Princesa Elizabeth durante a Segunda Guerra Mundial
Poucas, mas muito poucas vezes sai do tema deste blog, para falar de outros temas. Recebo muitos e.mails me pedindo para falar de Staff Cars (e fotos atrás de fotos). Uma vez postei aqui, os fuscas utilizados na Segunda Guerra mundial. E me mandam fotos... e me mandam fotos... e me... Sequer tenho livros sobre o tema, tampouco, entendo - mas... vamos ao desafio. Military Staff e Command Cars eram veículos utilizados para o transporte "leve" dos oficiais graduados, durante a Primeira e Segunda Guerra (mais nesta última). Alguns modelos (a maioria), eram baseados em carros de série, e outros (dependendo da missão do oficial militar), eram carros táticos (especiais). Ou seja, dependia on combat or non-combat missions, já falava o tenente Vic Morris - apesar que havia um veículo coringa, que servia para tudo na Segunda Grande Guerra (combate ou não): era o Jeep Militar (com ou sem apoio de uma metralhadora) - Vocês lembram que, durante a WWII, tal veículo era usado com bandeiras rigidas, com duas, três estrelas...
Vou ficar setorizado na WWII (a primeira tinha veículos muito interessantes, quem sabe numa outra oportunidade) - mas quase todos são standars e com pintura monocromática. Os norte-americanos, normatizaram tais staffs cars, em setembro de 1943, com a edição do War Department Manual TM 9-2800 (Standard Military Motor Vehicles), os irmãos do Norte, listaram alguns modelos, que levavam 5 passageiros e eram com tração 4X2: Sedans Chevrolet, Ford e Plymouth (para carros tidos como leves), e Buick e Packard (para carros tidos como pesados). Todos eles eram carros civis e não tinham uma construção com especificação militar - claro, não tinham cromados, eram pintados em OD (Olive Drab), por vezes tinham seus faróis alterados. Os carros que levavam os oficiais para frente de batalha eram preparados (?!). Havia, também, os carros específicos para desfiles ou paradas. No Reino Unido não havia um padrão. Pronto... promessa cumprida - aqui vai.
Dodge WC57 Patton staff car
Dodge VC-5, de meia tonelada, 4x4 para levar oficiais em zona de guerra
Ford Sedan de 1941 (Staff Ford Light, 5 passenger, Model 11-A-73)
1941 Chevrolet Staff Car da Marinha norteamericana (Special Deluxe 4 door sedan)
1942 Chevrolet Staff Car
1940 Plymouth P11 Staff Car - O P11 era o mais comum dos Staffs
Packard Clipper de 1941 - staff car do Gen. Eisenhower (aqui numa reunião com o Gen. Bradley, da Décimo Segundo Army Group HQ, em agosto de 1944). O Gen. MacArthur usou o mesmo modelo. No final de 1942, o Gen. Eisenhower usava um Cadillac staff car na Tunisia. Esse modelo de Packard staff car tinha ar condicionado de fábrica.
Packard 42
Packard Clipper do Gen. George Patton
Packard Eight 120 do Gen. Douglas MacArthur
Studebaker 42
Cadillac do General Einsenhower
Humber Pullman
Humber Snipe Open Tourer
Wolseley 25hp Staff Car
Austin 10hp Staff Car Conversion
Austin 10hp Staff Car
Austin 10hp Staff Car
Hillman Minx 10hp Staff Car
Marechal de Campo Alexander, com seu staff car em parada no Norte da África com Winston Churchill como passageiro VIP
Vauxhall Wyvern Staff Car
Humber
Humber Pullman MkIII Staff Car
Austin 10 Cambridge de 1937, muito usado como Staff Car
Mercedes-Benz WH-60 1937
MERCEDES-BENZ 130H W23
MERCEDES-BENZ 290 W18
Mercedes-Benz 290 Staff Car da Wehrmacht
MERCEDES-BENZ 230 W21
MERCEDES-BENZ 540K W29/W24
Mercedes-Benz 540K Staff Car do Hermann Göring - nesta foto de posse dos aliados
Mercedes-Benz 170V Sedan Staff Car da Wehrmacht
Mercedes-Benz 230 W143 Cabriolet Staff Car da Wehrmacht
MERCEDES-BENZ 320 W142 / 320N W142I
Mercedes-Benz 320 W142 Cabriolet B
MERCEDES-BENZ 770K W150 DE ERWIN ROMMEL (de posse agora dos aliados)
Mercedes-Benz 230 W143 Cabriolet Staff Car da Wehrmacht
Mercedes-Benz 320 W142 Cabriolet B
Mercedes-Benz 320 W142 Cabriolet B Staff Car do General Von Brauchtisch
Steyr 1500, marcado como staff car do Rommel
Citroen 7CV da Luftwaffe
Os carros designados como staff eram importantes, mas o mais importante para mim e por muitos historiadores, era a manutenção destes carros. Esta manutenção no Reino Unido era um trabalho do ATS (Auxiliary Territorial Service). Eram mulheres que faziam a manutenção dos staff cars. Se nossa admiração é direcionada aos carros, com muito mais razão a mesma ou uma admiração maior deve ser reconhecido ao ATS e suas valorosas colaboradoras.
Mecânicas de Staff Cars
Em 1941 havia 65.000 membros da ATS no Reino Unido, grupo formado por mulheres de 17 a 43 anos, e muitas acima de 50. Existia a WRNS (Women´s Royal Naval Service), a WAAF (Women´s Auxiliary Air Force), e as que mais nos diz respeito: Women´s Transport Service, Women´s Voluntary Service (WVS) e a Women´s Land Army (3 braços que faziam a frota andar...). 9 entre 10 mulheres durante a WWII (1943), faziam parte ativa no esforço de guerra (uma das muito ativas e membro da ATS, era Mary Churchill - filha mais jovem do Primeiro Ministro Churchill, assim como Joan Lappin e na época a Princesa - depois Rainha - Elizabeth - que foi treinada como mecânica e motorista de caminhão). A ATS foi sucedida pela WRAC (Women´s Royal Army Corps).
Apesar de todas as mulheres serem iguais, quero destacar abaixo, apenas fotos da então Princesa Elizabeth, que era da ATS (Auxiliary Territorial Service), em seu trabalho diário no atendimento aos veículos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário