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10.2.14

Roots Works Team - Sunbeam Rapier Rallye Team


Alguns carros de rallye do Rootes Group, são sempre mencionados, por serem pilotados por grandes pilotos (assim vejamos - pilotaram oficialmente para o Sunbeam Team: Raymond Baxter, Paddy Hopkirk, Jack Brabham, Peter Jopp, Tiny Lewis, Peter Collins, Bruce McLaren, John Fitch, Stirling Moss, Anne Hall, Peter Procter, Peter Harper, Mike Hawthorn, Sheila van Dann, Graham Hill, os irmãos Rodriguez, apenas para citar alguns destes ícones), mas há um pulo dos anos 50 para o quarto final dos anos 60, e muitos se esquecem de um dos carros que marcou passagem, por algumas provas importantes, entre 1956 a 1962. Trata-se do Sunbeam Rapier.
O Rapier era feito em Ryton, pelo Rootes Group. Aqui (na foto acima), ele está fazendo um test drive, no mesmo lugar onde se testavam os Hillman, Humber e os famosos Sunbeam-Talbot. Claro que já ouviram falar em recordes e alguns prêmios da Sunbeam, mas a campanha de 58 é algo que pouco se fala, mas foi de grande importância, até mesmo para posições futuras, como a venda da fábrica, para os norte-americanos. Dêem uma olhada nos prêmios que o Sunbeam de fábrica conseguiu (de 1952 a 1963 - apesar que o Sunbeam ganhou prêmios em rallye até os anos 80):
Vou relacionar as provas mais destacadas no mundo do rallye, deixando de especificar as menos conhecidas, mas que a Sunbeam obteve grandes resultados, tais como: Great American Mountain Rally, Victorian Alpine Rally (Austrália), Geneva Rally, Viking Rally, Austrian Alpine RallyDaily Express National Motor Rally, Malayan Mobilgas Economy Run, Scottish Rally, Circuit of Ireland International Rally, Tour of Ireland, International Production Touring Car Race (Silverstone), Farningham Trophy Race, International Compact Car Race (USA), Mexico Major Race Meeting of the Year, International Scottish Rally, British Empire Trophy Meeting (Silverstone), Canary Islands, Canada, Crystal Palace Meeting on, Whit Monday (BARC), Aintree Touring Car Race, Oulton Park, British Racing and Sport Car Club, dentre outras provas. Vamos as mais tradicionais:
PETER HARPER - RAYMOND BAXTER (S3) - 4o lugar.
WERNER CHARLES LIER - HEINRICH WALTER (7o lugar)
Monte Carlo Rallye

1952 - Segundo na classe
1953 - Charles Faroux Trophy (Team Prize)
1954 - Prêmios em 2 categorias:
a-) Charles Faroux Trophy (Team Prize);
b-) Coupe de la Ville de Castellane - Stirling Moss (fastest time), no Col des Lacques
1955 - Prêmios em 5 categorias:
a-) Coupe des Dames;
b-) L'Equipe Cup (os melhores 3 carros da mesma marca);
c-) Viking Challenge Cup;
d-) Norwegian Cup e
e-) L'Officiel de la Couture Cup
1956 - Charles Faroux Trophy (Team Prize)
1958 - Stuart Trophy
1959 - Stuart Trophy
1960 - Primeiro, segundo e quarto na classe Alpine (Grand Touring)
1961 - Prêmios em 2 categorias:
a-) Primeiro e segundo na classe 1300/1600cc e
b-) Campeão na Classe Alpine (Grand Touring)
1962 - Prêmios em 10 categorias (9 para a fábrica e 1 para uma equipe privada):
a-) Charles Faroux Trophy (Manufactures Team Prize - crew: P. Hopkirk, P. Procter e P. Harper);
b-) Challange Equipe (3 carros da mesma marca - crew: P. Hopkirk, P. Procter e G. Hill);
c-) Riviera Cup (primeiro na classe dos 1300/1600 - P. Hopikirk);
d-) Royal Automobile Racing Club Cup (Best performance - P. Procter);
e-) Royal Automobile Club Trophy (Best performance - P. Hopkirk);
f-) British Automobile Racing Club Cup (Best performance - P. Procter);
g-) British Trials and Rally Drivers' Association Trophy (Best performance - P. Harper);
h-) Challange Antony Noghes (Best performance daqueles 10 últimos que partiram de Monte Carlo - P. Harper);
i-) Autosport Trophy (Best performance em carro privado - sem ser work - Dr. J. T. Spare); e
j-) First Prize no Speed and Manoeuvrability Trials (P. Hopkirk);
1963- Prêmios em 3 categorias:
a-) Country Club Cup (primeiro na classe 1300/1600cc - Production Touring Cars)
b-) Challange Antony Noghes (Best performance daqueles 10 últimos que partiram de Monte Carlo - Peter Harper e Ian Hall)
c-) Challenge of the Automobil Club von Deutschland (Best competitor - saído da Alemanha - Peter Harper e Ian Hall).


