Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

15.5.13

Chaparral

No tempo que eu tinha uma "equipe" de autorama, dois carros eram campeões: a Cheetah e o Chaparral - Meu time era formado por dois Chaparral (todos com motor Cox "mexido")... e a inveja?! Era de matar - e todos os meninos da minha época queriam ter o Chaparral de número 66, apesar que os números 1 e 7, ficaram famosos (mas não como o # 66). O Chaparral era um intruso veloz vindo dos EUA, no meio dos carros italianos, alemães e principalmente, diante dos carros ingleses! Os mais famosos dos Chaparral eram os modelos 2D e 2F (1966 e 1967), mas o modelo J causou uma revolução - há inúmeras histórias e mistérios rondando o Chaparral (a mais comum é: porque não existiu um modelo I, depois do H e antes do J? Porque a GM não tinha a Chaparral como Time works? Foram fabricados Chaparral fantasmas?). Foram tempos de glória para esse carro, dos anos 60.
Notem a placa (licença) do Texas
A Chaparral Cars foi criada para construir protótipos de carros de corrida, a partir dos anos 60 - durou essa década e findou suas atividades no início dos anos 80. O Jim Hall era magnata do petróleo, mas um brilhante engenheiro e um ótimo piloto. Com esse modelo fez sucesso nos EUA nas provas de Indy 500, SCCA, CASC Can-Am Series e na Europa, no campeonato FIA para o Grupo 7. Criou air dam, spoilers, aerofólios e aerofólios controlados (wing flipper), efeito vacuum cleaner, tecnologia de pneus e monitoramento de carro de corrida, como se faz agora, isso tudo correndo na sua maioria com carros com transmissão automática de 1 as vezes 2 e as vezes 3 marchas!!!
Em Monza
Apesar da Chevrolet ajudar um pouco, perdeu a oportunidade de fazer sucesso dentro e fora dos EUA, como fizera os franceses com a Alpine e por ai vai, ou a Ford com o Cobra e o GT40. Eta Chevrolet!!! O burrice!!! Ninguém conhece o Chaparral pelo motor Chevrolet - façam uma pesquisa - o motor Chevrolet (lateral), é o último a ser citado. Deixou de dar apoio, para a preparação de um motor específico para o carro ou até mesmo um melhor conjunto de embreagem/câmbio. Geralmente o câmbio que vinha de Detroit tinha que ser reformatado. Dizem que os equipamentos e tecnologia aplicada no J, era da Chevrolet mas esta nunca afirmou categoricamente isso. Enfim - a Chaparral para a Chevy era um Time Fantasma (ajudava-se por fora, mas sem ser de forma oficial).
Todos os Porsches, com entrada pela esquerda, e o Chaparral e o Aston Martin, com piloto entrando pela direita!
Tudo começou em 1962, quando Jim Hall e Hap Sharp fundaram a Chaparral Cars Inc, passando a construir o célebre Chaparral 2, como o Jim Hall falava "... a mid-gine car with an aerospace inspired semi-momocoque fiberglass chassis". O carro era simples assim (well... tira-se desta lista de simples o modelo 2J). Ah... Chaparral é o nome do pássaro mais rápido da Terra - isso é dentro do Texas, pois, na verdade o pássaro mais rápido do mundo é o duck hawk que atinge 350kph e o falcão pelegrino. A figura do pássaro chamado de Chaparral, é o mesmo do desenho do Bip-bip ou papaléguas.
Jackie Stewart
Temos duas séries de Chaparral - a Série chamada de 1 e a série chamada de 2, que foi a mais famosa. A série 2 da Chaparral, foi desenvolvida para competir unicamente nos EUA (US Road Racing Championship, e em outras corridas conhecidas como West Coast Series). Na época Bill Sadler no Canada, inovava na concepção de construção de carros de corrida, assim como o Colin Chapman, fazia o mesmo, colocando os motores atrás dos F1 ou alterando carros da Ford, como o Cortina e o Escort. Há que se lembrar que o Jim Hall havia corrido de F1 na Europa. O Chaparral tinha um conceito de carro para ser utilizado nas corridas de endurance como as 200 milhas (por isso o seu sucesso nas 12 Horas de Sebring). O Jim Hall desenvolveu o Chaparral implementando teorias de força aerodinâmica, com um trabalho muito interessante na suspensão traseira, além disso, havia uma inovação muito grande na aplicação de fibra de vidro como elemento estrutural, ao invés do convencional alumínio, como chassis.
John Surtees relaxando
Em 1967 a Chaparral apresenta o seu modelo 2F, com um aerofólio traseiro, ainda maior, para participar do World Championship Endurance Racing - resultado: a volta mais rápida e a vitória, vieram em Brands Hatch, com Phill Hill e Jim Hall (ganham a prova Brands Hatch 500, deixando em segundo colocado - para o espanto de todos, tendo em vista ser a Chaparral uma "fabriquinha de fundo de garagem, localizada em Midland - Texas", o Stuart e o Amon com sua Ferrari P4, na data inesquecível de 30 de julho de 1967).

Histórico do chassis Chaparral 2 :
Todos os modelos estão presentes no Muséu do Petróleo em Midland, Texas - USA.
Chassis 2A-001 reconstruído e transformado no 2D-001
Chassis 2A-002 reconstruído e transformado no 2D-002, depois, no 2F-001 e restaurado para 2A-002
Chassis 2A-003 reconstruído e transformado no 2F-002
Chassis 2A-004 jamais utilizado
Chassis 2C-001 reconstruído e transformado em 2E-001, depois, no 2G e restaurado para 2E
Chassis 2E-002 destruído em 1966
Chassis 2J restaurado
Chassis 2H restaurado
Chassis 2K (ganhador das 500 milhas de Indianápolis em 1980) restaurado

Vamos a um resumo da carreira do Chaparral
(sem contar com os carros da F-Indy)

1961
Chaparral 1
SCCA Laguna Seca, Hall - 2
Riverside, Hall - 3

1962
Chaparral 1
Riverside, Hall - 2
Road America June Sprints, Hall - 1
Road America 500, Hall e Sharp - 1

1963
Chaparral 2
Riverside, Hall pole position
Laguna Seca, Hall - 3

1964
Chaparral 2
USRRC Augusta Georgia, Hall (volta mais rápida) - 2
USRRC Pensacola, Hall - 1
USRRC Laguna Seca, Hall - 1, Penske - 2
USRRC Kent, Sharp - 2; Hall (volta mais rápida)
Mosport Hall pole position, Penske (volta mais rápida) - 9
USRRC Watkins Glenn, Hall (volta mais rápida) - 1; Penske - 2
USRRC Greenwood, Iowa, Hall - 3; Sharp (volta mais rápida)
USRRC Meadowdale, IL, Hall - 1; Penske - 2
USRRC Mid-Ohio, Sharp - 1; Hall (volta mais rápida) - 2
Riverside, Penske - 2
Laguna Seca, Penske (volta mais rápida) - 1
Nassau, Sharp/Penske - 1

1965
Chaparral 2
Sebring, Hall/Sharp (volta mais rápida) - 1
USRRC Riverside, Hall - 1; Sharp (volta mais rápida) - 2
USRRC Laguna Seca, Hall - 1
Bridgehampton, Hall (volta mais rápida) - 1; Sharp - 2
Mosport, Hall (volta mais rápida) - 2
Elkhart Lake, Hall (volta mais rápida) - 1
USRRC Watkins Glen, Hall (volta mais rápida) - 1; Sharp - 2
FIA Mr. Tremblant, Canada, Hall (volta mais rápida) - 2; Sharp - 3
USRRC Kent, Hall - 1; Sharp (volta mais rápida) - 2
USRRC Continental Divide, CO, Sharp - 1; Hall - 4
USRRC Mid-Ohio, Sharp - 1
Road America 500 Hall/Sharp/Hissom - 1; Hall/Sharp/Jennigs - 2
Bridgehampton, Sharp (volta mais rápida) - 1
Mosport, Hall (volta mais rápida) - 1
Kent WA, Hall (volta mais rápida) 1; Chaparral 2C, Sharp - 2
Laguna Seca, Sharp (volta mais rápida) - 2
Riverside, Sharp - 1
Las Vegas, Sharp - 1; Hall (volta mais rápida) - 3rd
Nassau, Sharp - 1; Hall (volta mais rápida), Chaparral 2C

1966
Chaparral 2E
Bridgehampton, Hall (pole position); Hill - 4
Mosport, Hill - 2
Laguna Seca, Hill - 1; Hall - 2 (pole position)
Riverside, Hall - 2 (volta mais rápida)

Chaparral 2D
Nurburgring 1000 Km, Bonnier/Hill - 1

1967
Chaparral 2G
Road America 200, Hall - 4
Laguna Seca, Hall - 2
Riverside Hall - 2

Chaparral 2F
Daytona, Hill/Spence (volta mais rápida)
Sebring, Hall/Spence (volta mais rápida)

Monza, Hill/Spence (pole position)
Spa, Hill/Spence (volta mais rápida)
Nurburgring, Hill/Spence (volta mais rápida)
Brands Hatch, Hill/Spence - 1

1968
Chaparral 2G
USRRC, Riverside, Hall (pole position)
USRRC Laguna Seca, Hall - 3
Road America 200, Hall - 5
Bridgehampton, Hall - 2
Laguna Seca, Hall (pole position)
Riverside, Hall - 3

1969
Chaparral 2H
Edmonton Canada, Surtees - 4
Mid-Ohio, Surtees - 5

1970's
Chaparral 2J
Watkins Glenn, Stewart (volta mais rápida)
Road Atlanta, Elford (pole position) - 6
Laguna Seca, Elford (pole position)
Riverside, Elford (pole position)

Gil de Ferran e filho no Museu da Chaparral
Não vou falar do modelo criado para F-Indy (Chaparral K), tampouco do retorno da Chaparral nos anos 90, quando Jim Hall construíu um Time tendo como pilotos o John Andretti, Teo Fabi e o meio brasileiro Gil de Ferran. A Chaparral chegou a ganhar em Surfers Paradise (Austrália), em Laguna Seca e em Cleveland, além do Gil de Ferran ganhar como o Rookie of the Year. Antes de cada modelo, eu vou colocar algumas fotos, para que os admiradores se ambientarem.
Teste de carroceria em Sebring (1963)
Esse era o Chaparral 2 - primeiro desenho de Jim Hall - motor com posição central - o primeiro teste foi no Rattlesnake Raceway.
Em 1961 Jim Hall com o primeiro "passáro branco", feito pela Troutman & Barnes, baseado no Scarab (o Hall queria um motor mais central, diferente deste na foto).
Sebring 1962 - Chaparral 1
Chaparral 1 Jim Hall e Hap Sharp - 1963 - Sebring 12 horas
Bob Donner e Ronnie Hissom - não terminou
Sebring de 1965 - Chaparral ganhador, que ficou na frente do Ford GT40 de Miles e McLaren, da Ferrari 275 LM do Piper e além de tudo - conquistou a volta mais rápida.
Chaparral 2A - Ganhador em Riverside de 1965
O Primeiro Chaparral, na verdade, foi construído por Dick Troutman e Tom Barnes em 1961. Em 1962, Jim Hall e Harp Sharp constituiram a empresa, e fizeram como já disse o Chaparral 2. A primeira corrida deste modelo foi em Riverside, perto do fim da temporada de 1963 - Jim Hall colocou o Chaparral na pole position com um novo track record (nesta corrida ele teve um problema elétrico, abandonando-a). Com um modelo 2 o Jim Hall foi campeão do US Road Racing Championship (USRRC) em 1964. Com 25 largadas em 15 eventos, o Chaparral 2 ganha 7 (não na classe, mas na geral); fica em segundo 6 vezes e fica em terceiro, apenas, duas vezes. Em 1965 o Chaparral dominava as corridas nos EUA - ganhou 16 vezes em 21 corridas e ainda, neste ano, ganha o Endurance de Sebring 12 Hour Race, com inúmeros carros europeus na pista.
#10 Chaparral, com Jim Hall - Ganhador em Sebring - 1962
# 11 - Hap Sharp fica em sexto em Sebring - 1962
O Chaparral 1 foi construído por Troutman e Barnes, desenvolvido a partir do Scarab, primeiro carro construído por Lance Reventlow em 1957. Enquanto o Jim Hall corria com relativo sucesso neste modelo, entre 1961 e 1963, já bolava o Chaparral 2, que seria um sucesso. Todos os carros feitos sob a designação 1, foram vendidos, para cobrir custos. Mas temos que voltar no tempo: O Jim Hall fazia o que gostava, porque era rico, ou por ser rico, corria? Vamos a resposta fácil: Em 1961 ele financia o desenvolvimento e a produção do Chaparral 1, um sportcar racer com motor dianteiro de Troutman & Barnes, que fizeram fama com o Scarab. Fez 5 carros (just five!). Dois destes carros ficou para Hall (Team), para correr nas temporadas de 62-63. Os outros 3 foram vendidos. Dizem que estes carros serviram de teste para o desenvolvimento dos carros que viriam, como os da série 2.
Este carro terminou em 22 em 1965, nas 12 Horas de Sebring.
#4 Chaparral 2A Chevrolet 002 Pilotos: Ronnie Hissom (USA) e Bruce Jennings (USA) - # 3 Chaparral 2A Chevrolet 001 - Pilotos: Jim Hall (USA) e Hap Sharp (USA)
#3 Chaparral 2A (Chevrolet) 001 - Pilotos: Jim Hall(USA) e Hap Sharp (USA)
Chaparral 2A ganhador, com Jim Hall e Hap Sharp em 1965 - Sebring 12 Hour Race.
Chaparral 2A ganhador
idem
O Chaparral 2A, tinha apensos aerodinâmicos na frente, que cortavam o ar, e a sua trazeira era um quadrodo concavo, tudo desenhado dentro da teoria do Dr. Kamm, contudo, a frente ficava muito leve em alta velocidade, daí surgirem idéias inovadoras como altura dos aerofólios, o tamanho deles, etc.
A Chaparral desenvolvia pneus de corrida com a Firestone - essa corrida foi decisiva a escolha dos pneus.
#3 Chaparral de Jim Hall e Hap Sharp (ganhador em 1965 das 12 Horas de Sebring, ganhando, inclusive do Ford GT40 de Ken Miles e Bruce McLaren). #4 Chaparral de Ronnie Hissom e Bruce Jennings (chegaram em 22).

