Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

10.5.06

Goodwood - O Máximo

Goodwood Circuit Revival


Os brasileiros que gostam de corridas de carros clássicos, estão mais acostumados a ir à Califórnia e assistir, em Laguna Seca, algumas provas, além de visitar uma exposição de carros, dentro de um campo de golf. É bacana, como diz o meu amigo Julio Penteado, mas... Mas, eu vou falar: Como Goodwood não há igual - considerado por aqueles que entendem e pela imprensa internacional especializada: "the leading historic motor racing weekend"!


O lugar: Fica numa bela propriedade de nobres ingleses, misturando pista de avião, corridas de carros clássicos e históricos, e corridas de cavalos (jovens). O racing circuit, é baseado na pista construída pela RAF, na segunda grande guerra. Funcionou de 1948 a 1966. Hoje é uma propriedade privada, toda restaurada, onde funciona o clube de automobilismo e de aviação, além de um hipódromo - tudo, muito, mas muito, chic!!!

O ambiente: Para entrar nos boxes, é preciso estar com uma roupa de época (dos anos 50 é recomendado), ou seja, para o paddock você precisa de um pass, conseguido no Goodwood Road Racing Club. Todo o pessoal, inclusive os policiais, estão vestidos no que se chama de "bygone era". Eu e o saudoso Augusto Botelho, estávamos como dois inspetores da Scotland Yard pós WW2 e um amigo (conhecido) nosso, estava vestido com a sua tradicional calça rancheiro e camisa xadrez - assim, mais para Roy Rogers. Resumindo - foi barrado (ele gritava: sou amigo daqueles dois - "Aimi frendi datis aqueles tu mens", e nos chamava: "August, Louis..."), e nóis, nem olhamos atrás.

O céu é rasgado por Spitfires ou P51 Mustangs (a abertura do evento, sempre é cantado o hino britanico), culminando com a passagem de uma esquadrilha de Spitfires, sendo que um deles sai da formação, subindo aos céus, numa homenagem aos pilotos que tombaram na Batalha da Grã-bretanha. É de arrepiar.





O paddock: Ferrari dos anos 40, 50 e 60, assim como Auston Martin, ERA, Lotus... (com a entrada eles fornecem o babador). Para ver os carros você tem que pedir licença para um tal de Alan Jones, Gerhard Berger, Martin Brundle, Damon Hill, Johnny Herbert, Stefan Johansson, Hans-Joachin Stuck, Jochen Mass, Emanuelle Pirro, Bobby Rahal, Patrick Tambay e Carroll Shelby. Você, pensa: será que eu tiro uma foto com eles? Cadê a porra da máquina? Que tal um autógrafo? Cadê a porra da caneta? Enfim, é uma Disney, só que não tem o Pateta, ou melhor, tem ou pelo menos você se sente como um!

Num canto, conversam os cavaleiros: Sir Jack Brabham, Sir Stirling Moss e Sir Jackie Stewart, com os seniores John Surtees (campeão de moto GP 500cc e de F1), Jackie Olivier (campeão em Le Mans com o Ford GT40) e Roy Salvadori (campeão de F1 em 59 - que fica chamando de forma insistiva o Tony Brooks para a conversa) .



Num outro canto, estão rindo numa rodinha com Rowan Atkinson (o Mr. Bean), Rauno Aaltonen (campeão em Monte Carlo com Mini Cooper S), Richard Attwood (campeão em Le Mans, de 1970 e piloto da BRM de F1), e o piloto oficial da BMC John Rhodes (MGB e Austin Healey Sprite Le Mans).




Eu e mais uma penca de ingleses, no meio destes caras (para eles é coisa normal), era o máximo. De repente, um senhor, acompanhado do filho, me pergunda: "você viu o Porsche Legend Derek Bell (5 x campeão de Le Mans e 3 x das 24 horas de Daytona) por ai?" Eu respondi de forma trêmula: "não... Phil... você é o Phil Hill Putz?" - e o filho (Derek Hill responde: "Sim, sem o Putz, e você, quem é?" - não aguentei: "Bond, James Bond", todos rimos... (que idiota que eu sou!).

Para quem nunca foi, dou algumas dicas:


O Ricardinho pergunta: How can I buy a ticket? Os tikets são comprados de forma antecipada, ou: By telephone: call the Revival Hotline on +44 (0) 1243 755055 ou By fax: on +44 (0) 1243 755058. Pode ser comprado através do site oficial, mencionado no final.





Ele ainda inssiste: Can I buy a ticket on the day? A resposta é não. Se você for no dia comprar, só vai ver o povo entrar... E outra coisa, crianças abaixo dos 12 anos, entram sem pagar, mas por favor, Fernandinho, Porquinho, Sérgio Massa e Zé Linguiça, não se disfarcem de pré-adolescentes, que não vai dar certo.

O Willian há de perguntar: Onde fica esta autódromo? Goodwood está situado a 60 milhas de Londres, a 30 milhas de Southampton e a mesma distância de Brighton. Mas ele ainda pergunta: Como faço para chegar? By Road: From M25, leave at junction 10 and head due south on the A3. At Milford you have a choice to continue on the A3 signposted ‘Goodwood Festival of Speed – Alternative Route’ or turn off the A3 directed towards Milford. From Petworth take the A285 towards Chichester then follow signs to the event. From Southampton, Portsmouth, Worthing, Brighton and Bognor Regis take the A27 towards Chichester and follow signs to the event. From Pulborough and Horsham take A29 to meet A27 then as from Brighton. From Petersfield follow A3 to meet A27 then as from Portsmouth. From Haslemere take A286 via Midhurst to Singleton and then follow signs to the event. By Rail: The nearest railway station is Chichester (from London Victoria). Taxis are available from the station – see below for the bus service. There are also fast trains from London Waterloo to Haslemere, which is 30 minutes by taxi from Goodwood. For further information on times please telephone +44 (0)845 7 484950.By Bus: A bus service will run from Chichester Bus Station (situated close to the railway station) to the Festival starting from 08:30hrs each morning. For further information on times please telephone +44 (0)845 121 0170. By Air: Fixed wing and rotary aircraft may fly into Goodwood Aerodrome, Chichester with prior permission only – allocated slot times apply. Telephone +44 (0) 1243 755061. Pilots should call Goodwood Information on 122.45. Avgas and Avtur are available.

E se eu for de carro? Tem lugar para parar em bolsões de estacionamento, porém, se você vai de carro pré-66, pode parar num estacionamento gratuito, ao lado do circuito, com entrada especial. Na beira da estrada e em outro local, sem ser os estacionamentos, não é permitida a parada, tampouco, vá de trailer ou de motor-home, porque, eles não aceitam.



O Mário Andrade, pergunta: Como faço para ir vestido? Meu caro, a melhor forma é ir com roupas dos anos 50 ou 60, pois, você tem a chance de entrar no paddock. Há uma lojinha, que vende e/ou aluga este tipo de roupa. E o tempo, Luis Cezar? Pode chover ou não, ou pode acontecer de cair o mundo e depois, dar um sol de rachar o cucuruto. Você está na Inglaterra my boy, portanto, compre um guarda-chuva ou leve aquele guarda-chuva com banquinho, que sei que você possui.

Corazza pergunta: Where can I stay? Em Hotel ou em B&B, todos são ótimos na região, mas a reserva tem que ser feita agora, por isso o meu alerta. Para maiores informações procure o Tourist Offices nas seguintes áreas:

Chichester: call +44 (0)1243 775888
Bognor Regis: call +44 (0)1243 823140
Hayling Island: call +44(0)2392 467111
Portsmouth: call +44 (0)2392 826722
Petersfield: call +44 (0)1730 268829
West Sussex Tourism: call +44 (0)1243 382244
You can also look on the following websites: http://www.chichester.gov.uk/, ww.sussexlive.com,
http://www.chichesterweb.co.uk/.


O Veppo todo preocupado com os horários pergunta: A que horas é para chegar? As corridas começam as 09:00hs, o portão abre todos os dias as 07:30hs. No sábado, o trânsito é infernal, portanto, chegue lá pelas 08:00hs. Mas o gaúcho insiste: O que acontece nestes dias? Meu jovem dos pampas, na sexta-feira é o que se chama de Official Practice ou qualifying, para todos os carros e motos, mas no ar temos Spitfires e Hurricanes, além do leilão da Casa Bonhams. No sábado e domingo - corridas e mais corridas.


Ah, não pode levar cachorro no evento - deixem a bichice de fora!







Guilbert me pergunta como ele faz para entrar na "tense atmosphere of the Sale room" do leilão da Bonhams Sale of fine cars and automobilia? Meu caro carioca, isso ocorrerá na sexta-feira, mas antes compre o catalogue, by telephone: +44 (0)1666 502200, ou online: http://www.bonhams.com/, email: ukcars@bonhams.com.



Agora o Kaiko e o Paulo Lomba, querem saber How can I enter a car? Meus jovens, só com convite. Eu como membro do clube de Goodwood posso indicar, mas preciso de fotos e documentos tanto do Malzoni, como do Puma. Cartas de recomendação de Emerson, Piquet, Moreno, Kanam, Rubinho, Massa, dentre outros pilotos conhecidos, fará uma grande diferença, para a saída do convite. De posse disso, eu envio tudo isso para Motor Sport Competitions Department, Goodwood Motor Circuit, Chichester, West Sussex, PO18 OPH or email: competitors@goodwood.co.uk

Depois do convite, arranjem um sponsor, ponham o carro ou carros no avião, e reservem a minha passagem e estada, porque vou junto!

Repito: eu vou junto sem gastar nada!!!


Para quem nos der ££££, The Goodwood Revival, em 2005, recebeu mais de 110.000 visitantes nos 3 dias, comparecendo mais de 337 jornalistas, 227 fotógrafos, com insersões em mais de 179 publicações (19 países diferentes). No ano de 2005, correram 325 carros históricos e 30 motocicletas. 34.123 carros estacionaram nos parks próprios, além de serem consumidas, mais de 1375 garrafas de Veuve Clicquot. Isso põe o Laguna Seca, bem, mas bem sequinha!!!



O Corazza, pergunta: E se eu for de taxi (que pobreza), lá tem?

Tem meu filho, entre os Gates 11 and 12. As companhias são as seguintes:
Central Taxis: +44 (0)800 789432
Crown Taxis: +44 (0) 1243 829829
Dunnaways Taxis: +44 (0)1243 782403
Handicabs: +44 (0)1243 779132
Helen’s Airport Cars: +44 (0)1243 868999
Starline (Freephone): +44 (0)500 771077

Para maiores informações, consulte o site oficial (http://www.goodwood.co.uk/revival/).

Luis Cezar





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