Vou escrever mais sobre a Alfa Romeo, porque, na minha opinião... quem deveria escrever não escreve e não divulga a marca... e ela tem cada carro!!! Há que se reconhecer... e também, como dizem os italianos, La Bellezza non Basta... ou Driven by Passion... ou Cuore Sportivo... Antes de falar dos carros, nada como começar pela marca - tem um post do Guilherme Henrique (www.designerGH.com.br) - Origem e Evolução do Logotipo Alfa Romeo publicado na net, que é bem elucidativo e aqui reproduzo sem alteração. Uma das histórias por detrás do logo, é o sarraceno na boca da cobra... O Mundo Árabe ainda não implicou com isso... mas será que é verdade essa história... Leiam:
A marca tem 1 século de história,
e seu Logotipo acompanha as alterações dessa trajetória.
Um Logotipo repleto de significados, que segue uma tradição surgida na Idade Média, a dos brasões nobiliárquicos (símbolos que representavam famílias nobres, cidades, instituições civis, militares e religiosas). O último Redesign do Logotipo foi feito a quase 40 anos e continua belíssimo.
Anonima Lombarda Fabbrica Automobili,
fundada em 1910 na cidade de Milão, Itália.
...
Elementos
Atualmente o Logo possui 3 elementos principais que são separados por uma filigrama dourada.
•» A bandeira de Milão, a cruz vermelha sobre fundo branco é a cruz de São Jorge, que também é utilizada para representar outros santos, no caso de Milão, representa Santo Ambrósio.
•» O Biscione (cobra grande - Bichone) foi emprestado do Brasão de armas da Casa dos Visconti, a história afirma que este brasão foi criado por Ottone Visconti (1207 – 1295), que nasceu em Milão e foi Arcebispo da cidade, era filho do poderoso feudatário Ubaldo Visconti (a família Visconti dominou a Lombardia até 1447). Mas o Biscione coroado é muitíssimo anterior a Ottone Visconti, que o teria adaptado para o brasão familiar. A vipera (víbora) é um basilisco, um animal mitológico que Plínio, o Velho (naturalista romano, neto do senador Gaius Caecilius, 23 - 79 DC) descreve como uma serpente verde com uma coroa dourada. Na Alquimia, o basilisco expressa a natureza inferior do homem, que é transmutada e redimida, e por isso, a víbora o “vomita” como Espírito Integrado na Natureza Divina do Universo. Representa o verdadeiro Alquimista, o Filósofo do Fogo Sagrado, o Adepto Perfeito (Delfim Iluminado).
Evolução
Atualmente o Logo possui 3 elementos principais que são separados por uma filigrama dourada.
...
•» Um anel azul com contorno dourado, com a inscrição Alfa Romeo em dourado. O azul é a cor da Família Real (Savoia) e o dourado é associado ao sol, a riqueza, a nobreza e a sabedoria.
...
Existem várias outras versões para o Biscone, de que ele seria um ser mitológico que teria dado luz a uma criança, ou de que a cobra foi um presente do Arcebispo de Milão e após o domínio de Jerusalém, foi acrescentado um Sarraceno em sua boca para simbolizar a vitória. Popularmente é conhecido como a "A serpente vomitando o Mouro".
O Biscone também é um símbolo de Milão,
você encontra ele aplicado em vários edifícios.
Evolução
1910 - Concebido numa época em que as marcas representavam o seu país nas pistas de corrida, era comum agregar símbolos e cores regionais, o emblema era feito de latão esmaltado e tinham 65 mm de diâmetro. O desenho original tinha a bandeira de Milão e o Biscione dentro de um anel azul com a inscrição Alfa e Milano, nós da dinastia Savoia separavam as palavras (Savoia é a família real do reino da Sardenha e do reino da Itália).
1920 - Nicola Romeo assumiu a direção da empresa em 1916 e a converteu numa fábrica bélica durante a Primeira Guerra Mundial. Com o fim da guerra, Nicola Romeo assumiu o controle total da empresa, o nome da empresa e o Logotipo foram alterados para Alfa Romeo. Também foi alterado o estilo da letra (Tipo).
1925 - Para comemorar a vitória do seu primeiro campeonato mundial de corridas, o Logotipo recebeu uma coroa de louros ao seu redor. Os nós da dinastia Savoia foram estilizados. Em 1930, o diâmetro foi reduzido para 60 mm.
1946 - Ano em que a Monarquia italiana foi abolida e o país se tornou uma República, os nós da dinastia Savoia foram trocadas por duas linhas onduladas. A coroa de louros foi reduzida e estilizada. O diâmetro foi ainda mais reduzido, para 54 milímetros e em 1960, começou a ser fabricado em plástico.
1972 - Com a construção da fábrica Alfasud em Pomigliano, uma pequena cidade próxima a Nápoles, a palavra MILANO foi retirada do Logotipo, mas manteve os dois símbolos Milaneses, com o Biscione sendo estilizado. Foi retirado o hífen entre as palavras Alfa Romeo, que passa a ser dourada, assim como os detalhes do Logo. O tamanho foi alterado para 75 mm. (infelizmente eu não consegui estabelecer a autoria deste trabalho fantástico feito a 40 anos atrás, talvez tenha sido feito pelo próprio departamento de Design da Alfa Romeo).
1920 - Nicola Romeo assumiu a direção da empresa em 1916 e a converteu numa fábrica bélica durante a Primeira Guerra Mundial. Com o fim da guerra, Nicola Romeo assumiu o controle total da empresa, o nome da empresa e o Logotipo foram alterados para Alfa Romeo. Também foi alterado o estilo da letra (Tipo).
1925 - Para comemorar a vitória do seu primeiro campeonato mundial de corridas, o Logotipo recebeu uma coroa de louros ao seu redor. Os nós da dinastia Savoia foram estilizados. Em 1930, o diâmetro foi reduzido para 60 mm.
1946 - Ano em que a Monarquia italiana foi abolida e o país se tornou uma República, os nós da dinastia Savoia foram trocadas por duas linhas onduladas. A coroa de louros foi reduzida e estilizada. O diâmetro foi ainda mais reduzido, para 54 milímetros e em 1960, começou a ser fabricado em plástico.
1972 - Com a construção da fábrica Alfasud em Pomigliano, uma pequena cidade próxima a Nápoles, a palavra MILANO foi retirada do Logotipo, mas manteve os dois símbolos Milaneses, com o Biscione sendo estilizado. Foi retirado o hífen entre as palavras Alfa Romeo, que passa a ser dourada, assim como os detalhes do Logo. O tamanho foi alterado para 75 mm. (infelizmente eu não consegui estabelecer a autoria deste trabalho fantástico feito a 40 anos atrás, talvez tenha sido feito pelo próprio departamento de Design da Alfa Romeo).
Curiosidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário