Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

5.12.13

East African Safari Classic Rally 2013

Estava trocando emails com meu amigo José Romão - ralizeiro de mão cheia, especialmente de rallies de longa distância. Nestas correspondências ele falou da preparação do seu Volvo.... e surgiu o assunto da morte do Joginder Singh - The Flying Sikh - que morreu esse ano (acho que com mais de 80 anos). Dai a conversa ficou mais voltada ao Safari Rally (eu e milhares de outros fans utilizam a expressão Safari para designar essa prova, mas que no decorrer da sua vida desde 1953, teve vários nomes - dependendo do patrocinador). Acontece que hoje este meu amigo português, me envia um report do Sports Car Digest, do qual sou assinante, sobre o East African Safari Classic Rally, edição 2013. Constatou-se que eu "comi bola", como se diz no Brasil - deixei passar essa matéria (estou ficando lento - estou naquela bifurcação: ou me dedico a advocacia, ou me dedico ao mundo do rallye, inclusive, o fato de alimentar o meu blog). Esse meu amigo salvou o ano, pois, as fotos tiradas pelo fantástico McKlein (aliás, em outros posts que eu fiz sobre essa prova de rallye histórico de velocidade (edições 2009 e 2011), ele também que cobriu de forma competente o rallye. Como são centenas de fotos, separei algumas que julguei ótimas e que dão uma visão do que foi o The East African Safari Classic Rally 2013. Tenho inúmeros livros, filmes e revistas de época, ondem mostram o povo africano curtindo e se divertindo com a passagem dos carros... como a 60 anos atras, este povo sofrido, ainda continua a curtir esse rallye.

Esse rallye foi realizado entre os dias 21 e 29 de novembro passado, iniciando-se em Mombasa e terminando na mesma cidade do Kenia. Este rallye reuniu exatos 60 times, para percorrerem em velocidade, os 4100km (2.550 milhas), em rotas usadas pelo clássico Safari Rally. O Ian Duncan (Ford Capri V8) do Kenia ficou alguns segundos na frente do mitico Stig Blomqvist (Porsche 911 de 1979 - que havia ganho a última prova em 2011) - aliás, a dupla Ian e Amaar Slatch venceram esse rallye pela segunda vez. Na verdade o Blomqvist teve um pneu furado na última seção, perdendo 4 minutos para a troca. Realmente, esse ano seria um bom ano para o Joginder Singh ter sido mais uma vez homenageado... 
7 Porsches entre os 10 primeiros terminaram o rallye (aliás, dos 60 carros inscritos mais da metade era Porsche). Dentre os 10 primeiros havia além dos Porsches, o Datsun 260Z do Steve Perez e o Ford Escort MK2 do John Lloyd. Há que se recordar que o Ford Capri V8 foi uma unidade fabricada na África do Sul. Diz o meu amigo Zé Romão que os competidores estavam a economizar ou preservar os pneus, porque houve muitos voos - como fazia o - The Flying Sikh - confiram:


Filme oficial de 2011 em MP4 (1 hora e 13 minutos)

Curtam o rallye de 1969

Curtam o rallye de 1972 (parte 1)
(parte 2)

Curtam o rallye de 1977

Luis Cezar

Nenhum comentário: