Alfa Romeo TZ 750003
Le Mans 24 Hours, 1964
Le Mans 24 Hours, 1964
A turma que gosta da Alfa Romeo, sempre manda e.mails dando sugestão de pauta para os posts. Well... eles pedem inclusive para falar das campanhas de rallye da Alfa. Neste ponto que mora o perigo, pois, a Alfa Romeo nunca teve tradição neste tipo de competição. Teve alguma coisa com a Giulietta em 58, quando ganhou o Rallye da Finlândia - também - teve algum sucesso (pálido) com as Alfettas GT e GTV da Autodelta nos anos 70 - há que se lembrar aquelas GTAm do Grupo 2 da FIA, quando venceram em 75 os rallyes Elba e o Costa Brava - ganharam no Grupo 2 o World Rally Championship da Corsega (prepararam uma Alfa para o Grupo 4, mas que nunca foi homologada - era a Alfetta GTV Turbodelta - essa dai ganhou o Danube Rally). Em 1986 a Alfa GTV6 era bem brava dentro do Grupo A, but... era uma preparação para os monsters cars do Grupo B, que como todos sabemos a FIA acabou com a festa (a GTV6 ficou em terceiro lugar em 86 no Tour de Corse). Em menor escala vejam: 1966 uma AR Giulia GTA ganha a Mitropa Cup (Cavallari-Salvay); em 74 ganha uma AR Alfetta no Grupo 1, no Rally S. Martino di Castrozza (Trombotto); em 75 ganha uma AR Alfetta ganha no Grupo 1, o Rally dell'Isola d'Elba (Ballestrieri-Maiga); em 78 uma AR Alfetta GT ganha o Italian Championship Grup (Pergliasco-Reisoli) / no mesmo ano fica em segundo na classificação geral um AR Alfetta GT, no Tour de Corse Rally (Andruet-Jouhanny); e finalmente em 82 no Rallye de Monte Carlo, uma AR Alfasud Ti, fica em primeiro no standard production touring car - Grupo N (Frenchman Beltrand Balas). E foi só torcida vermelha... Só isso mesmo, nem compensa fazer muita pesquisa. Ficamos entendidos que para rallye Alfa é muito, mas muito fraquinha.
Alfa Romeo TZ 750007
1964 12 Hours of Sebring
1964 12 Hours of Sebring
Alfa Romeo TZ 750003
Tour de France Auto, 1964
Tour de France Auto, 1964
O que a Alfa Romeo deve agradecer mesmo é a uma preparadora de motores e carros chamada Autodelta - era na verdade um time completo, mas se você quisesse preparar sua Alfa, era só procurar diretamente a Autodelta o comprar seus kits, para fazer os set up. Esses caras fizeram muito sucesso e fizeram muito alfista sonhar com a Giulia Ti Super (Jolly Club) e a fantástica TZ, isso sem contar com a preparação da Autodelta nas Giulia GTA (nasceu independente e depois passou para um departamento da FIAT).
Well... pelo time do blue triangle correram alguns caras do tipo... Lorenzo Bandini, Roberto Buzzinello, Giancarlo Baghetti, Roberto Bussinello, Jacques Laffite, Jean Claude Andreut, Jean Todt, Mario Andretti, Van Lennep, Jackie Icks, Vick Eldfor, Emerson Fittipaldi, Jackie Oliver (fundador da Arrows), Nanni Galli, Hans Stuck, John Watson, Niki Lauda, Patrick Depailler, Henry Pescarolo, Jean Pierre Jarier, Vittorio Brambilla, Derek Bell, Jochen Rindt, Andrea De Cesaris, Riccardo Patrese, Gerard Berger, Michele Alboreto, Jochen Mass, Sandro Munari, Beltrand Balas, dentre outros... muitos outros - mas vamos falar da TZ - que é o tema.
