Le Jog - Rallye para Machos
O Le Jog é um rallye tradicional, que ocorre no Reino Unido e na opinião dos locais, é um dos melhores eventos, onde imperam a camaradagem, desafios geográficos, belas máquinas e uma briga acirrada das equipes. Este evento tem uma reputação de ser um dos mais duros de seu tipo na Europa, possivelmente o mais duro (a revista alemã
Klassik, considera que LE JOG “
A reunião mais dura no mundo”). O rallye geralmente é de uma ponta da Grã Bretanha à outra, usando tantas estradas secundárias e distantes quanto a rota permite (+/- 1.500 milhas em três dias e meio). O tempo em dezembro é totalmente impossível de predizer - já se experimentou de chuva torrencial, raio de sol glorioso, e temperatura sub-zero - às vezes, tudo no mesmo evento! Coisa de macho inglês.
Duas semanas antes do evento, são emitidas para todas as duplas, um jogo de Instruções de Rota Gerais que lhes permitem traçar a melhor estratégia de paradas, de navegação, etc. No começo de cada perna do evento, as duplas recebem informações adicionais, para navegar em dita rota/perna.
Como o LE JOG sempre atrai tripulações principiantes, a ajuda é provida por um treinamento cinco ou seis semanas antes do evento, quando são cobertos vários tópicos e trechos, inclusive carro e preparação da tripulação, lida de mapas, navegação, etc. Durante a prova há carro-apoio, com um time pequeno de mecânicos experientes, que ficam, inclusive, trabalhando pela noite para manter os competidores na estrada. O evento segue as regras da HERO Regulaments Standards (HSRs). Pode haver a participação de times com 3 carros (é cobrado 2 taxas de inscrição - cada uma, dependendo do ano é de £4,150.
As fotos, acima, são do ano passado. Abaixo a participação de 2005. Quem gosta de desafio, que se inscreva (inclusive, como já foi publicado neste Blog, há empresas que alugam carro para tal evento):
3 - 6 December 2005
The Eleventh Land's End to John o'Groats Reliability Trial and Touring Trial
|
|
Reliability Trial | Driver | Co-Driver | Nationality | Vehicle make | Vehicle model | Eng size | Reg No | Year manf | Robert Abrey | Julian Riley | Eng/Eng | Bentley | 3/4½ | 4500 | DLR 8 | 1925 | Brian Dale | James Vann | Eng/Eng | Riley | March Special | 1034 | TBA | 1934 | Roy Williams | James Ewing | GBW/Eng | Riley | 12/4 | 1498 | BGZ 822 | 1936 | Andrew Davies | Jonathan Davies | GBW/GBW | Riley | 12/4 Sport | 1495 | RSY 598 | 1936 | Peter Baker | Lee Vincent | Eng/GBW | Lancia Appia | Series One Saloon | 1090 | YSK 997 | 1954 | Nicholas Marks | William Granger | Eng/Eng | Lancia | Aurelia B20 | 2451 | WAJ 290 | 1954 | John Kiff | Robert Kiff | GBW/GBW | VW | Beetle | 1328 | WTR 440 | 1958 | Jayne Wignall | Kevin Savage | Eng/Eng | Porsche | 356B Super90 | 1582 | POR 90 | 1960 | Philipp Buhofer | Paul Arnold | CH/CH | Austin Healey | Mk II BN7 | 2912 | ZG 47211 | 1960 | Terry Mower | David Sillitto | Eng/Eng | Ford | Zodiac MkII | 2553 | 68 EAO | 1960 | Robert Harley | John Bayliss | GB/GB | Jaguar | Mk II | 3781 | NSJ 660 | 1961 | Robert McClean | Susan McClean | Eng/Eng | Rover | P4-100 | 2562 | 9670 TD | 1962 | Roger Clark | Robert Mathews | Eng/GBW | Triumph | TR4 | 2138 | 700 EYU | 1962 | Chris Hunt Cooke | David Kirkham | Eng/Eng | MGB | Roadster | 1840 | BES 861A | 1963 | Malcolm Pickering | Ian Tullie | GB/GB | Sunbeam | Alpine IV | 1725 | 909 EOD | 1963 | Tony Newman | Frank Mulkerrins | GBW/ | Austin | Mini Cooper S | 1275 | AOT 786C | 1965 | Roy Clark | Peter Harris | Eng/Eng | Austin | Mini Cooper S | 1275 | BDF 286C | 1965 | Jeremy Roots | Giles Calver | GB/ | Volvo | 122S | 1800 | GMO 425C | 1965 | Bob White | Robert Ellis | Eng/ | Ford | Cortina GT | 1558 | NPB 3D | 1966 | Andy Nash | Nigel Raeburn | GB/GB | Sunbeam | Tiger | 4216 | LWX 797D | 1966 | David Garrett | Nick Reynolds | Eng/Eng | Ford | Lotus Cortina Mk l | 1558 | FTP 387D | 1966 | Eric Jones | Harry Ward | US/US | Ford | Cortina GT Mkl | 1498 | EXJ 697D | 1966 | Edy Schorno | Joseph Lambert | CH/B | Maserati | Mistral | 3700 | TBA | 1966 | Colin Evans | Shon Gosling | GBW/Eng | MGB | GT | 1848 | FWK 880D | 1966 | Richard Boughton | Mike Boughton | Eng/Eng | Morris | Mini Cooper S | 1275 | PPC 123E | 1966 | Cornelius Goedegebuur | TBA | NL/NL | Alfa Romeo | Giulia Sprint GT | 1962 | AL 04 02 | 1966 | Martin Stock | James Flynn | GB/GB | Austin | Mini Cooper S | 1275 | JEL 986E | 1967 | Peter Stonor | Paul Doe | Eng/Eng | Porsche | 911 | 2000 | YCF 7 | 1967 | Nico van der Post | Erik Schults | NL/NL | Volvo | 131 | 2000 | TBA | 1968 | Harm Lamberigts | Arthur Denzler | NL/NL | Ford | Escort GT Mk I | 1298 | 49-71-FX | 1968 | Dirk Scheunemann | Petra Scheunemann | D/D | MGB | Roadster | 1767 | FF-MG3H | 1969 | Warren Chmura | Jean Chmura | US/GB | Citroen | DS | 2350 | JBY 455J | 1971 | Andreas Kaufmann | Andreas Bader | D/D | Alfa Romeo | Giulia Super | 1570 | S-389LB | 1971 | Roger Cooke | Alison Cooke | Eng/Eng | Volvo | 144 | 1986 | TBA | 1972 | Edward Chambers | Matthew Chambers | Eng/Eng | Rover | 2000 TC | 1978 | JRO 482L | 1972 | Colin Waudby | John Duff | Scot/Scot | Lancia | Fulvia 1600HF | 1584 | PYL 68L | 1972 | Rob van den Berg | Olaf Pothoven | NL.NL | Volvo | 142 S | 1990 | 05 YB 46 | 1972 | Duncan Stonier | Bernard Northmore | Eng/Eng | Volvo | 144 DL | 1986 | OAE 118M | 1973 | Christopher Winter | Charles Hamilton | Eng/Eng | Volvo | 144 GL | 1986 | KKM 108L | 1973 | Chris Exelby | Nick Handy | Eng/Eng | MGB | Roadster | 1798 | PPY 420M | 1973 | Tom Bowering | Hywell Dinsdale | Eng/Eng | BMW | 2002 Touring | 1990 | PRT 453M | 1973 | Bradley Mottier | Bill Hoff | US/US | Ford | Stroppe Baja Bronco | 4947 | STROP-1T | 1974 | Renger Guliker | Pim Hart | NL/NL | BMW | 2002 tii | 1990 | 89 BX 28 | 1974 | Michael Kunz | James Vinall | IRL/Eng | MGB | GT | 1840 | MCH 846D | 1974 | Ian Glass | Nicky Ward | GBW/GBNI | Rover | P6 2200SC | 2204 | NGN 277P | 1974 | Bert Dolk | TBA | NL | TBA |
|
|
|
| Teams | The Ford Squad | Team MGB | Team Diamond (Rileys) | The S Team (Mini Coopers) | Team 432 Unfinished Business (Volvos) | The Tour | Dr Wolgang Brunk | Roland Talmon-Gras | D/D | Rover P4 | 95 | 2625 | LB-C070H | 1963 | Dieter Kroenung | Sonja Hillers | D/D | Bentley | Continental S III | 6756 |
| 1963 | Arthur Forrest | MT Whitworth | Eng/Eng | MG | MGC Sebring GTS | 3000 | UVP 7374 | 1967 | Martin Moore | Ben Field | Eng/Eng | Jaguar | XJ6 series 1 | 4235 | LAB 320K | 1972 | Heinrich Schaufelberger | Gerald Boller | D/D | Volvo | P1800 ES | 1986 |
| 1972 | David Gracey | Tony Smallman | Eng/Eng | MGB | GT | 1798 | JBH 877N | 1975 | Ashley Edwards | Peter Cane | Eng/Eng | Reliant | Scimitar GTE | 3000 | XLP 2865 | 1978 | Tom Rodgers | Jack Rodgers | UK/UK | Ford | Fiesta Mk 1 | 1100 | BHM 414T | 1979 |
|
|
|
Luis Cezar
Nenhum comentário:
Postar um comentário