O 2 ou 2A foi feito entre 1962 a 1965. Nestes anos não se chamava 2A e simplesmente 2 - só nos anos 80 passou-se a chamar de Chaparral 2A. O Chaparral 2(A) era o primeiro que Hall considerava o primeiro Chaparral - era um carro com chassis monobloco em GRP (glassfibre reinforced plastic). Foi a primeira vez que o Jim Hall se reuniu profissionalmente com o pessoal da Chevrolet R&D, e trocaram "figurinhas" técnicas. Surgiu dai uma cooperação que durou uma década, but... dizia-se que a Chaparral era um time não-oficial da Chevrolet, e fazia testes para o racing program da Chevrolet na pista de Rattlesnake Raceway - tudo no sigilo ou "quase-sigilo". Durante todos esses anos (1962 a 1965), 2 carros serviram de "test bed" para pesquisas aerodinamicas - fii nessa época que foram desenvolvidos os acessórios e apêndices aerodinamicos colocados nos futuros carros.

O 2B na verdade tinha o chamado full package, ou seja, vinha com os famosos aero tweaks e aqueles spoilers, tanto na parte da frente como a traseira. Dizem que esse modelo nunca foi apresentado ao público?! Na verdade não há fotos do Chaparral 2B em ação (dizem que tudo que foi desenvolvido, foi utilizado no GS-IIB roadster da Chevrolet R&D, que era um carro esporte de alumínio).
Essa é a versão em aluminium - primeira vitória em Laguna Seca (1964).
O 2C foi um carro inovador - foi o primeiro carro a utilizar o aerofólio traseiro ajustável (como a transmissão era automática, o piloto controlava o ajuste com o pé-esquerdo, alterando nas curvas e nas retas), com isso podia-se controlar melhor o downforce. O Chaparral 2C era desenhado em chassis de alumínio e muito menor que os seus antepassados (2A) - Jim Hall apelidou esse modelo de EBJ (Eye Ball Jiggler). Outro ponto, além do desenvolvimento de elementos de aerodinâmica, foi o desenvolvimento dos pneus de corrida da Firestone. A Chaparral ficava perto da pista Rattlesnake Raceway e foi lá, que ocorreu o desenvolvimento dos pneus e, claro, do carro também. Além disso, foi Jim Hall o primeiro a utilizar elementos dentro do carro, para verificar o comportamento deste (num célebre artigo publicado na Car and Drive, Jim Hall desenvolve essa teoria, usada até hoje pela F1, e todo o circuito de corridas e todos os times profissionais). Isso, pouca gente sabe - vale a pena ler esse artigo.
O Chaparral 2C na verdade era o Chaparral 2 com os acréscimos encontrados nas pesquisas anteriores - a única coisa que não mudou foi a cor branca - o small block Chevy era tocado com 2 marchas automticamente (o 2C entrou em ação no final de 1965, para correr em apenas 3 corridas - numa ele ganhou com Hall, noutra ele não largou e na última... bateu). O chassis do 2C foi reconstruído para surgir o 2E - chamado o primeiro Chaparral Can-Am contender.
Joakim Bonnier pilotando o Chaparral "3" na qualifying session para os 1.000 kms de Nürburgring de 1966
Jo Bonnier e Phil Hill ganhadores dos 1.000kms em Nürburgring (1966)
Sebring 12 h - 1967 - Bob Johnson e Bruce Jennings - não terminou
idem - Mike Spence e Jim Hall
O Chaparral 2D (1966), era configurado em dois chassis, equipado com capota, para atender as regras da FIA Endurance Series. Como utilizava largos pneus e os para-lamas tiveram que acompanhar, teve o carinhoso apelido de Coke Bottle. O Chaparral 2D era equipado com um motor small block, com caixa de marchas automática de 2 velocidades - os pilotos escalados eram Jo (Joakim) Bonnier e Phil Hill - tiveram uma montanha de problemas mecânicos durante a temporada. Ganhou o ADAC 1000 de Nürburgring - só - apesar de largarem no Daytona 24 Hours e no Sebring 12 Hours. Depois de tanta frustração - para essas duas corridas - colocaram um motor maior (big block Chevy), com uma caixa automática de 3 velocidades. Estava presente na prova das 24 Horas de Le Mans, mas quebrou depois de 111 voltas. O Chaparral 2D tinha 5.4 litros da Chevrolet e foi desenvolvido pela dupla Hall e Sharp - em 1965 ganham as maiorias das corridas tidas como "Big Bangers", como por exemplo as corridas de carros esportes americanos abertos. Inicialmente, esse carro não vinha equipado com aquele estranho snorkel, contudo, uma vez na Europa, tal equipamento foi colocado (nos carros da Chaparral participantes das corridas de Daytona e Sebring, era utilizado esse periscope-style air intake). Dizem que a GM preparou um grande motor específico para a Chaparral, mas isso não passou de um boato, apesar dos depoimentos do Jim Hall muitos anos depois, confirmando. O motor de 500hp do Chaparral 2D, era melhor aplicado em seu chassis, dando pau nos Ford MKII e Ford J.
Jim Hall no único 2E sobrevivente
Ah... o Chaparral 2E. Para ser mais fino - era um baita carro. Foi baseado no 2C - aquele de "aluminum", onde se aplicou muitas das teorias de aerodinâmica do Jim Hall! Que momento histórico! Este ano de 66 marcou a inauguração da Série Can-Am - esse Chaparral 2E era chamado, também, de 2E Can-Am - foi o carro que ficou eternizado como o simbolo destas corridas. Era um sucesso do modelo C (foram feitos 2 destes carros). Um segundo carro foi construído do zero (e não restaurado). Esse modelo só ganhou uma só corrida cm o Phil Hill.
O 2E serviu de paradigma para toda a construção de carros de corrida - para aquela classe - na época. Mudou-se o conceito de radiador no nariz do carro. Agora os radiadores (um dividido em 2), ficavam divididos nos dois lados do carro. Montaram uma large wing que ficava numa posição muito alta, atrás do carro (era uma asa ao contrário, para dar o efeito solo de downforce). Grudava os pneus traseiros e o centro do carro no chão! Fizeram um duto no nariz do carro, fazendo o vento empurrar o carro no chão (downforce dianteiro). O pedal da embreagem, foi substituído (já que o carro era automático), para regular o angulo do aerofólio traseiro (logo a FIA iria proibir isso - por pressão européia).
Phil Hill
Uma alavanca, controlava a entrada de ar dianteira. A idéia era brilhante, até mesmo para os dias de hoje. Com a proibição, o Jim Hall colocou o aerofólio fixo, mas utilizando uma fórmula de combinação de ângulos e altura, para cada pista. O perigo é que em muitas corridas ou o aerofólio soltava ou havia danos ao chassis - resultado - o 2E só ganhou em Laguna Seca com Phil Hill - mesmo assim (dizem), que o problema estava no motor de 5.3 litros da Chevrolet com bloco de alumínio usado no 2E (com um câmbio automático de 2 marchas), enquanto os demais utilizavam motores de 7 litros de bloco de ferro. Contudo, esse era o carro favorito do Jim Hall (por ele e por muitos).
O modelo 2E, é apresentado em 1966 para correr principalmente a Can-Am Series. Foi marcante - o aerofólio traseiro era o máximo - mudou a concepção das corridas da época e essa mudança foi definitiva. Phil Hill e Jim Hall terminam vitoriosos em Laguna Seca. Ainda em 66 o modelo Chaparral 2D, ganha o World Championship Endurance em Nurburgring 1000 kilometers, com Phill Hill e Jo Bonnier (na verdade dizem que quem carregou esse carro foi mesmo o Phill Hill).
Phil Hill em 1966 - Laguna Seca
Mike Spence em 1967 com o Chaparral 2F durante o treino em Nürburgring
Phil Hill e Mike Spence, quando venceram em Brands Hatch
(1967 - a dupla ficou em segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans)
Monza 1000kms - 1967 - nao terminou
Spa 1000 kms - 1967 - quebrou - Phil hill e Mike Spence
1967 - Brands Hatch - ganhador com Mike Spence e Phil Hill
idem
Em 1967 a Chaparral apresenta o seu modelo 2F, um high winged coupe para o World Championship Endurance Racing. O Chaparral 2D transformou-se no 2F em 1967 - a grande diferença foi a utilização do motor maior - um big block Chevy com caixa de câmbio automática de 3 marchas. Teve vários problemas mecânicos, não terminando quase todas as corridas (só ganhou uma - justamente a última da temporada). Esses F's foram os últimos com chassis de plástico, realizada em 1963 - e o fim dos esforços na categoria endurance racing.
O Chaparral 2F era chamado de carro-monstro, por seu motor (agora um de bloco de alumínio de 7 litros da Chevrolet). A teoria aplicada no modelo 2E e 2D, foi aplicada para a temporada de 1967. Os radiadores foram trazidos mais próximo ao cockpit. Era um carro extremamente rápido, but... a transmissão automática de 3 marchas , era muito fraca e quebrava toda a hora e com uma certa e irritante regularidade. A solução veio, mas tarde demais, mesmo assim esse modelo ganha em 30 de julho de 1967 o BOAC 500 em Brands Hatch com Phil Hill e Mike Spence. Depois desta corrida a FIA muda as regras, proibindo carros como o Chaparral 2F e o Ford GT MK4 (ganhador de Le Mans), incluindo ai a Ferrari P4 (ganhadora de Daytona e segunda em Le Mans). Pensando bem, essa FIA é um saco! Uma curiosidade: tanto o 2D como o 2F, corriam com placas licenciadas no Texas - Oh bairrismo sulista.
1968, Riverside, Jim Hall, Chaparral 2G.
1967, LasVegas, Jim Hall e Chaparral 2g duelando com Bruce Mclaren, Mclaren M6a...
Quarto lugar Jim Hall Can-Am Road America
1968, Bridgehampton, Jim Hall, Chaparral 2G
Não terminou - quebrou o chassis - Can-Am Bridgehampton de 67
Mesma pista - 1968 - quinto Jim Hall
1968, Bridgehampton, Jim Hall, Chaparral 2G
1968, Laguna Seca, Jim Hall, Chaparral 2G
67 marca o ano da decadência da Chaparral. O 2G (1967 e 1968), foi desenvolvido a partir do 2E. Tinha rodas maiores e um motor - também - maior (427 aluminum Chevy). Os outros competidores tinham motores maiores, mas o 2G era mais leve (o chassis do 2C foi aliviado ao máximo, para dar "luz" ao 2G). Só o braço do Jim Hall conseguiu pilotar esse carro, que era considerado "inguiável". Para a prova da Can-Am Series de 1968, puseram um pneu ainda maior no Chaparral 2H, mas esse modelo não estava "pronto" para as pistas (muitos dizem que o 2H envergonharia o nome Chaparral). Jim Hall efetivamente terminou sua carreira num desastre no Stardust Grand Prix (apesar de pilotar em 1970 o Trans-Am Series com os Chaparral Camaros).
1968 - segundo Jim Hall - Can-Am Bridgehampton
idem
Terceiro em Riverside - 1968
Las Vegas - 1968 - acidentou-se
O Chaparral 2G veio do 2E (foi aquele 2E que acidentou-se em 66 com Hap Sharp) - Na Can-Am de 67 só havia um Chaparral, contra os maiores concorrentes dele: McLarens e Lolas. Terminou 3 vezes em segundo lugar, mas nunca ganhou uma corrida sequer - e por problemas no 2H - que nunca chegou a correr, teve que encarar um outra temporada sozinho. Marcou, também, o acidente de Jim Hall em Las Vegas em 1968 (ele ficou numa cadeira de rodas por meses).
O John Surtees para pilotar esse modelo, exigiu que a "fuselagem" fosse mais segura.
John Surtees - não terminou - largou em 14 - Can-Am Riverside - 1969
1970 Watkins Glen Can-Am (grid de largada)
