF0384.JPG

http://www.automotoportal.com/media/images/vijesti/090323001.jpg

http://www.englandspecials.com/images/ES_01_2007/1_700.jpg



http://www.carmagazine.co.uk/upload/10135/images/GoodwoodRevival2008.jpg

http://www.thehospitalityclub.co.uk/userimages/goodwoodrev.jpg

[gr.jpg]

http://www.grandstandmotorsports.co.uk/images/historic/goodwood_revival/goodwood-revival3.jpg

http://photos-b.ak.fbcdn.net/photos-ak-sf2p/v333/88/96/614606513/n614606513_1445929_5938.jpg

http://photos-d.ak.fbcdn.net/photos-ak-sf2p/v133/88/96/614606513/n614606513_277203_702.jpg

http://europeanmotornews.com/wp-content/uploads/2009/09/130909-a-gmc-.jpg

Filminhos


Parte 1 - In-Car Mini com Roger Phillips (muito legal)

XX

Parte II - Idem

XX

Parte III - dá bem para conhecer a pista

XX

Um apanhado geral da prova deste ano (das mocinhas - como precisam de sol...)

XX

Outro resumo bem legal

XX

Motor Sport Magazine - bem legal

XX

Mr Bean

XX

80 anos do Sir Stiring Moss

XX

Não assista se gosta de GT40 - PQP

XX

Idem - PQP

XX

Album de fotos

XX

Luis Cezar

Nenhum comentário: