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25.12.13

Lotus Europa - Type 47 GT


Vamos concordar: a Lotus Europa era feia. A melhorada deste modelo veio com o carro de competição, chamado de Type 47 GT (melhor ainda, na mesma estirpe veio o Type 62). A Europa S1 e S2 (de rua), tinham a traseira muito feia, mudando um pouco na versão Twin Cam e na Special. But... os proprietários de uma Lotus Europa olham e falam de seus carros (nem todos, a bem dizer), como se fosse um Tipo 47, mas nem de longe pode-se afirmar uma coisa destas. Primeiro, esses proprietários devem dizer que no modelo S1 e S2 o motor era um Reanult 16 modificado de 1.470cc - 78 a 82bhp a 6000rpm (o mesmo do Corcel brasileiro) - para os EUA os carros eram exportados com motor de 1.565cc (83 a 87bhp a 6000rpm) - esses carros eram chamados de Type 65 S2 Federal . O corpinho era de fibra (na mesma medida que cobria o Puma brasileiro). O cockpit era tido até mesmo pelos ingleses como claustrophobic (as janelas não abriam - modificaram isso no S2 com vidros elétricos, mas os primeiros desta série, ainda, tinham a mesma janela), e a visibilidade era péssima (poor) - os bancos eram fixos sem nenhum ajuste (ajustava-se o volante e os pedais - sistema inglês depois copiado pelos franceses, e vendida essa tecnologia aos italianos para fazer a Maserati)! Com a mexida deste motor francês pela Lotus e pelo baixo peso, esse modelo atingia 105 a 112mph (dependendo das cilindradas). No modelo S2 houve a colocação de alguns motores twin cam. Foram produzidos 9.230 unidades no total (S1: de 1966 a 1968 - algo em torno de 650 unidades produzidas. S2: de 1968 a 1971 - essa série era conhecida como type 54). Já o modelo Twin Cam e o Special, eram equipados com motores de 1.588cc, gerando logo de cara 105bhp (117mph). Esse modelo chegou em 1971 (chamado de Type 74 Europa TC - de twin-cam, com um interior mais largo, acomodando melhor os passageiros - foram feitas 1.580 unidades). Esse carro já vinha com uma traseira melhor e um spoiler dianteiro, além das rodas de alumínio (os S1 e S2 vinham com calotas). O Special tinha o mesmo corpo, but... tomou anabolizante: entre 1972 a 1975 o motor aumentou para 126hp, com válvulas grandes e um bom trabalho no cabeçote (especialidade da Lotus), fazendo-o atingir fácil as 120mph (alguns destes modelos vinham equipados com o câmbio de 5 marchas do Austin). Na verdade o Lotus Europa TC Special foi lançado em 1973, indo de 0 a 60 milhas em 7 segundos! 3.130 unidades do TC Special foram vendidos (e não conheço nenhum carro deste aqui no Brasil - pode existir, but... desconheço). Foram feitas 4.970 unidades ao todo (1971 a 1972: Twin Cam e entre 1972 a 1975 o Special).
But... a Lotus tinha uma saudade tremenda dos Seven e dos Eleven dos anos 50 (que será objeto de post outro dia), que não foi bem substituído pelo modelo Elite, tampouco, pelo Elean nas pistas (com exceção feita - é claro - pelo Type 24 (1962 a 1963 - principalmente nas mãos do pupilo do Colin Champan chamado Jim Clark). Decepcionou um pouco o Europa. Dai partiu-se deste modelo de rua, para a fabricação do Type 47 GT (uma variação mais bonita era o Type 62 Europa).
Aliás, diga-se de passagem que o Lotus Type 62 foi desenvolvido sob o sucesso do Type 47. O 62 foi fabricado para se encaixar no Appendix J do Grupo 6 (classe de protótipos), desenhado pelo Martin Waid, com um motor diferente do 47 (era um 2 litros LV240 DOHC). Teve um suceso limitado, devido a inúmeros problemas ocasionados no bloco do motor, distribuído pela Vauxhall (a melhor colocação deste belo modelo foi uma terceira posição no TT de Oulton Park em 69). Apesar do esforço da Lotus com o Type 47, o Colin Chapman estava mesmo interessado na F1, e deixou de lado um pouco da sua genialidade para os carros GT (há que se lembrar que ele fez milagres com o Cortina e Escort - tanto em pista como em rallye - mas, também, tinha grandes pilotos por detras destas máquinas). Os mid-engined colocados nos Europa (type 46), eram fraquinhos.
O Type 47 GT era feito não pela fábrica da Lotus, onde se fazia o Type 46 Europa, mas na Lotus Components Ltd, que era a racecar division da Lotus. Sua produção iniciou-se em 1966 (no mesmo ano do S1 Europa). O layout era basicamente do Europa, mas tinha um chassis muito mais avançado, uma fibra muito mais fina, tinha uma suspensão traseira independente (vide partes de magnesium da Lotus 59, que andava na Fórmula 2 e na Fórmula 3). O motor não era da Renault e sim da Cosworth (Ford), desenvolvido especialmente para o cabeçote twin-cam de 1.6 litros (aliás, era um desenvolvimento do motor que equipava a Elan e o Lotus-Cortina). Era movido por injeção de combustível (Tecalemit-Jackson), que ajudou a gerar 165hp. A caixa de câmbio era uma Hewland FT200. E podia calças belos sapatos, pois, as rodas com tala bem generosa, poderia ser de fácil adaptação.
O debut em competições do Type 47 GT foi em Brands Hatch Boxing Day, ocorrido em 1966. John Miles pilotava um works para a Lotus Components e ganhou a corrida (na classe Sports/GT), na frente de Ferraris, Cobras e Jags E-Types. No ano seguinte, Miles ganha 8 vezes dentro de corridas realizadas no Reino Unido, além de mais uma vitória na classe, agora em Brands Hatch, na prova do World Endurance Championship com o co-piloto Jackie Oliver. O Lotus Europa Type 47 GT fora construído de 1966 a 1975, sendo considerado o primeiro veículo a usar um mid-engine entre exios traseiro. A Lotus sempre informou que o 46 vinha substituir o Seven, mas na prática, essa afirmação não se confirma.
Finalmente, em 1968 a FIA aprova o Type 47, para participar do Grup 4 (depois de homologar o carro esporte Europa), ou seja, não era para categoria GT (a Lotus até então havia construído apenas 30 unidades do Type 47, mas precisava construir - ao todo - 50 unidades, além, é claro da força que a Ferrari fazia na FIA, para a não homologação - os 47 estavam dando pau na Ferrari - boato ou não essa é a história contada). Muito bem. Para se ter um dinheiro extra, o Colin que neste ponto não era bobo nem nada, pegou o seu sponsor da F1 e colocou no Type 47 - John Player's Gold Leaf. Propisitadamente, o work Europa era pintado da mesma forma e nas mesmas cores dos carros da F1. Dois pilotos de fábrica tiveram o privilégio de conduzí-los: John Miles e Jackie Oliver (outros pilotos faziam parte do Time, em provas de endurance).
Miles ganha na classe de 2 litros no John Player Trophy em Silverstone (1968) - ele termina em segundo no mesmo evento. Oliver ganha na classe em Brands Hatch e Croft. Inúmeras outras provas foram ganhas por pilotos e times privados com o Type 47. Neste ano de 68 o Lotus-Ford 47 GT (Grupo 4 - Competition Coupé), foi pintado de Gold Leaf Team Lotus. Esse carro tinha um chassis de # 85, e era um autêntico Type 47 GT. Houve, é claro, uma certa plástica no modelo, mas era um 47. A grande maioria dos Type 47 foram modificados, alterados, cortados, corroidos, sofreram desastres, queimaram, ufa... sobraram poucos (55 foram produzidos oficialmente). Pela listagem oficial, no Brasil somente há um deles, apesar de haver controvérsia. Há pelo menos 3 brasileiros que atestam que seus carros são autênticos Type 47. Segue abaixo a listagem dos carros produzidos, e onde foram parar (Historic Lotus Registrar). Esses carros hoje em dia valem uma certa quantia. Em 2007 um deles que participou do Grup 4 Competition Coupé, foi vendido em leilão da Bonhams, por US$ 92.000,00 mais taxas. Outro que era do John Miles e do Jackie Oliver (works da Lotus Components), que ficou em nono na geral do BOAC 500 e ganhou inúmeras outras corridas (conhecido como Snorkel Car), foi vendido com FIA papers, pela bagatela de £175.000,00!!!



Da série The Avengers - note o sexy looks da Linda Thorson (Tara King)

Curiosidade apesar de não ser um Type 47 GT



John Miles Lotus Type 47




















Luis Cezar

4 comentários:

Gaucho Man disse...

hermoso carro
amo al lotus europa
y disfruto mucho de tu blog
saludacoes

Anônimo disse...

O carro com chassis numero 21 (47GT21) esta em familia na italia a muitos anos. Veja a historia no site lotus-europa central.
No brasil nao ha nenhum 47! O meu carro S2 foi o mais bem feito lotus europa que teve no brasil. Vencedor de premios em araxa etc... me parece que ele continua em sao paulo e com as cores GLT feito por mim!

Anônimo disse...

Eis meu contato para duvidas! superfrank007@hotmail.com

Mario Hofstetter disse...

Na lista dos 47 tem um no Brasil. Da Europa TC twin cam conheço duas, uma amarela, andei com ela, vivia no Camilo, foi para Luiz fernando Gonçalves, hoje esta na dream motion. A outra, vermelha, venho de Angola, estava com o Flavio Marx. Outras Europas S-2 vieram, calculo 6-10 e depois em 2004 vieram 2 TC