Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

16.7.13

Bellevue Garage - Evans Family

Time Evans, com a Doreen na frente
Para quem gosta de MG, quando se fala em Bellevue Garage, vem a mente imediatamente - para aqueles que curtem rallies e um pouco de corridas dos anos 30, é claro - o Time da Familia Evans (Kenneth Evans, seu irmão Dennis e sua irmã Doreen). A Bellevue Garage como Time, fez uso dos famosos MGs TBs e TAs - alguns originais do Time oficial da MG - Cream Cracker e Mosqueteiros - passando pelos modelos J, N, Q e R. Com os "Ts" eles barbarizaram nos Rallies e nos Trials.
A Bellevue Garage foi estabelecida em 1932. Na verdade o Evans senior montou tal negócio, para colocar o seu filho Denis no negócio, pois, este gostava de carros, principalmente de corridas. Aliás, a Garage foi conhecida por preparar carros para Trials e um pouco para pista. Cabe lembrar que os dois outros irmãos também gostavam do segmento. Este negócio funcionou, também, como revenda extra-oficial de carros MG.
Time Evans
Para os rallyes inicialmente, os Evans utilizavam os modelos MG J2, preparados por eles [prepararam 3 carros para Trials - de cor azul (Cambridge Blue), com para-lamas na cor creme] - o de licença YY1168 era utilizado por Kenneth, o AGY339 pela linda Doreen e o ALM401 por Denis - há que se lembrar que no início do Time a Doreen não tinha carta de habilitação, e as vezes o seu carro era pilotado por Nevil Lloyd - um amigo da família - ela ia de passageira!!! Ela era a melhor piloto dos 3. Depois, passaram a usar o modelo N - chamados devido a preparação dos carros, como "Evans Trials Cars" (passando a Garage vendê-los a terceiros, já preparados). Para uso deles, foram transformados os MGs NA0633, 0644 e 0645, com licenças respectivas BLL491, BLL492 e BLL493 (todos em corpo de alumínio, com portas seladas e com o mínimo de peso e equipamento possível). Estes carros, também, foram pintados na cor azul - cambridge blue - conhecida como Bellevue. Usaram este modelo durante o ano todo de 1935, passando depois para os NEs ex-Tourist Trophy (TT), utilizados pelo time de fábrica da MG. Estes carros na mãos dos Evans, andavam mais do que quando eram utilizados pelo Time de fábrica (o Doreen J2 e estes N-Types sobrevivem até hoje).
Time da Família Evans, com a Doreen ao centro
A famosa Bellevue Garage era localizada em Wandsworth, Central London - e nos anos 30, como já falei, foi sinônimo de motor racing. O sucesso regulares dos seus carros (preparados por eles), por exemplo para as provas em Brooklands, formataram a fama desta "oficina" e preparadores de carros (tinha, também, uma race preparation shop) - isso em contar com a revenda não oficial de carros MG. Para a seção de 1935, uma das integrantes da família, Doreen, participa com um MG sigle seat de 750cc - era um modelo Q (foto ao lado).
Kenneth com o famoso J2 da família Evans nas cores Cambridge Blue com para-lamas em Cream.
O R-Type da MG foi feito em 1935, desenhado por H.N. Charles. Foi o último carro de corrida feito pela MG antes da Segunda Guerra Mundial, reconhecidamente construído com um chassis revolucionário para a época. Tinha um supercharged 747cc OHC de 4 cilindros, com 4 marchas ENV (transmissão pre-selector), gerando 113bhp a 7.200rpm, num corpinho de alumínio.
Pilotos como Malcolm Campbell, George Eyston e a famíla Evans, pilotaram este modelo de carro. Kenneth e Doreen Evans barbarizavam com este modelo (o carro mais famoso deles era o com chassis #0255), nas provas de JJC International Trophy Race em Brooklands (em especial a feita em 6 de maio de 1935 - a Doreen tinha apenas 19 anos, terminando a prova em sétimo na geral e em segundo na Classe - perto da marca classificatória de Sir Malcoln Campbell). Em 6 de julho de 35, Kenneth Evans usa o carro com chassis #0255 em Brooklands, na prova Empire Trophy.
Esse carro era da Doreen Evans, utilizado por ela em 1933
Time Evans em 38
Doreen Evans e seus irmãos - os MGs eram reconhecidos pelo mascote de cachorro na tampa do radiador.