Alpine Rally

1952 - Prêmios em 3 categorias:
a-) Primeiro, segundo, terceiro e quarto na classe (Manufactures team prize)
b-) Primeiro no Acceleration and Braking Test
c-) Special Award do RAC (Dewar Trophy)
1953 - Prêmios em 5 categorias:
a-) 4 Coupes de Alpes e
b-) 1 Coupe de Dames
1954 - Prêmios em 3 categorias:
a-) Gold Cup
b-) Coupe de Dames
c-) Primeiro na Acceletration and Braking Test (Sheila van Damm)
1956 - Prêmios em 3 categorias:
a-) Primeiro na classe Touring Cars
b-) Primeiro na classe de 2000/2600cc
c-) Primeiro na classe de 1300/1600cc
1958 - Prêmios em 3 categorias:
a-) Primeiro, segundo, quarto e quinto na classe de 1300/1600cc
b-) Primeiro no Coupe des Alpes
c-) Terceiro no Coupe des Dames
1959 -Prêmios em 2 categorias:
a-) 2 Coupe des Alpes
b-) Primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto na classe 1300/1600cc
1960 - (International Alpine Rally) - Prêmios em 3 categorias:
a-) Primeiro, segundo, terceiro, quinto e sexto na classe 1300/1600cc;
b-) Segundo e terceiro na Ladies Cup e
c-) Terceiro na Grand Touring Class.
1961 - Prêmios em 5 categorias:
a-) Manufacturers Team Prize (Challenge de L'ACMP)
b-) Challenge Team de Marque ACMP (Best Team)
c-) Gatsonides Trophy (3 carros da mesma marca)
d-) General Classification - Series Production Touring Cars - Primeiro, segundo e terceiro
e-) Class Awards (1300/1600cc) - Primeiro, segundo e terceiro


Tulip Rally

1954 - Coupe des Dames
1956 - Primeiro na Classe de 1300/1600cc (4 carros foram inscritos e terminaram entre os 9 primeiros)
1957 - Primeiro na Classe de 1300/1600cc
1958 - Manufacturers Team Prize


Acropolis Rally

1960 - Primeiro e segundo na classe (1300/1600cc - standard touring cars)
1961 - 3 Rapiers ganharam ganharam o Team Prize - quinto, sexto e nono no geral

RAC Rally

1955 - Coupe de Dames
1958 - Primeira participação do Sunbeam Series II
1962 - Primeiro com tiny Lewis/David Mabs (quarto no geral) e segundo com Pollard/Baines


Rallies Africanos

1958 - Mount Elgon Rally (Uganda) - Primeiro na classe
1961 - East African Safari - Primeiro na classe (C)
1961 - Pieternaritzburg (Natal) Easter Meeting - Primeiro na classe 1000/1300cc

Mille Miglia (corrida em rodovia)

1956 - Primeiro e segundo (Classifica Gruppe Vetture di Serie Speciale Classe 1600cc) - Primeiro evento internacional feito pelo Rapier de fábrica - 2 carros preparados.
1957 - Segundo na classe 1300/1600cc (Special Touring Category)

Endurance (corrida em pista)


1959 - Liège-Rome-Liège Rally - Primeiro na classe (1300/1600cc)
1961 - 24 Hours Le Mans - Primeiro (Index of Thermal Efficiency Cup)
1961 - 3 Hours Endurance Race (USA - RIverside ) - Terceiro no geral
1962 - Tour de France - Primeiro no Standard Touring Cars 1300/1600cc e primeiro com Keith Ballisat e Tiny Lewis
1962 - Brands Hatch International 6 Hour Saloon Car Race - Primeiro com P. Harper/p. Procter, segundo com P. Jopp/P. Pilsworth (estes carros terminaram em quarto e sétimo na classificação geral)


Vou tentar trazer uma amostra da atmosfera vivida no famoso rallye alpino de 1958 (onde o Sunbeam Rapier fez barba e cabelo), havia grandes pilotos e navegadores (de ambos os sexos). O time era assim formado:

Carro 301 - Mary Handley Page / Lola Grounds
Carro 303 - George Hartwell / Tiny Lewis
Carro 306 - Peter Harper / Peter Jopp
Carro 309 - Tommy Sopwith / Bill Dean
Carro 312 - Ivor Bueb / Jimmy Ray
Carro 503 - Raymond Baxter / David Humphrey




Um pouco de história...

O Rapier surgiu bem antes... George Hartwell era Rootes Dealer em Bournemouth e era amigo da família Rootes. Hartwell era especialista em preparar os Sunbeam-Talbots e pilotava estes carros em rallies. Ele cortava um Sunbeam-Talbot drophead coupe, transformando-o num two-seat roadster, chamando-os de Hartwell Coupes.
A diretoria da Rootes ficou impressionada com tal modificação, que resolveu produzir essa versão. O desenho foi dado à Raymond Loewy Studios. Este novo modelo é chamado pela fábrica, como Sunbeam-Talbot (Team) e o works apresentado no Alpine Rally. O Alpine foi um sucesso nas rotas de rallye, nas mãos de Stirling Moss e Peter Collins. Stirling Moss e Sheila van Damm testaram um Alpine preparado para correr na Bélgica, atingindo as 120mph (193kph). Já pensava-se em montar um carro pequeno e bem mais leve, dai veio o projeto do Rapier. Sunbeam Alpine foi assim chamado, em homenagem ao sucesso no Rallye Alpine, sendo lançado em 1953, com produção até 1955, recebendo um upgrade neste último ano.
21/11/58 - Sunbeam Rapier no Earl Court Motor Show
O Sunbeam Rapier foi uma variação do projeto da Rootes chamado de Audax, sendo criado pelo Raymond Loewy Studios (nota-se que não foi obra de italianos), montado na Pressed Steel em Cowley (o corpo do carro era levado para Thrupp & Maberly em Cricklewood, para ser pintado e estofado, depois era enviado para a planta da Rootes em Ryton, para a montagem final). A Series I teve como produção 7.477 carros. A partir de 58, o Rapier foi restyled com uma nova e maior grade dianteira (traditional Talbot grille). 
A Series II tinha um motor de 1.494cc, sendo que nesta série foi lançado o Rapier conversível (que, também, participou de rallies). Esta série teve a produção de 15.151 carros. Em 59 veio a Series III onde o Rapier recebeu freios frontais a disco, com um interior renovado (o painel de madeira foi alterado - ficando melhor). Foram construídas 15.368 unidades. O motor teve um up a partir de 1961 (1.592cc), sendo chamado de Series IIIA, com uma produção de 17.354 unidades.
Em 1963, teve uma nova operação cosmética, com o surgimento da Series IV, com uma nova grade e nova suspensão, diminuindo-se o aro de 15 para 13 polegadas (essa é a Serie que eu mais gosto). Foram construídos 9.700 unidades. A última alteração surgiu em 1965, quando o Rapier teve um motor diminuído para 1.725cc. Foram produzidos até o final de 1967, 3.759 unidades.


Revistas Norte-americanas

Road & Track, "Road Test: Sunbeam Rapier," March 1957, p.36 (Series I)
Road & Track, (Sunbeam Rapier sedan), April 1957 (Series I)
Sports Car Illustrated, "Sunbeam Rapier Road Test," March 1957 (Series I)
Foreign Cars Illustrated, "Sunbeam Rapier Road Test," April 1958 (Series I)
Sports Car Illustrated, "Sunbeam Rapier SCI Road Test," July 1958, p.42 (Series II)
Motor Trend, "Sunbeam Rapier MTest," July 1958, p.42 (Series II)
Speed Age, "Secrets of Winning Rallies," August 1958, p.13 (Series I rally cars)
Speed Age, "Britain's Burnished Blade," September 1958, p.18 (Series II)
Motor Life, "Road Test Sunbeam - Rapier," October 1958, p.58 (Series II)
Road & Track, "Road Test Sunbeam Rapier," December 1958, p.28 (Series II)
Foreign Cars Illustrated and Auto Sport, "Road Test: Sunbeam Rapier," March 1959, p.22 (Series II)
Sports Car Guide, "Analysis: Sunbeam Rapier III," January 1960 (Series III)
Motor Life, "Stock Car Racing: British Style," February 1961, p.76 (Series III race cars)
Car and Driver, (Sunbeam Rapier), October 1962



Revistas Inglesas
The Autocar, "Road Test - Sunbeam Rapier," April 1956 (Series I)
The Motor, "Road Test No. 13/57 - The Sunbeam Rapier," 1957 (Series I)
The Autocar, "Road Test - Sunbeam Rapier Series III," November 1959
The Motor, "Road Test: Sunbeam Rapier," September 1961
Autosport, "Jack Brabham's Sunbeam Rapier," November 1962, p.748 (Stage III modification)
Sporting Cars, "Rapier's cut & thrust," July 1985, p.19 (Rapier rally competition history)
Practical Classics, "Buying A Sunbeam Rapier," July 1990, p.111
Your Classic, "Sunny side up," July 1990, p.22 (Guide to buying a Sunbeam Rapier)
Popular Classics, "Crossed swords," January 1992, p.109 (Series V and Fastback)
Popular Classics, "Rapier's Return," June 1992, p.89 (Series IIIA restoration)
Your Classic, "Back to his Rootes," March 1993, p.60 (Series II restoration)
Classic Sportscar, "Mixed Doubles," June 1993 (comparison of 1950s saloon cars including Series II Rapier)
Thoroughbred & Classic Cars, "Sunbeam's American Racer," March 1994, p.62 (Rootes Competition Department Series III race car)
Classic Cars, "Pleasure Cruisers," July 1997, p124 (Series IIIA)





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Parte 2
Parte 3

Luis Cezar

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