Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

24.11.09

13 Rally Historique - Monte Carlo - 2010

Run down to Monte Carlo



Sério! Vamos lá - se fizessem para mim a pergunta: Qual a corrida de carros históricos, você gostaria de participar? Eu responderia: 24 Horas de Le Mans (histórico); Goodwood Revival e Silverstone Classic. E de rally: Monte Carlo Historique, sem dúvida [bom tem alguns interessantes, tais como o Historic Acropolis Rally; ou o Classic Marathon; ou o Rally of the Tests (todos FIA pelo campeonato europeu); além da Mille Miglia, Isle of Man International Rally, Historic Rally Targa Florio ou o Malte Rally]. Mas se você tiver que escolher um só rallye e uma só corrida? Fácil: para rallye de regularidade - Monte. Para Corrida de Endurance em circuito misto: Le Mans e, para velocidade em pista: Goodwood.

Ter um carro e tripulação inscritos nestes 3 eventos é missão (quase) impossível, para nós brasileiros (apesar que ainda quero montar um time de 5 carros - exigência de regulamento, para disputar Monte Carlo; além de colocar 2 Pumas VW, 1 Puma DKW, 1 Malzoni ou se for o caso somente levar os 2 Interlagos do Mauro Salles, para a pista de Goodwood, ou para fazer a subida de montanha, ou - que seria o máximo - para o Revival. O mesmo diria para a prova de Le Mans). But... se houver uma certa estratégia e conhecer as pessoas certas (além é claro do devido patrocinio), voçê tem 1 chance em 100 de obter o devido sucesso. Well... comigo aconteceu o inesperado - vou começar pelo mais difícil: Estou presente no Rallye Histórico de Monte Carlo de 2010 (junto com o João Motta meu co-driver)! Para quem conhece esse tipo de prova, sabe o que eu estou dizendo e sentindo.



Pelo alto custo e apesar de ser um sonho participar deste evento, não era uma prioridade minha, contudo, se houvesse patrocino eu iria com prazer (obvious). Começou ai a minha saga. Nesse meio tempo comecei a receber alguns e.mails vindo do Japão, Itátia, Espanha e Reino Unido, para ficar no meu lugar na lista de pré-seleção! Estranho, pensei eu: Por que isso? Simplificando a história - milhares de times pedem para entrar na lista, e... somente 340 são os escolhidos. É uma verdadeira guerra, para os mortais (que certamente não são franceses), e para até mesmo para os museus, que mandam ou pretendem mandar seus carros. Resumindo: há 24 nacionalidades divididos em 340 times (largadas: 43 de Hamburgo, 60 de Barcelona, 24 de Copanhague, 93 de Reims e 120 de Turim), isso tudo rodando sob 40 marcas de automóveis (vários modelos, dentro das marcas):

ALFA ROMEO - 26
ALPINE RENAULT - 30
AUDI - 2
AUSTIN - 3
AUSTIN HEALEY - 4
AUTHI - 1
AUTOBIANCHI - 2
BMC - 1
BMW - 25
CITROEN - 8
DAF - 1
DATSUN - 3
DKW - 1
FIAT - 10
FORD - 21
HONDA - 1
INNOCENTI - 3
JAGUAR - 3
LANCIA - 25
LOTUS - 1
MATRA - 1
MAZDA - 1
MERCEDES-BENZ - 9
MG - 5
MORRIS - 5
NSU - 3
OPEL - 14
PEUGEOT - 9
POLSKI FIAT - 3
PORSCHE - 55
RENAULT - 17
SAAB - 5
SIMCA - 7
STEYR PUCH - 1
TALBOT - 1
TOYOTA - 2
TRIUMPH - 5
VOLKSWAGEN - 11
VOLVO - 14
VW-PORSCHE - 1


O planejamento de uns 6 meses antes é necessário (mínimo) - o ideal é um ano. Adaptar todas as exigências do Anexo K-FIA para o carro. Ter homologação ou pré-homologação da FIA e passaporte FIVA. Ter carta de pilotagem de rallye histórico expedido pela FIA. Setar o carro para andar em neve e chuva (treinar nestes ambientes ou similares). Instalação de equipamentos de rallye, tais como trips, iluminação interna e externa, cintos, etc. Logistica de excelência. Roupas - desde botas e casacos a prova de água, até o traje completo a rigor (smoking), para participação na Salle des Etoilles du Sporting Monte-Carlo, do jantar com sua Altesse Sérénissime Le Prince Souverain de Monaco - Albert II. Voçes não sabem nem a metade da novela.

Durante os dias que ficarei na Europa (de 24/01 a 8/02), vou mandando notícias diárias por esse blog, com fotos e se possível, filminhos. Ganhar... ganhar... é claro que não vamos (dos 340 carros inscritos, há 128 caminhões e/ou vans, com os devidos times de mecânicos de apoio) - sequer temos um apoio sequer (graças a Deus a parte elétrica do Volvo é Bosch).

Filminhos para se ter uma idéia:

Geral

XX

Parte 1

XX

Parte 2

XX

Geral

XX

Geral

XX

Parte 1 dos Jornalistas Alemães

XX

Parte 2 dos Jornalistas Alemães

XX

Dificuldades do Time do Mustang no circuito de gelo

XX

Onde o Mustang não deveria ter se metido

XX

Dentro 1

XX

Dentro 2

XX

Dentro 3

XX

Dentro 4

XX

Dentro 5

XX

Fila do carimbo

XX

Uma idéia da noite nos Alpes

XX

Luis Cezar

23.11.09

Dall Favera Cup / Coppa Dalla Favera

Coppa Dalla Favera
27a Edição




Qual o rallye mais famoso do mundo - Monte Carlo. Qual o rallye histórico mais famoso do mundo - hoje em dia e há mais de 13 anos - Monte Carlo. Vamos simplificar: a pré-lista de Monte chega aos 2.000 e somente destes, 350 times são inscritos. Mas se você quer pilotar na neve e não está relacionado no Monte, posso indicar um rallye que é tido como o Monte Carlo da Itália - o Dall Favera Cup de Padua (que está no 27 aniversário) - é o tipo de rallye chamado pelos italianos de Regolarita Autostoriche, ou como os ingleses chamam de difficult journey and to the beauty of landscape. Bom... é um pouco de exagero, pois, a única similitude com Monte é a neve e por vezes o gelo (são 500 kms), mas Monte é muito mais do que isso (apesar do rallye italiano ser pelas regras FIA), onde você percorre mais de 2.600kms, em legs iguais aos anos 50-60! Esse rallye começou na verdade em 1956, por organização do Automóvel Clube de Pádua, comemorando a morte numa corrida do jovem piloto Mario Dalla Favera. Notem - é um rallye barato, bem legal e... é realizado na Itália, o que garante a diversão. Anotem: 12 e 13 de fevereiro - um grande final de semana (poucos dias depois do rallye histórico de Monte Carlo).

Vide programação oficial:

programma_dalla_favera

orari

mappa

Fotos de eventos passados:





































































Filminhos

Coppa Dall Favera de 2009 - Alfa Romeo Giulietta Sprint 1960

XX

Idem a noite

XX

Fotos de 2007

XX

Porsche 911T

XX

Luis Cezar

II Rally Rutas Cántabras

II Rally Rutas Cántabras


Quer ver algum dos carros do famoso Grupo B ou dos carros de rallye dos anos 70? Então corra porque há uma chance ainda esse ano de ver - entre os dias 11 e 13 de dezembro, há a segunda edição do Rally Rutas Cántabras na Espanha. É uma chance de ver além de carros famosos, pilotos de igual quilate, como o piloto italiano Sandro Munari, dentro - novamente - de uma Lancia Stratus (essa não é réplica - é a que ele competiu em 1977). A largada vai ocorrer no Palacio de Deportes de Santander, sendo a primeira etapa percorrida e com especiais nas localidades de 'Alisas', 'Asón', 'Hoyomenor', 'Limpias', 'Secadura' e 'Peña Cabarga'. A segunda etapa será disputada no sabado com especiais em 'San Roque', 'La Braguía', 'San Pedro', 'Castillo Pedroso' e 'Ibio' (na primeira sessão) e 'Labarces', Piedras Luengas', 'La Hermida', 'Quintanilla', 'Carmona' e de novo 'Peña Cabarga', terminando em San Vicente de la Barquera.

rallye rutas cantabras (10) por Gabriel Cavada.

No domingo haverá entrega dos prêmios e haverá uma prova exibição no Parque de Cabárceno (imperdível). Neste rallye você poderá desfrutar das presenças já confirmadas do já noticiado Munari com o Giuseppe Volta, com suas Lancias Stratos e 037, mais Markku Alen (Fiat 131 Abarth), Walter Röhrl (Porsche 911), Stig Blomqvist (Audi Quattro) e Miki Biasion (Lancia Delta).

rallye rutas cantabras (6) por Gabriel Cavada.

Uma pequena idéia dos pré-inscritos:

SANDRO MUNARI ANDREA FRANCONE LANCIA STRATOS MALBORO B
JEAN LOUIS SAUZON JEAN PAUL TERRASSE LANCIA STRATOS
GIUSEPPE VOLTA GIORGIO BARBAN LANCIA 037 B
GIUSEPPE CARRARA COSIMA TOMAI LANCIA 037 MARTINI B
LUCA CARRARA FABIO COLOMBO LANCIA DELTA EVO MARTINI B
ANTONINO CATANIA STEFANO CIRILLO LANCIA DELTA 16 V. INT. MARTINI B
PATRIC CANAVESE DOMENICO FOGLIATTI LANCIA DELTA S4 MARTINI B
GUGLIELMO SCALZOTTO XXX LANCIA DELTA S4 MARTINI
ANTONIO ZANINI NACHO BLANCO PORSCHE 924 3
GONZALO RICO-AVELLO CURRI SUAREZ LANCIA FULVIA 1.6 HF 2
GUILLERMO VELASCO MARIA MENENDEZ-MORAN PORSCHE 356 SC 4
PEDRO LUIS AYUCAR MARI CARMEN ARREGUI GURRUCHAGA PORSCHE 911 2.4 4
JOSE ESTEVE GERARD ESTEVE LANCIA FULVIA 1300 2
SILVERIO GÜEMES SILVIA GÜEMES LANCIA 037 B
EDUARDO LOPEZ RAFA INCERA ALFA R.1750 GTAM/R 2
MARTIN ARROYO SAUL BARRIGON OPEL ASCONA 2000 2
IGNACIO SIESO XXX PORSCHE RSR/R 4
ANGEL BUSTAMANTE ELOINA CAYON FORD ESCORT MK1 4
ALBERTO CASTANEDO NANO CANALES BMW 2002 TII 1,5
YUYO BARTOLOME ALFONSO BARTOLOME FORD ESCORT MK2 4
ANGEL FERNANDEZ XXX PORSCHE 911 RS 4
SALVADOR ALBIÑANA SERAFIN VAZ PORSCHE 911 3
MANU CANALES JULIO FERRAN FORD ESCORT MK1 2
J.IGNACIO VISO ARTURO LAGO BMW 2002 TI 2
ERIC DE MIGUEL BERNARD DE MIGUEL ALPINE 310 4
JAIME ARGUMOSA MARCOS BENITO FORD ESCORT MK2 4
FERNANDO GÜEMES MARINA REVUELTA PORSCHE CARRERA RS 2,7 4
J. MANUEL DE LA COLINA LUIS S. DE LA COLINA RENAULT 5 TURBO 2 4
FRANCISCO PERNIA IGNACIO PERNIA TRIUNPH TR 3 A 3
JESUS TORCIDA XXX PORSCHE 911 SC 3
JAVIER DIAZ ABOITIZ JOSE ANTONIO ZORRILLA PORSCHE 9930 4
CHEMA PEREZ-ULLIVARRI MARCOS KREMER WV GOLF GTI 2
JULIAN OLAIZ EPIFANIO ARLONIZ PORSCHE 911 2.7 3
ENRIQUE SARABIA XXX TRIUNPH TR 6 3
CESAR ANTON DE CAMPO XXX PORSCHE 911 2.8 SRS 4
JAVIER ESQUER JAVIER ESQUER VW GOLF GTI 1800

rallye rutas cantabras por Gabriel Cavada.

Filminhos da Prova de 2008


1

XX

2

XX

3

XX

Luis Cezar