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6.8.08

Marathon de la Route - Nürburgring Years

Maratona de Nürburgring

http://www.imca-slotracing.com/images/Marathon1.jpg

Agosto é mês de carrocho louco, diz a lenda urbana, mas era, também, o mês onde se realizava a mais famosa prova de endurance do mundo - a Liège-Rome-Liège, conhecida, também, como Marathon de la Route - que a partir de um certo ano, passou a ser desenvolvida dentro de autódromo. Neste blog já fora objeto um artigo sobre a prova de endurance chamada de Liège-Rome-Liège (de 1932 a 1960), vindo a ser substituída pela Liège-Sofia-Liège (de 1961 até o seu final em 1964). O caráter de rallye-endurance era conhecido, também, como Marathon de la Route - Vide: http://luiscezar.blogspot.com/2007/12/rallye-lige-rome-lige-rallye-marathon.html

http://img219.imageshack.us/img219/1535/alpineprovaiii010xz6.jpg
Diorama em homenagem

Essa prova teve uma continuação (e levava o mesmo nome) de 1965 a 1971, na categoria rallye-endurance (maratona) na pista de Nürburgring (Alemanha, apesar de ser organizada por belgas). Por lá passaram vários times e pilotos famosos, além dos carros (hoje clássicos), do melhor naipe, assim vejamos os vencedores principais: 1965: Greder-Rives com um Ford Mustang / Ising-Degner com um Porsche 904; 1966: Vernaeve-Hedges com um MGB roadster hard-top / Ickx-Staepelaere com um Ford Lotus-Cortina; 1967: Hermann-Neerpasch-Elford com um Porsche 911; 1968: Linge-Clemser-Kauhsen com um Porsche 911; 1969: Karllström-Barbasio-Fall com uma Lancia Fulvia; 1970: Larrousse-Haldi-Marko com um Porsche 914/6; e 1971: Henry-Therier-Nusbaumer com um Renault Alpine.

1965_marathon_009.jpg

A partir desta data e até os dias de hoje, ocorre lá as famosas 24 Horas de Nürburgring (essa sim administrada pelos alemães, inspirada no sucesso de outras 24 horas e na experiência da Marathon de la Route), que reúne pilotos, times e carros famosos - apenas para citar até 1978 venceram lá: 1970 Hans-Joachim Stuck e Clemans Schickentanz com uma BMW 2002 Ti Tuning; 1971 Ferfried Prinz von Hohenzollern e Gerold Pankl com uma BMW 2002 Alpina; 1972 Helmut Kellners e Gerold Pankl com uma BMW 2800 CS Alpina; 1973 Niki Lauda e Hans-Peter Joisten com uma BMW 3.0 CSL Alpina; (1974 a 1975 não houve prova); 1976 Fritz Mülle, Herbert Hechler e Karl-Heinz com um Porsche 911 Carrera; 1977 Fritz Mülle, Herbert Hechler e Karl-Heinz Quirin com um Porsche 911 Carrera; 1978 Fritz Mülle, Herbert Hechler e Franz Geschwendtner com um Porsche 911 Carrera.

1965_marathon_019.jpg
Ferrari GTO de Bianchi-Berger

A idéia era andar 84 horas entre rota (Spa-Spa) e no circuito de Nürburgring - essa pista tinha 17.5 milhas de extensão, prova essa só para carros GT. Na verdade a Alemanha tinha proibido a passagem da Maratona em velocidade e em regularidade; o caminho pela Áustria era tortuoso e a então Yugoslavia, também, não tinha condição logística para receber a maratona em velocidade. Os dirigentes da RMU-RACL organizadores da Maratona, resolveram inovar e recomeçar uma nova etapa. Maurice Garot e sua equipe tentou formatar Liège-Athènes-Lièges, depois, Liège-Bucarest-Liège, e finalmente uma fórmula de maratona em rota e pista, utilizando o circuito alemão - nesta primeira fase utilizou-se a fórmula de 82 horas em 4 dias (24 a 28 de agosto de 1965). Foram 44 carros inscritos (houve 45 mas uma dupla franco-belga Peter e Gilhaudin, não largaram com o Porsche 904).

http://blogsimages.skynet.be/images_v2/002/621/034/20080109/dyn004_original_800_486_jpeg_2621034_9adaa8d918dc6b230055aaf2945f5e6d.jpg
Os pesados e resistentes Tatra

A título de nota, houve a Marathon des Petis Cylindrées, com carros tipo Fiat 500, BMW 300, Messerchmitt 500 e por ai vai; e o Championnats Motocyclistes du Motor-Union, que ia na mesma data (entre os anos de 1922 a 1930) na rota Liège-Bordeaux-Liège, (entre os anos de 1921 a 1956) na rota Liège-Milan-Liège e nos anos de 34 e 35 na rota Liège-Turin-Liège. Nos carros durante toda a existência desta prova, a fábrica ganhadora de prêmios foi a Renault (34, 35, 59 e 71); Mercedes (34, 55, 56, 62 e 63); Lancia (34, 53 e 69). Já os carros a Bugatti vence 8 vezes, a Porsche 7, a Mercedes 5, a Renault 4 e a Lancia 3.

1966_1000km_spa_032.jpg
O resistente Volvo P1800

Trago um resumo das jornadas e cito apenas os 10 primeiros lugares.

Em 1965 (24 a 28 de agosto) inscreveram-se 41 times, mas largaram apenas 35 carros, só terminando 24 carros. Há notícia que gastou-se muito dinheiro para convencer os alemães desta idéia - a responsabilidade civil por acidentes e todo o aparato médico foi fornecido pelos belgas. Na verdade os carros deveriam executar um ritmo de 102,6kph durante o dia e 67kph durante a noite. A grande vencedora foi a dupla do Mustang - Greder/Rives (na categoria GT a vitória era certa para o Mairesse, mas depois de 81 horas, o seu eixo traseiro quebrou, dai veio a vitória de Ising/Degner. O Trophée des Nations foi destinado para a Alemanha e a Coupe des Constructeurs foi para a marca Alfa Romeo.

Pos Pos in class # Team / Entrant
Car- Engine
Drivers, Nationality Engine
vol. (cc)
Engine
Type
Group Distance,
time
1 1 41
Ford Mustang
Henri Greder, F
Johnny Rives, F
4728 V8
310 laps
2 2 31
Ford Mustang
Gilbert Stapelaere, B
Jacky Ickx, B
4728 V8
310
3 1 12
Porsche 904 GTS
Rainer Ising, D
Bernd Degner, D
1966 B4 GT 309
4 3 8
Jaguar Mk II 3.8
Robert Dutoit, F
Eddie Meert, B
3781 L6
309
5 4 2
Volvo 122 S
Hans Wängstre, S
Evert Christofferson, S
1778 L4
309
6 5 42
DKW F11?
Kurt Pfnier, D
Helmut Sachse, D
796 L3
309
7/8 2 16
Alfa Romeo Giulia TZ
Fritz Baumann, CH
Freddy Karrer, CH
1570 L4 GT 308
7/8 6 28
Glas 1204 TS
Gerhard Bodmer, D
Dieter Schmid, D
1189 L4
308
9/10 3 22
Tatra 2-603 GT
Adolf Vermirovsky, CS
Stanislav Hajdusek, CS
2472 V8 GT 307
9/10 7 10
Alfa Romeo Giulia TI Super
Nicolas Koob, L
Finkel, L
1570 L4
307


Primeiro lugar


Jacky Ickx e Stapelaire


http://images.forum-auto.com/mesimages/286357/16.jpg
Tatra 603 GT - 1965 (#21 Mark-Cechmanek)


Zdeněk Čechmánek - Alois Mark e o Tatra 2-603 GT

1966_marathon_de_la_route_028.jpg

De 16 a 20 de agosto de 1966 ocorrem as 84 Horas de Nürburgring - agora utiliza-se unicamente o circuito e aumenta-se em duas horas a maratona. Não se usa a medida em milhas, mas agora em quilômetros e em metros por segundo. O nome passa a ser Marathon du Nürburgring e agrega-se a categoria GT (Grupo 3), Turismo (Grupos 1, 2 e 5). O Trophée des Nations fica para a Tchocoslováquia e a Coupe des Constructeurs fica para Van Doorne (DAF). 37 times participaram (30 na classe Turismo e 7 na classe GT). Em 1966 a track length teve 28.291m. Houve um sucesso inesperado: inscrições de works cars. A Ford da Inglaterra mandou carros (a BMC também), a Alfa-Romeu, a DAF e a Tatra - aliás, os carros checos eram os gigantes de 4 portas modelo 603, com motor V8, de 2.5 litros, gerando 170hp. No final da lista estavam os pequenos DAF (os Tatras ficaram em 4, 5 e 6 lugar e os DAF em 8, 10, 11 e 12 lugar). O carro e time vencedores foi da BMC, com o MGB (roadster), com Vernaeve e Hedges (a grande favorita era a Ferrari 275 GTB). O MGB ganha na categoria GT com 8.875 metros.

Pos Pos in class # Team / Entrant
Car- Engine
Drivers, Nationality Engine
vol. (cc)
Engine
Type
Group Distance,
time
1 1 47
MG B MkII
Julien Vernaeve, B
Andrew Hedges, GB
1798 L4 GT 318 laps, 8876 km
2 1 31
Ford Lotus Cortina
Jacky Ickx, B
Gilbert Stapelaere, B
1594 L4 Div. 2/1600 8808 km
3 1 38
BMW 1800 TISA
Nicolas Koob, L
Dino Pizzinato, L
1773 L4 Div. 3/2000 8611 km
4 1 44 Tatra n.p. Koprivnice
Tatra 2-603 B5
Alois Mark, CS
Bohuslav Stiborek, CS
2472 V8 Div 3/+2000 8330 km
5 2 43 Tatra n.p. Koprivnice
Tatra 2-603 B5
Zdenek Cechmanek, CS
Josef Chovanec, CS
2472 V8 Div 3/+2000 8219 km
6 3 42 Tatra n.p. Koprivnice
Tatra 2-603 B5
Adolf Vermirovsky, CS
Stanislav Hajdusek, CS
2472 V8 Div 3/+2000 7725 km
7 1 16
Opel Kadett
Hans Beck, D
Herbert Heuser, D
1078 L4 Div. 2/1300 7613 km
8 1 3
Daf Daffodil
Ransy, B
Jean-Louis Haxhe, B
746 B2 Div. 1/850 7537 km
9 2 37
Volvo 122 S
Hans Wängstre, S
Evert Christofferson, S
1778 L4 Div. 3/2000 7494 km
10 2 1
Daf Daffodil
Rob Slotemaker, NL
Wim Loos, NL
746 B2 Div. 1/850 7302 km

http://images.forum-auto.com/mesimages/286357/marathon19.jpg


DAF



http://blogsimages.skynet.be/images_v2/002/621/034/20080109/dyn004_original_800_509_jpeg_2621034_cc4eb408d13d2907e788d9dfb5f84712.jpg

http://images.forum-auto.com/mesimages/286357/marat66.jpg

1966_marathon_de_la_route_001.jpg

1966_marathon_de_la_route_004.jpg



As 84 Horas de 1967 (22 a 26 de agosto), mantém a mesma proposta, contudo, volta-se a calcular em horas ao invés de kms. Desta vez 43 inscritos, para participarem de uma prova com classificação geral em velocidade e na régularité de marche. O Trophée des Nations fica para a Bélgica (com os carros #2 Mercedes-Benz, #49 DAF e #DAF), e a Coupe des Constructeurs não teve atribuição. Em 1967 o track length era de 28.291m, terminando apenas 13. 84 horas com uma velocidade média de 117,8kph. Esse terceiro ano da nova Maratona, viu alguns carros com motores traseiros rápidos - surgiram works novos, como o Porsche, com sua nova caixa de transmissão Sportomatic, isso sem contar com o DAF do time holandês. A briga ficou entre o Porsche 911R com o 911S - a nota triste foi o acidente com o Porsche da dupla Berger/Meert - Georges Berger de 49 anos (ganhador 3 vezes do Tour de France), morreu devido aos ferimentos. No final o Porsche 911R Sportomatic do Elford/Herrmann/Neerpasch venceu o evento.

Pos Pos in class # Team / Entrant
Car- Engine
Drivers, Nationality Engine
vol. (cc)
Engine
Type
Group Distance,
time
1
14 Porsche System Engineering
Porsche 911 R Sportomatic
Hans Herrmann, D
Jochen Neerpasch, D
Vic Elford, GB
1991 B6 Proto 350/323 laps
2 1 39
BMC Mini Cooper S 970
Julien Vernaeve, B
Tony Fall, GB
Andrew Hedges, GB
999 L4
316/311
3 2 17
Volvo 122 S
Hans Wängstre, S
Evert Christofferson, S
1778 L4
316/311
4
3/4/5 Tatra n.p. Koprivnice
Tatra 2-603 B5
Stanislav Hajdusek, CS
Alois Mark, CS
Adolf Vermirovsky, CS
2472 V8
306/268
5
3/4/5 Tatra n.p. Koprivnice
Tatra 2-603 B5
Zdenek Cechmanek, CS
Josef Chovanec, CS
Pelucha, CS
2472 V8
306/268
6 3 49 Écurie Barracuda
Daf 44
E. Brel, B
Georges Body, B
D. Havaux, B
844 B2
270/265
7
2 I.M.A.
Mercedes 230 S
Claude Collignon, B
Patrick Petre, B
? Jean-Pierre Demol, B
2306 L6
307/265
8
21
BMW 1600
Günther Hennerici, D
Scherer, D
Walter Simonis, D
1573 L4
310/264
9
6
Panhard 24 CT
Pierrat, F
Jean-Bernard Mermod, F
Defaud
848 B2
268/255
10
52 DAF
Daf 44
Claude Laurent, F
Jacques Marché, F
Jacky Coolen, F
844 B2
271/243






1965_marathon_001.jpg

http://www.forum-auto.com/uploads/200601/berfarigoulette_1138042620_slotemakermarathon68.jpg

Em 1968 (20 a 24 de agosto), o track length foi de 28.291m, com 60 inscrições, onde 51 largaram e 26 terminaram até o fim das 84 horas. O MGC do Vernaeve/Hedges liderava a prova, até dar uma fechada num dos Porsches, na entrada de um dos pits. Depois, os freios tiveram sérios problemas, dai... mais uma vitória da Porsche (eles comemoraram vitória dupla neste ano).

Pos Pos in class # Team / Entrant
Car- Engine
Drivers, Nationality Engine
vol. (cc)
Engine
Type
Group Distance,
time
1
28
Porsche 911 E
Herbert Linge, D
Dieter Glemser, D
Willi Kauhsen, D
1991 B6
356 laps (360-4), 84:10.41,0
2 1

Porsche 911 E
Hans Schuller, EAK
Bernard? Blank
Günther Steckkönig, D
1991 B6
356 laps, 84:10.41,8
3
9
Lancia Fulvia 1.3 HF
Sandro Munari, I
Harry Källström, S
Raffaele Pinto, I
1296 V4
348 laps, 84:04.19,0
4
18
Mazda Cosmo Sport 110S
Leon Dernier ("Eldé"), B
Yves Deprez, B
Jean-Pierre Ackermans ("Jipéa"), B
2 x 491 eq. 1964 R2
344 laps (345-1)
5


Porsche 911
Hans Herrmann, D
Maurice Damseaux, B
Dehnelt
1991 B6
330 (338-8)
6


MG C GT
Julien Vernaeve, B
Tony Fall, GB
Andrew Hedges, GB
2912 L6
328 (353-25)
7 3

Lancia Fulvia 1.3 HF
Durieux, B
Leopold Nizet, B
Robert Loyens, B
1296 V4
312
8


Porsche 911
Jean-Claude Parot, F
Pierre Portier, F
J.C. Zaganelli, F
1991 B6
312
9


BMW 2002
Victor Trinon, B
Guy Brunninghausen, B
Schwanen, B
1990 L4
310
10

DAF
Daf 55
Jean-Louis Haxhe, B
Philippe Toussaint, B
Charles Van Stalle ("Chavan"), B
1108 L4
306

http://images.forum-auto.com/mesimages/273684/000marat70b.jpg

http://images.forum-auto.com/mesimages/351822/Fulvia HFprMdlR68.jpg

http://images.forum-auto.com/mesimages/273684/COSMO_1.JPG

http://images.forum-auto.com/mesimages/273684/COSMO_7.JPG

http://images.forum-auto.com/mesimages/273684/000marat70a.jpg

http://images.forum-auto.com/mesimages/347125/marathon.jpg

Em 1969 (19 a 24 de agosto), o track length era de 28.291m. Nesta prova chegaram apenas 19 carros. A distância foi equivalente a 84 horas, debaixo de chuva e em alguns momentos a falta dela. Esse foi o ano de várias mudanças no regulamento, em especial para a questões de pit - incluiram vários penalties - Pit com mais de 15 minutos era desclassificação na certa, além de não ser permitido uma volta demorar mais de 30 minutos. Neste ano teve uma curiosidade: foram inscritos 3 carros portenhos chamados IKA Torino, com times formados por - claro - argentinos (com 3 jornalistas hermanos). Era um carro construído com motor Renault, com 6 cilindros em linha, 4 litros e que desenvolvia 290hp, com desenho da Pinifarina pesando 1.350kg. Por causa dos pneus, este carro ficou com o Grupo 6 (protótipos). Havia uns semi-works Porsche 911, como também, a participação da famosa da Squadra Corse, com 3 Lancia Fuvia - além dos carros argentinos, havia a participação de carro japonês: Mazda com 3 Rotary coupês. O DAF tinha 2 no Grupo 2 com 55hp, e dois no Grupo 5 com 66hp. A Ford da Alemanha inscreve um Capri 2.300GT e dois Escorts de times privados (tinha 3 times privados da Mercedes, com os 220Diesel). Outros times privados entraram com as BMWs 2002, 1600 Ti e 2500; Volvos Amazon, Triumph TR6, Simca 1100 e 1000S, Alfa-Romeo 1300 Junior e GS, Lotus Elan e 3 Renault 8 Gordinis, Matra, 2 Mini Coopers S, Peugeot 204 coupê, Honda S800, NSU TTS e Rallye Kadett. Eram times privados mas com equipamentos fornecidos para os works.

Pos Pos in class # Team / Entrant
Car- Engine
Drivers, Nationality Engine
vol. (cc)
Engine
Type
Group Distance,
time
1
38 Lancia Squadra Corse
Lancia Fulvia HF 1.6
Harry Källström, S
Sergio Barbasio, I
Tony Fall, GB
1584 V4 GT 332/322 laps
2
26 AC Mayen
BMW 2002
Dutching
Scheider, D
G. Degen, D
1990 L4
319/318
3
4
Triumph TR6
Roger Barbara, F
Carpentier
Duvauchel, F
2498 L6 GT 315/315
4
3 Escuderia Argentina
IKA Torino
Eduardo Copello, RA
Alberto Rodriguez-Larreta ("Larry"), RA
Oscar Mauricio Franco, RA
3950 L6 Prototype 334/315
5
29 Mazda Racing Team
Mazda Familia R100 M10A coupé
Pierre-Yves Bertinchamps, B
Hughes de Fierlant, B
Roger Enever, GB
2 x 491 eq. 1964 R2
322/311
6
15
Porsche 911
Franz-Josef Rieder, D
Heinz Degen, D
Bökmann, D
1991 B6
311/309
7
21
BMW 2002
Jans, L
Bous, L
John Lagodny, L
1990 L4
305/303
8
20 AC Mayen
BMW 2002
Walter Simonis, D
Horst Hoier, D
Vogl, D
1990 L4
304/302
9
33 Scuderia Pinerolo
Fiat 125
Luca di Montezemolo, I
Cristiano Ratazzi, I
Pino Ceccato, I
1608 L4
300/300
10
30 Firma Volvo Garnradt
Volvo 122 S
Georg Bialas, D
Hans Wängstre, S
Evert Christofferson, S
1778/1985 L4
299/299








Argentinos


Argentinos


idem

http://images.forum-auto.com/mesimages/217630/Scan0010 Barbara.jpg

http://images.forum-auto.com/mesimages/217630/Scan0011 tr5.jpg

Em 1970 (19 a 23 de agosto) o track length 28.291m, com 74 inscritos, 64 largaram e 24 terminaram. 86 horas de corrida - tripa vitória do VW (Porsche) 914/6.

Pos Pos in class # Team / Entrant
Car- Engine
Drivers, Nationality Engine
vol. (cc)
Engine
Type
Group Distance,
time
1 1 1
VW-Porsche 914/6
Gérard Larrousse, F
Helmut Marko, A
Claude Haldi, CH
1991 B6 2000 360/358 laps
2 2 3
VW-Porsche 914/6
Björn Waldegaard, S
Åke Andersson, S
Guy Chasseuil, F
1991 B6 2000 359/357
3 3 2
VW-Porsche 914/6
Claude Ballot-Léna, F
Günther Steckkönig, D
Nicolas Koob, L
1991 B6 2000 356/354
4 4 60
BMW 2002 TI
Karl-Heinz Eisenschenk, D
Hans-Günther Stoffel, D
H. Wendel, D
1990 L4 2000 328/327
5 1 38
Porsche 911
Eckard Babendenderde, D
R.H. Königshofer, D
? Friedhelm Theissen, D
2179 B6 2500 336/323
6 5 41
Opel Rallye Kadett
Heinz Gellert, D
Nikolaus Killenberg, D
Georg Bialas, D
1897 L4 2000 319
7 1 4
Datsun 1600 SSS
Jean-Pierre Guyette, B
Jacques Dernelle, B
Pieter Cath, B
1595 L4 1600 317/314
8 1 32
Daf 55
Günther Olschewski, D
Roland Bauer, D
Berken
1108 L4 1300 312
9 6 66
Opel Rekord 1900 Caravan
Dany Wauters, B
Hughes de Fierlant, B
John Goossens, B
1897 L4 2000 311
10 7 30
Volvo 122 S
Willibald Graul, D
Kerp
? Richard Bremmekamp, D
1985 L4 2000 319/309

http://images.forum-auto.com/mesimages/347125/marathon70.jpg





http://images.forum-auto.com/mesimages/187508/Numeriser3.jpg

img93/8145/svwporsche91463rdduringapitsto.jpg

http://images.forum-auto.com/mesimages/213010/A_323 Barbara.jpg

Em 1971 (último ano da Maratona - 17 a 22 de agosto), teve 39 carros de partida, com apenas 16 na chegada (96 horas). Esse ano não tinha um preferido para ganhar, contudo, o Alpine do Nussbaumer era um dos prováveis ganhadores, mas deveria ser levado em conta que havia um limitado auxilio da fábrica, para que esse ganhasse a corrida. A BMW do Grupo 2 do time Eisenschenk/Stoffel/Wendel já tinha muita experiência, porque, havia participado com bom resultado a prova de 24 horas de Spa. Outro grande candidato era a Dino (Ferrari) da Ecurie Francorchamps, ou a BMW 2002 do Koob/lagodny/Konz. A Dino (claro) quebrou e se retirou (Ferrari em prova de endurance não combinava - a GTO por exemplo liderava mas quebrava). A briga era alemã entre BMW e Porsche (de times alemães e franceses). A Opel também ameaçava, but... O Renault Alpine é que ganha.

Pos Pos in class # Team / Entrant
Car- Engine
Drivers, Nationality Engine
vol. (cc)
Engine
Type
Group Distance,
time
1 1 2 Nusbaumer
Alpine A 110 1600S
Jacques Henry, F
Jean-Luc Thérier, F
Maurice Nusbaumer, F
1600 L4 GT 487/461 laps
2
22 Eifelland Caravaning
BMW 2002 TI
Günther Hennerici, D
Helmut Kuhl, D
Mercedes Hennerici, D
1990 L4
457/453
3 1

Daf 55
Jean-Louis Haxhe, B
Pierre-Yves Bertinchamps, B
Philippe Toussaint, B
1255 L4 Prototype 448/446
4
25 Eifelland Caravaning
Porsche 911 T
Franz-Josef Rieder, D
? Heinz Degen, D
? Hans-Werner Brohl, D
1991 B6 GT 443
5
21 Koepchen BMW Tuning?
BMW 1600
Günther Mohrs, D
R.H. Königshofer, D
Alexander Güttes, D
1600 L4
435
6
35 MSC Paffrath
Volvo 142
Willibald Graul, D
Axel
Richard Bremmekamp, D
1985 L4
433
7


Alfa Romeo Duetto Spider
? Rüdiger Schumacher, D
Horst Klauke, D
Heinz-Hans Heicker, D

L4
427
8


Datsun 2000
Charles Van Stalle ("Chavan"), B
Robert Loyens, B
van Gutschoven, B
ca. 2000

416
9 1 44 STAR
Daf 55
Wim Luijbrechts, NL
Maurice Gatsonides, NL
Govert de Jong, NL
1148 L4
411/411
10
12 Team Zakspeed
Ford Capri RS 2600
Heinz Gellert, D
Horst Bins, D
Georg Bialas, D

V6
410

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Leitura recomendada:


de Jean-Paul Delsaux

Luis Cezar

2 comentários:

Gaucho Man disse...

excelente dossier!
como vose podrá imaginar,
eu goste muito la parte de 1969.
os argentinos tenemos muito orgulho pela esa carrera.
gaucho abracoes para vose

Anônimo disse...

With havin so much content and articles do you ever run into any
problems of plagorism or copyright violation? My blog
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