Doreen Evans na Tate Gallery
O preparador (Chief Mechamic) da Bellevue era o maestro Walter "Wilkie" Wilkinson (nasceu em Londres e 7/8/03 e morreu em 20 de agosto de 2001), ex-preparador da ERA e famoso mais tarde, com a Ecurie Ecosse com a Jaguar - aliás, foi ele que sugeriu as cores Cambridge Blue nos MG R-Types, que infernizaram os concorrentes de Donington Park, no Nuffield Trophy - este modelo era pilotado, também, por Eddie Hall, Dick Seaman, Lindsay Eccles e Reg Parnell. Doreen Evans, ainda esteve com o modelo de chassis #0255, em 21 de setembro de 1935, nas 500 milhas de BRDC, em Brooklands.
Kenneth Douglas Evans, nasceu em Wimbledon (Surrey), em 4 de junho de 1912 e morreu em Chelsea, Londres, em 30 de março de 1985. Começou a pilotar um ERA e depois um Alfa Romeo - junto com sua irmã Doreen, eram os mais populares racing drivers da Inglaterra nos anos 30, principalmente em rallyes e trials. As provas mais destacadas em velocidade, ele ficou em 1936 em terceiro no JCC 200 (Voiturette), e em nono em Donington GP; em 1937 participa do Campbell Trophy, fica em nono no GP da Alemanha, participa do JCC 200 e segundo no Mountain; em 1938 fica em quarto no Cork GP e quinto no JCC 200 (segundo na Classe); em 1939 fica em terceiro no Road Championship e em décimo primeiro no GP da Suíça. Foi bem melhor (diria que muito melhor), nas provas de Trial e Rallye. Seu Irão Denis Graham Evans (foi o mais fraquinho dos 3 irmãos), nasceu em 18 de julho de 1910 em Wimbledon, e morreu em 6 de julho de 1984, em Torrance, Califórnia (USA). Ficou em 1936, em décimo terceiro lugar em Donington Park GP. Era um ótimo piloto de rallye e de trial.
MG NE Magnette 1934
Bom... a história não está completa sem contar o que aconteceu com o NE Magnette. Esse era um modelo que foi preparado pela Bellevue para a corrida de TT de 1934 - 3 carros foram setados pela família Evans (sem compressor). Na Light Car Club (L.C.C.) Relay Race, o time feminino com Irene Sshwendler (NA 0517), Margaret Allen (NA 0519) e Doreen Evans (NA 0518), participaram respectivamente com os Ns de números 3A, 3B e 3C. É preciso explicar que a linha do N-Type era composto pelos modelos NA, NB, ND e NE. Estes modelos foram produzidos de 34 a 36, desenvolvidos a partir do K-Type e do L-Type, com um novo chassis. O NA tinha 1.271cc, com 6 cilindros em linha (cabeçote do K), com 2 carburadores SU, produzindo 56bhp a 5.500rpm, com 4 marchas. O NB foi anunciado em 1935, com um updated da correçeria, mudando-se o radiador e sua grade, e re-arranged os instrumentos no painel, com mais instrumentos (separando os antigamente juntos).
Este foi o N preparado para Tazio Nuvolari (TT de 34)
O ND era um modelo especial usando o corpo do K2 (dizem que em 34 este modelo estava pronto - foi desenvolvido na verdade pela Bellevue Garage, apesar da MG negar mais tarde esse fato). Não se tem um número certo de produção (claro, ele começou a ser montado pela Evans Family). O NE era outro carro de corridas, mais especificamente era um carro preparado para a corrida TT (era feito de alumínio com 2 lugares e um motor de 68bhp a 6.500rpm). Em 1935 3 destes modelos foram feitos seguindo o estilo dos P-Types, e servindo ao time dos 3 Musketeers (este sim era projeto da MG, com utilização de elementos de setup de motor da Bellevue Garage). Este modelo N deu o que falar. Primeiro a MG entrou em choque com a família Evans, por causa dos projetos da Bellevue Garage utilizados pela fábrica (pensam que foi só o caso da Ferrari?!). Depois, veio o caso do Tazio Nuvolari. Imaginem que a MG pintou um carro N-Type de vermelho, para atender a regra da época (os italianos corriam com carros vermelhos). Este carro foi setado para Nuvolari para ele correr o Tourist Trophy de Ulster em 1934. Por uma questão de patrocinadores (Nuvolari usava um tipo de óleo - Standard - e a MG outro - Castrol), o campeão italiano apesar de confirmar sua presença na TT, tal fato não se concretizou (lembrem que o Tazo correu com um K3 um ano antes). O NA preparado foi o de chassis número 0518 - Bill Everitt pilotou o carro vermelho (sob protesto, no tocante a cor), com Jock Little e Henry Stone como pit crew.
NA chassis 0521
Os carros NA 0517, 0519 e 0522 usados pelos Musketeers, foram vendidos depois para Bellevue Garage, que entraram na prova TT em 1935 com eles (como dito acima, em 35 o Lord Nuffield da MG, não quis mais participar de corridas, cabendo a times privados representar a MG com seus carros, o que foi feito pelo Evans Team (com apoio extra oficialmente da MG). Na TT de 35 Kenneth Evans pilotou o NA 0522 (ex-Aramis), Dennis Evans o NA 0519 (ex-Porthos) e Dick Seaman o NA 0517 (ex-Athos) - Bobby Baird um Belfast Man pilotou um MG NA (0521), também, pela equipe azul da família Evans. Dois carros preparados pela Bellevue Garage o NA0516 e o NA0520 foram vendidos para a Austrália, no final dos anos 30 e lá participaram de inúmeras provas. Pelas palavras de Cecil Kimber: "The Evans family was a major force in British motor sport in the 1930s."
Magnette NE 2-Seater Racer
Esse negócio de fechar o departamento de competições deu uma força maior a equipes privadas e estas tiveram auxílio extra-fábrica, como o foi da formação do time feminino para entrar na prova de Le Mans em 1935 (carros fornecidos pela MG e preparados extra oficialmente pela Bellevue Garage). Um dos pilotos mais arrojados da época e recordista mundial de velocidade, resolveu encarar um desafio e montou uma equipe só de mulheres, para competir nesta prova de longa duração. Utilizou-se de novos modelos da MG - era a chamada Série P (com os PA e PB). Estes modelos (mais estáveis e mais equilibrados), serviram para equipar times (bicolor) como os Cream Cracker e os Musketeer (vide artigos específicos neste blog), além do time azul escuro dos Scottish Centre's Highlanders. Mais precisamente o PA foi colocado a teste no Torquay Rally e, como o Departamento de Competições da MG havia entrado em "recesso" por um período indeterminado, o Capitão George Eyston, resolveu preparar 3 PAs e formar uma equipe com 6 pilotos, formando um time só de mulheres denominado pela imprensa (e adotado plenamente pelo time) de: The Dancing Daughters. Estes carros tinham a cor verde, mas depois deste evento em 1935, foram pintados no mesmo padrão bicolor do Time Cream Crackers (em 1937, passaram a ser verdes novamente).
Le Mans de 1935, o inglês Johnny Hindmarsh e seu compatriota Luis Fontés (na equipe britânica Arthur W. Fox & Charles Nichol), ganharam a prova na classificação geral com um Lagonda M45R Rapide, com motor de 4.5 litros, totalizando 222 voltas. Já as meninas com os MG's PA Midget de 0.8L (preparados pela Bellevue Garage), ficaram assim classificadas: 24ª no geral e primeira na categoria (chassis PA1711) a dupla formada por Joan Richmond (que era a única australiana, dentre as inglesas, apesar que há informações que a Colleen Eaton era, também, australiana), e Miss Gordon Simpson (Margaret Simpson), a 153 voltas; 25ª no geral e segunda na categoria (chassis PA1661) a linda Doreen Evans (que já corria com MG R Midget Type) e sua companheira Barbara Skinner, a 153 voltas; e em 26º no geral (chassis PA1677) a dupla Margaret Allen e Colleen Eaton, a 152 voltas [nesta mesma corrida, na classe dos 1.100cc, ganhou um MG K3 (chassis K#029), nas mãos de Maillard-Brune e Druck, que chegou na geral em 9º lugar e 2º no Index of Performance]. Na foto o Eyston´s all-girl team, na pista de Le Mans, em 1935 - da esquerda para a direita: Skinner, Evans, Simpson, Eyston, Richmond e Allan.
MG R-Type single Seater agora em Goodwood
Mark Piercy - 1935 MG R-type
MG R-type e uma Alfa Romeo 8C
1935 MG R TYPE MIDGET
Luis Cezar

Nenhum comentário: