Lancia Aurelia
A B20 e a B24 (de forma genérica, ambas são tratadas como B). A B20 Aurelia GT tinha um motor de 1.991cc (mais tarde teve uma versão com motor 2.451cc que foi considerada a melhor das Aurelias) e foi desenhada com linhas limpas, pela Casa Pinin Farina. Era um cupê elegante. Nestes anos foi a era de Giani Lancia, filho de Vicenzo em comandar a montadora e adquirir o controle acionário da empresa – como o pai, tinha um gosto especial pelas competições. Em 1951 Giani funda a Scuderia Lancia, com a direção de Attilio Pasquerelli. As GTs tiveram um estrondoso sucesso nas pistas, nos rallyes e em rotas de corrida, como o segundo lugar do Giovanni Bracco nas Mille Miglia de 51 (há que se ressaltar que foi o departamento de competições da Lancia, que fez o maravilhoso sedã D20, tirado da B20). Ettore Zaccone foi o responsável pelo desenho do V6 (60º) 2.962cc, com twin cam, duas velas por cilindro e e twin-choke Weber 42DCF4, gerando uma força de 245bhp dos originais 217bhp de potência. Esse motor foi posto originalmente na D20.
Lancia B20 GT de Felice Boneto, vencedora em 1952
O código genético da D20 era a B20, mas essa tinha como antecessora a Aprilla que já vinha fazendo muito sucesso, inclusive com sua irmã menor a Ardea. A Aurelia tinha similitudes com a Aprilla, pois, ambas eram possuidoras de 4 portas, o que não tirava a esportividade. Como dito acima, a B20 tinha motor de 1.800cc e a B21 tinha um motor de 2 litros (esta já deixou de ser saloon e passa a ser vendida com sedan e fastback two-door coupé. A B20 atingia 161kph e a fabricada em 1953, chamada de 3ª Série, atingia 185kph, com um motor de 2.451cc. Todas as partes de madeira interna, inclusive o volante eram fabricados pela Nardi (um lembrete: a Pinin Farina construiu Aurelias conversíveis, denominadas de B24 Spyder e, a Vignale fez uma Aurelia bem exótica linda de lado e de traseira, feia de frente).
A B20 ganhou em Le Mans na sua categoria em 1951, e como noticiado, no mesmo ano fica em segundo, com a dupla Giovanni Bracco e Umberto Maglioli, nas Mille Miglia a poucos segundos da Ferrari a na frente de outra Ferrari, que eram muito mais fortes em motor. Em 1953 a Lancia B20 GT ganha o rallye endurance Liège-Rome-Liège e em 1954 o Rallye de Monte Carlo (esse rallye deu o que falar). A Série #6 (a mais luxuosa e refinada, cobiçada pelos colecionadores) é a última da Aurelia, que encerra sua produção em junho de 1958, com 2.568 carros feitos (há informes de 3.871 carros feitos de toda a Série B), vindo em seguida a linha Flaminia, montada pela Touring e pela Zagato. Os ingleses até hoje falam que a B20 GT Série #6 “was a classic from birth”. Fangio e Hawthorn adoravam e tinha em suas garagens uma B20.
O Rallye de Monte Carlo de 1954, presenciou inúmeros protestos (mais exatamente, 8 – fato esse inédito na competição, desde a sua criação – o resultado só saiu 3 semanas depois), por causa da vitória da Lancia GT Aurelia B20, vitória essa nas mãos do piloto (ex-Grand Prix driver) Louis Chiron, tendo como navegador C. Basadonna. O carro do Chiron ao invés de ter um motor de 2 litros , tinha um de 2.5 litros com o qual a Lancia ficaria inelegível para o rallye (era considerado um carro de edição limitada, o que era vedado). Um expert em Lancia foi quem denunciou – era o “invejoso” Georges Houel – piloto da Alfa-Romeo (que aliás, terminou em 10º lugar, com sua Alfa-Romeo 1900Ti). Ele entrou até com protesto na FIA, em Paris, mas perdeu seu pleito meses depois. Entraram com protesto: P. David e P. Barbier (ficaram em segundo com um Peugeot 203); A. Blanchard e A. Lecoq (ficaram e terceiro com um Panhard 750); R. J. Adans e J. Titterington (que ficaram em sexto com um Jaguar Mk VII), dentre outros não classificados. Até hoje permanece uma névoa sobre essa prova (isso sem contar com o que fizeram na prova de 66 – nem gosto de lembrar...), pois, houve muita “conversa ao pé do ouvido”, nos bastidores da organização do rallye, na FIA e, inclusive, na família real. Nesta prova, estava presente o Stirling Moss com o works Sunbeam Talbot 90 (chamado de Alpine). No ano seguinte (1955) a Lancia Aurelia B20 Saloon fica em sexto com W. Lier e H. Ziegler.
Na chamada Marathon de La Route – ou mais comumente conhecido rallye endurance Liege-Rome-Liege, já em 1951 a dupla italiana Caramelli-Dourando, ficou em 9º lugar com uma de modelo anterior a B20, e com uma nova GT B20, a dupla Bossetti-Brunetto ficou em 18º (essa prova havia sido ganha pelo pai do Jack Ickx, com um Jaguar de 3442cc – aliás a Jaguar também ficou em segundo). Em 1952 a Lancia fica em 6º, 13º, 15º, e 20º (Coupe des Constructeurs, ficou para a Lancia, Jaguar, Porsche e Peugeot – respectivamente). Em 1953 houve a consagração na prova. Tinha equipe belga com uma GT, equipes italianas com duas Aurelia e duas GT; equipes francesas com uma Lancia e uma GT – but... quem fica em primeiro lugar é o time belga Claes (ex-companheiro de Ickx eTrassenster) com uma GT; 4º e 5º lugar duas GT (times italianos); em 6º fica o time italiano com uma Aurelia 2500cc e em 7º outro time italiano com uma Lancia 1980cc. O Trophee des Nations ficou para o time belga com a GT e a Coupe des Constructeurs, ficou mais uma vez para a Scuderia Lancia com os carros # 3, 77 e 68. Em 54 um time belga ficou em segundo, com a dupla Gendebien-Fraikin com uma Lancia 2.451cc. Em 55 o campeão belga Claes e o italiano Bianchi, ficaram em 3º com uma Lancia 2500cc (um tima italiano ficou em 14º com uma 2500cc; e um time francês ficou em 15º com uma GT).
Vamos aos resultados esportivos
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1950
- Itália, 1950, 24/27 agosto - IV Stella Alpina
- 12° na Geral
- 4° na classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.500 cc: 4° Christillin Emilio (Lancia Aurelia B10 berlina)
1951
- Itália, 1951, 23/26 fevereiro - II Rallye del Sestriere
- Vitória na Geral
- vitória na Classe
- Categoria Turismo, Classe 1.500 cc: 1° Ascari Alberto/Villoresi Luigi (Lancia Aurelia B10)
- Itália, 1951, 1 abril - XI Giro di Sicilia
- um 12° e um 20° lugar na Geral
- uma vitória e um 3° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, classe da 1.501 a 2.000 cc: 1° Castiglioni Umberto (Lancia Aurelia B21 berlina) - 1.080 kms em 12 hs 24’23” - média 87,051kph
- Itália, 1951, 28/29 abril - XVIII Mille Miglia
- 2° lugar na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Vetture Veloci, classe de 1.101 a 2.000 cc: 1° Bracco Giovanni/Maglioli Umberto (Lancia Aurelia B20-2000 coupé) - 1.564,kms em 13hs 10’14” - média 118,749kph
- Itália, 1951, 3 junho - III Coppa della Toscana
- Um 9° e um 24° na Geral
- Uma vitória na Categoria e um 2° lugar na Classe
- Categoria Turismo: 1° Magi Diligenti Alberto/Crescioli Amelio (Lancia Aurelia B10 berlina) - 680kms em 6hs 21’30” - com uma média de 106,946kph
- Categoria Gran Turismo, classe 1.500 cc: 2° Bracco Giovanni/Maglioli Umberto (Lancia Aurelia B20-2000 coupé) - 680kms em 5hs 37’03” numa média de 121,050kph
- França, 1951, 23/24 junho - XIX 24 Horas de Le Mans
- 12° lugar na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Sport, classe 1..501 a 2.000 cc: 1° Bracco Giovanni/Lurani Giovanni (Lancia Aurelia B20-2000 coupé) - 3.172,380kms percorridos, com uma média horária de 132,182kph.
- Itália, 1951, 15 julho - V Coppa delle Dolomiti
- Vitória na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe da 1.501 a 2.000 cc: 1° Anselmi Enrico (Lancia Aurelia B20-2000 coupé) - 303,800kms de percurso em 3hs 45’07” - média de 80,971kph
- França, 1951, 12/20 julho - XIV Rallye Internazionali delle Alpi
- Vitória na Geral e prêmio de mérito com 9 outros times Lancia
- 2° lugar na Classe
- Classe da 1.501 a 2.000 cc: 2° Piodi Roberto/Frajria A. (Lancia Aurelia B20-2000 coupé) - 3.000Kms
- Itália, 1951, 5 agosto - III Giro delle Calabrie
- 4° lugar na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.100 cc: 1° Anselmi Enrico/Gianni Luciano (Lancia Aurelia B20-2000 coupé) - 723kms de percurso com 8hs - com média 81,633kph
- Itália, 1951, 11 agosto - Ia 6 Horas di Pescara
- Vitória na Geral
- um 7° lugar
- duas vitórias na classe
- Categoria Gran Turismo, Classe na 1.501 a 2.000 cc: 1° Bracco Giovanni (Lancia Aurelia B20-2000 coupé) - 733kms e 239mts numa média de 122,2kph
- Categoria Turismo: 1° Romano Piacenza (Lancia Aurelia B10 berlina) - 611kms 537mts com uma média de 101,923kms
- Bélgica, 1951, 15/19 agosto - Liége-Rome-Liége
- 9° lugar na Geral
- 2° lugar na Classe
- Categoria Unica, Classe 1.501 a 3.000 cc: 2° Caramelli Franco/Durando (Lancia Aurelia B21 berlina) - 5.000kms
- Itália, 1951, 23/26 agosto - V Stella Alpina
- um 2° e um 7° lugar na Geral
- duas vitórias na Classe ou na Categoria
- Categoria Turismo Nazionale di Serie: 1° Piacenza Riccardo (Lancia Aurelia B10 berlina) - 1.200 kms.
- Categoria Gran Turismo Internazionale, Classe 1.501 a 2.000 cc: 1° Valenzano Luigi (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- França, 1951, 30 agosto/12 setembro -Tour de France
- um 32° lugar na Geral
- um 8° na Classe
- Categoria Unica, classe 1.501 a 3.000 cc: 8° Gennary/Billieri (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- México, 1951, 20/25 novembro - II Carrera Panamericana
- 3 etapas: dois segundos lugar e um 49° lugar na Geral
- Classificação Geral, primeira etapa (20 novembro Thxtla Gutiérrez/Oaxaca - 530kms ): 49° Bracco Giovanni/Arguelles (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Classificação Geral, segunda etapa (21 novembro Oaxaca/Puebla, 412kms): 2° Bracco Giovanni/Arguelles (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Classificação Geral, terceira etapa (21 novembro, Puebla/México, 130kms: 2° Bracco Giovanni/Arguelles (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
1952
- Montecarlo, 1952, 22/29 janeiro - XXII Rallye de Monte Carlo
- 122° lugar na Geral
- Classificação geral: 122° Puyenbroeck/Vroom (Lancia Aurelia B10)
- Itália, 1952, 22/25 fevereiro - III Rallye del Sestrière
- Vitória na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Única Turismo/Gran Turismo, classe 1.501 a 2.000 cc: 1° Valenzano Luigi/Paltrinieri P. (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Itália, 1952, 9 março - XII Giro di Sicilia
- um 2° lugar na Geral
- duas vitórias na Classe
- Categoria Gran Turismo, classe 1.500 cc: 1° Bonetto Felice/Volpini Gianpaolo (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Categoria Turismo, classe 1.500 cc: 1° Bellucci Luigi/Colucci Alfredo (Lancia Aurelia B21)
- Itália, 1952, 3/4 maio - XIX Mille Miglia
- um 3° ,um 19° e um 43° lugar na Geral
- 2 vitórias e um 4° lugar na Classe
- Categoria Turismo Nazionale, classe 1.500: 1° Maglioli Umberto/Monteferrario Luciano(Lancia Aurelia B21 berlina)
- Categoria Gran Turismo Internazionale, classe 1.501 a 2.000 cc: 1° Fagioli Luigi/Borghi Vincenzo (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Categoria Sport , classe 1.101 a 2.000 cc: 4° Michelangelo Leonardi/R. Tomatis (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Monte Carlo, 1952,1 junho - Prêmio Monte Carlo
- 4° Lugar
- Categoria Sport, 2.000 cc: 4 Valenzano Luigi (Lancia Aurelia B20-2000 coupé) - nesta prova o Luigi Fagioli, acidentou-se com sua Lancia B20 e veio a falecer no dia 20 de junho.
- Itália, 1952,1 junho - IV Coppa della Toscana
- um 6°, um 8° e um 28° lugar na Geral
- duas vitórias e um 3° lugar na Classe
- Categoria Turismo Nazionale, classe 1.500 cc: 1° Bonetto Felice/Volpini Gianpaolo (Lancia Aurelia B21 berlina)
- Categoria Gran Turismo, classe 1.501 a 2.000 cc: 1° Scotti Giancarlo/Pierattelli Gianfranco (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Categoria Sport, classe 1.101 a 2.000 cc: 3° G. Kestenholz/Aldo Conconi (Lancia Aurelia)
- Austria, 1952,1/2 junho - Dachstein
- um 2° lugar na Geral
- uma vitória e um 2° lugar na Classe
- Categoria Turismo, classe 1.500 cc: 1° Smolinar (Lancia Aurelia B10 berlina)
- Categoria Sport, classe 1.500 cc: 2° Campeis Corrado (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- França, 1952,14/15 junho - XX 24 Horas de Le Mans
- 6° lugar na Geral
- Vitória na classe
- Categoria Sport, classe 1.501 a 2.000 cc: 1° Valenzano Luigi/Castiglioni Umberto (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Itália, 1952,15 junho - IV Giro dell’Umbria
- um 9° e um 12° lugar na Geral
- uma vitória e um 3° lugar na Classe
- Categoria Turismo, classe 1.101 a 2.000 cc: 1° Maglioli Umberto (Lancia Aurelia B21
- Categoria Gran Turismo, classe 750 cc: 3° Mignini Giuseppe (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Austria, 1952,21/22 junho - Rallye Alpi Austriache
- Vitória na Geral
- duas vitórias na Classe
- Categoria Sport, classe 1.501 a 2.000 cc: 1° Campeis Corrado (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Categoria Turismo, classe 1..501 a 2000 cc: 1° Ferri Cormons (Lancia Aurelia B21)
- Portugal, 1952, 22 junho, Circuito do Porto
- 9° lugar na Geral
- 4° lugar na Classe
- Categoria Sport, classe 1.101 a 2.000 cc: 4° Ammendola Salvatore (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Itália, 1952, 29 junho - IIIVI Targa Florio
- Vitória na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Sport, classe da 1.101 a 2.000 cc: 1° Bonetto Felice (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Rallye feminino - Perla di San Remo - B20 da Condessa Paola Della Chiesa, no Circuito di Ospedaletti.
- Itália, 1952, 13 julho - VI Coppa delle Dolomiti
- 4° lugar na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Gran Turismo, classe 1.101 a 2.000 cc: 1° Ammendola Salvatore (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- França, 1952, 11/17 julho - XV Rallye Internazionale delle Alpi
- 7° lugar na Geral
- 2° lugar na Classe
- Categoria Unica Turismo/Gran Turismo, classe 1.501 a 2.000 cc: 2° Gatta Ferdinando/Ickx Jacques (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Itália, 1952, 3 agosto - IV Giro delle Calabrie
- 2° lugar na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Gran Turismo, classe 1.501 a 2.000 cc: 1° Mantovani Sergio/Mantovani Luciano (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Coppa Inter-Europa 1952 - Monza: Largada "tipo Le Mans"
- Itália, 1952, 15 agosto, 12 Horas de Pescara
- 8° lugar na Geral
- 2° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, classe 1.500 cc: 2° Mantovani Sergio/Trivelli (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Bélgica, 1952, 13/18 agosto - Rallye Liége-Roma-Liége
- 6° lugar na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Unica, classe 1.501 a 3.000 cc: 1° Damonte Mario/Matuella Erardo (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Itália, 1952, 23/24 agosto - Ia 10 ore notturna di Messina
- 10° lugar na Geral
- 5° lugar na Classe
- Categoria Turismo, classe 1.500 cc: 5° Zuffi Cesare/Tinti (Lancia Aurelia B21)
- Itália, 1952, 28/31 agosto - VI Stella Alpina
- um 2° e um 7° lugar na Geral
- uma vitória e um 2° lugar na Classe
- Categoria Turismo, classe 1.500 cc: 1° Quadrio Curzio Pericle (Lancia Aurelia B21)
- Categoria Gran Turismo, classe 1.501 a 2.000 cc: 2° Rodenghi Fausto (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Itália, 1952, 14 setembro - II Cagliari-Sassari-Cagliari (Trofeo Sardo)
- um 3° e um 12° lugar na Geral
- uma vitória e um 3° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, classe 751 a 2.000 cc: 1° Colocci Vittorio (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Categoria Turismo, classe 1.500: 3° Devoto G. (Lancia Aurelia B21 berlina)
- Categoria Dame: segundo lugar para Leila Crespi, com uma Aurelia B21
- México, 1952, 19/23 novembro - III Carrera Panamericana
- 4° lugar na Geral
- 4° lugar na categoria Sport
- Categoria Sport, classe única: 4° Maglioli Umberto/Bornigia Franco (Lancia Aurelia B20-2000 coupé, speciale com compressor)
1953
- Monte Carlo, 1953, 20/27 janeiro - XXIII Rallye de Monte Carlo
- 7° lugar na Geral
- 6° lugar na Classe
- Categoria Turismo, Classe 1.500 cc: 6° Christillin Emilio/Fiorio Sandro (Lancia Aurelia B 21 berlina
- Itália, 1953, 26 fevereiro/2 março - IV Rallye Sestrière
- um 3° e um 4° lugar na Geral
- uma vitória na Classe e uma vitória na categoria
- Categoria Turismo, Classe 1.501-2.000 cc: 1° Marsaglia Stefano/Damonte Mario (Lancia Aurelia B 22 berlina)
- Categoria Sport Commerciale, Classe Única: 1° Valenzano Piero/Sposetti Renato (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Itália, 1953, 12 abril - XIII Giro di Sicilia
- um 2°, um 4°, um 24° e um 31° lugar na Geral
- uma vitória e dois segundo lugar e um 4° lugar na Classe
- Categoria Sport Internazionale, Classe 1.101-2.000 cc: 4° Scotti Giancarlo/Pierattelli Gianfranco (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.101-2.000 cc: 2° Pignatelli Giovanni/Colabattisti Mario(Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Categoria Turismo, Classe 1.501-2.000 cc: 2° Piodi Roberto/Paltrinieri P. (Lancia Aurelia B22 berlina)
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Valenzano Luigi/Ramella S. (Lancia Aurelia B20-2500 coupé) - início de carreira da nova coupé Gran Turismo B20 com 2,5 litros.
- Itália, 1953, 25/26 abril - XX Mille Miglia
- um 7°, um 38° e um 40° lugar na Geral
- um 6° , um 11° e um 13° lugar na Classe
- Categoria Turismo, Classe 1.301-2.000 cc: 11° Antolini Ossi Vincenzo/Antolini Ossi T. (Lancia Aurelia B22 berlina)
- Categoria Sport, Classe 1.101-2.000 cmc: 13° Scotti Giancarlo/Pierattelli Gianfranco (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 6° Anselmi Enrico/Maggio Luigi (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Itália, 1953, 14 maio - XXXVII Targa Florio
- 4° lugar na Geral
- 4° lugar na Classe
- Categoria Sport, Classe Única: 4° Valenzano Luigi (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Itália, 1953, 24 maio - III Cagliari-Sassari-Cagliari (Trofeo Sardo)
- um 3° lugar na Geral
- um 3° e um 9° lugar na Classe
- Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 3° Biondetti Clemente (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Categoria Turismo, Classe 1.500 cc: 9° Leopardi Giuseppe (Lancia Aurelia B22 berlina)
- Itália, 1953, 31 maio - V Coppa della Toscana
- Vitória na Geral
- um 17° e um 18° lugar na Geral
- uma vitória, um 2° e um 6° lugar na Classe
- Categoria Turismo, Classe 1.500 cc: 6° Biagiotti Otello (Lancia Aurelia B22 berlina)
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.501 a 2.000 cc: 2° Pignatelli Giovanni/Bibbi (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Biondetti Clemente/Bronzoni Gino (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Itália, 1953, 28 junho - V Giro dell’Umbria
- um 2°, um 12° e um 25° lugar na Geral
- uma vitória, um 2° e um 3° lugar na Classe
- Categoria Turismo, Classe 1.501-2.000 cc: 2° Ribaldi Franco-Matteucci C. (Lancia Aurelia B21 berlina)
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.101-2.000 cc: 3° Nataloni Germano-Brunelli (Lancia Aurelia B22 berlina)
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Piodi Roberto/Veglio Alessandro (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Itália, 1953, 19 julho - VII Coppa D’Oro delle Dolomiti
- um 6° e um 22° lugar na Geral
- uma vitória e um 4° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 1101-2000 cc: 4° Siena Piero (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Marzotto Umberto (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- França, 1953, 10/16 julho - XVI Rallye des Alpes
- 8° lugar na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Turismo/Gran Turismo, Classe 2.001-2.600 cc: 1° Gatta Ferdinando/Cottino (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Itália, 1953, 25/26 julho - IIa 10 Ore notturna di Messina
- um 3° e um 17° lugar na Geral
- uma vitória e um 2° lugar na Classe
- Categoria Turismo, Classe 2.000 cc: 2° Faranda Giuseppe/Consiglio Ignazio (Lancia Aurelia B21 berlina)
- Categoria Sport Commerciale, Classe 2.000 cc: 1° Pucci Antonio/De Sarzana Giuseppe (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Itália, 1953, 2 agosto - V Giro delle Calabrie
- Vitória na Geral
- um 7° lugar na Geral
- duas vitórias e um 2° lugar na Classe
- Categoria Turismo, Classe 1.501-2.000 cc: 2° Musso Giuseppe/Favero Giuseppe (Lancia Aurelia B21 berlina)
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.101-2.000 cc: 1° Colucci Alfredo/D’Ippolito (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Categoria Gran Turismo, Classe oltre 2.000 cc: 1° Palmieri Pietro/Maggio Luigi (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Copa Inter-Europa 1953 - duas B20-2500 "competizione" de Castellotti e Manzon.
- Itália, 1953, 15 agosto, 12 Ore di Pescara
- 5° lugar na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe Única: 1° Colocci Vittorio/Musso Giuseppe (Lancia Aurelia)
- Belgio, 1953, 19/23 agosto - Rallye Liège-Roma-Liège
- Vitória na Geral
- 7° lugar na Geral
- uma vitória e um 2° lugar na Classe
- Categoria Turismo/Gran Turismo, Classe 1.301-2.000 cc: 2° Barozzi/Colombo (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Categoria Turismo/Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Claes Johnny/Trasenster (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Itália, 1953, 27/30 agosto - VII Stella Alpina
- Vitória na Geral
- um 17° e um 28° lugar na Geral
- duas vitórias e um 11° lugar na Classe
- Categoria Turismo, Classe 1.501-2.000 cc: 1° Musso Giuseppe (Lancia Aurelia B21 berlina)
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.101-2.000 cc: 11° Finzi Adolfo (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Categoria Gran Turismo, Classe 2000 cc: 1° Ammendola Salvatore (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Marrocos, 1953, 2/4 novembro - Rallye del Marocco
- 5° lugar na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Turismo/Gran Turismo, Classe 2000 cc: 1° Dominici/Tony (Lancia Aurelia 2000)
1954
- Monte Carlo, 1954, 18-25 janeiro - XXIV Rallye de Monte Carlo
- Vitória na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Turismo/Sport de Série, Classe 1.500 cc: 1° Chiron Louis/Basadonna Ciro (Lancia Aurelia B 20-2500 coupé)
- Itália, 1954, 21-25 fevereiro - V Rallye del Sestrière
- Vitória na Geral
- Um 2° e um 5° lugar na Geral
- Três vitórias na Classe
- Categoria Turismo, Classe 1.301 a 2.000 cc: 1° Munaron Gino/Finucci Lucio (Lancia Aurelia B 22 berlina)
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.301 a 2.000 cc: 1° Brignone Guido/Meregalli Guido (Lancia Aurelia B 20-2000 coupé)
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Valenzano Piero/Sposetti Renato(Lancia Aurelia B 20-2500 coupé)
- Itália, 1954, 4 abril - XIV Giro di Sicilia
- Um 9° e um 27° lugar na Geral
- Uma vitória e um 5° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° De Sarzana Giuseppe/Fleres G. (Lancia Aurelia B 20-2500 coupé)
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.301 a 2.000 cc: 5° Perrella Guido/X (Lancia Aurelia B 20-2000 coupé)
- Itália, 1954, 11 abril - VI Coppa della Toscana
- um 4°, um 13° e um 21° lugar na Geral
- duas vitórias e um 3° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.301-2.000 cc: 1° Gualdi Fausto/Rosati (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Ribaldi Franco/Basili Romano (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 3° Piodi Roberto (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Itália, 1954, 1-2 maio - XXI Mille Miglia
- um 7° e um 35° lugar na Geral
- uma vitória e um 8° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.500 cc: 1°Serafini Giuseppe/Mancini Carlo (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Categoria Sport, Classe 1.501-2.000 cc: 8° Perrella Guido/Ruggiero Giuseppe (Lancia Aurelia-Paganelli 2 litros)
- Itália, 1954, 30 maio - XXVIII Targa Florio
- um 3°, um 7° e um 12° lugar na Geral
- uma vitória, um 2° e um 3° lugar na Classe
- Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 2° Piodi Roberto (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.300 cc: 1° Arezzo Francesco (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Categoria Sport, Classe 1.101-2.000 cc: 3° Perrella Guido (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Gran San Bernardo 1954: B20-2500 de Sergio Ramella
- Itália, 1954, 2 junho - VI Giro dell’Umbria
- um 10° e um 26° lugar na Geral
- uma vitória e um 3° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Ribaldi Franco/Basili Romano (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.301-2.000 cc: 3° Nataloni Germano/Rosichelli (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Itália, 1954, 29 junho - IV Cagliari-Sassari-Cagliari (Trofeo Sardo)
- um 5° e um 14° lugar na Geral
- um 2° e um 3° lugar na Classe
- Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 3° Mancini Carlo (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Categoria Sport, Classe 1.101-2.000 cc: 2° Perrella Guido (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Itália, 1954, 11 junho - VIII Coppa d’oro delle Dolomiti
- um 7°, um 13° e um 28° lugar na Geral
- uma vitória, um 3° e um 5° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.300 cc: 1° Gatta Ferdinando (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 3° Campeis Corrado (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 5° Ferri Cormons (Ferri-Lancia Aurelia B20-2500 barchetta)
- Itália, 1954, 24/25 julho - IIIa 10 Ore notturna di Messina
- um 5° e um 13° lugar na Geral
- um 3° e um 5° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe única: 3° Cerri/Chiappini (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 5° Perrella Guido/Ruggiero Giuseppe (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Itália, 1954, 1 agosto - VI Giro delle Calabrie
- um 5°, um 16°, um 17° e um 25° lugar na Geral
- uma vitória, um 2°, um 3° e um 5° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Mancini Carlo (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 3° Nataloni Germano (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Categoria Sport, Classe 1.101-2.000 cc: 2° Zurlo Antonio/Zurlo Gaetano (Paganelli-Lancia Aurelia 2000 siluro)
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.301-2.000 cc: 5° Morettini (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Bélgica, 1954, 18/23 agosto - Rallye Liége-Roma-Liége
- 2° lugar no Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Unica, Classe 2.000 cc: 1° Gendebien Olivier/Fraikin Charles (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Itália, 1954, 26/29agosto - VIII Stella Alpina
- 2° lugar na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Ammendola Salvatore (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Italia, 1954, 27 setembro a 6 de outubro - Giro Automobilistico d’Italia
- um 2° e um 18° lugar na Geral
- uma vitória e um 4° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Valenzano Luigi/Sposetti Renato (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.301-2.000 cc: 4° Guidetti Carlo/Ubezio Giancarlo (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
1955
Monte Carlo, 1955, 17-24 janeiro - XXV Rallye de Monte Carlo- 6° lugar na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Turismo Normale, Classe 1.001 a 2.000 cc: 1° Lier W.C./Ziegler H. (Lancia Aurelia B 21 berlina)
- Italia, 1955, 25 febbraio-1 marzo, VI Rallye del Sestrière
- Vitória na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Gran Turismo Speciale, Classe 2.000 cc: 1° Gatta Ferdinando/Mazzonis Vittorio (Lancia Aurelia B 20-2500 coupé Zagato)
- Italia, 1955, 3 abril - XV Giro di Sicilia
- un 27° ed un 51° posto assoluti
- un 2° ed un 4° posto di classe
- Categoria Turismo Speciale, Classe 1.300 cc: 4° Arena Salvatore (Lancia Aurelia B 21 berlina)
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 2° Zappalà Stellario (Lancia Aurelia B 20-2500 coupé)
- Itália, 1955, 30 abril a 1 de maio - XXII Mille Miglia
- 18° lugar na Geral
- 6° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.300 cc: 6° Croce Carlo (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Largada para a Targa Puglia de 1955 : no centro a Fiat 8V de Carlo Siciliani, entre as duas Aurelias B20
- Itália, 1955, 22 maio - V Cagliari-Sassari-Cagliari (Trofeo Sardo)
- 6° lugar na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Lumbroso Gualberto (Lancia Aurelia B20-2500)
- Itália, 1955, 10 julho - IX Coppa d’Oro delle Dolomiti
- Um 7° e um 29° lugar no Geral
- Um 2° e um 5° lugar na Classe
Categoria Gran Turismo, Classe 1.301-2.000 cc: 5° Pozzato Antonio (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 2° Gatta Ferdinando (Lancia Aurelia B20-2500 Zagato coupé)
Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 2° Gatta Ferdinando (Lancia Aurelia B20-2500 Zagato coupé)
- Bélgica, 1955, 17/21 agosto - XXV Rallye Liége-Roma-Liége
- 3° lugar na Geral
- 3° lugar na Classe
Categoria única, Classe 2.000 cc: 3° John Claes/Bianchi Lucien (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Itália, 1955, 21 agosto - VII Giro delle Calabrie
- um 8° e um 34° lugar na Geral
- uma vitória e um 4° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Di Francia Francesco (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.301-2.000 cc: 4° Sarno Enzo (Lancia Aurelia B20-2000 coupé)
- Itália, 1955, 25/28 agosto - IX Stella Alpina
- 3° lugar na Geral
- 3° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 3° Gatta Ferdinando (Lancia Aurelia B20-2500 Zagato coupé)
- Itália, 1955, 16 otubro - XXXIX Targa Florio
- 20° lugar na Geral
- 2° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe única: 2° Arena Vincenzo/Tomaselli Gianfernando (Lancia Aurelia B20-coupé)
1956
- Monte Carlo, 1956, 15-23 janeiro - XXVI Rallye de Monte Carlo
- um 31° e um 35° lugar na Geral
- uma vitória na Classe
- Categoria Turismo Normale, Classe 2.000 cc: Lancia Aurelia B12 - 2,3 litros berlina de Lier/Mesritz
- Categoria Turismo Speciale e Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 1° Chiron Louis/Longo Gino (Lancia Aurelia B20-2500)
Coppa della Consuma 1956: Lualdi (B20-2500)
- Itália, 1956, 24-28 fevereiro - VII Rallye del Sestrière
- um 5° lugar na Geral
- um 2° e um 3° lugar na Classe
- Categoria Turismo, Classe 2.000 cc: 2° Mantovani Sergio/Morolli Olinto (Lancia Aurelia B 12-2,3 litros berlina)
- Categoria Turismo Speciale e Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 3° Arezzo Francesco/Dagnino Ernesto (Lancia Aurelia B20-2500)
- Itália, 1956, 8 abril - XVI Giro di Sicilia
- um 23° e um 32° lugar na Geral
- dois 5° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 5° Alotta Giuseppe (Lancia Aurelia B20-2500)
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.301-2.000 cc: 5° Taraschi (Lancia Aurelia 2 litri)
- Itália, 1956, 28-29 abril - XXIII Mille Miglia
- um 17° e um 83° lugar na Geral
- um 7° e um 20° lugar na Classe
- Categoria Turismo Speciale e Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 7° Mantovani Sergio/Cantuseno Nereo (Lancia Aurelia B20-2500)
- Categoria Turismo Speciale e Gran Turismo, Classe 1.601-2.000 cc: 20° Putz H./Pelz A. (Lancia Aurelia B20-2000)
- Itália, 1956, 20 maio - VI Cagliari-Sassari-Cagliari (Trofeo Sardo)
- um 9° lugar na Geral
- um 3° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 3° Mennato Boffa (Lancia Aurelia B20-2500)
- Itália, 1956, 10 junho - XL Targa Florio
- um 34° lugar na Geral
- uma vitória na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.300 cc: 3° Boffa Mennato/Maresca Vincenzo (Lancia Aurelia B20-2500)
- Itália, 1956, 29 julho - VIII Giro delle Calabrie
- um 12° lugar na Geral
- um 2° lugar na Classe
- Categoria Sport, Classe 2.000 cc: 3° Terzi Guido Maria (Lancia Aurelia B24 spider)
1957
Una B20 na "Autosciatoria Triveneta" - fevereiro de 1957
- Itália, 1957, 25 fevereiro-1 marzo - VIII Rallye del Sestriere
- um 52° e um 105° lugar na Geral
- um 7° e um 11° lugar na Classe
- Categoria Turismo, classe 1.600 cc: 7° Lier/Brandt (Lancia Aurelia B12-2300 berlina)
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 11° Cagnana Piero/Barozzi (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Itália, 1957, 14 abril - XVII Giro di Sicilia
- Vitória na Geral
- uma vitória na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.301 a 2.600 cc: 1° Montesano F. (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Itália, 1957, 11/12 maio - XXIV Mille Miglia
- 19° lugar na Geral
- 7° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 2.000 cc: 7° Terzi Guido Maria (Lancia Aurelia B24 spider)
- Yugoslavia, 1957, 24/28 julho - VI Rallye dell'Adriatico
- Vitória na Geral
- 3° lugar na Classe
- Categoria Turismo & Gran Turismo, Classe 1.600 cc: 3° Valencic (Lancia Aurelia)
1958
Giro di Sicilia 1958: B24 de Giuseppe Conigliaro
- Monte Carlo, 1958, 21-29 janeiro - XXVII Rallye de Monte Carlo
- 39° lugar na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Gran Turismo/Turismo Speciale, Classe 2.000 cc: 1° Villoresi Luigi/Basadonna Ciro (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Italia, 1958, 24-28 fevereiro - IX Rallye del Sestriere
- 7° lugar na Geral
- 2° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo/Turismo Speciale, Classe 1.301 a 2.600 cc: 2° Villoresi Luigi/Basadonna Ciro (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
- Grécia, 1958, 2-8 abril - VI Rallye Acropolis
- Vitória na Geral
- Vitória na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe 1.600 cc: 1° Villoresi Luigi/Basadonna Ciro (Lancia Aurelia B20-2500 coupé) - última vitória importante de uma Lancia Aurelia
- 37° lugar na Geral
- Categoria N.D., Classe N.D.: Berger Georges/Foiret René (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
1959
Frascati-Tuscolo (19-04-1959): B24 de Germano Nataloni
1960
- Itália, 1960, 21 agosto - Giro dei Due mari
- 2° lugar na Classe
- Categoria Gran Turismo, Classe da 1301 a 2500 cmc: 2° Donato Bartolomeo (Lancia Aurelia B20-2500 coupé)
Monza 1955, Coppa Inter-Europa.
Note as duas Aurelia B20 Zagato's (#154 e #156)
A primeira série era formada pelas berlinas B10, que usavam o motor de 1754cc, V6, com 56hp. A B21, lançada em 1951, tinha um motor de 1991cc, com 70hp. A duas portas B20 GT Coupé, apareceu no mesmo ano - ela tinha um chassis um pouco menor, desenhado pela Ghia e construído plea Pinifarina. Tinha um motor de 1991cc, com 75hp (foram produzidas 500 Lancias). A segunda série da Aurelia, vinha com 80hp, com um motor de 1991cc V6, com uma alta compressão. Os instrumentos eram maiores e a suspensão alterada. A nova Lancia B22, foi lançada em 1952, com dois Webers que produzia 90hp. Fizeram na Holanda uma rara B50 conversível.A terceira série surge em 1953, com um motor de 2451cc, e com uma nova suspensão traseira.
A quarta série é introduzida a nova suspensão traseira De Dion. No motor muda-se alguns componentes internos. Surge a B24 Spieder em 1954, fabricada até 1955 - era um carro similar a B20 coupé, com 8 polegadas a menos. Os carros da série 4 eram fabricados com o volante do lado esquerdo e foram as primeiras a serem exportadas para o mercado norte-americano. Esse modelo foi imortalizado pelo diretor Dino Risi, no filme de 1962 entitulado: Il Sorpasso (The Easy Life), estrelado por Vittorio Gassman (aliás essa carro sofreu um acidente nas filmagens, e foi substituído por uma Alfa Giulia Spider em close-up - coisa de cinema). A quinta série surge em 1956, com um luxo maior do que as anteriormente fabricadas. A sexta série tinha 112hp, e foi lançada em 1957.
Lancia Aurelia B10
Lancia Aurelia B20 GT, terceira Série
Lancia Aurelia B20 GT, quarta Série
Lancia Aurelia B20 GT, sexta série
Um comentário:
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