Historic Rallye - The most essential item of equipment is a sense of humour!

19.1.10

Diário de Monte - A Partida


Diário de Monte
A Partida

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Eu já falei nesse blog sobre a partida do carro. Já chegou e está nos esperando em Barcelona - os piratas somalis não quiserem ficar com o bom e velho (clássico), Volvo Amazon.  A minha maior preocupação no dia da partida são os pneus (estamos partindo dia 23 de janeiro para Barcelona - Damos uma parada em Madri,  onde vou comprar uma calçca leg de toreiro - na cor purpura -  depois, seguimos para Barça). Dois times me falaram que os pneus com pinos são necessários!!! Ai, ai, ai. Esse tema foi novamente tratado pelo meu amigo português do grande time espanhol Amazon - o experiente navegador António Caldeira.

 Yokohama GO12
Close do pneu que veste o Ásaþórr, ou Ökkuþórr, ou Hlórriði ou o Véurr - mas pode chamar de Thor (nickname do meu carro) - aliás, os anglo-saxões deram o nome de Thor ao quinto dia da semana (Thursday), ou seja "Thor's day", o mesmo aconteceu entre os escandinavos que chamaram a quinta-feira de "Torsdag". Chamá-lo de quinta-feira é muito feio - ficou Thor mesmo.

Vou tentar trazer um valor agregado aos meus pneus, que são 50% para neve e 50% para asfalto (vide foto que abre o diário). Pela dificuldade de encontrar pneu para neve aqui no Brasil, estamos equipados com pneus Yokohama G012, mais utilizado em SUV, com ótima performance, ou seja tem notas altas tidas como excellent (acima de good), para a tração no gelo (8.3 de 10), e tração na neve (9 de 10).

Pictures of Studded Snow Tires

Claro que há pneus nórdicos (olha o Thor novaemente), e japoneses muito bons para neve e gelo (com tecnologia na borracha e nas ranhuras). Os pneus com pregos ou studdable winter tires, não são fáceis de encontrar, principalmente no sul da Europa. A FIA e a organização do Monte (ACM), recomenda o uso de "pregos" de cabeça redonda e em número em torno dos 110 pinos por pneu (a legislação francesa fala em mais pinos). Para os rallyes históricos temos estes 4 pneus mais usados, sendo a preferência pelo Hakkapeliitta e o Nordfrost. Não são pneus muito caros (entre 85 a 150 Euros cada), com alta tração no gelo. No meu caso estes pneus de gelo, teriam que ser ou o 185/65 R15 ou o 195/65 R15.


Nokian Nordman 2
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Nokian Hakkapeliitta 4
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Gislaved Nordfrost 5
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General Altimax Arctic
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Em todo o caso, temos que comprar correntes ou sistema mais moderno, para questões mais críticas (isso mais um belo par de pás - que já possuimos). Inúmeros sistemas de correntes ou similares, estão disponíveis no mercado europeu e norte-americano. Depois de comprarmos um sistema ou as correntes propriamente dito, vamos treinar a colocação.
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Para acompanhar o clima durante a prova do Monte Carlo Histórico, coloco alguns links para ver as cidades principais e as temperaturas.

Clima em Valence - França
http://fr.weather.com/weather/10day-Valence-FRMP2394

Clima em Monte Carlo - Monaco
http://fr.weather.com/weather/10day-Monte-Carlo-MNXX0001

Cam em Monte Carlo
http://www.ports-monaco.com/lang-en/webcam.html

Cam em Barcelona
http://www.nicestay.net/webcam/barcelonacam.asp
http://www.realestate-dreams.com/webcam/

Luis Cezar

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