TZ1
A Giulia TZ foi feita para correr, apesar que foi utilizada para provas de rallye, o que foi um colírio para os olhos, mesmo ela não tendo "aquela" performance dentro do mundo do rallye. TZ quer dizer Tubolare Zagato, ou um carro Zagato feito de tubos (lightweight), com uma carroceria de alumínio (tinha 150mm a menos que a Giulia Coupe, pesando apenas 660kg). Esse desenho revolucionou o conceito de Touring. A primeira TZ nasceu em 1963, com mecânica da Giulia, desenvolvida pela Autodelta - era um motor de 1.570cc, com 2 carburadores (com esse motor, a TZ poderia participar de Le Mans e nos 1000kms de Nurburgring - tinha 160hp para as pistas e para o carro de rua, tinha 112hp) . Havia uma nova suspensão trazeira independente e freio a disco nas 4 rodas. Foram produzidas apenas 112 unidades da primeira geração e 12 da segunda.
TZ2
A segunda geração veio em 1965 com a TZ2. Essa era mais parecida com a Ferrari GTO, que a primeira geração. Seu corpo era de fibra de vidro, chegando a um resultado de 620kg, ou seja, 40kg a menos que a TZ1. Era feita somente para as corridas em pista, com invejáveis 170hp, but... a Alfa Romeo no meio de 1966 concentrou mais seus efestoços para os Touring Cars, priorizando o programa Giulia GTA, e com isso pararam de desenvolver a TZ line - uma pena. Para o registro, essa TZ alcançava 245kph.
A Giulia TZ foi feita para correr, apesar que foi utilizada para provas de rallye, o que foi um colírio para os olhos, mesmo ela não tendo "aquela" performance dentro do mundo do rallye. TZ quer dizer Tubolare Zagato, ou um carro Zagato feito de tubos (lightweight), com uma carroceria de alumínio (tinha 150mm a menos que a Giulia Coupe, pesando apenas 660kg). Esse desenho revolucionou o conceito de Touring. A primeira TZ nasceu em 1963, com mecânica da Giulia, desenvolvida pela Autodelta - era um motor de 1.570cc, com 2 carburadores (com esse motor, a TZ poderia participar de Le Mans e nos 1000kms de Nurburgring - tinha 160hp para as pistas e para o carro de rua, tinha 112hp) . Havia uma nova suspensão trazeira independente e freio a disco nas 4 rodas. Foram produzidas apenas 112 unidades da primeira geração e 12 da segunda.
A segunda geração veio em 1965 com a TZ2. Essa era mais parecida com a Ferrari GTO, que a primeira geração. Seu corpo era de fibra de vidro, chegando a um resultado de 620kg, ou seja, 40kg a menos que a TZ1. Era feita somente para as corridas em pista, com invejáveis 170hp, but... a Alfa Romeo no meio de 1966 concentrou mais seus efestoços para os Touring Cars, priorizando o programa Giulia GTA, e com isso pararam de desenvolver a TZ line - uma pena. Para o registro, essa TZ alcançava 245kph.
Especificações
Giulia TZ2 | ||
1965 | ||
Unidades Produzidas | 112 | 12 |
Motor Dianteiro, Rwd, 5M | ||
Idem | ||
1.570 cc | ||
170 hp (só para corridas) | ||
N/A | ||
620 kg | ||
152 mph | ||
N/A |
Tanto a TZ1 como a TZ2 foram desenvolvidas pela Autodelta, que era comandada pelo ex-engenheiro da Ferrari Carlo Chiti - a TZ1 atingia sem muito esforço os 216kph. O que eu acho de legal, também, é que a TZ1 - que foi produzida num número razoável - foi desenvolvida para street e para racing, alterando muito pouco no seu conceito e set up. A traseira da TZ, que ficou famosa mundialmente, foi colocada ou melhor, incorporada no desenho e no projeto, pela observação das pesquisas do Dr. Wunibald Kamm, chamada de "Coda Tronca" (que os ingleses chamam de short tail - aliás, era chamado também de Kamm Tail). Essa traseira veio da indústria aeronáutica. O debut foi em 1963 no FISA Monza Cup, quando as 4 TZs inscritas ficaram mas primeiras colocações, na categoria protótipo. Em 1964 a TZ foi definitivamente homologada pela FIA - categoria GT - Gran Turismo (eram precisos na época, a construção de apenas 100 unidades).
Dizem que aproximadamente, umas 60 unidades estejam de pé. A listagem do clube TZ mostra isso, inclusive com uma só unidade na América do Sul - uma TZ na Argentina (que por acaso eu conheço - muito legal - na cor vermelha - valhe dizer que os argentinos estão fazendo uma ótima reprodução da TZ2). A TZ sucedeu a Alfa Romeo Giulietta SZ e foi substituída, por assim dizer, pela GTA e pelo Tipo 33. Se você tiver entre 100.000,00 e 200.000,00 Euros - você pode ter uma, isso é, se o proprietário quiser vender.
Alfa Romeo TZ 750003
Le Mans 24 Hours, 1964
Nurburgring 1000 kilometros (De Adamich-Zeccoli) - venceu na classe /Sebring 12 hour race, (Andrey - 'Geki') - venceu na classe / Targa Florio (Pinto-Todaro) - venceu na classe / Nurburgring 1000 kilometros (Bianchi-Schultze) - venceu na classe.
Qual foi a tabela de resultados? Pelo que informa a Altodelta foi a seguinte (vou listar só as vitórias):
1963
Fisa Monza Cup (Lorenzo Bandini) - venceu na classe
Fisa Monza Cup (Lorenzo Bandini) - venceu na classe
Alfa Romeo TZ 750003
Le Mans 24 Hours, 1964
1964
Sebring 12 hour Race (Stoddard-Kaser) - venceu na classe
Targa Florio (Bussinello-Todaro) - venceu na classe
Nurburgring 1000 kilometros (Biscaldi-Furtmayr) - venceu na classe
Le Mans 24 Horas (Bussinello-Deserti) - venceu na classe
Coupe des Alpes Rallye (Rolland-Augias) - venceu na geral
Tour de France (Rolland-Augias) - venceu na classe
Sebring 12 hour Race (Stoddard-Kaser) - venceu na classe
Targa Florio (Bussinello-Todaro) - venceu na classe
Nurburgring 1000 kilometros (Biscaldi-Furtmayr) - venceu na classe
Le Mans 24 Horas (Bussinello-Deserti) - venceu na classe
Coupe des Alpes Rallye (Rolland-Augias) - venceu na geral
Tour de France (Rolland-Augias) - venceu na classe
Alfa Romeo TZ 1 # 750009
1965 Targa Florio
1965 Targa Florio
1965
Sebring 12 hour Race (Rolland-Consten) - venceu na classe
Targa Florio (Bianchi-Rolland) - venceu na classe
Nurburgring 1000 kilometros (De Adamich-'Geki') - venceu na classe
Melbourne 6 Hour (Roberto Bussinello) - venceu na classe
Mugello Circuit (Carlo Zuccoli) - venceu na classe
Giro d'Italia (De Adamich-Lini) - venceu na classe
Criterium delle Cevennes (Rolland-Augias) - venceu na classe
Rallye de Geneve (Rolland-Augias) - venceu na classe
Coupe del Alpes Rallye (Consten-Hebert) - venceu na classe
Olon-Villars (Ramu Caccia) - venceu na classe
Palermo-Montepellegrino (Nino Vaccarella) - venceu na classe
Trento-Bordone ('Geki') - venceu na classe
Micangeli Trophy (Ildefonso Torriani) - venceu na classe
Popoli Time Trial (Ildefonso Torriani) - venceu na geral
Aguzzoli Trophy (Girolamo Capra) - venceu na classe
Lumezzane Trophy (Giancarlo Sala) - venceu na classe
Fagioli Cup ('Sangrilà') - venceu na classe
Sebring 12 hour Race (Rolland-Consten) - venceu na classe
Targa Florio (Bianchi-Rolland) - venceu na classe
Nurburgring 1000 kilometros (De Adamich-'Geki') - venceu na classe
Melbourne 6 Hour (Roberto Bussinello) - venceu na classe
Mugello Circuit (Carlo Zuccoli) - venceu na classe
Giro d'Italia (De Adamich-Lini) - venceu na classe
Criterium delle Cevennes (Rolland-Augias) - venceu na classe
Rallye de Geneve (Rolland-Augias) - venceu na classe
Coupe del Alpes Rallye (Consten-Hebert) - venceu na classe
Olon-Villars (Ramu Caccia) - venceu na classe
Palermo-Montepellegrino (Nino Vaccarella) - venceu na classe
Trento-Bordone ('Geki') - venceu na classe
Micangeli Trophy (Ildefonso Torriani) - venceu na classe
Popoli Time Trial (Ildefonso Torriani) - venceu na geral
Aguzzoli Trophy (Girolamo Capra) - venceu na classe
Lumezzane Trophy (Giancarlo Sala) - venceu na classe
Fagioli Cup ('Sangrilà') - venceu na classe
Alfa Romeo TZ 1 # 750009
1966 Targa Florio
19661966 Targa Florio
Nurburgring 1000 kilometros (De Adamich-Zeccoli) - venceu na classe /Sebring 12 hour race, (Andrey - 'Geki') - venceu na classe / Targa Florio (Pinto-Todaro) - venceu na classe / Nurburgring 1000 kilometros (Bianchi-Schultze) - venceu na classe.
Alfa Romeo TZ 750003
Le Mans 24 Hours, 1964
Alfa Romeo TZ 750003
Le Mans 24 Hours, 1964
Alfa Romeo TZ 750003
Alfa Romeo TZ 750003
Alfa Romeo TZ 2 AR10511 750004
Alfa Romeo TZ 2 AR10511 750004
Alfa Romeo TZ 750006
1964 Targa Florio (# 58, 26 de Abril 26 de 1964)
Targa Florio 1964
Alfa Romeo TZ 750006
Targa Florio 1964
Alfa Romeo TZ 750006
Targa Florio 1964
Alfa Romeo TZ 750006
Targa Florio 1964
Alfa Romeo TZ 750006
Le Mans 24 Hours 1964
Alfa Romeo TZ 750006
Le Mans 24 Hours 1964
Alfa Romeo TZ 750006
Le Mans 24 Hours 1964
Alfa Romeo TZ 750006
Le Mans 24 Hours 1964
Alfa Romeo TZ 750006
Targa Florio 1969
Alfa Romeo TZ 1 # 750009
Alfa Romeo TZ 750011
Le Mans 24 Hours, 1964
Alfa Romeo TZ 750011
Le Mans 24 Hours, 1964
Alfa Romeo TZ 750011
Le Mans 24 Hours, 1964
Alfa Romeo TZ 750011
Nurburgring 1000 KM, 1964
Alfa Romeo TZ 750011
Nurburgring 1000 KM, 1964
Alfa Romeo TZ # 750012
Targa Florio 1964
Alfa Romeo TZ 750015
Start 1964 Coupe des Alpes Rallye
Alfa Romeo TZ 750015
1964 Coupe des Alpes
Alfa Romeo TZ 750015
Alfa Romeo TZ 750015
1965 Criterium des Cevennes
Alfa Romeo TZ 750015
1965 Criterium des Cevennes
Alfa Romeo TZ 750015
1965 Criterium des Cevennes
Alfa Romeo TZ-1 # 750016
Nadeene Brengle, ARRC Riverside 1967
Alfa Romeo TZ-1 # 750016
Nadeene Brengle, ARRC Riverside 1967
Alfa Romeo TZ 750020
Alfa Romeo TZ 750020
Alfa Romeo TZ 750020
Alfa Romeo TZ 750028
Nurburgring 1000 KM 1964
Alfa Romeo TZ 750028
Nurburgring 1000 KM 1964
Alfa Romeo TZ 750030
Rally Jolly Hotels 1964 # 150, Parmegiani / Bartoli
Alfa Romeo TZ 750031
1964 Targa Florio
Alfa Romeo TZ-1 # 750036
Spa 500 KM 1965 (# 50)
Alfa Romeo TZ 750037
Em novembro de 2008 esse era o carrro de Sir Stirling Moss
Alfa Romeo TZ-1 # 750041
Le Mans 24 Hours 1965
Alfa Romeo TZ-1 # 750041
Le Mans 24 Hours 1965 (# 44)
Alfa Romeo TZ-1 # 750041
Le Mans 24 Hours 1965 (# 44)
Alfa Romeo TZ 1 # 750041
Le Mans 1965, (# 44) racing against TZ-2 # 750108, "UD105338"
Alfa Romeo TZ 750045
Alfa Romeo TZ 1 # 750047
Pebble Beach 2008
Alfa Romeo TZ 1 AR10511 750052
Sebring 12 Hours 1964
Alfa Romeo TZ 1 # 750054
Targa Florio 1968
Alfa Romeo TZ 1 # 750054
Targa Florio 1969
Alfa Romeo TZ 1 # 750054
Targa Florio 1969
Alfa Romeo TZ 1 # 750054
Targa Florio 1969
Alfa Romeo TZ 1 # 750054
Targa Florio 1968
Alfa Romeo TZ-1 Serial Number 750057
Alfa Romeo TZ 1 AR10511 750057
Alfa Romeo TZ 1 AR10511 750057
Alfa Romeo TZ 1 AR10511 750057
Alfa Romeo TZ 1 AR10511 750057
Alfa Romeo TZ 1 AR10511 750057
Alfa Romeo TZ 750061
Alfa Romeo TZ 750062
1000 KM Monza, 1965
Alfa Romeo TZ 750062
Alfa Romeo TZ 1 # 750065
I1983 FIA historic cup
Alfa Romeo TZ 1 AR10511 750075
Alfa Romeo TZ 1 AR10511 750075
Alfa Romeo TZ 1 AR10511 750080
Alfa Romeo TZ 750097
12th Annual Bahama Speeds Weeks 1965
Alfa Romeo TZ 750107
Sebring 12 Hours 1965
Alfa Romeo TZ 750107
Targa Florio 1965
Alfa Romeo TZ 750107
Targa Florio 1965
Alfa Romeo TZ 750106
Autodelta works
Alfa Romeo TZ 750106
Autodelta works
Alfa Romeo TZ 750106
Teste do Balocco
Alfa Romeo TZ 750106
Targa Florio 1966
Alfa Romeo TZ 750106
Targa Florio 1966
Alfa Romeo TZ 750109
Sebring 12 Hours 1965
Alfa Romeo TZ 750109
Sebring 12 Hours 1965
Alfa Romeo TZ 750108
Sebring 12 Hours 1965
Alfa Romeo TZ # 750108
Targa Florio 1965
Alfa Romeo TZ # 750108
1965 Rally Jolly Hotels
Alfa Romeo TZ 750110
24 Heures du Mans 1965 (# 41)
Alfa Romeo TZ 750110
24 Heures du Mans 1965 (# 41)
Alfa Romeo TZ 750110
24 Heures du Mans 1965 (# 41)
Alfa Romeo TZ 750110
24 Heures du Mans 1965 (# 41)
Alfa Romeo TZ 750110
24 Heures du Mans 1965 (# 41)
Alfa Romeo TZ 750110
1965 Rally Jolly Hotels
Alfa Romeo TZ 750110
Torino Motor Show, Novembro 1965 - Rally Jolly Hotels
Alfa Romeo TZ 750110
Targa Florio 1966
Alfa Romeo TZ 750110
Targa Florio 1966
Alfa Romeo TZ 750110
Targa Florio 1966
Alfa Romeo TZ 750110
Targa Florio 1966
Alfa Romeo TZ 750112
Le Mans 24 Hours 1965 (# 43)
Alfa Romeo TZ 750112
Le Mans 24 Hours 1965 (# 43)
Alfa Romeo TZ 750112
Le Mans 24 Hours 1965 (# 43)
Alfa Romeo TZ 750112
Alec Mildren Racing Team, Warwick Farm 1967, RAC Trophy
Alfa Romeo TZ 750113
1966 Targa Florio
Alfa Romeo TZ 750113
1966 Targa Florio
Alfa Romeo TZ 750113
1966 Targa Florio
Alfa Romeo TZ 750113
1966 Targa Florio
Alfa Romeo TZ-2 # 750116
Nurburgring 1000 KM, 1967 (# 82)
Alfa Romeo TZ-2 # 750116
Nurburgring 1000 KM, 1967 (# 82)
Alfa Romeo TZ-2 # 750116
Nurburgring 1000 KM, 1967
Alfa Romeo TZ-2 # 750117
Bardelli durante 1969 Targa Florio
Alfa Romeo TZ-2 # 750117
1969 Targa Florio
Alfa Romeo TZ-2 # 750117
1969 Targa Florio
Alfa Romeo TZ-2 # 750117
1969 Targa Florio
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