Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

2.12.07

Bodas de Prata - 25 Anos de MG Club do Brasil

25 Anos do MG Club do Brasil

O MG Clube do Brasil em 2008 comemora 25 anos de existência – vai ser um ano cheio de festividades, como os 25 anos de carreira da Madona e seus 50 anos; 50 anos da primeira conquista brasileira da Taça Jules Rimet; 50 anos da Bossa Nova; 50 anos da União Européia; 50 anos do Palácio Alvorada; 100 anos do Frevo; 100 anos da Imigração japonesa no Brasil; 200 anos da Abertura dos Portos e da chegada da Família Real no Brasil; 200 anos da Indústria Gráfica e da Propaganda no Brasil; 200 anos da Imprensa e do Judiciário Independente no Brasil; e 200 anos do Corpo dos Fuzileiros Navais brasileiros.

Este ano já foi um show de participação do MG Club e seus associados em inúmeros eventos. O MG Club do Brasil teve associado seu presente em nas duas edições das corridas de carros históricos em Goodwood, e nas provas de carros clássicos em Donington Park e Silverstone (UK); nos Concours d’Elegance em Pebble Beach (USA) e Louis Vuitton (França); nos inúmeros Museus de Transportes; participando ativamente em raids e rallyes de carros clássicos e históricos pela América e Europa (além da participação em exposições de carros parados e em competições em pistas) – isso sem contar com a presença de associados nos eventos de F1 (Interlagos), provas de GT3, Stock Car V8, Fórmula Classic, Kart, Fórmula Masserati e Porsche Cup. O clube como instituição realizou o seu já tradicional Pic-Nic, raids como no Museu da TAM, Fazendas Históricas e lançamento de livros na sede do clube. Contratou artigos a pilotos de renome e no final deste ano irá fechar o ano, com a apresentação em suas dependências do F1 Coopersucar e lançamento do livro sobre o Time Fittipaldi.

Já os 4 rallyes feitos foram fantásticos. A média foi de 42 carros de participação. Dois dos 4 rallyes tivemos que barrar várias tentativas de inscrições, pois, já tínhamos atingido nosso limite de participação. Os carros tinham como sempre, uma qualidade excepcional. Claro que tivemos auxílio das empresas Dana, Banco do Brasil e da Deicmar, sem as quais não poderíamos fazer o que fizemos e oferecer aos associados, os melhores eventos de carros clássicos do Brasil.

Pois é! No próximo ano de 2008 vamos completar 25 anos da fundação do clube, que naquela época reunia MGs TD - foi um sonho de muitos cristalizado na força de um - o saudoso Augusto de Arruda Botelho. Em nossas provas em Interlagos, chegamos a colocar mais de 500 carros clássicos de uma só vez, sendo que nas provas do Classic Endurance a média por evento era ter 150 carros históricos, distribuídos em várias baterias. Mais de 20 anos de rallyes, raids e endurance se passaram. Hoje temos poucos associados que reúnem algo em torno de 900 carros históricos de primeira linha. Quero ter saúde para ver se algum clube brasileiro - em 25 anos de existência - consegue manter o mesmo vigor, e o mesmo padrão de carros clássicos e históricos, principalmente em competição – difícil tarefa – quase que impossível - muitos já tentaram e não resistiram. Acabaram por incompetência, divisão ou por fofoca e bairrismo, outros - mais jovens - lutam como e as vezes alguns menos esclarecidos e/ou convencidos lutam (em vão - diga-se de passagem), contra o MG Club do Brasil. Só se consegue esse SUCESSO com muita dedicação, profissionalismo e, mais do que isso: tudo é fruto do amor que dedicamos a restaurar e a reescrever a história do automobilismo. O mesmo amor que faz ressurgir da corrosão, uma obra de arte feita pelo homem é o mesmo amor, que cultivamos na amizade entre associados e clubes afiliados, respeitando-os nas suas virtudes e fraquezas. Enfim, o sucesso está na aplicação do mesmo sentimento que temos pelo mesmo objeto: o carro clássico – este nos une.

Luis Cezar

Nenhum comentário: