Maratona de Nürburgring
Agosto é mês de carrocho louco, diz a lenda urbana, mas era, também, o mês onde se realizava a mais famosa prova de endurance do mundo - a Liège-Rome-Liège, conhecida, também, como Marathon de la Route - que a partir de um certo ano, passou a ser desenvolvida dentro de autódromo. Neste blog já fora objeto um artigo sobre a prova de endurance chamada de Liège-Rome-Liège (de 1932 a 1960), vindo a ser substituída pela Liège-Sofia-Liège (de 1961 até o seu final em 1964). O caráter de rallye-endurance era conhecido, também, como Marathon de la Route - Vide: http://luiscezar.blogspot.com/2007/12/rallye-lige-rome-lige-rallye-marathon.html
Essa prova teve uma continuação (e levava o mesmo nome) de 1965 a 1971, na categoria rallye-endurance (maratona) na pista de Nürburgring (Alemanha, apesar de ser organizada por belgas). Por lá passaram vários times e pilotos famosos, além dos carros (hoje clássicos), do melhor naipe, assim vejamos os vencedores principais: 1965: Greder-Rives com um Ford Mustang / Ising-Degner com um Porsche 904; 1966: Vernaeve-Hedges com um MGB roadster hard-top / Ickx-Staepelaere com um Ford Lotus-Cortina; 1967: Hermann-Neerpasch-Elford com um Porsche 911; 1968: Linge-Clemser-Kauhsen com um Porsche 911; 1969: Karllström-Barbasio-Fall com uma Lancia Fulvia; 1970: Larrousse-Haldi-Marko com um Porsche 914/6; e 1971: Henry-Therier-Nusbaumer com um Renault Alpine.
Essa prova teve uma continuação (e levava o mesmo nome) de 1965 a 1971, na categoria rallye-endurance (maratona) na pista de Nürburgring (Alemanha, apesar de ser organizada por belgas). Por lá passaram vários times e pilotos famosos, além dos carros (hoje clássicos), do melhor naipe, assim vejamos os vencedores principais: 1965: Greder-Rives com um Ford Mustang / Ising-Degner com um Porsche 904; 1966: Vernaeve-Hedges com um MGB roadster hard-top / Ickx-Staepelaere com um Ford Lotus-Cortina; 1967: Hermann-Neerpasch-Elford com um Porsche 911; 1968: Linge-Clemser-Kauhsen com um Porsche 911; 1969: Karllström-Barbasio-Fall com uma Lancia Fulvia; 1970: Larrousse-Haldi-Marko com um Porsche 914/6; e 1971: Henry-Therier-Nusbaumer com um Renault Alpine.
A partir desta data e até os dias de hoje, ocorre lá as famosas 24 Horas de Nürburgring (essa sim administrada pelos alemães, inspirada no sucesso de outras 24 horas e na experiência da Marathon de la Route), que reúne pilotos, times e carros famosos - apenas para citar até 1978 venceram lá: 1970 Hans-Joachim Stuck e Clemans Schickentanz com uma BMW 2002 Ti Tuning; 1971 Ferfried Prinz von Hohenzollern e Gerold Pankl com uma BMW 2002 Alpina; 1972 Helmut Kellners e Gerold Pankl com uma BMW 2800 CS Alpina; 1973 Niki Lauda e Hans-Peter Joisten com uma BMW 3.0 CSL Alpina; (1974 a 1975 não houve prova); 1976 Fritz Mülle, Herbert Hechler e Karl-Heinz com um Porsche 911 Carrera; 1977 Fritz Mülle, Herbert Hechler e Karl-Heinz Quirin com um Porsche 911 Carrera; 1978 Fritz Mülle, Herbert Hechler e Franz Geschwendtner com um Porsche 911 Carrera.
Ferrari GTO de Bianchi-Berger
A idéia era andar 84 horas entre rota (Spa-Spa) e no circuito de Nürburgring - essa pista tinha 17.5 milhas de extensão, prova essa só para carros GT. Na verdade a Alemanha tinha proibido a passagem da Maratona em velocidade e em regularidade; o caminho pela Áustria era tortuoso e a então Yugoslavia, também, não tinha condição logística para receber a maratona em velocidade. Os dirigentes da RMU-RACL organizadores da Maratona, resolveram inovar e recomeçar uma nova etapa. Maurice Garot e sua equipe tentou formatar Liège-Athènes-Lièges, depois, Liège-Bucarest-Liège, e finalmente uma fórmula de maratona em rota e pista, utilizando o circuito alemão - nesta primeira fase utilizou-se a fórmula de 82 horas em 4 dias (24 a 28 de agosto de 1965). Foram 44 carros inscritos (houve 45 mas uma dupla franco-belga Peter e Gilhaudin, não largaram com o Porsche 904).
Os pesados e resistentes Tatra
A título de nota, houve a Marathon des Petis Cylindrées, com carros tipo Fiat 500, BMW 300, Messerchmitt 500 e por ai vai; e o Championnats Motocyclistes du Motor-Union, que ia na mesma data (entre os anos de 1922 a 1930) na rota Liège-Bordeaux-Liège, (entre os anos de 1921 a 1956) na rota Liège-Milan-Liège e nos anos de 34 e 35 na rota Liège-Turin-Liège. Nos carros durante toda a existência desta prova, a fábrica ganhadora de prêmios foi a Renault (34, 35, 59 e 71); Mercedes (34, 55, 56, 62 e 63); Lancia (34, 53 e 69). Já os carros a Bugatti vence 8 vezes, a Porsche 7, a Mercedes 5, a Renault 4 e a Lancia 3.
O resistente Volvo P1800
Em 1965 (24 a 28 de agosto) inscreveram-se 41 times, mas largaram apenas 35 carros, só terminando 24 carros. Há notícia que gastou-se muito dinheiro para convencer os alemães desta idéia - a responsabilidade civil por acidentes e todo o aparato médico foi fornecido pelos belgas. Na verdade os carros deveriam executar um ritmo de 102,6kph durante o dia e 67kph durante a noite. A grande vencedora foi a dupla do Mustang - Greder/Rives (na categoria GT a vitória era certa para o Mairesse, mas depois de 81 horas, o seu eixo traseiro quebrou, dai veio a vitória de Ising/Degner. O Trophée des Nations foi destinado para a Alemanha e a Coupe des Constructeurs foi para a marca Alfa Romeo.
Primeiro lugar
Jacky Ickx e Stapelaire
De 16 a 20 de agosto de 1966 ocorrem as 84 Horas de Nürburgring - agora utiliza-se unicamente o circuito e aumenta-se em duas horas a maratona. Não se usa a medida em milhas, mas agora em quilômetros e em metros por segundo. O nome passa a ser Marathon du Nürburgring e agrega-se a categoria GT (Grupo 3), Turismo (Grupos 1, 2 e 5). O Trophée des Nations fica para a Tchocoslováquia e a Coupe des Constructeurs fica para Van Doorne (DAF). 37 times participaram (30 na classe Turismo e 7 na classe GT). Em 1966 a track length teve 28.291m. Houve um sucesso inesperado: inscrições de works cars. A Ford da Inglaterra mandou carros (a BMC também), a Alfa-Romeu, a DAF e a Tatra - aliás, os carros checos eram os gigantes de 4 portas modelo 603, com motor V8, de 2.5 litros, gerando 170hp. No final da lista estavam os pequenos DAF (os Tatras ficaram em 4, 5 e 6 lugar e os DAF em 8, 10, 11 e 12 lugar). O carro e time vencedores foi da BMC, com o MGB (roadster), com Vernaeve e Hedges (a grande favorita era a Ferrari 275 GTB). O MGB ganha na categoria GT com 8.875 metros.
DAF
As 84 Horas de 1967 (22 a 26 de agosto), mantém a mesma proposta, contudo, volta-se a calcular em horas ao invés de kms. Desta vez 43 inscritos, para participarem de uma prova com classificação geral em velocidade e na régularité de marche. O Trophée des Nations fica para a Bélgica (com os carros #2 Mercedes-Benz, #49 DAF e #DAF), e a Coupe des Constructeurs não teve atribuição. Em 1967 o track length era de 28.291m, terminando apenas 13. 84 horas com uma velocidade média de 117,8kph. Esse terceiro ano da nova Maratona, viu alguns carros com motores traseiros rápidos - surgiram works novos, como o Porsche, com sua nova caixa de transmissão Sportomatic, isso sem contar com o DAF do time holandês. A briga ficou entre o Porsche 911R com o 911S - a nota triste foi o acidente com o Porsche da dupla Berger/Meert - Georges Berger de 49 anos (ganhador 3 vezes do Tour de France), morreu devido aos ferimentos. No final o Porsche 911R Sportomatic do Elford/Herrmann/Neerpasch venceu o evento.
Em 1968 (20 a 24 de agosto), o track length foi de 28.291m, com 60 inscrições, onde 51 largaram e 26 terminaram até o fim das 84 horas. O MGC do Vernaeve/Hedges liderava a prova, até dar uma fechada num dos Porsches, na entrada de um dos pits. Depois, os freios tiveram sérios problemas, dai... mais uma vitória da Porsche (eles comemoraram vitória dupla neste ano).
Em 1969 (19 a 24 de agosto), o track length era de 28.291m. Nesta prova chegaram apenas 19 carros. A distância foi equivalente a 84 horas, debaixo de chuva e em alguns momentos a falta dela. Esse foi o ano de várias mudanças no regulamento, em especial para a questões de pit - incluiram vários penalties - Pit com mais de 15 minutos era desclassificação na certa, além de não ser permitido uma volta demorar mais de 30 minutos. Neste ano teve uma curiosidade: foram inscritos 3 carros portenhos chamados IKA Torino, com times formados por - claro - argentinos (com 3 jornalistas hermanos). Era um carro construído com motor Renault, com 6 cilindros em linha, 4 litros e que desenvolvia 290hp, com desenho da Pinifarina pesando 1.350kg. Por causa dos pneus, este carro ficou com o Grupo 6 (protótipos). Havia uns semi-works Porsche 911, como também, a participação da famosa da Squadra Corse, com 3 Lancia Fuvia - além dos carros argentinos, havia a participação de carro japonês: Mazda com 3 Rotary coupês. O DAF tinha 2 no Grupo 2 com 55hp, e dois no Grupo 5 com 66hp. A Ford da Alemanha inscreve um Capri 2.300GT e dois Escorts de times privados (tinha 3 times privados da Mercedes, com os 220Diesel). Outros times privados entraram com as BMWs 2002, 1600 Ti e 2500; Volvos Amazon, Triumph TR6, Simca 1100 e 1000S, Alfa-Romeo 1300 Junior e GS, Lotus Elan e 3 Renault 8 Gordinis, Matra, 2 Mini Coopers S, Peugeot 204 coupê, Honda S800, NSU TTS e Rallye Kadett. Eram times privados mas com equipamentos fornecidos para os works.
Em 1970 (19 a 23 de agosto) o track length 28.291m, com 74 inscritos, 64 largaram e 24 terminaram. 86 horas de corrida - tripa vitória do VW (Porsche) 914/6.
Em 1971 (último ano da Maratona - 17 a 22 de agosto), teve 39 carros de partida, com apenas 16 na chegada (96 horas). Esse ano não tinha um preferido para ganhar, contudo, o Alpine do Nussbaumer era um dos prováveis ganhadores, mas deveria ser levado em conta que havia um limitado auxilio da fábrica, para que esse ganhasse a corrida. A BMW do Grupo 2 do time Eisenschenk/Stoffel/Wendel já tinha muita experiência, porque, havia participado com bom resultado a prova de 24 horas de Spa. Outro grande candidato era a Dino (Ferrari) da Ecurie Francorchamps, ou a BMW 2002 do Koob/lagodny/Konz. A Dino (claro) quebrou e se retirou (Ferrari em prova de endurance não combinava - a GTO por exemplo liderava mas quebrava). A briga era alemã entre BMW e Porsche (de times alemães e franceses). A Opel também ameaçava, but... O Renault Alpine é que ganha.
Luis Cezar
Ferrari GTO de Bianchi-Berger
A idéia era andar 84 horas entre rota (Spa-Spa) e no circuito de Nürburgring - essa pista tinha 17.5 milhas de extensão, prova essa só para carros GT. Na verdade a Alemanha tinha proibido a passagem da Maratona em velocidade e em regularidade; o caminho pela Áustria era tortuoso e a então Yugoslavia, também, não tinha condição logística para receber a maratona em velocidade. Os dirigentes da RMU-RACL organizadores da Maratona, resolveram inovar e recomeçar uma nova etapa. Maurice Garot e sua equipe tentou formatar Liège-Athènes-Lièges, depois, Liège-Bucarest-Liège, e finalmente uma fórmula de maratona em rota e pista, utilizando o circuito alemão - nesta primeira fase utilizou-se a fórmula de 82 horas em 4 dias (24 a 28 de agosto de 1965). Foram 44 carros inscritos (houve 45 mas uma dupla franco-belga Peter e Gilhaudin, não largaram com o Porsche 904).
Os pesados e resistentes Tatra
A título de nota, houve a Marathon des Petis Cylindrées, com carros tipo Fiat 500, BMW 300, Messerchmitt 500 e por ai vai; e o Championnats Motocyclistes du Motor-Union, que ia na mesma data (entre os anos de 1922 a 1930) na rota Liège-Bordeaux-Liège, (entre os anos de 1921 a 1956) na rota Liège-Milan-Liège e nos anos de 34 e 35 na rota Liège-Turin-Liège. Nos carros durante toda a existência desta prova, a fábrica ganhadora de prêmios foi a Renault (34, 35, 59 e 71); Mercedes (34, 55, 56, 62 e 63); Lancia (34, 53 e 69). Já os carros a Bugatti vence 8 vezes, a Porsche 7, a Mercedes 5, a Renault 4 e a Lancia 3.
O resistente Volvo P1800
Trago um resumo das jornadas e cito apenas os 10 primeiros lugares.
Em 1965 (24 a 28 de agosto) inscreveram-se 41 times, mas largaram apenas 35 carros, só terminando 24 carros. Há notícia que gastou-se muito dinheiro para convencer os alemães desta idéia - a responsabilidade civil por acidentes e todo o aparato médico foi fornecido pelos belgas. Na verdade os carros deveriam executar um ritmo de 102,6kph durante o dia e 67kph durante a noite. A grande vencedora foi a dupla do Mustang - Greder/Rives (na categoria GT a vitória era certa para o Mairesse, mas depois de 81 horas, o seu eixo traseiro quebrou, dai veio a vitória de Ising/Degner. O Trophée des Nations foi destinado para a Alemanha e a Coupe des Constructeurs foi para a marca Alfa Romeo.
Pos | Pos in class | # | Team / Entrant Car- Engine | Drivers, Nationality | Engine vol. (cc) | Engine Type | Group | Distance, time |
1 | 1 | 41 | Ford Mustang | Henri Greder, F Johnny Rives, F | 4728 | V8 | 310 laps | |
2 | 2 | 31 | Ford Mustang | Gilbert Stapelaere, B Jacky Ickx, B | 4728 | V8 | 310 | |
3 | 1 | 12 | Porsche 904 GTS | Rainer Ising, D Bernd Degner, D | 1966 | B4 | GT | 309 |
4 | 3 | 8 | Jaguar Mk II 3.8 | Robert Dutoit, F Eddie Meert, B | 3781 | L6 | 309 | |
5 | 4 | 2 | Volvo 122 S | Hans Wängstre, S Evert Christofferson, S | 1778 | L4 | 309 | |
6 | 5 | 42 | DKW F11? | Kurt Pfnier, D Helmut Sachse, D | 796 | L3 | 309 | |
7/8 | 2 | 16 | Alfa Romeo Giulia TZ | Fritz Baumann, CH Freddy Karrer, CH | 1570 | L4 | GT | 308 |
7/8 | 6 | 28 | Glas 1204 TS | Gerhard Bodmer, D Dieter Schmid, D | 1189 | L4 | 308 | |
9/10 | 3 | 22 | Tatra 2-603 GT | Adolf Vermirovsky, CS Stanislav Hajdusek, CS | 2472 | V8 | GT | 307 |
9/10 | 7 | 10 | Alfa Romeo Giulia TI Super | Nicolas Koob, L Finkel, L | 1570 | L4 | 307 |
Primeiro lugar
Jacky Ickx e Stapelaire
Tatra 603 GT - 1965 (#21 Mark-Cechmanek)
Zdeněk Čechmánek - Alois Mark e o Tatra 2-603 GT
De 16 a 20 de agosto de 1966 ocorrem as 84 Horas de Nürburgring - agora utiliza-se unicamente o circuito e aumenta-se em duas horas a maratona. Não se usa a medida em milhas, mas agora em quilômetros e em metros por segundo. O nome passa a ser Marathon du Nürburgring e agrega-se a categoria GT (Grupo 3), Turismo (Grupos 1, 2 e 5). O Trophée des Nations fica para a Tchocoslováquia e a Coupe des Constructeurs fica para Van Doorne (DAF). 37 times participaram (30 na classe Turismo e 7 na classe GT). Em 1966 a track length teve 28.291m. Houve um sucesso inesperado: inscrições de works cars. A Ford da Inglaterra mandou carros (a BMC também), a Alfa-Romeu, a DAF e a Tatra - aliás, os carros checos eram os gigantes de 4 portas modelo 603, com motor V8, de 2.5 litros, gerando 170hp. No final da lista estavam os pequenos DAF (os Tatras ficaram em 4, 5 e 6 lugar e os DAF em 8, 10, 11 e 12 lugar). O carro e time vencedores foi da BMC, com o MGB (roadster), com Vernaeve e Hedges (a grande favorita era a Ferrari 275 GTB). O MGB ganha na categoria GT com 8.875 metros.
Pos | Pos in class | # | Team / Entrant Car- Engine | Drivers, Nationality | Engine vol. (cc) | Engine Type | Group | Distance, time |
1 | 1 | 47 | MG B MkII | Julien Vernaeve, B Andrew Hedges, GB | 1798 | L4 | GT | 318 laps, 8876 km |
2 | 1 | 31 | Ford Lotus Cortina | Jacky Ickx, B Gilbert Stapelaere, B | 1594 | L4 | Div. 2/1600 | 8808 km |
3 | 1 | 38 | BMW 1800 TISA | Nicolas Koob, L Dino Pizzinato, L | 1773 | L4 | Div. 3/2000 | 8611 km |
4 | 1 | 44 | Tatra n.p. Koprivnice Tatra 2-603 B5 | Alois Mark, CS Bohuslav Stiborek, CS | 2472 | V8 | Div 3/+2000 | 8330 km |
5 | 2 | 43 | Tatra n.p. Koprivnice Tatra 2-603 B5 | Zdenek Cechmanek, CS Josef Chovanec, CS | 2472 | V8 | Div 3/+2000 | 8219 km |
6 | 3 | 42 | Tatra n.p. Koprivnice Tatra 2-603 B5 | Adolf Vermirovsky, CS Stanislav Hajdusek, CS | 2472 | V8 | Div 3/+2000 | 7725 km |
7 | 1 | 16 | Opel Kadett | Hans Beck, D Herbert Heuser, D | 1078 | L4 | Div. 2/1300 | 7613 km |
8 | 1 | 3 | Daf Daffodil | Ransy, B Jean-Louis Haxhe, B | 746 | B2 | Div. 1/850 | 7537 km |
9 | 2 | 37 | Volvo 122 S | Hans Wängstre, S Evert Christofferson, S | 1778 | L4 | Div. 3/2000 | 7494 km |
10 | 2 | 1 | Daf Daffodil | Rob Slotemaker, NL Wim Loos, NL | 746 | B2 | Div. 1/850 | 7302 km |
DAF
As 84 Horas de 1967 (22 a 26 de agosto), mantém a mesma proposta, contudo, volta-se a calcular em horas ao invés de kms. Desta vez 43 inscritos, para participarem de uma prova com classificação geral em velocidade e na régularité de marche. O Trophée des Nations fica para a Bélgica (com os carros #2 Mercedes-Benz, #49 DAF e #DAF), e a Coupe des Constructeurs não teve atribuição. Em 1967 o track length era de 28.291m, terminando apenas 13. 84 horas com uma velocidade média de 117,8kph. Esse terceiro ano da nova Maratona, viu alguns carros com motores traseiros rápidos - surgiram works novos, como o Porsche, com sua nova caixa de transmissão Sportomatic, isso sem contar com o DAF do time holandês. A briga ficou entre o Porsche 911R com o 911S - a nota triste foi o acidente com o Porsche da dupla Berger/Meert - Georges Berger de 49 anos (ganhador 3 vezes do Tour de France), morreu devido aos ferimentos. No final o Porsche 911R Sportomatic do Elford/Herrmann/Neerpasch venceu o evento.
Pos | Pos in class | # | Team / Entrant Car- Engine | Drivers, Nationality | Engine vol. (cc) | Engine Type | Group | Distance, time |
1 | 14 | Porsche System Engineering Porsche 911 R Sportomatic | Hans Herrmann, D Jochen Neerpasch, D Vic Elford, GB | 1991 | B6 | Proto | 350/323 laps | |
2 | 1 | 39 | BMC Mini Cooper S 970 | Julien Vernaeve, B Tony Fall, GB Andrew Hedges, GB | 999 | L4 | 316/311 | |
3 | 2 | 17 | Volvo 122 S | Hans Wängstre, S Evert Christofferson, S | 1778 | L4 | 316/311 | |
4 | 3/4/5 | Tatra n.p. Koprivnice Tatra 2-603 B5 | Stanislav Hajdusek, CS Alois Mark, CS Adolf Vermirovsky, CS | 2472 | V8 | 306/268 | ||
5 | 3/4/5 | Tatra n.p. Koprivnice Tatra 2-603 B5 | Zdenek Cechmanek, CS Josef Chovanec, CS Pelucha, CS | 2472 | V8 | 306/268 | ||
6 | 3 | 49 | Écurie Barracuda Daf 44 | E. Brel, B Georges Body, B D. Havaux, B | 844 | B2 | 270/265 | |
7 | 2 | I.M.A. Mercedes 230 S | Claude Collignon, B Patrick Petre, B ? Jean-Pierre Demol, B | 2306 | L6 | 307/265 | ||
8 | 21 | BMW 1600 | Günther Hennerici, D Scherer, D Walter Simonis, D | 1573 | L4 | 310/264 | ||
9 | 6 | Panhard 24 CT | Pierrat, F Jean-Bernard Mermod, F Defaud | 848 | B2 | 268/255 | ||
10 | 52 | DAF Daf 44 | Claude Laurent, F Jacques Marché, F Jacky Coolen, F | 844 | B2 | 271/243 | ||
Em 1968 (20 a 24 de agosto), o track length foi de 28.291m, com 60 inscrições, onde 51 largaram e 26 terminaram até o fim das 84 horas. O MGC do Vernaeve/Hedges liderava a prova, até dar uma fechada num dos Porsches, na entrada de um dos pits. Depois, os freios tiveram sérios problemas, dai... mais uma vitória da Porsche (eles comemoraram vitória dupla neste ano).
Pos | Pos in class | # | Team / Entrant Car- Engine | Drivers, Nationality | Engine vol. (cc) | Engine Type | Group | Distance, time |
1 | 28 | Porsche 911 E | Herbert Linge, D Dieter Glemser, D Willi Kauhsen, D | 1991 | B6 | 356 laps (360-4), 84:10.41,0 | ||
2 | 1 | Porsche 911 E | Hans Schuller, EAK Bernard? Blank Günther Steckkönig, D | 1991 | B6 | 356 laps, 84:10.41,8 | ||
3 | 9 | Lancia Fulvia 1.3 HF | Sandro Munari, I Harry Källström, S Raffaele Pinto, I | 1296 | V4 | 348 laps, 84:04.19,0 | ||
4 | 18 | Mazda Cosmo Sport 110S | Leon Dernier ("Eldé"), B Yves Deprez, B Jean-Pierre Ackermans ("Jipéa"), B | 2 x 491 eq. 1964 | R2 | 344 laps (345-1) | ||
5 | Porsche 911 | Hans Herrmann, D Maurice Damseaux, B Dehnelt | 1991 | B6 | 330 (338-8) | |||
6 | MG C GT | Julien Vernaeve, B Tony Fall, GB Andrew Hedges, GB | 2912 | L6 | 328 (353-25) | |||
7 | 3 | Lancia Fulvia 1.3 HF | Durieux, B Leopold Nizet, B Robert Loyens, B | 1296 | V4 | 312 | ||
8 | Porsche 911 | Jean-Claude Parot, F Pierre Portier, F J.C. Zaganelli, F | 1991 | B6 | 312 | |||
9 | BMW 2002 | Victor Trinon, B Guy Brunninghausen, B Schwanen, B | 1990 | L4 | 310 | |||
10 | DAF Daf 55 | Jean-Louis Haxhe, B Philippe Toussaint, B Charles Van Stalle ("Chavan"), B | 1108 | L4 | 306 |
Em 1969 (19 a 24 de agosto), o track length era de 28.291m. Nesta prova chegaram apenas 19 carros. A distância foi equivalente a 84 horas, debaixo de chuva e em alguns momentos a falta dela. Esse foi o ano de várias mudanças no regulamento, em especial para a questões de pit - incluiram vários penalties - Pit com mais de 15 minutos era desclassificação na certa, além de não ser permitido uma volta demorar mais de 30 minutos. Neste ano teve uma curiosidade: foram inscritos 3 carros portenhos chamados IKA Torino, com times formados por - claro - argentinos (com 3 jornalistas hermanos). Era um carro construído com motor Renault, com 6 cilindros em linha, 4 litros e que desenvolvia 290hp, com desenho da Pinifarina pesando 1.350kg. Por causa dos pneus, este carro ficou com o Grupo 6 (protótipos). Havia uns semi-works Porsche 911, como também, a participação da famosa da Squadra Corse, com 3 Lancia Fuvia - além dos carros argentinos, havia a participação de carro japonês: Mazda com 3 Rotary coupês. O DAF tinha 2 no Grupo 2 com 55hp, e dois no Grupo 5 com 66hp. A Ford da Alemanha inscreve um Capri 2.300GT e dois Escorts de times privados (tinha 3 times privados da Mercedes, com os 220Diesel). Outros times privados entraram com as BMWs 2002, 1600 Ti e 2500; Volvos Amazon, Triumph TR6, Simca 1100 e 1000S, Alfa-Romeo 1300 Junior e GS, Lotus Elan e 3 Renault 8 Gordinis, Matra, 2 Mini Coopers S, Peugeot 204 coupê, Honda S800, NSU TTS e Rallye Kadett. Eram times privados mas com equipamentos fornecidos para os works.
Pos | Pos in class | # | Team / Entrant Car- Engine | Drivers, Nationality | Engine vol. (cc) | Engine Type | Group | Distance, time |
1 | 38 | Lancia Squadra Corse Lancia Fulvia HF 1.6 | Harry Källström, S Sergio Barbasio, I Tony Fall, GB | 1584 | V4 | GT | 332/322 laps | |
2 | 26 | AC Mayen BMW 2002 | Dutching Scheider, D G. Degen, D | 1990 | L4 | 319/318 | ||
3 | 4 | Triumph TR6 | Roger Barbara, F Carpentier Duvauchel, F | 2498 | L6 | GT | 315/315 | |
4 | 3 | Escuderia Argentina IKA Torino | Eduardo Copello, RA Alberto Rodriguez-Larreta ("Larry"), RA Oscar Mauricio Franco, RA | 3950 | L6 | Prototype | 334/315 | |
5 | 29 | Mazda Racing Team Mazda Familia R100 M10A coupé | Pierre-Yves Bertinchamps, B Hughes de Fierlant, B Roger Enever, GB | 2 x 491 eq. 1964 | R2 | 322/311 | ||
6 | 15 | Porsche 911 | Franz-Josef Rieder, D Heinz Degen, D Bökmann, D | 1991 | B6 | 311/309 | ||
7 | 21 | BMW 2002 | Jans, L Bous, L John Lagodny, L | 1990 | L4 | 305/303 | ||
8 | 20 | AC Mayen BMW 2002 | Walter Simonis, D Horst Hoier, D Vogl, D | 1990 | L4 | 304/302 | ||
9 | 33 | Scuderia Pinerolo Fiat 125 | Luca di Montezemolo, I Cristiano Ratazzi, I Pino Ceccato, I | 1608 | L4 | 300/300 | ||
10 | 30 | Firma Volvo Garnradt Volvo 122 S | Georg Bialas, D Hans Wängstre, S Evert Christofferson, S | 1778/1985 | L4 | 299/299 | ||
Em 1970 (19 a 23 de agosto) o track length 28.291m, com 74 inscritos, 64 largaram e 24 terminaram. 86 horas de corrida - tripa vitória do VW (Porsche) 914/6.
Pos | Pos in class | # | Team / Entrant Car- Engine | Drivers, Nationality | Engine vol. (cc) | Engine Type | Group | Distance, time |
1 | 1 | 1 | VW-Porsche 914/6 | Gérard Larrousse, F Helmut Marko, A Claude Haldi, CH | 1991 | B6 | 2000 | 360/358 laps |
2 | 2 | 3 | VW-Porsche 914/6 | Björn Waldegaard, S Åke Andersson, S Guy Chasseuil, F | 1991 | B6 | 2000 | 359/357 |
3 | 3 | 2 | VW-Porsche 914/6 | Claude Ballot-Léna, F Günther Steckkönig, D Nicolas Koob, L | 1991 | B6 | 2000 | 356/354 |
4 | 4 | 60 | BMW 2002 TI | Karl-Heinz Eisenschenk, D Hans-Günther Stoffel, D H. Wendel, D | 1990 | L4 | 2000 | 328/327 |
5 | 1 | 38 | Porsche 911 | Eckard Babendenderde, D R.H. Königshofer, D ? Friedhelm Theissen, D | 2179 | B6 | 2500 | 336/323 |
6 | 5 | 41 | Opel Rallye Kadett | Heinz Gellert, D Nikolaus Killenberg, D Georg Bialas, D | 1897 | L4 | 2000 | 319 |
7 | 1 | 4 | Datsun 1600 SSS | Jean-Pierre Guyette, B Jacques Dernelle, B Pieter Cath, B | 1595 | L4 | 1600 | 317/314 |
8 | 1 | 32 | Daf 55 | Günther Olschewski, D Roland Bauer, D Berken | 1108 | L4 | 1300 | 312 |
9 | 6 | 66 | Opel Rekord 1900 Caravan | Dany Wauters, B Hughes de Fierlant, B John Goossens, B | 1897 | L4 | 2000 | 311 |
10 | 7 | 30 | Volvo 122 S | Willibald Graul, D Kerp ? Richard Bremmekamp, D | 1985 | L4 | 2000 | 319/309 |
Em 1971 (último ano da Maratona - 17 a 22 de agosto), teve 39 carros de partida, com apenas 16 na chegada (96 horas). Esse ano não tinha um preferido para ganhar, contudo, o Alpine do Nussbaumer era um dos prováveis ganhadores, mas deveria ser levado em conta que havia um limitado auxilio da fábrica, para que esse ganhasse a corrida. A BMW do Grupo 2 do time Eisenschenk/Stoffel/Wendel já tinha muita experiência, porque, havia participado com bom resultado a prova de 24 horas de Spa. Outro grande candidato era a Dino (Ferrari) da Ecurie Francorchamps, ou a BMW 2002 do Koob/lagodny/Konz. A Dino (claro) quebrou e se retirou (Ferrari em prova de endurance não combinava - a GTO por exemplo liderava mas quebrava). A briga era alemã entre BMW e Porsche (de times alemães e franceses). A Opel também ameaçava, but... O Renault Alpine é que ganha.
Pos | Pos in class | # | Team / Entrant Car- Engine | Drivers, Nationality | Engine vol. (cc) | Engine Type | Group | Distance, time |
1 | 1 | 2 | Nusbaumer Alpine A 110 1600S | Jacques Henry, F Jean-Luc Thérier, F Maurice Nusbaumer, F | 1600 | L4 | GT | 487/461 laps |
2 | 22 | Eifelland Caravaning BMW 2002 TI | Günther Hennerici, D Helmut Kuhl, D Mercedes Hennerici, D | 1990 | L4 | 457/453 | ||
3 | 1 | Daf 55 | Jean-Louis Haxhe, B Pierre-Yves Bertinchamps, B Philippe Toussaint, B | 1255 | L4 | Prototype | 448/446 | |
4 | 25 | Eifelland Caravaning Porsche 911 T | Franz-Josef Rieder, D ? Heinz Degen, D ? Hans-Werner Brohl, D | 1991 | B6 | GT | 443 | |
5 | 21 | Koepchen BMW Tuning? BMW 1600 | Günther Mohrs, D R.H. Königshofer, D Alexander Güttes, D | 1600 | L4 | 435 | ||
6 | 35 | MSC Paffrath Volvo 142 | Willibald Graul, D Axel Richard Bremmekamp, D | 1985 | L4 | 433 | ||
7 | Alfa Romeo Duetto Spider | ? Rüdiger Schumacher, D Horst Klauke, D Heinz-Hans Heicker, D | L4 | 427 | ||||
8 | Datsun 2000 | Charles Van Stalle ("Chavan"), B Robert Loyens, B van Gutschoven, B | ca. 2000 | 416 | ||||
9 | 1 | 44 | STAR Daf 55 | Wim Luijbrechts, NL Maurice Gatsonides, NL Govert de Jong, NL | 1148 | L4 | 411/411 | |
10 | 12 | Team Zakspeed Ford Capri RS 2600 | Heinz Gellert, D Horst Bins, D Georg Bialas, D | V6 | 410 | |||
Leitura recomendada:
de Jean-Paul Delsaux
de Jean-Paul Delsaux
Luis Cezar
2 comentários:
excelente dossier!
como vose podrá imaginar,
eu goste muito la parte de 1969.
os argentinos tenemos muito orgulho pela esa carrera.
gaucho abracoes para vose
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