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25.12.13

Ford Engines...

Ok... vamos lá. Alguns peguntam que motor era colocado nos Fords ex-works? Vou ser mais econômico nas palavras, senão a história vai longe:
1963 a 1983 - Foi construído um motor fantástico na Inglaterra, chamado de Kent (OHV), que equipava os Cortinas GT (1.498cc - chamados de pre-cross-flow); Cortina GT e Cortina 1600E; Escort Mexico (1599cc cross-flow). Esse motor influenciou o moderno Endura e fez a festa na Fórmula Ford (esta era dividida entre Fórmula Ford Jr com motor 1300cc e a famosa Fórmula Ford com o motor 1600cc).
1963 a 1971 - Bom aqui o Colin Chapman teve alguma participação, principalmente nos carros Lotus-Cortina, que influenciou o Escort TC (Twin-Cam). O motor inglês se tornou igualmente famoso: Trata-se do Lotus (cabeçote da Lotus e o resto do motor era Kent). Era um DOHC de 1.558cc (sim... não era considerado 1600cc por mero regulamento). Equipava o Lotus-Cortina MKI; Lotus-Cortina MKII e o Escort Twin-Cam (claro que outros carros da Lotus levaram esse motor como o Elan, Elan Plus Two e o Europa twin-cam e o Special - apear de ficar famoso, esse motor não era muito confiável, pois, quebrava muito (há que se ter em mente, que houve 3 gerações deste motor, sendo a última equipada no Talbot Subeam-Lotus). Originalmente esse motor foi preparado em 62 com uma cilindrada de 1.498. Na modalidade de injeção direta, a cilindrada passava para 1600cc usado nas pistas de corrida, que produzia 175bhp.
1964 a 1969 - O musculoso motor V8 (OHV), feito nos EUA. Equipava o GT40. Foi formatado no small block. Em 1961 tinha 3.62 litros ou 4.2 litros - somente um ano o motor que equipava o lendário GT40 tinha 289cu in/4.7 litros. A Ford utilizou esse motor nas 500 Milhas de Indianópolis em 1963. Depois o GT40 passou a usar bloco de alumínio com um motor de 4.2 litros, passando em seguida a 4.7 litros. Claro que alguns GT40 ficavam entre 340 a 460hp.
1967 a 1970 - Veio a fabricação dos V6, chamado de Essex (OHV de 4 cilindros), que equipava o Corsair 2000E, de 1.996cc, além dos quase-miticos Capri 2000 GT. Os V4 que existiram na época, também equipava os Corsair de 65 a 70;, o Zephyr/Zodiac MKIV de 66 a 72; o Consul/Granada de 72/74 e os Capri de 69 a 74. O angulo do V não era adequado.
1970 a 1986 - Anos gloriosos, depois dos motores Kent. Foram fabricados os motores pela inglesa Cosworth-Ford BDA (DOHC de 4 cilindros), que equipava os Escorts RS1600 (1601cc e 1599cc), RS1800 (1.835cc) e os RS200 (1.803cc)... Meus amigos... se eles achavam que o Lotus era um motorzinho forte, ou que o 1600 que equipava a Fórmula Ford, eram ótimos, a Cosworth matou a competição (lembrem que ela já estava em ação os V8 dela na F1, onde dominava). Eu fiquei na frente de Escorts com esse motor... não queiram sentir essa sensação de impotência... Esse padrão de motor, influencia até hoje nos Duratecs e nos Zeetecs da Ford atual. 16 válvulas - BDA quer dizer Belt-Driven Series A). O Capri foi o primeiro a receber tal motor, mas abandonaram a ideia de fazer em larga escala. Tinha um bloco de ferro e um cabeçote de alumínio... aqui caberia um capítulo a parte, mas estou me segurando. O motor era tão bom que equipava toda a Fórmula 2 da época (2 litros). Brian Hart desenhou essa beleza. Havia uma derivação desse motor no motorsport - o de 2 litros designado de BDG, com injeção direta. Para o rallycross tinha um motor de 2 a 2.3 litros (na verdade era um de 2.1 litro, mas... as preparações chegavam a 2.3 litros, como os contemporâneos Endura/Zetec - que chegavam a 650bhp).
1970 - 1992 - Ai vem o Cologne (Colonia) - um OHV V6, que equipou o Capri 2300GT/RS (2.294cc); Capri RS2600 (2.637cc); Capri 2.8 injection/Capri 2.8 Turbo/Capri Tickford/Sierra XR4i; Sierra XR4x4 (2.792cc) e Sierra XR4x4 (2.935cc). "Cooperação" entre a Ford-Alemanha com a Ford-Inglesa operando em separado (concorrência entre eles, agindo como incentivo). Equipava o Taunus (notem que o Taunus vinha equipado com o V4, o mesmo motor que equipava o Saab).
1973 a 1980 - Esse... apesar de ser um motor mais fraco e pesado, foi um motor famoso e feito em várias partes do mundo, inclusive no Brasil (lembram do Maverick 4 cilindros?). O 4 cilindros, colocado chamado de Pinto (instalado no Ford Pinto), que era colocado no Escort RS Mexico MKII (1.593cc), e nos Escort RS2000 MKI e RS2000 MKII (1.993cc) - No Brasil por motivo fiscal (imagine só), o motor teve sua cilindrada aumentada para 2.3 litros. Este foi o primeiro Single-Overhead-Camshaft. Foi desenhado junto com a Ford EUA. Foi construído um com dois carburadores de 2.4 litros, mas não foi homologado.
A partir dai, vieram os motores de fabricados nos anos 80 até hoje, o que não cabe aqui mais se referir, apesar que eu destacaria os motores Cosworth-Ford YB Family, derivado do Pinto, que equipou o mítico Cosworth Escort WRC (1993cc), o os Zetec Family, que equipou o mítico Focus WRC (1998cc).

Luis Cezar

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