2009
O ano dos Minis

O Goodwood Revival 2009, foi realizado entre os dias 18 a 20 de setembro: marcava-se dois aniversários (diria que 3) importantes - a implantação da famosa corrida de 1959 denominada Tourist Trophy, onde a Aston Martin sagrou-se campeã; o aniversário de lançamento do Mini e... aniversário de 80 anos do Stirling Moss. Tudo, como sempre, muito romântico - como deve ser o que se convencionou chamar de Goodwood Spirit. É tudo um pouco mágico lá - muitos frequentadores, com roupas dos anos 40, 50 e 60 - muita gente chique e outros nem tamtos (alguns muito cafonas, para falar a verdade), isso sem contar aqueles que estavam com uniformes militares (o maios contingente, eram os "oficiais" da RAF). Há o chamado Ladies Day - que geralmente é comemorado no sábado. Como se sabe, há provas divididas em vários blocos (esse ano houve 22 corridas + 4 demonstrações ou paradas, como a do Mini).

A grande baixa deste ano: roubaram a minha máquina fotográfica com todas as fotos do evento, sob o olhar do dono (da máquina, que sou eu). A outra fase negra, foi ter levado clientes a tal evento. Eles não entendem de nada, assistem a duas corridas e já querem ir embora. Ou seja, um "estresse da peste", como fala o Ciro Gomes. Ida e volta por dois dias de Londres à Goodwood (120 milhas ou 240 milhas por dia), e estando ao lado de marmanjos que sequer gostam de automobilismo (foram atrás das modelos, que sequer trocaram um olhar a tais latinos). But... é a vida. Não postei nada antes, esperando fotos e filminhos da net.

Para aqueles que gostam tanto do evento em Laguna Seca, o buraco é mais embaixo... o de Goodwood "põe no chinelo", como dizia minha vó, tal evento estaduniense. Temos 12 grandes grupos (isso sem contar com os eventos envolvendo avião histórico):
The ‘celebrity’ two-driver races
Lavant Cup (duração de uma hora e 2 pilotos)
Carros para categoria Goodwood TT de 1958 a 1959
Aston Martin DBR1, Ferrari Testa Rossa, Porsche RSK, Jaguar D-Type (esse tipo de carro)
St Mary’s Trophy
Grupo 2 Mini Cooper S e para carros produzidos antes de 1966. Tinha algo como 30 Minis Cooper 1275cc no Grid.
Barry Sheene Memorial Trophy
2 corridas para motos de 350cc a 500cc, fabricadas entre 1962 e 1966, tipo MV Agusta, Ducati, Moto Guzzi, Aermacchi, AJS, Norton e Matchless.
Brooklands Trophy
Para os chamados " sports cars in the spirit of the great Brooklands endurance races", pré-guerra (fabricados até 1939). Principalmente, para pre-war cars, que participaram de provas de endurance como Brooklands Double Twelve, BRDC ‘500’ e International Trophy Race. Os carros eram tipo: Bentley 4½ litre, Mercedes-Benz SSKL, Alfa Romeo 8C, Bugatti, Invicta, Lagonda, Delahaye, BMW, Talbot, Frazer Nash, Aston Martin, MG e Riley.
Para sports-racing cars abaixo de 2 litros, que correram entre 1948 e 1954. Tinha MG, Ford, Cooper, Dargue, Kieft, Lester, Lotus, OSCA e Veritas.
Fordwater Trophy
Para carros esportivos de produção, que correram entre 1960 a 1966, principalmente nos anos de atividade do British Automobile Racing Club (BARC). Tinha: Lotus Elite, MGB, Alfa Romeo Giulia SZ, Elva Courier, Ginetta G4, Triumph TR4 e TVR Grantura.
Para carros participantes do Goodwood Nine-Hour races, entre os anos 1952-1955, tais como: Jaguar C-type, Aston Martin DB3 / DB3S, Maserati A6GCS, Ferrari, Allard e HWM.
Whitsun Trophy
Para os Protótipos, que correram entre 1963 e 1966, tais como: o legendário Ford GT40, uma legião de Ferrari, Lotus 30, Lola-Chevrolet T70 Spyder e McLaren-Chevrolet M1s.
Corridas de Monoposto:
Richmond Trophy
Para carros da Inter-Continental/Formula 1, que correram entre 1950 e 1960, tais como: Maserati 250F, Ferrari 500 e 246 Dino, Vanwall, Aston Martin DBR4, BRM Type 25, Cooper-Bristol, Connaught, HWM e Ferguson P99.
Goodwood Trophy
Para carros do Grand Prix e Formule Libre, que correram entre 1930 a 1950. Poderia se ver: ERA, Alfa Romeo 308C, Maserati 4CM, 6CM, 8CM e 4CLT, Alta, Bugatti Type 54, Talbot Lago e a rara Alfa Romeo Tipo B.
Glover Trophy
Para carros de F1 de 1.5 litros, que correram entre 1961 e 1965, tudo com motor V8.
Para carros com motor dianteiro da Formula Junior, que correram entre 1958 e 1960.

(para inveja daqueles que foram assistir as provas em Laguna Seca):
Rauno Aaltonen (ganhador do RAC e do Monte Carlo Rally, além de ser Campeão Europeu de Rallye - pilotou um Mini no St Mary's Trophy)
Richard Attwood (ganhador em 1970 das 24 Horas de Le Mans - Pilotou para a BRM, Cooper e Lotus na F1 - pilotou um Aston Martin DB4GT na prova da RAC TT)
Rowan Atkinson (Mr Bean - pilotou o seu Mini - da série da TV - no St Mary's Trophy)
Warwick Banks (piloto do time de F3 do Sir Jackie Stewart - pilotou um Mini no St Mary's Trophy)
Derek Bell (5 vezes ganhador de Le Mans e piloto de F1 - pilotou o seu Jaguar E-Type no RAC TT)
Gerhard Berger (ganhou 10 GP pela F1, pilotando Benetton, Ferrari e McLaren - estava de Ferrari GTO no Barry Sheene Memorial Trophy)
David Brabham (ganhador de Le Mans e piloto da F1 - filho do Sir Jack - estava com um Brabham)
Eddie Cheever (estrela de Indianapolis - campeão da Indy - estava de Indy-Lola)
John Cleland (campeão seguido do BTCC - estava num Mini no St Mary's Trophy)
Tony Dron (estava de Aston Martin DB3S no Lavant Cup e de Mini no St Marys Trophy)
John Fitzpatrick (campeão da GT européia - estava de Mini no St Mary's Trophy)
Marino Franchitti (irmão do Dario - campeão do American Le Mans Series - estava com uma Lola)
Wayne Gardner (campeão mundial das 500cc - ganou 18 GPs - estava de moto - não sei qual era no Barry Sheene Memorial Trophy)
Oliver Gavin (campeão da British F3 e várias vezes campeão em Le Mans - estava de Mini no St Mary's Trophy)
Marc Gene (piloto de F1 com a Minardi e Williams - agora na Ferrari - estava de Ferrari)
Stuart Graham (piloto de moto e ganhador inúmeras vezes na TT da Ilha de Man - estava de moto -?- e de Aston Martin DB4GT no RAC TT)
Mick Grant (outra lenda da Ilha de Man - ganhou lá 7 vezes - uma já é dificil - estava com uma Norton Manx no Barry Sheene Memorial Trophy)
James Haydon (piloto e campeão de Superbike - estava no Barry Sheene Memorial Trophy)
Christian Horner (da Red Bull Racing Formula 1 Team Principal - estava no RAC TT)
Tony Jardine (ex-piloto de F1 e comentarista da BBC, estava de Mini no St Mary's Trophy)
Richard Longman (lendário piloto de Mini, campeão 2 vezes no British Touring Car Champion com um Mini 1275GT - estava com esse mesmo carro na Mini Parade)
Nick Mason (baterista do Pink Floyd - estava de Jaguar)
Jochen Mass (piloto de F1 e ganhador de Le Mans - estava de Ferrari GTO)
Jeremy McWilliams (piloto de moto e ganhador das 250cc - estava com uma magrela no Barry Sheene Memorial Trophy)
Arturo Merzario (ex-piloto de F1 da Ferrari, duas vezes ganhador da Targa Florio - estava de Ferrari barqueta)
Sir Stirling Moss (com 80 anos era a figura do all-round British hero - estava com seu OSCA no Lavant cup e foi a figura principal da 80th birthday parade)
Trevor Nation (outro mito em duas rodas e vencedor na Ilha de Man - estava com Norton no Barry Sheene Memorial Trophy)
Tiff Needell (ex-piloto de F1 e comentarista da TV - estava com um Mini no St Mary's Trophy)
Adrian Newey (projetista de F1 - vide Red Bull RB5 - estava com um Jaguar E-Type Lightweight no RAC TT)
Jackie Oliver (campeão em 1969 de Le Mans - piloto de F1 da Lotus e dono da Arrows Team - estava de Mini no St Mary's Trophy)
Steve Parrish (lenda da Moto GP 500cc e campeão europeu de Formula Truck - estava de moto)
Henri Pescarolo (ex-pioloto de F1 e 5 vezes campeão de Le Mans - estava de Porsche)
Emanuele Pirro (ex-piloto de F1 e campeão 5 vezes em Le Mans - estava de Austin Healey no Freddie March Memorial e de Ferrari no RAC TT)
Alec Poole (campeão do BTCC com um Cooper S 1968 - estava com esse carro no St Mary's Trophy)
Bobby Rahal (campeão e dono de equipe na Indy e campeão da Indy 500 - estava num Mini no St Mary's Trophy)
Phil Read (campeão 7 vezes do World Champion de moto e o primeiro piloto a ganhar nas 125cc, 250cc e 500cc - estava de moto no Barry Sheene Memorial Trophy)
Brian Redman (ex-piloto de F1 e campeão na Targa Florio, além de ganhar duas vezes as 12 Horas de Sebring - estava com um Vanwall no Richmond Trophy e com um Mini no St Mary's Trophy)
Anthony Stalwart Reid (campeão do British Touring Car Championship e piloto em Le Mans - estava de Lister-Jaguar no RAC TT e de Mini no St Mary's Trophy)
Andy Rouse (campeão da BTCC - estava com um Mini no St Mary's Trophy)
Michael Rutter (ex-piloto de MotoGP e World Superbike, ganhador de 7 corridas na TT da Ilha de Man - estava de moto no Barry Sheene Memorial Trophy)
Vern Shuppan (ganhador em 1983 das 24 Horas de Le Mans e ex-piloto de F1 e Indy)
Patrick Watts (campeão de tudo em especial na BTCC - estava com um Mini no St Mary's Trophy)
Sir John Whitmore (top star e campeão do British Saloon Car Championship com um Mini - estava no tributo ao Sir Stirling Moss)
Barrie Williams (veterano em corridas - estava com um Mini no St Mary's e correu no Richmond Trophy)
Charlie Williams (lenda do Moto GP - campeão 8 vezes na Isle of Man TT - estava de moto no Barry Sheene Memorial Trophy)
Jeff Williamson (lenda do rallycross - estava com um Mini 4x4 no Mini Parade)
Desire Wilson (única ex-piloto de F1 - estava com um Mini no St Mary's Trophy - tá certo... ela só participou de uma corrida em 1980 com um non-works Williams FW07, em Brands Hatch).
Stan Woods (ex-piloto da Suzuki - estava de Suzuki no Barry Sheene Memorial Trophy)



Fotos do site ITV.com



















![[gr.jpg]](http://3.bp.blogspot.com/_sxyIwLHWVN4/SZBLIoWukrI/AAAAAAAAAOE/f4OiVV6rbJI/s1600/gr.jpg)




Filminhos
XX
Parte II - Idem
XX
Parte III - dá bem para conhecer a pista
XX
Um apanhado geral da prova deste ano (das mocinhas - como precisam de sol...)
XX
Outro resumo bem legal
XX
Motor Sport Magazine - bem legal
XX
Mr Bean
XX
80 anos do Sir Stiring Moss
XX
Não assista se gosta de GT40 - PQP
XX
Idem - PQP
XX
Album de fotos
XX
Luis Cezar
Nenhum comentário:
Postar um comentário