O Chaparral 2H foi um fracasso. O Jim Hall quiz tirar o efeito de downforce, que estava trazendo graves danos ao chassis. O 2H foi construído em 1969 para substituir o 2G - minimizou o downforce, but... a velocidade foi... diria: para o beleléu. Tinha uma enorme asa. Só isso. O Jim Hall não podia pilotar esse carro, e contratou o John Surtees - que odiava o carro - aliás: H-odiava com H.
Watkins Glen - 1970 - Não terminou - Jackie Stewart
sexto lugar com Vic Elford - 1970
3 anos se passam, e em 1970 a Chaparral querendo inovar (novamente) e voltar por cima nas corridas, apresenta o seu mais controversial car - o Chaparral 2J. Arranjou confusão: o carro tinha dois exaustores de ar separados do motor, que criavam um sucção do carro no solo (o que se chamou mais tarde de down force). Das 4 corridas que participou, ficou na pole em 3 - resultado: o modelo foi banido das corridas. Era eficiente, mas era horroroso!
O Chaparral 2J surgiu para chocar o mundo das corridas e para tentar resgatar o nome Chaparral. Conseguiu, por curto espaço de tempo, os dois. Tinha um motor de 700hp, com uma transmissão semi-automática de 3 marchas. Na sua traseira estava o mais incrível - as rodas ficavam embutidas na carroceria, e havia dois grandes ventiladores de 17 polegadas cada, ligadas não ao motor traseiro, mas a um motor de 45hp de "carrinho de neve" de 2 tempos e com 2 cilindros (numa um motor de 2T andou tanto... bom... era ajudado por um V8 de 700hp. Isso tudo, dava um efeito solo incrível, além do carro ficar a poucos centímetros do solo (eles chamavam de tremendous gripping power) - isso sem contar com os difusores, agora utilizados na F1. O vácuo criado era tanto, que o carro grudava no chão, sendo apelidado de "sucker car".
O chamado ground effect produzido pela traseira do carro (Lexan-Plastic), foi mais tarde aplicada na F1 - bem mais tarde - na Can-Am Series, o 2J era vários segundos mais rápido do que o carro mais veloz da pista, mas ele não fez muito sucesso assim, porque, muitos problemas mecânicos ocorreram. Esteve numa corrida em 1970 pela SCCA, contudo, essa mesma entidade proibiu o 2J de competir, por pressões (curioso, que a mesma SCCA havia permitido esse carro de correr). A pressão vinha de outros times, como a McLaren em particular, que argumentava que os ventiladores jogavam pedrinhas nos competidores que vinham atrás, além do mais, esses "fans" eram considerados partes móveis, proibidos pela FIA (lembram-se do sistema móvel de regulagem do aerofólio traseiro do Chaparral 2E?). A McLaren ditou que se o 2J permanecesse na Serie, a Can-Am seria destruída, porque, somente a Chaparral iria ganhar (engraçado, que a McLaren ganhou repetida vezes a Can-Am e tal competição não acabou por isso). Esse efeito de "sucção" do Chaparral 2J foi utilizado pela F1 8 anos depois (1978), no GP da Suécia, pela Brabham BT46B, banido - também - mais tarde. Ah... quem pilotou esse carro? Jackie Stewart e Vic Elford!
Em 19 a 21 de agosto houve o Legendary Chaparrals em Laguna Seca
32o Rolex Monterey Historic Automobile Races.
Em 1978 um modelo da Chaparral ganha a Indy, com um carro preparado pela Lola e pilotado pelo Al Unser. Em 1979 a Chaparral resolve construir ela mesma um modelo Indy Car, chamado depois de Chaparral 2K. Neste ano o Al Unser estava liderando em Indianapolis esse carro, quando quebrou a transmissão. Em 1980 Johnny Rutherford ganha Indianápolis 500, USAC e Cart National Championships com seu 2K.
Hoje em dia o Chaparral 2, 2D, 2E, 2F, 2H, 2J e o 2K estão em mostra permanente no Chaparral Glallery, que faz parte do Perminan Basin Petroleum Museum em Midland, Texas.

Cenas do Museu


Achou interessante? Quer saber mais? Então links sobre o tema - divirta-se:


Chaparral Artigos e Histórias

Through The Esses - Rebirth of the 2E
Through The Esses - Dan Gurney on Chaparrals
Test Drive 1962 Chaparral - on TheRaceSite
2001 Milwaukee Journal Article
2002 Tiger Racing On The Chaparral 1
B.S. Levy Drives The First Chaparral
2E Article By Chris Frost
2E Reborn - Continuation Series Article
2E Specs - Concept Cars Article
Car and Driver on 2E Continuation
Chronicle Cars Article on Chaparrals
About Chaparral - Answers.com
About Hap Sharp - Answers.com
About Jim Hall - Grand Prix.com
ash Interview - Vic Elford & 2J
Auto Channel About Jim Hall
Classic Driver - Chaparrals at Goodwood 2003
Can-Am At Laguna Seca Tribute
Chaparral Chassis Numbers
Chaparral Models Information
Chaparral Returns To Road America
Dick Rutherford - Incredible Chaparral 2J
Mulsanne's Corner On The 2J
Paul Van Valkenburgh Article
Paul Haney Interview - Jim Hall
Professor M.S. Cramer Tribute
Race Legends Article On Chaparral At RA
Turbo's Racing Photos
Sandcastle
TAM'S Old Race Cars
Texas State Resolution On Jim Hall
Tribute Site (French) To Chaparral Cars
Ultimate Car Page - 2J
Vintage RPM
Wikipedia Entry on Jim Hall
Winding Road Videos On 2E Continuation
W.J. Clemens on 2E Debut
ZOOM Pics 1964 Player's 200 Article

ash auto photos album
ash photos on TheRaceSite
Auto Aficionado Article
Chaparral At Laguna Seca Video - MSN
Classics.com Feature
dsc - Gary Horrocks Feature & Photos
Event Poster
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Vintage Motorsports Nov/Dec 2005 Back Issue

Jim Hall com seu Chaparral II - 1964
Skip Hudson no Team Meridian Chaparral - pro-evento de 1963 USRRC - Laguna Seca
chegou em terceiro.
Jim Hall - no século 21
Segundo Can-Am riverside 1966
McLaren M12 (feito pela Chaparral V8 7000cc) - John Surtees
1969
idem










Luis Cezar

Um comentário:

Gaucho Man disse...

luis, muito obrigado pelo dossier sobre jim hall,
o verdadero genio!
gaucho saludos para vose