Rallye Volare
Vem ai a MG Club do Brasil Challenge, composto por dois rallies (onde somam-se os pontos) - essas provas são o início das comemorações dos 30 anos do clube. Portanto, quem quiser realmente concorrer, tem que participar dos dois eventos - mas quem quiser participar de dois ótimos rallies não existe oportunidade melhor!!! Compõe esse Challenge o tradicional Rallye de Campos do Jordão, realizado no final de novembro; e o Rallye Volare, que será realizado no dia 31 de agosto. Este rallye vai rodar por estradas nunca antes percorridas pelas provas organizadas pelo MG Club do Brasil, nestes 30 anos de motorsport. Acreditem - paisagens fantásticas, cortadas por rios caudalosos; uma subida de longa serra emoldurada por Mata Atlântica intocável e lindas plantações de bananas. Isso sem contar com a emocionante passagem sobre uma barragem ativa, construída em 1911 (possui um lago com canal principal de 26 km de extensão e 192 km de margens, em uma área de 936 km². A queda bruta é de 206 metros. Foi construída no Canyon do Rio Sorocaba, na Serra de São Francisco).
Mas... no meio do rallye vem outra surpresa - o almoço será nas dependências da garagem do maior colecionador de Caminhões FNM, com motorização Alfa Romeo (há no local outros caminhões de outras marcas, como um fantástico caminhão moderno com 500hp, que faz a rota do gelo no Alaska). Realmente imperdível - os caminhões estão em condições de restauro excepcional - há modelos muito raros. Haverá um sorteio para uma dupla dar um pequeno passeio num dos famosos FNMs, equipados com motores Alfa Romeo. Na visita os competidores conhecerão os caminhões FNMs D-11000 que fizeram o Raid de 5.110km pela BR-116 (Entre janeiro e fevereiro de 2011 os FNMs saíram de Curitiba e de São Paulo, para uma viagem nostálgica até Salvador. O comboio era formado por três D-11.000 (um modelo 1961 com cabine Brasinca, um cavalo mecânico de 1964 e um FNM plataforma de 1965 - caminhões esses que dominavam o cenário da rodovia nos anos 60). Não há como perder esse rallye.
A FeNeMê foi uma empresa brasileira concebida para produzir motores aeronáuticos (radiais Curtiss-Wright R-975). Quando saiu o primeiro avião com motor FNM, em 1946, a guerra já havia acabado - Só a FAB tinha 180 motores Wright importados em estoque. O presidente Eurico Gaspar Dutra, mandou suspender a produção de motores. Para salvar a FNM, esta passa fazer desde peças para máquinas industriais a eletrodomésticos. Em 1947, a estatal teve ações vendidas na bolsa. Em 49 fez acordo com os italianos da Isotta Fraschini, passando a ser a primeira fábrica a fabricar caminhões no Brasil (com motores Isotta foram fabricadas 200 unidades). Com a quebra da Isotta, a FNM negociou com a Alfa Romeo, reativando sua fábrica em 51 com o famoso modelo cara chata FNM D-9500 - em 1958, foi lançado o modelo D-11.000, também derivado dos Alfa italianos. Era o caminhão pesado e se tornaria lendário em nossas estradas, com seu jeitão bruto e o som inconfundível do motor a diesel de seis cilindros, todo de alumínio (que pesava mais de 700kg). Em 1960, a FNM lançou-se na produção de um automóvel sedã de luxo, o FNM-2000 JK. Era o automóvel mais estável e veloz fabricado no Brasil na época, mas também o mais caro (após o 2000, foi lançado o 2150 e, em março de 1974, foi lançado o Alfa Romeo 2300, um modelo fabricado exclusivamente no Brasil). Em 1977, a fábrica foi vendida à FIAT — que continuou a fazer o modelo FNM 180 por mais dois anos e fechou as portas. Ao longo de todas as suas fases, a empresa produziu aproximadamente 15.000 veículos.
Inscrições Abertas
Rallye Volare
31 de Agosto 2013
MG Club do Brasil - Secretaria
Horário Atendimento : 3ª a 6ª das 14h00 às 18h00
E-mail: secretariamg@terra.com.br
Fone 11 3673-5065
Fax : 11 3675-7489
Um comentário:
Boa Tarde Luis Cezar,
Estava fazendo uma pesquisa sobre Volvo Pv444, e vi uma coluna que você escreveu no site auto classic sobre o mesmo. Achei uma bela matéria, e bem informativa.
E estou lhe enviando esse comentário para tirar algumas dúvidas sobre esse modelo.
Moro em São Paulo, e essa semana por acaso encontrei um à venda, mas não tenho conhecimento nenhum sobre esse tipo de carro/marca. Gostaria de saber qual a disponibilidade de peças e mão de obra, caso o adquira, para restaura-lo. E também, uma média de quanto ela possa valer. O carro em questão seria um Pv444 1950.
Se puder me mande informações nesse e-mail : kimura.eduardo@hotmail.com
Desde já agradeço a atenção.
Um Abraço,
Eduardo.
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