Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

9.10.13

Kimber Kids & Girls (KKG)


Evans Family com seus J2
Eu já escrevi sobre os times da MG e - sempre me perguntam da formação e carros usados nos times pre-war da MG, tendo em vista que os times formados depois da guerra, nos anos 50/60 e em alguns anos da década de 70, são conhecidos pelos nomes dos seus pilotos e modelos de carros (não mais levavam o nome fantasia ou dos seus chefes de time). Contudo, como as fotos são em branco e preto, me perguntam das cores... Eta povo curioso, que não fica relaxado com nada!

MG J3 - Equipe Privada
As questões sempre são a respeito dos times pre-war, seus carros e seus feitos. Eu já esgotei o tema, quando aqui escrevi sobre o Cream Cracker Team (conhecido antes como MGCC A-Team); os Three Musketeer (como curiosidade existia um carro modelo J2 que foi chamado de forma extraoficial de D´Artagnan - por sinal, quiseram reviver essa saga com os Magnettes ZA dos anos 50, formando um time com os mesmos nomes: Athos, Porthos e Aramis); Evans Family (conhecido como Bellevue Garage); os escoceses do Highlanders; Eyston Team (formado com os famosos K3 e NE), aliás, o Eyston chefiou também o time de mulheres em Le Mans chamado Dancing Doughters. A concorrência nos anos 30 chamava esses times de Kimber Kids & Girls (KKG).
Manning Berg Race
Claro que existiram outros Times, mas não duraram muito (muitas das vezes, uma sobreviviam a um só evento), contudo, tiveram um relativo sucesso (lembrando sempre que de 1930 a 1938, foram os anos que a MG ficou famosa, por ter ótimos resultados com seus carros. E colocar nome nos carros era uma tendência na época, que vinha desde os anos 20 (faziam isso com os aviões - vide o caso do carro MG chamado de Tigress): Em 33 o K3003 do Eyston/Lurani, ganharam o primeiro lugar na Mille Miglia, inspirando a ser criado no ano seguinte um Time, que se chamou Mannin Beg Race com 7 carros K3 e um J4 - nesta Mille Miglia o Lurani/Penn Hughes ficaram em segundo na classe, com o K3015 (Mannin Beg e Nannin Modar era um circuito de rua, na frente da Douglas Bay - na famosa Ilha de Man); um Time formado apenas de mulheres em junho de 34 se denominou Light Girls, formado pela Irene Schwendler, Margaret Allen e a linda Doreen Evans, todas a bordo de NE Magnettes terminaram em terceiro em Brooklands na prova do Light Car Club Relay Race.

Os 3 Cream Cracker e os 3 Mosqueteiros (pela ordem) - Fantástico!
Os Cream Cracker eram pintados de light cream no corpo (bodies) e nos para-lamas (mudguards) de chocolate-brown.
Os 3 Mosqueteiros eram pintados de Red (vermelho). Eu já mencionei aqui em outra passagem que em 1938, surge a última formatação deste time com carros EX (eram TAs com motorização do VA - o VA foi feito em meados de 37 ao final de 39, com 1548cc, 2 semi-SU, 54bhp a 4.500rpm). A formação era de 4 carros e não de 3, com o EX (chassis 155/2), licença BBL 78 (Toulmin); EX (chassis 155/3), licença BBL 79 (Crawford); EX (chassis 155/4), licença BBL 80 (Jones); e EX (chassis 155/5), licença BBL 81 (Imhof). Uma pequena curiosidade: Nas sessões de 1938 e 1939, os 3 Mosqueteiros passaram a ser 4, mas a MG não quis batizar o quarto carro TA (chassis 2518, licença BJB 412, pilotado pelo Green), de D´Artagnan, pois, este não era originalmente um "mosqueteiro". Voltando aos EX, este carro foi desenvolvido pelos integrantes do time bege e marrom, e não propriamente pelos engenheiros da MG. As 1548cc do VA, passou a ter 1708cc, com pistões que equipavam o modelo WA de 6 cilindros e outras inovações.
Os Highlanders, que usavam 2 carros igualmente configurados aos do MGCC A-Team (P-Type), e mais um Midget J2 - todos na cor azul escuro chamado de scottish blue (aliás, o A-Team inicial tinha a formação de 3 carros, sendo, aqui também, um J2 - foi usado por quase um ano, depois veio a padronização do Cream Cracker - é bom ressaltar que estas cores foi retirada do emblema do MG Car Club). Não era um Time oficial, mas com apoio da MG. Em 38 a formação do Highlanders era com os MGs de licença ABL 964, JB 9445 e ABL 960 (foto acima).
Evans Family conhecida como Bellevue Garage, era um time privado com apoio da MG, e chegou a comprar ex-works cars da MG (do time principal da Cream Cracker e Mosqueteiros), para competir em Trial, mudando sua cor para azul claro no corpo e azul um pouco mais escuro nos para-lamas (clipper blue 2 tons).
Os Magnettes ZA eram pretos mesmo, com um chamativo decorativo - estes novos 3 Mosqueteiros dos anos 50, tinham o simbolo chevron ao lado dos para-lamas (1 sinal, 2 sinais e 3 sinais). Foi o início do profissionalismo nos times da MG (em todos os segmentos) - mas o nosso ponto é falar sobre a era pre-war, mas voltarei a falar desse Time, seus carros e a importância que tiveram para o motorsport da MG.
The Dancing Doughters - inicialmente os PAs eram pintados de verde racing escuro sobre o alumínio, depois, foram pintados na mesma cor dos Cream Crackers, mas nos treinos ainda mantinham a cor verde racing (mas há fotos depois da corrida em Le Mans onde os carros mantinham a mesma cor... mas em dois livros sérios, encontrei que eles haviam sido pintados nas cores do MG Club).
Earl of March Team era formado por 3 carros (Supercharged Midget 3B), chamado as vezes por Magna Team comandado pelo piloto Earl of March, que participavam de corridas de TT ou 12+12 horas conhecida de British Double Twelve em Brooklands - todos na cor verde com para-lamas ou pintados de branco ou raspados no alumínio. Não era um time oficial (works), mas era apoiado pela MG.
Athos na frente, os outros 3 Mosqueteiros atras e um Cream Cracker no final
Luis Cezar

Nenhum comentário: